Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisMercado brasileiro de hair care supera os R$ 23 bilhões em 2020

Mercado brasileiro de hair care supera os R$ 23 bilhões em 2020

  • Written by:

Alta performance no couro cabeludo e nos fios é aposta dos lançamentos

Por Estela Mendonça

O ritmo de lançamentos de produtos de hair care segue acelerado nos primeiros meses de 2021, com as marcas apostando em produtos que incorporam ingredientes de skincare, alta performance e efeito imediato. Acompanhando o otimismo das marcas, os números que acabam de ser compilados pela Euromonitor International dão conta que as vendas da categoria cresceram 4,6% em 2020 em relação ao ano anterior, atingindo R$ 23,175 bilhões.

O desempenho do ano passado pode ser considerado notável, não apenas por acontecer em plena pandemia da Covid-19, mas também por representar grande parte da alta assinalada nos últimos cinco anos, que foi de 9,1% em relação a 2015. Para os próximos cinco anos, as perspectivas da Euromonitor são também animadoras: 16,9% de elevação entre 2020 e 2025, quando as vendas atingirão R$ 27,097 bilhões.

Já as vendas dos produtos para condicionamento e tratamento capilar foram ainda melhores, registrando crescimento de 8% em relação a 2020, superando os R$ 10 bilhões. Para o segmento, a Euromonitor espera um verdadeiro boom, com 27,1% de alta entre 2020 e 2025 (R$ 12,750 bilhões).

Unilever e L’Oréal permaneceram nas primeiras posições entre os players brasileiros. A mudança no ranking ficou por conta da P&G, que assumiu a terceira posição que era da Coty em 2020.

Mercado global

O Brasil manteve a quarta posição em 2020 no ranking global de vendas de produtos de hair care, que totalizaram US$ 78,369 bilhões, um crescimento de 10,7% em relação a 2015, quando o faturamento foi de US$ 68 bilhões. Estados Unidos, que lideram o consumo com R$ 13,667 bilhões, são seguidos pelos pela China e Japão.

Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams, enxerga como oportunidade a inspiração rotinas de cuidados com a pele para desenvolver tratamentos específicos para a saúde do couro cabeludo. A especialista também acredita que próxima geração de produtos para o cabelo deve alavancar tecnologia, dados e biologia. “Esses produtos deverão oferecer opções de tratamento, coloração e estilo altamente personalizados, que não apenas se adaptem às condições do cabelo e couro cabeludo do consumidor, mas também atendam ao seu estilo de vida, ambiente e preferências individuais”.

Fernanda Pigatto, Diretora Global de Marketing da Beautystreams

Para a Beautystreams, os consumidores também estão em busca de formulações para resolver rapidamente os problemas capilares sem comprometer a qualidade, demandando simplicidade às marcas, com produtos multifuncionais e orientados para a eficácia.  Alternativas mais limpas e sustentáveis também continuarão a crescer. “Ainda pouco desenvolvidos na categoria de cabelos, ingredientes seguros, formulações limpas, bem como embalagens mínimas ou formatos sem água são esperados para gerar alternativas inovadoras e sustentáveis”, prevê Fernanda.

Devido à crise financeira após a pandemia de COVID-19, Fernanda acredita que um grande número de consumidores mantenha o hábito de fazer tratamentos e colorir os cabelos em casa. Isso resultará em um aumento da demanda por produtos que ajudem os consumidores a obterem resultados semelhantes aos dos salões que, por sua vez, deverão ser impactados pela competição com tratamentos caseiros mais baratos. “E como os custos continuam a subir, uma estratégia deve ser enfatizar o posicionamento premium dos salões, oferecendo experiências de spa exclusivas e luxuosas”.

