Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisMaquiagem orbita em skincare para superar desafios

Maquiagem orbita em skincare para superar desafios

  • Written by:

Multifuncionalidade dá fôlego ao mercado enquanto persistem as restrições

Por Estela Mendonça

Na análise da Kantar da 5ª edição do Winning Omnichannel 2020, estudo que aponta o desempenho do mercado de bens de consumo massivo em 2020 e no futuro do setor pós-COVID-19, com a falta de interação social, o setor de saúde e beleza passou do que mais cresceu em 2019 para o único setor em queda em 2020 (17%) globalmente. A maquiagem teve a maior queda, uma oscilação de 24%, após ter registrado crescimento de 7% em 2019.

Os números da Euromonitor International também mostram que foi um ano de dificuldades para a categoria.  O mercado global de cosméticos coloridos, que inclui, além de itens de maquiagem, os esmaltes para unhas, fechou 2020 com US$ 60,6 bilhões em vendas, um tímido crescimento de 5,4% em relação a 2015, em virtude da queda nos negócios no ano passado, por conta da pandemia por Covid-19. Entretanto, a previsão é de recuperação nas vendas nos próximos cinco anos, com crescimento de 20,1%, atingindo US$ 79,361 bilhões em 2025.

O destaque entre os primeiros colocados no ranking global é a China, país onde as vendas cresceram 135% entre 2015 e 2020. Os Estados Unidos, que lideram o ranking, seguiram um caminho oposto e registraram queda de 7%, assim como o Japão, com retração de 19,6%.

Categoria cíclica

Um exemplo que ilustra bem o momento pelo qual passa o mercado, o maior player global da categoria, a L’Oréal registrou queda de 22% nas vendas de maquiagem  no ano passado, de acordo com o relatório dos resultados da empresa divulgados em fevereiro.

A boa notícia é que a liderança da L’Oréal está confiante de que a maquiagem está à beira de um retorno. “A categoria de maquiagem sempre foi a mais cíclica. Sempre subiu mais quando o mercado estava subindo e desceu mais rápido quando o mercado estava um pouco mais baixo”, disse Nicolas Hieronimus, vice-presidente executivo e chefe de divisões, durante entrevista coletiva.

Impactos no Brasil

De acordo com a Euromonitor, o Brasil acompanhou o movimento global e registrou queda de 6% nas vendas de maquiagem em 2020 em relação a 2019, passando de R$ 10,075 bilhões para R$ 9,128 bilhões.  Não tão acentuada quanto em 2020, a consultoria ainda prevê redução de 3,6% nos próximos cinco anos.

Destacando a multifuncionalidade, com benefícios que vão além da cor, tem sido uma estratégia adotada pelas marcas mesmo antes da pandemia. Relatório recente da Factor-kline destacou que cosméticos que promovem mais de um benefício são o foco de desenvolvimento atualmente. Nesse sentido, a maquiagem é um dos segmentos que sempre busca a multifuncionalidade.

“A maquiagem consiste na última camada do produto que é aplicada diariamente na pele, portanto a associação de múltiplos benefícios é um diferencial, a fim de reduzir a quantidade de produtos e camadas a serem aplicadas, aumentando assim sua durabilidade e aumentando seu valor percebido”, diz a análise.

Há alguns anos, a multifuncionalidade referia-se associar os produtos à proteção solar, mas hoje os principais desenvolvimentos incluem ativos antienvelhecimento, proteção contra luz azul, melhoria de firmeza da pele, redução das rugas e outros.

Experiência completa

A marca Quem Disse, Berenice? defende que beleza e tratamento andam lado a lado, e por isso, a marca acaba lançar a linha Lip, Please!, com produtos para uma experiência completa de hidratação para os lábios. A linha conta com ativos especiais em suas fórmulas combinados para oferecerem tratamento, proteção e muita cor, entre eles colágeno vegetal, óleo de marula, aminoácidos e ácido hialurônico.

