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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisMarcas de hair care profissional apostam em coringas de salão

Marcas de hair care profissional apostam em coringas de salão

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Crescem lançamentos de produtos para quem tem pressa por resultados

Por Estela Mendonça 

Considerando apenas os microempreendedores individuais, os cabeleireiros, manicures e barbeiros independentes compreendem nada menos que 795.253 dos MEIs ativos, segundo o último levantamento da plataforma Mapa das Empresas do Ministério da Economia. No primeiro quadrimestre de 2023, foram abertos 45.022 MEIs nessa atividade, o que corresponde a um aumento de 26% em relação ao quadrimestre anterior.

Os números reforçam a estratégia de muitos fabricantes focarem em produtos específicos para oferecer resultados perceptíveis e até surpreendentes à grande legião de profissionais atuando no setor e aos frequentadores dos salões de beleza. A isso se soma o fato de o Brasil figurar na quarta posição no ranking global de consumo de produtos de hair care, com vendas de US$ 4,9 bilhões em 2022 e com previsão de crescimento de mais de 40% até 2027, totalizando US$ 6,8 bilhões.

No Summit para Donos de Salão, realizado em junho em São Paulo, a Beauty Fair revelou dados da pesquisa realizada com clientes e donos de salões. Embora 70% dos clientes disseram estar satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados em seus salões de beleza, ainda existem alguns pontos de insatisfação. Um dos principais é a demora no atendimento e na conclusão dos procedimentos. Cerca de um terço dos clientes mencionaram que deixariam de frequentar um salão se houvesse demora excessiva.

Reparação em 90 segundos

Para acelerar os tratamentos no salão e conquistar os clientes com resultados imediatos, as marcas vêm apostando em lançamentos de produtos com resultados perceptíveis em um único tratamento.

Com inspiração nos cuidados com a pele, a Wella Professionals, por exemplo, acaba de lançar a linha Ultimate Repair, que apresenta tecnologia patenteada que combina AHA (Alfa Hidroxiácido) e Ômega 9, ingredientes conhecidos do skincare,  para reparação dos fios.

Romeu Felipe, embaixador de Wella Professional

O destaque da linha, que representa a entrada da marca no segmento de luxo de cuidados com o cabelo, é o Ultimate Repair Miracle Hair Rescue, um sérum que oferece reconstrução total em apenas 90 segundos e fios com 99% menos quebra, além de cabelos 12 vezes mais macios e com extra brilho.

“Uma grande preocupação que recebemos no salão é sobre cabelos danificados, seja pelo uso excessivo de fontes de calor ou coloração. Ter um produto que em apenas 90 segundos reconstrói os fios é definitivamente inovador para o mercado de beleza”, afirma Romeu Felipe, embaixador de Wella Professionals.

Momentos críticos

Com a proposta de ser uma linha de bancada para momentos críticos, como colorações, descolorações e alisamentos, a Beox Professional lançou a linha SOS Unbreakable, com formulações desenvolvidas para gerar resultados imediatos.

A linha é composta por Rescue Mask, com aminoácidos e óleos nutritivos para recuperar os cabelos extremamente danificados por procedimentos químicos ou excessos de processos térmicos;

Francine Arraias, presidente da Beox

Equalizer Mask, que ajuda restabelecer o pH ideal do fio do cabelo após todos os tipos de procedimentos químicos, e Metal Detox Shampoo, que atua como uma limpeza aniônica e auxilia na remoção de metais pesados e pigmentos oxidados em transição de cor.

“A nossa perspectiva é que a linha SOS Unbrekable impulsione o conhecimento da marca e as vendas tanto no Brasil como no exterior. Estamos cada vez mais investindo em ativos tecnológicos na composição dos nossos produtos para prover o máximo de excelência nos resultados obtidos em procedimentos capilares”, afirma Francine Arraias, presidente da Beox, fundada em 2005 e presente em mais 80 países.

Mais performance

Já o Beleza Natural reformulou a linha profissional bn.PRO, que passa oferecer mais performance em dois produtos, shampoo e máscara, aos cuidados dos fios crespos, cacheados e ondulados.