Inspiração em skincare

Rafael Turziani, Gerente de Marketing de Seda

Seda, da Unilever, marca líder no segmento de cuidados com os cabelos no Brasil, acaba de colocar no mercado Colágeno + Vitamina C, cocriada com a influenciadora Niina Secrets. “Utilizamos toda a tecnologia do nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento para ouvir as consumidoras e escolher cuidadosamente nossos ingredientes, sempre com foco em segurança e eficácia. O colágeno, por exemplo, é conhecido por proporcionar firmeza aos fios, auxiliando na regeneração das fibras capilares enfraquecidas, e a vitamina C, é conhecida por ser essencial para produção do colágeno e é também um antioxidante que atua como potencializador da luminosidade. A linha é perfeita para quem precisa de cuidados profundos, pois regenera e ilumina a fibra capilar” afirma Rafael Turziani, gerente de marketing de Seda.

A marca também está relançando sua linha Micelar, cocriada com Niina em 2018, e que agora para a contar com Ácido Hialurônico na composição. “Com essas novas linhas queremos democratizar uma tendência global, com produtos de alta performance, que unem qualidade, tecnologia e são acessíveis a todos os consumidores brasileiros”, justifica Turziani, que acrescenta que as novidades chegam justamente no momento em que a rotina de cuidados com a pele e cabelo ganhou força em todo mundo no último ano, em especial com a popularização do skincare no Brasil.

Expandindo sua parceria com a influenciadora, a marca aposta em produtos com colágeno, vitamina C e ácido hialurônico

Ingredientes tecnológicos

A P&G apresentou em fevereiro o relançamento de Pantene Pro V como sua “maior inovação em 30 anos”. Suas linhas ganharam novas fórmulas e ingredientes tecnológicos.  Segundo a empresa, as fórmulas foram aprimoradas e são compostas por um blend multivitamínico que combina as exclusivas Pró-vitaminas da marca com novos ingredientes naturais e cientificamente comprovados, incluindo óleo de rícino, proteínas, aminoácidos, glicerina, óleo de amêndoas, óleo de coco, vitamina E, extrato de seda, extrato de pérola, aloe vera, ômega 9 e óleo de argan.

Os shampoos, por exemplo, ganharam a tecnologia dos lipídios restauradores. Em vez de apenas limparem os cabelos, eles também os deixam mais fortes e sedosos. “Todos nós de Pantene queremos ter certeza de que estamos oferecendo exatamente o que as mulheres e os homens precisam para se expressar, independentemente do tipo e comprimento de cabelo, história, estilo ou gênero”, disse Isabella Zakzuk, diretora da categoria de beleza, da P&G Brasil, na ocasião do lançamento.

Pantene Pro V: “A maior inovação em 30 anos”

Tratamento personalizado

A personalização é a nova aposta da Keune Haircosmetics, que acaba de lançar uma linha de tratamento personalizado que proporciona mais de 100 combinações possíveis. Os produtos são combinados após uma avaliação individualizada, conduzida por um profissional cabeleireiro em salões parceiros da Keune. Com um diagnóstico em mãos, ele consegue identificar as reais necessidades capilares da cliente. A base do shampoo e do condicionador Keune You segue a fórmula clássica de Keune Care, mas muito mais concentrada e enriquecida com adição extra de pantenol, para uma hidratação duradoura. A ela podem ser acrescentados 0 tipos de elixir, seis deles de tratamento e outros quatro para manutenção da cor dos fios.

“A personalização de cuidados pessoais já não é uma tendência: é uma realidade. Uma pesquisa conduzida pela Keune no mundo todo mostrou que, apesar de 81% das mulheres possuírem mais de um problema no cabelo, apenas 26% encontram uma solução que atenda a todas essas necessidades. Keune You vem para preencher essa lacuna e oferecer tratamentos profissionais individualizados que atendam múltiplas necessidades, para usar no salão ou em casa”, garante Marcelo Raskin, CEO da Keune no Brasil.

Nova linha da Keune permite mais de 100 combinações

Tecnologia encapsulada

Uma forte tendência em ativos para cabelos em 2021, de acordo com Thalita Jesus, gerente de vendas da área cosmética para o Brasil da Merck, é a tecnologia encapsulada, que consegue entregar um efeito imediato de performance 3 em 1: melhora a tração e a resistência dos fios, promove elasticidade ao cabelo, além de formar um filme protetor. “Ao utilizar essa tecnologia é possível transportar uma grande variedade de substâncias ativas benéficas para a saúde e beleza do cabelo, como vitaminas, silicones, proteínas, azeites vegetais, enzimas, filtros solares e muitos outros”.