Renata Gomide, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário

Faz parte da linha os batons Cor e Nutrição, que entregam 24 horas de hidratação em quatro cores, além de Esfoliante Nutritivo Labial e Balm de Hidratação Intensa. “Estamos super pautados em oferecer produtos multifuncionais que, ao mesmo tempo, embelezam e tratam. Muito mais possibilidades de ser livre, do seu próprio jeito. E desde o primeiro dia de 2021, essa é a Quem Disse, Berenice?, uma marca que acompanha de perto as necessidades e desejos dos consumidores, além de entender que esse é o momento para entregar um portfólio de produtos ainda mais completo, com ativos de tratamento e com novas categorias” diz Renata Gomide, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Mais de uma forma de beleza

A Nivea também oferece várias opções de hidratantes labiais com funções e cores diferentes, como Nivea Sun FPS 30, o Med Rapair, com FPS 15, Pantenol e vitamina E, para lábios ressecados e o Original Care, com manteiga de karité e óleos de jojoba e abacate.

Vanessa Verea, gerente de marketing da categoria de hidratantes labiais da Nivea

Segundo Vanessa Verea, gerente de marketing da categoria de hidratantes labiais da Nivea, os produtos, além de oferecer alta hidratação, são uma opção para uma maquiagem leve e natural. O portfólio conta com cinco tons diferentes com pigmentos brilhantes e quatro deles com cheiros de fruta. “A tendência de produtos multifuncionais vem crescendo e é ótimo poder encontrar um produto para os lábios com alto poder de hidratação, especialmente quando se pensa que a pele do lábio é cinco vezes mais fina do que o rosto”, ressalta.

Para a executiva, esses produtos envolvem beleza em mais de uma forma: “Cuidar de si, hidratar os lábios e até se maquiar, com as opções de cores com um leve brilho e também são uma solução prática para substituir o blush dando aquela corzinha nas bochechas. Já a textura cremosa cria uma experiência deliciosa para nos acompanhar a qualquer momento”, afirma Vanessa.

Maquiagem 2.0

A multifuncionalidade também é a aposta de O Boticário, que lançou recentemente a Base Intense Reboco HD, com alta cobertura e multifuncional, que possui tecnologia de maquiagem 2.0, com ação antipoluição e proteção contra a luz azul. A base traz a multifuncionalidade, já que pode ser usada também como corretivo, não deixa a pele oleosa, proporciona uma textura aveludada que disfarça os poros e possui vitamina E na fórmula. “O consumidor da linha Intense é super antenado e busca por produtos que entregam performance, mas que possuem múltiplas vantagens. O lançamento da Base Reboco HD é voltado para quem quer otimizar no ritual da make, sem abrir mão da alta cobertura e da saúde da pele” afirma Keila Sauer, gerente de marketing de inovação de maquiagem de O Boticário.

Tratamento para os cílios

A Lancôme acaba de lançar o que chama “poderosa máscara de cílios de última geração, a Lash Idôle”. Sua fórmula é infundida com extrato de chá branco, ingrediente rico em antioxidantes que condiciona e trata os cílios, e contém menos cera, resultando em uma textura em gel e acabamento preto ultra glossy que desliza facilmente nos cílios sem acumular, proporcionando mais volume para um olhar ainda mais intenso por até 24 horas. Seu aplicador apresenta uma inovação revolucionária em design: um pincel 360° com micro cerdas de diferentes tamanhos para alcançar cílio a cílio.

Complexo Age Minimize

Outro bom exemplo é a Base TimeWise® 3D,  da Mary Kay, campeã de vendas no Brasil. O produto é formulado com o complexo Age Minimize 3D®️, combinação de peptídeos especiais, Resveratrol encapsulado e vitamina B3. O item vai além da cobertura e trata a pele diminuindo linhas de expressão. A base também promete 12 horas de pele com acabamento matte e tecnologia IntelliMatch™, que se adapta ao tom da pele.