A linha continua dividida em três tipos de tratamento: Cascata de Proteína, com tecnologia Protein Complex para blindagem, selagem e brilho; Hidraforce, com Force Complex que repõe a queratina, garantindo estrutura e força e ação antiquebra; e Restauração Intensiva, com Restore Complex, que age para nutrir, devolver os lipídios e recuperar o fio.

Zica Assis, fundadora do Beleza Natural

“O Beleza Natural tem 30 anos de experiência no tratamento e valorização da beleza dos cabelos crespos, cacheados e ondulados. Nós realmente mergulhamos na estrutura dos vários tipos de curvatura, suas especificidades e fragilidades para chegar aos produtos ideais para que todos tenham a sua melhor versão de tratamento capilar. Temos certeza de que a beleza dos cabelos começa no cuidado profundo, e os novos produtos bn.PRO trazem o melhor tratamento de reconstrução dos cabelos de dentro para fora”, comenta Zica Assis, fundadora do Beleza Natural.

Cabelos dos sonhos

A Prohall, e-commerce de produtos voltados para cuidado pessoal e estética anunciou o lançamento de sua nova linha de alinhamento capilar profissional: o Kit Miracle Therapy. Os produtos com shampoo pré-tratamento, máscara e spray finalizador, foram desenvolvidos para tratamento em três passos.

O lançamento é parte do projeto de rebranding da marca. O objetivo é atualizar e modernizar a identidade visual. “Esse lançamento reúne nossa expertise em tratamento capilar com o novo layout que transmite o DNA contemporâneo da marca. A expectativa é se destacar da concorrência por meio de uma solução completa e conveniente para viabilizar o cabelo dos sonhos aos nossos clientes”, explica Shalisa Boso, diretora administrativa do Grupo Prohall.

Efeito antiemborrachamento

A Kostume é uma das muitas marcas que incorporaram o ácido hialurônico em suas formulações. A nova linha K.Fiber, composta por shampoo, máscara, Plex Protein SOS, Leave-In Acidificante e Reparador Essencial, traz ainda creatina e D-pantenol para fios com mais força, brilho e movimento.

Gabrielle Bergamine, sócio-diretor e gestor de P&D da Kostume.

Os produtos foram para combater sinais de desgaste dos fios como, uso excessivo de químicas, fibra estática sem movimento, aspecto ressecado, volume excessivo, cabelo quebradiço e emborrachado.

O Plex Protein SOS é um dos destaques. Ele um sistema tecnológico antiemborrachamento de alto impacto, que combate e previne danos químicos, restabelece a elasticidade e conferindo maior resistência.

“Ele é um verdadeiro remédio capilar, ideal para pós o serviço de clareamento dos fios”, afirma Gabrielle Bergamine, sócio-diretor e gestor de P&D da Kostume.

“Desenvolvemos a linha para atender as necessidades dos consumidores, com um tratamento completo de reparação dos fios que une a tecnologia, inovação e performance”.

Inibidor de odores

O mais novo lançamento da TRUSS, marca do Grupo Boticário, o Illuminatte Oil veio completar os cuidados com os fios. Além da ação reparadora, funciona como um inibidor de maus odores. Para isso possui notas florais, frutais e ozônicas e tem um toque de perfume capilar de alta duração que deixa o cabelo cheiroso por até oito horas. “Aliamos tecnologia e benefícios que vão além de um óleo, garantindo cuidado e proteção tanto para o cuidado no salão quanto em casa. Nosso novo óleo é ideal para proteger os fios e até mesmo deixar na bolsa para um retoque ao longo dia, especialmente pela sua fragrância com mais de 8 horas de duração”, comenta Ariela Bonemer, diretora de marketing cabelos do Grupo.

Em sua composição, o óleo possui ainda Vitamina E, que previne o envelhecimento dos fios e potencializa a hidratação. Contém também Macadâmia Ester que proporciona brilho, fortalece os fios e melhora a penteabilidade, Amaranth Oil um óleo rico em esqualeno, composto orgânico que se fixa nas regiões sem lipídios do cabelo, restaurando sua estrutura interna e aumentando a duração do penteado, além de possuir ação antioxidante e antifrizz, bloqueador de umidade e proteção térmica.