Thalita Jesus, Gerente de Vendas da área cosmética para o Brasil da Merck

A partir de conceitos que definem as necessidades atuais do mercado de hair care, a Merck apresenta ativos exclusivos encapsulados que atendem essas demandas. Cicles of life é um desses conceitos, que leva em conta a necessidade de cuidados especiais ao longo da vida.   “É necessário olharmos para os impactos que as transformações dos nossos ciclos de vida geram em nosso cabelo. As fases hormonais para as mulheres, por exemplo, exigem um complemento de vitaminas. Para o público silver age, em especial, o cabelo necessita de uma nova geração de produtos capilares que entreguem tecnologia, ciência e personalização às transformações de cor e textura dos fios”, afirma Thalita.

Para essa demanda da geração prateada, a Merck desenhou um produto exclusivo, o LIPCUAT® 31, que carrega células tronco vegetais, extratos de células mãe de maçã e óleos de argan e girassol.

Outro conceito destacado pela companhia, em linha com as demandas contemporâneas, é definido como Color me beautiful. “Cor em tudo! Os cabelos coloridos simbolicamente são uma forma de escapismo e, no atual momento, há a tantos fatos externos, que estamos entrando com tudo na oportunidade de mudar a cor dos fios. Com isso, nascem várias tendências relacionadas aos cabelos coloridos na internet”.

Thalita frisa que, para esse prevalente comportamento, é necessário oferecer produtos com a funcionalidade on-the-go, ou seja, entrega rápida do que se propõe, pois os cabelos precisam de recuperação imediata após o processo de coloração. Para esse novo cenário, a Merck desenvolveu um ativo exclusivo que funciona como um booster de vitaminas para os fios: o LIPCUAT® 12 que, além do efeito protetor, auxilia a fixação da cor para que ela dure por muito mais tempo.

Única aplicação

Liliana Brenner, Diretora de Marketing de Care Specialties da Ashland

Para Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland, um grande desafio em cuidados capilares é desenvolver uma tecnologia capaz de fortalecer a fibra danificada em uma única aplicação e garantir a manutenção da ação mesmo após enxague. Foi justamente este objetivo que orientou a companhia no desenvolvimento de FiberhanceTM BM solution, uma pequena molécula glicosídica minúscula, com  estrutura química e dimensões especificamente desenhadas para penetrar profundamente no córtex, criando novas pontes iônicas e de hidrogênio ao longo da estrutura da queratina danificada, restaurando a força da fibra a níveis de um cabelo virgem.

“Indicado para o fortalecimento interno da fibra capilar nos diferentes tipos de cabelos e danos, nossos estudos demonstram a penetração do FiberhanceTM BM solution na fibra e sua eficácia quando aplicado em toda gama de produtos capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras e leave on, inclusive em tratamentos usados durante processos de descoloração e coloração. Quando maior dano, maior o restabelecimento de ligações e o fortalecimento”, afirma Liliana. A ilustração abaixo mostra o duplo modo de ação na estrutura α-hélice da proteína na fibra capilar, tanto ao longo das α-hélices como entre elas.

FiberhanceTM BM solution – Modo de ação

Liliana destaca outro ingrediente para produtos capilares, que foi desenvolvido considerando que os processos de coloração tendem a remover a camada hidrofóbica dos fios e, como consequência, as moléculas de cor durante as rotinas de cuidados com os cabelos: o Chromohance™ 113, tecnologia patenteada da Ashland que atua como escudo protetor da fibra capilar, garantindo durabilidade das cores, luminosidade e a percepção “just-out-of-the-salon”. “Análises de imagem hiperespectral demonstram que ChromoHanceTM 113 forma um escudo hidrofóbico que promove proteção da cor, evitando o desbotamento, ao mesmo tempo em que proporciona condicionamento e balanço duradouro”.