24 horas de duração

A base Revlon Colorstay,  indicada para peles mistas ou oleosas, promove alta cobertura, acabamento semi matte, tom uniforme no rosto, disfarça as imperfeições e dura 24 horas. Possui fórmula livre de óleo, controla o excesso de oleosidade e brilho. Além disso, possui proteção solar FPS 15 e ácido hialurônico na composição, que promove hidratação da pele. Ao todo, são 12 tonalidades.

Atributos de skincare

A Hinode amplia a sua linha de maquiagem, Dazzle, com o lançamento de paletas de sombras e novas bases, que trazem atributos de cuidados skincare com fórmulas modernas com multibenefícios. A Base Líquida Hyaluronic Hydra tem proteção contra a luz azul, além de FPS 30, hidratação 24 horas, longa duração e ácido hialurônico, que ajuda a reduzir as linhas de expressão. Outro lançamento é a Base líquida Matte Velvet, que controla a oleosidade, matifica e controla o brilho da pele ao longo do dia. Também possui efeito soft focus, que diminui a aparência de linhas finas e poros e, também, tem proteção contra e proteção contra luz azul. O lançamento traz também duas novas paletas de sombras: Dazzle Soft e a Dazzle Glam utilizam pigmentos micronizados e aderem melhor à pele, proporcionado conforto, alta cobertura e longa duração.

Maquiagem híbrida

“Um dos impactos da pandemia por Covid-19 é a aceleração da ‘era do consumo consciente’. Com menor poder aquisitivo, em decorrência de uma crise econômica mundial, a preferência será por produtos de qualidade, com bom custo-benefício, que representem os verdadeiros valores do consumidor. Por isso, um único produto que oferece vários benefícios ganham cada vez mais espaço”, avalia Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient Cosmetic Tecnhologies.

Fernanda Soro, gerente de marketing sênior Latam da Sensient

Ao traduzir essa tendência para o mundo da maquiagem, Fernanda enfatiza que é preciso considerar que o embelezamento já não é baseado somente no disfarce de imperfeições e coloração, mas na promoção da saúde da pele como um todo. Assim, surge o conceito de ‘maquiagem híbrida e funcional’, união da cor com benefícios de skincare. “Além de colorir, a maquiagem deve ao mesmo tempo tratar a pele, trabalhar na prevenção de sinais da idade e ajudar na manutenção da hidratação cutânea. Outras preocupações que também são grandes oportunidades para a maquiagem funcional são a proteção contra poluição, luz azul e raios UV”.

Para inspirar as marcas na criação de maquiagens híbridas, a Sensient Cosmetic Technologies, que já é referência internacional em cores de alta pureza e qualidade, também destaca em seu portfólio a linha NATPURE® XFINE, extratos 100% naturais e exclusivos, oriundos de superfoods, que proporcionam cor e cuidado, já que contém ingredientes ativos antioxidantes de sucos vegetais. O NATPURE® XFINE TUMERIC, por exemplo, é proveniente do açafrão, um corante amarelo que também é conhecido por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. O NATPURE® XFINE BEETROOT, que vem da beterraba, oferece vívida tonalidade roxa e auxilia tanto a regular a produção de colágeno como a limitar sulcos e rugas na pele. Já o NATPURE® XFINE RED RADISH advém do rabanete vermelho e pode prevenir o envelhecimento e danos à pele induzidos por UV. Além desses, Fernanda lembra que a linha oferece outros extratos.

Na linha NATPURE®XTRA, composta por ativos botânicos altamente concentrados, obtidos pelo processo de extração Phytoclean™ que é 100% a base d’água, a Sensient oferece o  NATPURE®XTRA INTEGRITY com ação anti-infamatória, o NATPURE®XTRA VITALITY com efeito antipoluição, o NATPURE®XTRA LONGEVITY que favorece o rejuvenescimento, e o NATPURE®XTRA ETERNITY, poderoso antioxidante advindo do cacau, especialmente desenvolvido para peles maduras. Essa linha foi premiada na categoria “Reparação da Barreira da Pele” pela PDHi Fountain Awards 2020”.