Óleo icônico

Um dos maiores sucessos da Kérastase entre os cabeleireiros e best seller no mundo todo, o óleo capilar Elixir Ultime L’Huile Originale, finalizador para todos os tipos de cabelos, oferece nutrição profunda, brilho e proteção térmica de até 230°C. Enriquecido com óleo de Marula Sagrada e de Camélias Preciosas, reduz as pontas duplas e suaviza a fibra capilar para um controle duradouro do frizz. Com fórmula desenvolvida através da combinação de aromas florais de folhas de violeta, frésia e tangerina, bem como aromas amadeirados e extrato de musca, o óleo proporciona um toque sensorial enquanto se espalha no cabelo.

Emoliente natural

“Quando falamos em produtos profissionais para cuidados capilares, é muito importante que o consumidor note uma diferença positiva em seus cabelos logo após aplicação do produto”, alerta Fernanda Marques Moreira, representante de serviços técnicos da BASF, lembrando que os emolientes se tornam ingredientes fundamentais, pois possuem a função principal de conferir maciez imediata ao cabelo. “Também atuam formando um filme lubrificante que reduz o dano abrasivo, além de diminuir a penetração de água, importante para manter a hidrofobicidade da fibra capilar”.

Fernanda Marques Moreira, representante de serviços técnicos da BASF

Recentemente, a BASF apresentou ao mercado o Cetiol® Extreme, um emoliente 95% natural, que atua fornecendo condicionamento e maciez imediata aos cabelos ao ser aplicado em formulações de condicionadores, máscaras capilares e produtos leave-in.

Os testes instrumentais mostraram que, ao adicionar apenas 2% do Cetiol® Extreme em uma formulação de condicionador, houve um aumento imediato de 30% do condicionamento do cabelo, quando comparado ao placebo (veja gráfico).

Testes sensoriais realizados com voluntários confirmaram a melhora de maciez e emoliência do cabelo após a utilização de um produto contendo Cetiol® Extreme em sua composição.

Fernanda ressalta que, além de sua alta naturalidade e eficácia comprovada nos fios, Cetiol® Extreme é um emoliente de excelente custo-benefício e alta segurança na cadeia de abastecimento, por ser um ingrediente derivado da soja, com ampla disponibilidade regional, e possibilidade de produção no território brasileiro.

De acordo com o último relatório de cuidados capilares no Brasil da Mintel, os brasileiros ainda sofrem com um cenário econômico complexo e buscam adotar medidas para reduzir seus gastos, o que pode impactar as idas ao salão de beleza. “Olhando por essa perspectiva é importante também para as linhas profissionais se adequarem com alternativas mais acessíveis para manter a ida desses consumidores ao salão”.

Ingrediente renovável

“Seja alisando, cacheando ou apenas secando, o calor é realmente poderoso para modelar o cabelo”, reconhece Rafael Ishikawa, gerente de desenvolvimento de negócios da Solvay, observando que ele também pode ser prejudicial, resultando em desidratação e desnaturação de estruturas importantes, o que leva a cabelos quebradiços, ásperos, porosos e com perda de suavidade.

Rafael Ishikawa, gerente de desenvolvimento de negócios da Solvay

Na avaliação Ishikawa, os danos causados pelo calor são uma grande preocupação para os consumidores em todo o mundo, o que leva a busca por proteção térmica nas categorias de condicionadores e tratamentos.  “Em um momento em que as principais soluções do mercado para proteção térmica ainda dependem muito dos silicones, a Solvay desenvolveu um escudo natural para proteção térmica, para um penteado bonito e saudável, o Polycare® Heat Therapy”.

Ishikawa explica que, visando fornecer um ingrediente renovável de alto desempenho para proteção ao calor, as equipes de Pesquisa e Inovação da Solvay fizeram testes com os principais produtos do mercado para desenvolver o Polycare® Heat Therapy, trazendo um conjunto de dados robusto que demonstra um elevado nível de proteção térmica e eficácia no cuidado com os cabelos.

“Além disso, o Polycare® Heat Therapy acelera a modelagem realizada utilizando uma fonte de calor, resultando em um penteado mais rápido e que expõe menos os cabelos ao dano térmico, proporcionando uma proteção mais eficaz sem silicone, que deixa os cabelos com um toque macio e natural”, completa o executivo da Solvay.

Relaxamento sem danos

“Os princípios skinimalistas estão influenciando também os produtos de hair styling, proporcionando a criação de looks e resultados de salão com um preço mais acessível e em pouquíssimo tempo”, avalia Henrique Marconi, coordenador de marketing e produtos da Chemyunion.