A Ashland também oferece a linha BiotHAIRapyTM biofunctional, composta por  cinco ativos biofuncionais, de origem natural, biodegradáveis e COSMOS validados, para tratamento e proteção do couro cabeludo e folículo capilar. Visando intervir no mecanismo de envelhecimento do cabelo, os ativos Capauxein™ G2, Chromafend™, Dynagen™, Procataline™ G2 e o Protectagen™ atuam em marcadores biológicos e apoiam a organização natural do folículo e dos fios, de forma a melhorar aparência do cabelo da raiz até as pontas.

Cistina-like

“Quando pensamos em produtos para o tratamento capilar com alta performance, nos vem à mente moléculas com ação imediata agindo desde o couro cabeludo até à fibra capilar.  Dentro do portfólio de hair care  da Solabia, um dos ativos que merece destaque é o Kerastim® S”, afirma Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing técnico no Brasil da Solabia.

Daniella Lopes Francischetti, Gerente de Marketing Técnico no Brasil da Solabia

O Kerastim® S possui a estrutura de uma cistina-like, obtida por um processo biotecnológico, com a vantagem de não possuir cheiro nem cor. Daniella lembra que a fibra capilar é formada principalmente pela proteína queratina que, por sua vez, possui alta quantidade de cistina (junção de dois aminoácidos não estáveis, as cisteínas) que, por meio de ligações de dissulfeto, fornece ao cabelo resistência mecânica e química.

Além disso, a cistina possui influência significativa no crescimento e na qualidade da fibra capilar. “Sua origem se dá na porção do folículo piloso conhecida como bulbo, mais especificamente na papila dérmica, onde as células se dividem, dando origem a uma nova célula irmã que é empurrada para cima para o nascimento de outras células, tornando-se progressivamente queratinizada na parte superior do bulbo, dando origem à fibra capilar. O combustível para todo este processo é o ATP (adenosina trifosfato), o qual pode ser relacionado com as alterações de queda e crescimento capilar”, explica Daniella.

Segundo Daniella, com este cenário em mente, fica mais fácil entender os mecanismos de ação do Kerastim® S, que é capaz de estimular a produção de ATP nos queratinócitos do folículo piloso, aumentando o crescimento da fibra capilar, além de impedir a sua queda em 82% dos voluntários estudados. “Por ser uma molécula de cistina-like, também age fortalecendo os fios danificados, devolvendo a eles a perfeita estrutura da sua principal proteína, que é a queratina. Esta ação de reestruturação completa se dá desde a cutícula até a parte mais interna da estrutura capilar, o córtex, de forma imediata e com enxágue”.

Além disso, o Kerastim® S age melhorando a qualidade do Stratum corneum do couro cabeludo, ao fortalecer esta barreira de defesa, aumentando seu número de camadas e melhorando sua coesão, evitando um desequilíbrio na diferenciação de suas células e o aparecimento da indesejada caspa seca. “Resumindo, este é um ativo biotecnológico com alta eficiência que atua através de diferentes mecanismos de ação, proporcionando cabelos e couro cabeludo saudáveis, fortes e sem queda”, afirma Daniella.

Aumento da coesão celular

A Sensient Cosmetics Technologies é conhecida mundialmente pelo desenvolvimento de cores de alta qualidade e pureza. Portanto, há uma associação natural entre a Sensient e os cabelos coloridos, que requerem um cuidado peculiar por conta dos danos causados pela ação de tinturas permanentes. “Todas as tecnologias de tratamento desenvolvidas pela empresa têm alta performance comprovada em cabelos tingidos”, ressalta Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam.

Fernanda Soro, Gerente de Sênior de Marketing Latam da Sensient

Segundo Fernanda, restaurar os danos capilares é um dos maiores desafios no cuidado com os cabelos, lembrando que o simples ato de pintá-los pode deixar os fios ressecados, opacos e quebradiços, pois a coloração permanente altera propriedades da queratina.  “Além disso, quanto mais calor (secador e chapinha) impomos aos fios coloridos, mais danos causamos às cutículas, que se tornam mais suscetíveis”.