Pensando no quesito proteção, Fernanda recomenda o COVABEAD® CRYSTAL. “Trata-se uma combinação única de propriedades de reflexão da luz e impacto sensorial para formulações avançadas de cuidados com a pele. Dentre suas características, destaca-se o fato de ser um FPS booster, além de proteger contra a luz azul”.

Efeito antienvelhecimento

Wiron Viana, diretor negócios de Personal Care, Home Care e I&I da IMCD, para o desenvolvimento de maquiagens multifuncionais, que oferecem tratamento para a pele, indica o Granactive AA-20, uma matriz elastomérica estabilizada com 20% micropartículas de Vitamina C.

Desenvolvido pela Grant e distribuído com exclusividade pela IMCD, Granactive AA-20 contém componentes que auxiliam e maximizam a transferência da vitamina C para a pele, além de toque seco, sensorial aveludado e efeito mate.

Wiron Viana, diretor negócios de Personal Care, Home Care e I&I da IMCD

Ação antioxidante, combate aos radicais livres, regeneração da pele, luminosidade e uniformização do tom estão entre seus benefícios. “O efeito antienvelhecimento do Granactive AA-20 é comprovado em testes in vivo na avaliação da firmeza, elasticidade, hidratação e redução das linhas de expressão da pele”, ressalta Viana, que acrescenta que o ingrediente também reduz e atenua descolorações e hiperpigmentações da pele, como manchas senis, sardas ou pigmentação da pele, que podem ocorrer da exposição ao sol.

Para os formuladores, uma  vantagem apontada por Viana é que, por ser uma matriz já estabilizada de Vitamina C, o Granactive AA-20 é de fácil aplicação em sistemas anidros e dispersível em uma variedade de óleos e emolientes.

Distribuída com exclusividade no país pela IMCD, a linha de pigmentos de efeito Timica Terra, da Basf Colors&Effects, com extração e produção totalmente rastreada, é outro destaque. Nathalia Miranda, especialista de aplicação, explica que eles são compostos por partículas de mica natural revestidas com dióxido de titânio ou óxido de ferro e disponíveis em cores variadas para compor tons de pele.

“Esses pigmentos podem ser usados em maquiagens minerais, aliados a ativos, resultando em produtos que tratam a pele, além de dar cobertura e realce”, afirma Nathalia, acrescentando que, em emulsões, não há necessidade de moagem, apenas uma leve dispersão para a completa homogeneização à fórmula.

Renovação celular

A Kobo, especialista em pigmentos tratados e dispersões pigmentárias para maquiagem e proteção solar, conta também com uma linha de ingredientes ativos, capazes de trazer benefícios à pele, como hidratação, proteção da barreira e atividade antioxidante. De acordo com Jirrah Andrade, especialista em área técnica e formulação LATAM, eles podem ser usados em diversas formulações como bases, corretivos, batons e máscara de cílios.

Um dos destaques do portfólio de ingredientes da Kobo é o Inulin-SC,  um polissacarídeo derivado da cana-de-açúcar capaz de hidratar a camada córnea e regular a renovação celular, melhorando as condições da pele.

Jirrah Andrade, especialista em área técnica e formulação da Kobo

Já o Sunboost ATB Natural (certificado Ecocert), desenvolvido para proteção solar, devido a sua composição rica em ingredientes anti-irritantes e antioxidantes, auxilia na proteção contra radicais livres e danos celulares também quando utilizado em produtos de maquiagem. “A combinação do óleo de argan com acetato de tocoferila e bisabolol garante a sinergia ideal e máxima eficácia”, afirma Jirrah.

Pensando na estabilidade e eficácia das formulações, a Kobo desenvolveu as Glycospheres, sistemas de liberação estáveis à alta temperatura, variação de pH e na presença de surfactantes. Segundo a especialista, são responsáveis por proteger os ingredientes ativos acondicionados da degradação ou de reagirem com outros ingredientes da fórmula, sendo liberados na epiderme durante a aplicação. “A Gs-GTS, por exemplo, é composta pelo extrato de chá verde, rico em polifenóis como a Epigalocatequina Galato, conhecida por sua potente atividade antioxidante”.

