A mostra apresentará um retrato da fabricação pioneira da empresa, cuja trajetória permeia as transformações do design, econômicas e sociais do país
O dia 05 de março, sábado, marca o início da nova exposição do Museu da Casa Brasileira(MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Fundação Padre Anchieta (FPA). ‘Design e indústria — a história da tradicional botica Granado’ apresenta o histórico dos principais acontecimentos dos 152 anos da empresa. A curadoria é das historiadoras Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araujo.
O público poderá conhecer mais de 250 peças que fazem parte do acervo da Granado e ainda entender o desenvolvimento dessa indústria e publicidade no contexto da cidade do Rio de Janeiro. O passeio começa pela origem da marca, com seus rótulos, embalagens e impressos de diferentes épocas. O visitante é convidado a fazer uma viagem no tempo por meio de produtos icônicos, registros de clientes ilustres, condecorações nacionais e internacionais. Ao final, poderá conhecer a produção e desenvolvimento dos produtos e visitar uma sala interativa sobre o universo da perfumaria.
Para as historiadoras Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araujo, responsáveis pela pesquisa e preservação do acervo Granado, as peças formam um conjunto dinâmico. “Cada embalagem, identidade visual ou novo produto é incorporado à coleção após seu lançamento. E constituem fonte de pesquisa e inspiração para o desenvolvimento de novos produtos e comunicação da marca”, explica Jacqueline.
“Essa é a primeira exposição do MCB na gestão da Fundação Padre Anchieta. E é um imenso prazer colocarmos em evidência a história de uma empresa reconhecida internacionalmente como sinônimo de qualidade, solidez e sustentabilidade”, diz José Roberto Maluf, presidente da FPA.
“Oferecemos um registro dos primórdios da industrialização e do início do estabelecimento do design pelos processos de produção, venda e comunicação dos produtos, que se deu muito antes da formação do campo do design em terras brasileiras. Esta mostra é um passeio pelo tempo, do passado ao presente, reconhecendo produtos e conhecendo detalhes, por meio de objetos, material gráfico e novas produções”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.
“Granado participou de várias fases da história do país. É muito bom poder comemorar esse momento dividindo a riqueza do nosso acervo com o público”, diz Sissi Freeman, diretora de Marketing Granado | Phebo.
Início de um legado
A botica Granado Pharmácias, empresa de cosméticos e medicamentos mais tradicional do Brasil, foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, na capital imperial no Rio de Janeiro (RJ), na antiga Rua Direita — atual Rua Primeiro de Março, na época a rua mais movimentada da cidade. O tempo foi passando e a Granado permanece de portas abertas no mesmo lugar. O que chama atenção é que foi com manipulação de extrato de plantas e ervas cultivadas no sítio Granado, que ele conquistou a família real de D. Pedro ll, que decidiu condecorar a botica com o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, esse fato histórico aconteceu pela cultivação dos produtos naturais.