A Sensient, de acordo com a gerente, conta com uma tecnologia inovadora que repara cabelos danificados e recupera a barreira natural. Isso porque restabelece a hidrofobicidade da estrutura capilar, aumentando a coesão celular e, consequentemente, promovendo o aumento da propriedade mecânica que resulta  na redução de quebra. Trata-se do Sensibiopro R®, uma composição biomimética, a partir da associação de aminoácidos provenientes de bionutrientes e ácidos graxos de fontes vegetais. “Seu efeito é potencializado pelo calor, o que torna essa tecnologia ideal para o desenvolvimento de produtos termoativados”.

Para hidratação e prevenção do ressecamento, a indicação de Fernanda é o Natpure Feel-M Eco®, um formador de filme natural, multifuncional e não volátil, semelhante ao silicone, que oferece um forte efeito condicionante para driblar o ressecamento dos cabelos tingidos. Ele também provê brilho, aumenta o efeito da coloração e limita a transferência de cores.

“Os perigos do sol para a pele são conhecidos por todo mundo, porém muitos esquecem que os cabelos também sofrem com a luz solar, pois, ao contrário da pele, é composto de células ‘mortas’, que não se regeneram sozinhas. Sendo assim, a fibra se torna ainda mais sensibilizada a cada nova exposição aos raios UV”, diz Fernanda, reforçando que, para quem tinge os cabelos, a exposição normal das mechas à radiação UV causa o desbotamento da cor e a perda de maleabilidade.

Para sanar esse problema, a Sensient desenvolveu o SENSISHIELD®, um poderoso fitoativo para proteção UV de cabelos tingidos, composto por extratos botânicos de chá verde obtidos pelo processo patenteado PhytoClean™, 100% a base de água. “A tecnologia conta com propriedades antioxidantes advindas de polifenóis e cafeína, que combatem o ataque de radicais livres no cabelo, e com catequinas específicas que fornecem proteção UV superior”, explica Fernanda.

Controle da Oleosidade

Luciene Bastos, gerente regional de negócios Latam para a categoria de ativos e fotoproteção da Symrise, ressalta que problemas com a pele são mais prováveis de acontecer no couro cabeludo, por ser um ecossistema mais reativo que precisa de atenção especial. “Possui um microbioma específico, muitos folículos capilares e um lipidoma único que deve estar em equilíbrio”.

Luciene Bastos, Gerente Regional de Negócios Latam para a categoria de ativos e fotoproteção da Symrise

A Symrise lançou recentemente duas tecnologias que agregam benefícios ao couro cabeludo e também à fibra capilar. Uma delas é o  SymControl® Scalp, um ativo natural COSMOS aprovado, que apresenta 99,4% de naturalidade (ISO16128-2).  Extraído da microalga renovável Tetraselmis suecica, natural do mar Mediterrâneo, por meio de um processo de blue biotecnologia ecofriendly, em associação com manitol extraído de xarope de milho, tem a capacidade de normalizar a produção de sebo e agregar benefícios à fibra capilar. “Os expossomas geram estresse oxidativo que, por sua vez, estimula a ação de COX-2 nas glândulas sebáceas, convertendo o ácido araquidônico em prostaglandina E2 (PGE2), envolvido na proliferação de sebócitos. SymControl® Scalp diminui a expressão de COX-2, levando a diminuição de sebo no couro cabeludo”, explica. Testes in vivo demonstraram redução de 27% da oleosidade em 85% dos voluntários que utilizaram um shampoo contendo SymControl® Scalp a 2,5%. Testes em mechas também comprovaram sua eficácia em proteger os fios contra a perda proteica ocasionada pela exposição à radiação UV.