Para o cuidado dos lábios, a indicação da Kobo é o SALACOS® 334, uma manteiga com excelente estabilidade à oxidação, que confere textura à formulação e maciez à pele. Além de proporcionar sensorial agradável, apresenta capacidade hidratante superior à manteiga de karité.

Referência S.M.A.R.T.

Ana Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia no Brasil, analisa que, há algum tempo, cuidar da aparência não significa mais apenas mascarar rugas ou esconder imperfeições.  “As pessoas deixam de usar um batom apenas para enfeitar os lábios, por exemplo, passando a se preocupar também em mantê-los saudáveis”.

Ana Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia no Brasil

Em sintonia com as mais recentes tendências, o Grupo Solabia lançou a Color Care Box, uma caixa de formulações com ativos cosméticos que entregam à maquiagem performance, naturalidade e sensorial perfeitos. Duas versões diferentes de pó, compacto e solto, utilizam Fucogel® Powder em sua composição. Já as formas líquidas contêm Fucogel® 1.5P e Fucocert®, sem conservantes.

“Por ser a referência S.M.A.R.T. no mercado cosmético, o Fucogel® fornece à maquiagem as propriedades: calmante (Soothing), hidratante (Moisturizing), pro-aging (Anti-aging), reestruturante (Restructuring) e sensorial (Touch), ou seja, a multifuncionalidade tão desejada pela maioria dos consumidores atualmente”, informa Ana, explicando que um de seus mecanismos de ação é estimular a enzima Situína-1, responsável por prevenir o envelhecimento precoce em diferentes frentes, como a proteção do encurtamento dos telômeros e o estímulo dos componentes da junção dermo-epidérmica.

Sobre o corretivo que integra a Color Care Box, Ana destaca que, além de esconder as imperfeições da pele, ele trata e previne seu surgimento, como é o caso dos poros dilatados. “Saniskin® é um ativo com ação global 4 em 1 contra a pele oleosa com tendência a acne, que regula a produção do sebo e o protege da oxidação, inibindo o crescimento da Cutibacterium acnes, além de modular a resposta inflamatória e reduzir o número de poros visíveis, deixando a pele mais uniforme”.

Ao pontuar que o destaque passou a ser a região dos olhos, Ana indica o Kerastim® S, uma cistina biotecnológica multifuncional capaz de estimular a produção de ATP e impedir a queda do pelo, além de impulsionar o seu crescimento. Como a cistina é o principal dipeptídeo constituinte da proteína queratina responsável pela estrutura da fibra capilar, Kerastim® S também fortalece os cílios e as sobrancelhas. “Muitos são os ativos do portfólio da Solabia que podem ser empregados em maquiagem e novas opções estão chegando ao mercado em 2021, como é o caso do lançamento Glycotensyl®, ideal para utilização em primers com o objetivo de efeito tensor imediato melhorando a aparência da pele”.

Pigmentos tratados

“Em tempos de pandemia, a utilização de máscara de proteção facial é indispensável, mas com esse novo hábito, a pele pode sofrer algumas consequências, como acne, ressecamento, desidratação, entre outros”, reforça Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab, que afirma que a escolha por produtos que contenham ingredientes hidratantes de longa duração é essencial.

Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab

Para Andrea, a escolha de pigmentos com alta performance é imprescindível, citando como exemplo a linha de pigmentos ACT, da Miyoshi, que doa sensação de hidratação úmida na e umidade de longa duração, “Esses pigmentos, além de oferecer uma coloração perfeita, são diferenciados devido ao seu tratamento de superfície híbrido, que consiste em aminoácido vegetal, ácido graxo e silano”.