Henrique Marconi, coordenador de marketing e produtos da Chemyunion

Marconi comenta que a tendência Lazy Hairscaping, ou “penteado preguiçoso”, nasce em um momento propício de  policrise global, que afeta o poder de compra grande parte da população, que se vê obrigada a alterar suas prioridades e hábitos. “Produtos multitarefa que funcionam de maneira mais inteligente serão essenciais para os consumidores, já que reinam os hábitos de beleza de baixa manutenção”.

A aposta de Marconi é que soluções que proporcionem maior facilidade de uso em casa, com resultados profissionais em menos de cinco minutos, terão maior destaque para os consumidores com pouco tempo para se arrumar, além daqueles que estão se aventurando no universo dos penteados.

Para desenvolver produtos para esses consumidores, o executivo da Chemyunion indica o Allinea, um ativo desenvolvido para o realinhamento temporário das fibras capilares, proporcionando redução do volume e frizz dos cabelos a partir do primeiro uso, de forma prática, eficaz e econômica.

Segundo Marconi, os alfa-hidroxiácidos presentes na composição do Allinea, associados à energia térmica, umidade e ação mecânica da escovação, favorecem o rompimento das interações químicas, levando ao relaxamento capilar, transformando a estrutura de alfa-hélice em folha-β-pregueada, sem danos nas estruturas S-S como os alisantes convencionais.

Avaliações de eficácia com Allinea demonstram sua capacidade de efeito liso  mesmo após 24h de exposição à alta umidade relativa do ar, reduzindo o volume em até 56% a partir do primeiro uso (confira na imagem).

Cogumelo chinês

“Os consumidores desejam ter um cabelo bonito e saudável, porém o dano térmico é um perigo silencioso para os fios e está associado às altas temperaturas, principalmente com o uso de chapinha e secador de cabelo, que podem atingir até 240ºC, além do contato direto e prolongado e uso repetitivo desses instrumentos térmicos, que danificam a queratina da fibra”, alerta Luciene Bastos, diretora técnica para América Latina da Symrise.

Luciene Bastos, diretora técnica para América Latina da Symrise

Para proteger o cabelo contra os danos e repará-los, ao mesmo tempo, Luciene lembra que os consumidores procuram alternativas naturais e indica o SymHair® Thermo, combinação sinérgica natural e única de Polyporus umbellatus, um cogumelo usado na medicina tradicional chinesa, associado ao  ácido hialurônico e sacarídeos, que proporciona 23 vezes mais proteção contra o dano térmico com uma única aplicação (leave on).

Como benefícios adicionais, Luciene destaca que SymHair® Thermo proporciona 51% mais efeito liso do que o placebo após uma única passada da chapinha no cabelo, reduzindo a exposição do cabelo ao calor dos dispositivos, além de manter o styling por mais tempo mesmo em alta umidade (24h a 70% UR) e ajudar no controle de volume e frizz, além de promover melhor alinhamento do cabelo e 53% mais proteção contra a umidade (shampoo e condicionador) do que o placebo.

“Estes benefícios fazem de SymHair® Thermo um verdadeiro coringa para uso em salão, protegendo os fios do dano térmico, diminuindo o tempo do procedimento no salão, proporcionando lasting e proteção à umidade aos penteados. Tudo isso a partir da primeira aplicação”, finaliza a executiva da Symrise.

Transformação completa

“Nas passarelas da vida, nossos cabelos são mais do que apenas fios. São a expressão de nossa personalidade, estilo e autoconfiança. Para cuidar desses preciosos ativos, a CitroBio apresenta dois produtos que prometem transformar cada mecha em uma obra prima”, garante Eduarda Pastori Montuenga, analista de pesquisa e desenvolvimento, referindo-se ao  AlphaImprove 4D Hair e à Manteiga de Murumuru.

Eduarda Pastori Montuenga, analista de pesquisa e desenvolvimento

O AlphaImprove 4D Hair, segundo Eduarda, pode promover uma experiência de transformação completa para os cabelos, ao reunir quatro benefícios essenciais em único produto: reposição de massa, ao agir como um escudo protetor, preenchendo as lacunas do fio, resultando em cabelos mais fortes e resistentes; hidratação e brilho intensos, ao penetrar profundamente nas camadas capilares, proporcionando hidratação duradoura; redução de frizz e volume, ao domar os cabelos rebeldes, deixando-os suaves e perfeitamente modelados, e termoproteção avançada, deixando cabelos protegidos do calor do secador ou modeladores.