Outro destaque é o SymSoft® Scalp, um complexo que proporciona alívio da coceira por meio de seu mecanismo em dois diferentes níveis. Segundo Luciene, ele associa um composto idêntico ao natural da aveia que modula receptores NK1, o que limita a liberação de mediadores como a histamina, em sinergia com os ésteres que reduzem a coceira por modular receptores de PAR-2, localizados nas terminações nervosas. Teste in vivo apresentou uma diminuição de 35% na coceira após 5 dias de uso de um shampoo contendo SymSoft® Scalp a 1%. Já testes em mechas comprovaram que SymSoft® Scalp proporciona diminuição significativa na perda proteína causada por tratamentos químicos, além de aumentar a resistência e elasticidade dos fios.

Inspirada em sua coleção de óleos africanos, a Symrise também acaba de lançar o SymOleo® Nutri, desenvolvido especialmente para atender os consumidores de cabelos texturizados, que buscam maciez, hidratação, brilho e melhor definição dos cachos. De acordo com Cristiane Moraes, gerente global de produtos botânicos, o produto traz uma composição balanceada dos óleos de baobá, moringa, nigela, tamanú, opuntia e manteigas de karité e de coco. Rico em ácidos graxos insaturados de cadeia longa, SymOleo® Nutri se deposita facilmente na superfície da fibra, proporcionando benefícios significativos para os cabelos. “Além disso, por meio do abastecimento sustentável de ingredientes é possível fazer a diferença para os pequenos produtores envolvidos nestas cadeias produtivas”, destaca, citando como exemplo o programa de sustentabilidade que a Symrise estabeleceu nas cadeias produtivas de Madagascar. “Hoje são mais de 300 famílias beneficiadas no cultivo do tamanu, que antes era usado como barreira para ciclones e que hoje tem uma importância de alto valor agregado para a comunidade. Assim como o tamanu, cada ingrediente tem sua história”.

Spray capilar antisséptico

Pensando na necessidade atual do consumidor e em sua constante busca por produtos antissépticos, a Focus Química desenvolveu algumas formulações sugestivas aos seus clientes, com foco na proteção da pele e dos cabelos. Entre elas, o destaque é a fórmula de Spray Capilar Antisséptico Multifuncional.

“Com eficácia comprovada e redução de 99,99% dos microrganismos testados em apenas um minuto, o nosso Spray Capilar Antisséptico é uma fórmula de base aquosa, com silicones e vitamina multifuncionais, de sensorial leve e condicionamento instantâneo”, afirma Caroline Marques, analista de marketing técnico, que destaca entre seus componentes o FocusGuard CLH (Chlorhexidine Digluconate) para a ação antisséptica, o D-Panthenol, da DSM, e o silicone multifuncional BELSIL® ADM 8301 E, da WACKER.

Caroline Marques, Analista de Marketing Técnico da Focus Química

Segundo Caroline, o BELSIL® ADM 8301 E é uma microemulsão amínica de tecnologia exclusiva e patenteada pela WACKER, que combina alta performance, multifuncionalidade, proteção dos fios e efeitos visíveis. Indicado para todos os tipos de cabelo, inclusive os danificados e tingidos, o silicone possui alta afinidade com a borda da cutícula, sendo capaz de formar um filme elástico no fio do cabelo e oferecer um excelente condicionamento, além de proteção térmica e da cor, alto brilho, toque sedoso e efeitos antipoluição.

Enriquecido com o D-Panthenol, que aumenta a expressão gênica do KAP 4-12, gene relacionado à produção de queratina no cabelo, o Spray Capilar Antisséptico oferece aos cabelos mais brilho, penteabilidade, força e redução das pontas duplas, diminuindo a queda por quebra dos fios.

Os benefícios do spray sugerido pela Focus Química foram comprovados por diversos testes realizados pela WACKER. Utilizado um equipamento capaz de analisar a maciez e o dano capilar, por meio da força de fricção no cabelo seco, os resultados (gráfico) apontaram uma alta redução da força do equipamento. “Isso demonstra uma excelente melhora da maciez do cabelo tratado com o nosso Spray Capilar Antisséptico, em diferentes temperaturas”, ressalta Caroline.