Outra indicação do Grupo MCassab é o  Hysilk®, da Contipro, um ácido hialurônico de baixo peso molecular que reduz em até 20% a produção de sebo cutâneo  e mantém os níveis de hidratação da pele. “É um ativo indispensável para maquiagens funcionais voltadas para pele acneica, oleosas e pele negra”, afirma Andrea, explicando que o Hysilk® bloqueia a ação da TNF-α, mediador pró-inflamatório que também desencadeia a produção de sebo cutâneo, além de reduzir as irritações da pele, diminuindo a vermelhidão e a coceira, reações muito comuns pelo uso das máscaras de proteção facial.

Andrea também destaca o Gatuline® Age Defense NP, da Gattefossé, um ingrediente ativo completo que atua na amenização do envelhecimento cronológico e atua como um poderoso antioxidante das células contra o envelhecimento extrínseco como, por exemplo, o estresse. Ele é extraído da nogueira dos Alpes Franceses, rico em ácido fítico, polifenóis e nutrientes.

“Como o uso da máscara é essencial, tratamentos para a pele passaram a ganhar mais ênfase. É importante a escolha de ingredientes que contribuam para tratar a pele e que atenuem as principais causas como acne, ressecamento e estresse provocados na pele decorrente do abafamento das máscaras de proteção facial, conclui Andrea”.

Ativos poderosos

“Já pensou em um blush com boost de vitaminas ou um delineador com propriedades antioxidantes que auxiliam o crescimento dos cílios?”, indaga Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck, que afirma que sombras, iluminadores, pós compactos ou qualquer produto de maquiagem em pó poderá auxiliar o cuidado com a pele, entregando todos os benefícios de ativos poderosos como coenzima Q10, resveratrol e vitaminas E e C.

Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck

Incluir benefícios nas maquiagens ficou mais fácil, segundo Thalita, com a chegada ao mercado da linha Carrivect®, que funciona como uma matriz natural para o transporte de ativos funcionais cosméticos em maquiagens compactas, delineadores e talcos. São nove opções de ativos encapsulados prontos para uso com diversas finalidades: antirrugas, antioxidantes, anti-irritantes, umectantes, protetores (com filtros UVA e UVB) e outros.

“Elaborado com materiais naturais, sem a utilização de solventes e emulgentes, Carrivect® não apresenta dificuldade de incorporação nas fórmulas nem os desafios de manter a estabilidade. É o fim dos pós quebradiços e de maquiagens irritantes à pele”, garante Thalita.

Apelos de multifuncionalidade

Com o avanço da pandemia ocasionando o isolamento social e uso obrigatório de máscaras faciais, o uso de maquiagem teve seu impacto. Para Norma Clarice, especialista de desenvolvimento técnico para Personal e Home Care da Brenntag, torna-se fundamental buscar por inovação e desenvolver novas formulações com ingredientes capazes de agregar apelos de multifuncionalidade.

Como provedora de soluções, a Brenntag dentro de seu portfólio de especialidades destaca o ativo GENENCARE OSMS BA, da IFF, um osmólito 100% natural e com certificação orgânica capaz de promover hidratação de longo prazo por meio de regulação osmótica, com reforço da barreira cutânea e proteção da desidratação das proteínas de estrutura da pele, fatores fundamentais para uma pele saudável. “Além disso, proporciona um sensorial único ao uso, com toque seco e after feel aveludado e compatível com ampla diversidade de aplicações”, destaca.

Norma Clarice, especialista de desenvolvimento técnico para Personal e Home Care da Brenntag

Para equilibrar a microbiota da pele e reduzir o potencial inflamatório, Norma indica o ativo biomimético Inacalm, da INABATA, obtido da combinação sinérgica sais de prata e Strombina. Os sais de prata atuam no controle dos agentes patógenos, mantendo o equilíbrio da flora bacteriana. Já Estrombina é um aminoácido que nas condições estressoras atua de forma a equilibrar os níveis de agentes inflamatórios, mantendo a pele livre de irritações. “A inovação está na vetorização desse ativo em bentonita, que evita a foto instabilidade, oxidação por aquecimento e facilita a dispersão tanto em óleo quanto em água. Além disso, esse sistema de entrega garante a biodisponibilidade do ativo em contato com a pele por mais de 6 horas”, explica.

