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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.FashionMayana Moura lança marca de maquiagem

Mayana Moura lança marca de maquiagem

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Antes de se tornar a atriz que ficou conhecida por interpretar a personagem Melina na novela “Passione”, em 2010, na Rede Globo, Mayana Moura já circulava tanto pelas passarelas quanto pelos bastidores do mundo da moda.

Sua carreira de modelo começou aos 17 anos, desfilando para grandes grifes internacionais, como Fendi e Chanel —o que lhe rendeu até uma vaga como uma das musas do estilista Karl Lagerfeld. Além de refinar a habilidade de se maquiar, o contato com o universo fashion aproximou a artista do maquiador Lau Neves, que acabou se tornando seu amigo e hoje assina ao seu lado a direção criativa de sua mais nova empreitada, a Mayana Beauty.

Ela nunca havia se aventurado no empreendedorismo até a criação de sua primeira marca de beleza e admite que precisou aprender muito enquanto desenvolvia seu novo negócio. “Entender todo o processo de construção de uma marca do zero, desde o desenvolvimento dos produtos, embalagens, identidade visual, estudo de mercado, equipe, até uma parte burocrática sem fim, é um enorme desafio. Eu precisei mergulhar nesse mundo desconhecido e até hoje vivo em constante aprendizado”, resume.

Com o apoio e o voto de confiança da família e dos amigos —e a consultoria do marido, Louis Harang, 38 anos, empresário francês que atua há mais de 10 anos no Brasil—, o medo deu lugar às atitudes proativas. “Eu estava trabalhando duro para entregar ao mercado produtos de altíssima qualidade. Quando eu comecei a planejar a Mayana Beauty, eu sabia que precisaria de um maquiador para me ajudar nas questões mais técnicas, por isso chamei o Lau. Mas vou contar que não foi fácil”, relembra a atriz de 39 anos e mãe de Lestat, que completará dois anos em junho.

Como empreendedora, ela diz estar satisfeita com a possibilidade de trabalhar em casa e ficar perto do menino. “O meu filho é a coisa mais importante para mim e acompanhar o desenvolvimento e o crescimento dele me deixa muito feliz. Se eu estivesse em uma novela, por exemplo, teria de ficar muito tempo longe dele e hoje não consigo me imaginar nessa situação. Muitas mães passam por isso, por esse desafio de conciliar carreira e maternidade. O empreendedorismo pode ajudar nessa relação, permitindo mais flexibilidade de horários e ajustes na rotina”, acredita.

Inspiração em David Bowie

A artista lembra que sempre teve uma relação muito forte com a maquiagem, mesmo antes da carreira de modelo e atriz. “Sempre fui fã dos roqueiros maquiados, como o David Bowie, e eu reproduzia essas maquiagens. Acabei entrando no mundo da moda muito por causa disso também, pelo estilo pessoal. Na vida das passarelas, aprendi a refinar essa habilidade de me maquiar e tive a oportunidade de trabalhar com grandes nomes, como a maquiadora Pat McGrath. Foi nessa época, há 20 anos, que eu conheci o Lau”, conta.

Na televisão, em seu papel mais recente, o de Satanás, em “Jesus”, da RecordTV (2018), a atriz raspou a cabeça e as sobrancelhas. “Ao observar a equipe nos bastidores, aprendi muita coisa. Ajudei a criar o conceito visual do Satanás, com as veias azuis, a lente? Então, eu acho que toda essa experiência, vinda de outros setores artísticos, me trouxe uma bagagem importante e que me ajudou muito na criação da marca”, explica.

Escassez de matéria-prima na pandemia atrasou lançamento

O processo criativo geralmente é bem diferente do produto final, pois o que está no papel, muitas vezes, pode não ser o mais viável. Além disso, é preciso lidar com testes, peças piloto e ajustes na fábrica. Tudo isso no período de uma das maiores crises sanitárias dos últimos tempos. “O fato de criar a marca em meio a uma pandemia mundial foi um desafio enorme. Pensamos e repensamos a marca em muitos momentos, tivemos diversos atrasos e alterações, mas nada tirou o nosso sonho de continuar.”

A empresária começou a desenhar a Mayana Beauty no final de 2019 e no ano seguinte já tinha boa parte do planejamento bem estruturado. “O plano era lançar a marca no começo de 2021. Com a pandemia, escassez de matéria-prima, muitas fábricas fechadas, fornecedores parados, tivemos de adiar o lançamento por três vezes, e só conseguimos lançar a marca em dezembro do ano passado. Ainda assim, de uma maneira adaptada, sem o nosso principal produto”, pontua, sobre o Batom Glitterizado, que chegou à loja online em março. Atualmente, a empresa oferece 20 itens, incluindo duas paletas de sombras que foram lançadas na última semana, chamadas Slick Little Girl.

Em isolamento social 100% do tempo, Mayana dividiu seus dias entre os cuidados com o filho e os esboços da marca. “Voltei a fazer coisas que amo, como tocar música, pintar quadros e me maquiar. A quarentena serviu como um laboratório para testar tudo o que podia.”

Em suas pesquisas, as maquiadoras e empresárias Pat McGrath, Huda e Charlotte Tilbury se tornaram referência. “Nos últimos anos, a meu ver, elas trouxeram um novo olhar para o segmento de beleza, destacando produtos extremamente inovadores, de alta performance, mas com um olhar muito cuidadoso para o consumidor”, ressalta Mayana, que espera, um dia, também ser inspiração para outras mulheres.

“Fiz uma grande mudança na minha carreira, me lançando em um desafio novo e me aventurando em um ambiente completamente desconhecido que foi empreender. É um privilégio poder quebrar estereótipos e paradigmas sobre o que uma mulher pode ou é capaz de fazer, sabendo que de alguma forma posso estar inspirando e incentivando outras mulheres a buscarem seus sonhos.”

 

 

 

 

Fonte: Uol 18.04.2022

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