“Já a Manteiga de Murumuru da CitroBio é a resposta para um toque natural e nutritivo. Este bioativo oferece uma profunda nutrição para os cabelos, restaurando sua vitalidade e brilho de maneira natural”, ressalta Eduarda .

A analista da CitroBio, empresa do Grupo Citróleo, explica que a Manteiga de Murumuru é rica em ácidos graxos e nutrientes essenciais e penetra profundamente nos fios, reparando danos e suavizando a textura. “Além disso, sua ação selante ajuda a manter a hidratação nos cabelos por mais tempo, garantindo um aspecto saudável e vibrante”.

Múltiplos benefícios

Para Diana Pereira, gerente de aplicações Hair Care na Croda, o FruitbioTM, pela versatilidade, é um verdadeiro coringa nos salões, pois é possível usá-lo em diversas etapas de tratamentos capilares, que vão desde os cuidados com o couro cabeludo, manutenção dos fios até tratamentos pós-química.

Diana Pereira, gerente de aplicações Hair Care na Croda

“Sua composição única de alfa-hidroxiácidos naturais e extrato de chá verde, promove de maneira excepcional a suavização da superfície das fibras capilares, selando e removendo as pontas de cutículas abertas e levantadas”, afirma Diana, explicando que, devido ao seu mecanismo de ação, o FruitbioTM proporciona múltiplos benefícios aos fios e pode ser utilizado em diferentes tipos de cabelos.

Entre os principais benefícios, a gerente da Croda cita mais suavidade e brilho aos fios, menos frizz e aspecto emaranhado causado por cutículas levantadas, já que o FruitbioTM recupera a os danos superficiais da fibra, e proteção contra a poluição. “Ele recupera o pH dos fios após processos químicos e diminui a porosidade dos fios, agindo como booster para tratamentos, devido à ação de selagem das camadas de cutículas”.

Testes em cabelos danificados, testes comprovaram uma redução de aproximadamente 57% da rugosidade da superfície das cutículas dos fios após tratamento com FruitbioTM (veja na imagem abaixo).

Diana acrescenta que o  FruitbioTM oferece uma ampla compatibilidade com os principais ingredientes cosméticos e pode ser incorporado em diferentes estruturas de fórmulas. “Agindo como um verdadeiro aliado, FruitbioTM é  um companheiro essencial para profissionais de salões, oferecendo resultados notáveis e uma solução confiável para várias necessidades capilares”.

Ceramida-like

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, também coloca no hall das agressões que deixam os cabelos opacos e porosos a coloração ou descoloração repetidas, permanente, alisamento, lavagem, secagem e escovação, combinados com fatores externos, como raios UV, vento, cloro, areia, sal e outros.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia,

“Esses diversos fatores tendem a remover gradativamente os lipídios da cutícula da fibra capilar, que consequentemente se torna permeável e não protege mais o córtex”, explica, acrescentando que é aconselhável usar produtos que contenham ácidos graxos saturados com propriedades estruturantes.

Baseando-se nesse conceito, os pesquisadores do Grupo Solabia desenvolveram uma molécula com uma estrutura “semelhante à ceramida” capaz de mimetizar as ceramidas capilares e substituí-las quando necessário. “Rep’Hair® é uma nova forma de ‘ceramida-like’  inteiramente dedicada à reestruturação da fibra capilar e a saúde do cabelo como um todo”, afirma Ana Paula.

A diretora da Solabia conta que Rep’Hair® é obtido por um processo de química verde sem solvente, a partir de dois ácidos graxos vegetais saturados, o ácido behênico (C22) e o ácido esteárico (C18), que proporciona uma ação curativa, reduzindo significativamente os danos, por repor o cimento lipídico, o que protege o córtex, e alinhar as escamas cuticulares, garantindo uma melhor reflexão da luz e aumentando o brilho, com apenas uma aplicação com enxágue ou sem enxágue.