Norma acrescenta que garantir que não haja transferência de pigmentos para as máscaras faciais é um dos critérios que deve ser agregado nas formulações. Para atender esse requisito, ela destaca o BELSIL ® TMS 803 da WACKER, uma resina de silicone livre de solvente que evita a transferência de pigmentos e promove resistência a água e suor, agregando o apelo de longa duração.

Efeito soft-focus

“A pandemia da Covid-19 desencadeou uma série de mudanças no modo de avaliação dos próprios hábitos de consumo. Essa reavaliação de costumes intensificou o estilo ‘menos é mais’, ocasionando um aumento na procura por produtos multifuncionais. Uma área na qual essa tendência pode ser observada é o mercado de maquiagem”, avalia Raquel dos Santos, analista de aplicação para o mercado de Personal Care LATAM da Elkem Silicones.

Raquel dos Santos, analista de aplicação para o mercado de Personal Care LATAM da Elkem Silicones

Neste cenário, a Elkem Silicones lançou em 2020 a marca PURESIL™,  composta por duas famílias de silicones: os elastômeros em gel, que são tecnologias multifuncionais para proporcionar experiência sensorial, efeito blur e efeitos matte ou glow, e as resinas formadoras de filme, para resistência à transferência e efeito de longa duração.

“Entre os elastômeros em gel, o PURESIL™ BSG-5041 possui sensorial aveludado e, devido à sua alta cobertura e estrutura, proporciona efeito matte e soft-focus imediatamente após a sua aplicação”, ressalta Raquel. Além disso, este elastômero forma um filme na pele que reduz a perda de água transepidérmica e mantém o equilíbrio hídrico. “Para o formulador, o elastômero atua como espessante de fase oleosa e auxilia na suspensão e estabilização de partículas tais como pigmentos”.

Já o PURESIL™ ORG01, segundo Raquel, além do sensorial aveludado e efeito soft-focus, possui 80% de sua composição derivada da cana de açúcar, de acordo com a ISO 16128, trazendo um posicionamento natural e sustentável. Este elastômero proporciona toque seco, sendo adequado para substituição de elastômeros em gel base ciclopentasiloxano. Entre outros benefícios, o PURESIL™ ORG01 atua na absorção de sebo e como booster de FPS.

Na família de resinas, o PURESIL™ TMS DM 30 forma um filme com alta resistência à transferência, que repele água e óleo, trazendo benefícios de longa duração. Além disso, contribui na dispersão de pigmentos, aumentando a cobertura da formulação.

A cor do ano de 2023

Mesmo que ganhe uma série de funcionalidades, a maquiagem é, na sua essência, cor. E a seleção da paleta ideal é um dos maiores desafios para os fabricantes.  A WGSN, empresa global em tendências de consumo e design, e Coloro, a autoridade global no futuro das cores, anunciaram em abril que a Digital Lavender vai liderar o caminho nas cores-chave previstas para ganhar popularidade mundial em 2023.

Segundo a aposta, a Digital Lavender é uma cor com gênero inclusivo, que já está estabelecida no mercado jovem e que se espera que se amplie para todas as categorias de produtos de moda até 2023. Sua qualidade sensorial a torna ideal para rituais de autocuidado, práticas de cura e produtos de bem-estar. Também será essencial para eletrônicos de consumo, bem-estar digitalizado, iluminação para melhorar o humor e utensílios domésticos.

“À medida que os consumidores encontram consolo e conforto habitando o espaço virtual, a influência dos videogames e das realidades virtuais se tornará abrangente, distorcendo os limites entre nossa existência online e offline. Lavanda digital, nossa cor do ano em 2023, significa a estabilidade, serenidade e escapismo digital que tantos de nós incorporamos em nossos rituais de recuperação para proteger e melhorar nossa saúde mental em tempos difíceis”, observa Joanne Thomas, chefe de conteúdo da Coloro.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company