“Rep’Hair® desempenha também uma ação preventiva, aumentando a resistência do cabelo, reduzindo a sua quebra e a formação de pontas duplas (veja o gráfico), por mimetizar as ceramidas capilares e substituí-las quando necessário. Novamente, com apenas uma aplicação com enxágue”,  destaca Ana Paula,  lembrando que o  Grupo Solabia possui uma linha completa de ativos naturais obtidos por diversas tecnologias que proporcionam uma ação global no tratamento capilar, desde o couro cabeludo até as pontas.

Duplo mecanismo

Andrea Laginestra, gerente de vendas Latam da Ashland, reforça que, em geral, todo mundo quer ter um cabelo forte, saudável e maleável, mas os efeitos da vida moderna afetam os fios. “Fatores como o envelhecimento, o aumento do uso de aparelhos modernos, como calor de chapinhas e secadores de cabelo, e a tendência universal de colorir os cabelos, contribuem para danificar e enfraquecer as fibras capilares”.

Andrea Laginestra, gerente de vendas Latam da Ashland

Para resgatar os cabelos danificados com resultados desde a primeira aplicação, Andrea indica um ativo baseado na molécula de glicose: o  FiberHance™ bm solution. “A solução é uma nova química patenteada, com modo de ação multifacetado para fortalecimento interno dos fios que foram danificados por processos químicos, temperatura e radiação UV”.

A executiva da Ashland ressalta que um grande desafio que o FiberHance™ consegue superar é que sua tecnologia tem a capacidade de fortalecer a fibra danificada em uma única aplicação e garantir a manutenção da ação mesmo após enxague. “Com duplo mecanismo de ação, sua estrutura química e dimensões especificamente desenhadas, além de otimizar as ligações multipontes, através da queratina do córtex do cabelo, consegue construir novas pontes dentro e ao longo da estrutura.

Testes de eficácia demonstraram que, em uma formulação de shampoo,  FiberHance™ proporciona até 3 vezes  mais força em comparação com cabelo não tratado (veja gráfico).

Tratamentos crescem

Felipe Martins, gerente de contas da Circana, destaca que a categoria de produtos para o cabelo vem crescendo significativamente. Nos três anos aumentou 58% em valores e 57% em unidades vendidas. As principais categorias que impulsionaram esse crescimento foram os shampoos e produtos para tratamento (+69%) e condicionadores (+65%).

Felipe Martins, gerente de contas da Circana

A procura por produtos que trazem mais de um benefício para os cabelos é uma característica dessa categoria. “Produtos que oferecem hidratação, reconstrução e nutrição para os fios, mais do que dobraram as vendas em valores e unidades nos últimos 2 anos, ganhando um espaço significativo nesse mercado”, afirma Martins, ilustrando que os cinco produtos mais vendidos prometem principalmente hidratação, reparo e aumento do brilho dos fios.

De acordo com Martins, também se nota a dinâmica de lançamentos como um motor para o crescimento do setor. “Nos últimos 12 meses, mais de ¼ dos produtos vendidos foram lançados nos últimos 2 anos, mostrando toda a força da categoria e a procura por novidades pelos consumidores brasileiros”.

O quem vem por aí

Questionada sobre as perspectivas para o mercado de hair care profissional nos próximos anos, Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN, avalia que a indústria capilar vai adotar cada vez mais uma abordagem inclusiva, em que, ao mesmo tempo em que foca na individualidade no sentido de realmente pensar e produzir para um tipo específico de necessidade e forma capilar, também terá como prioridade atender a necessidade de todos de uma forma englobada, na qual não apenas o tipo de cabelo será levado em consideração, mas também o ambiente no qual se vive, estilo de vida, idade e afins.

Natália Vargas, especialista em tendências na WGSN

“Ingredientes escolhidos com base na ciência criarão uma nova categoria no cuidado capilar. A beleza sem esforço também será pauta para os cabelos, onde produtos vão ser pensados para criar uma estética de salão feita dentro de casa”, afirma Natalia, que aponta entre as principais tendências, o foco no microbioma, em que as marcas se concentram na saúde do couro cabeludo por meio de formulações repletas de prebióticos, como também voltas para os cabelos cacheados, crespos e texturizados.

“Os lançamentos futuros para o mercado serão mais assertivos se responderem a essas novas predileções do consumidor”.

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