A WACKER também realizou uma avaliação microscópica do cabelo para observar os danos de uma descoloração e exposição térmica na fibra capilar. Em teste comparativo entre um cabelo tratado com o Spray Capilar Antisséptico e um cabelo controle, ambos expostos sob as mesmas condições de temperatura (200 °C) e descoloração. A imagem abaixo mostra que o fio de cabelo tratado com o spray está mais alinhado, uniforme e com menos pontos de quebra.

O poder dos óleos

“A diversidade brasileira continua sendo uma poderosa motivação para o consumo e a inovação no mercado capilar nacional, mesmo em tempos de pandemia”, afirma Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi, citando pesquisa da Mintel, que mostra a mudança de alguns hábitos, como o aumento da frequência de lavagens, a busca por preços mais acessíveis e a valorização de produtos naturais. “Além disso, as atuais dificuldades fizeram com que muitos brasileiros não recorressem mais a procedimentos químicos e aceitassem seus fios como são”.

Jamile Trevini, Coordenadora de Marketing da Kaapi

Jamile reforça que, segundo a pesquisa, consumidores no Brasil estão cada vez mais atentos a princípios de sustentabilidade, responsabilidade ética-social e saúde, utilizando-os como fatores de decisão no momento de compra, inclusive de itens para coloração. Ela destaca que 35% dos entrevistados pela Mintel afirmaram que preferem usar produtos para cuidados capilares que contenham ingredientes naturais.

“Vale ressaltar, portanto, que mesmo diante de tantos ativos tecnologicamente desenvolvidos, a percepção do natural tem voltado com força ao mercado de cuidados com o cabelo, não só no Brasil, mas no mundo”, diz. Esse comportamento, segundo Jamile, confere mais espaço à valorização das riquezas do Brasil, em especial da Amazônia. “O óleo essencial de Copaíba, por exemplo, adequa-se perfeitamente aos conceitos limpeza do couro capilar e reparação dos fios, por se tratar de um ingrediente natural rico em nutrientes, propriedades anti-inflamatórias e regenerativas”, completa.

Alinhada às atuais tendências de mercado, a Kaapi oferece aos clientes a possibilidade de conciliar produtos de alta performance a experiências naturais completas. “Fazemos isso por meio de fragrâncias que entreguem com maestria os cheiros da natureza e de ingredientes provenientes da sociobiodiversidade nacional, de forma responsável, rastreável e transparente. A Kaapi é uma empresa apaixonada pela natureza e por todo o perfume que vem dela”.

Ação antipoluição

Há uma busca dos consumidores por produtos de tratamento aliados a benefícios preventivos como, por exemplo, ação antipoluição. Em linha com essa tendência, Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, destaca o PatcH2O®, ativo multifuncional formado por uma rede biopolimérica 3D patenteada pela BASF associado a um complexo hidratante. Ele forma um filme protetor com liberação gradual dos ativos com ação no couro cabeludo e fios de cabelos.

Rosangela Barzinski Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen

Nos estudos realizados, observou-se hidratação imediata e prolongada no couro cabeludo, que se mantém após 3 dias após a última aplicação, redução da coceira, hidratação, força e brilho aos cabelos. “O PatcH2O® forma uma barreira protetora que limita a penetração de poluentes, protege contra seus efeitos deletérios e facilita sua remoção com a água. Além disso, o PatcH2O®   pode ser usado na preservação da microbiota benéfica da pele”, garante Rosangela.

Já para estruturação de produtos finalizadores, Rosangela indica o Luviset® 360, polímero inovador multifuncional que apresenta alta fixação imediata e prolongada mesmo em alta umidade, sem a formação de flakes. O produto forma filme flexível, que inibe a deposição de agentes poluentes, sendo indicado para todos os tipos de cabelo, porém, em cabelos cacheados, promove modelagem e ativação dos cachos.

Outro ativo inovador apresentado pela Tovani Benzaquen é o CationHA™, hialuronato de sódio de diferentes pesos moleculares, desenvolvido pela Bloomage especialmente para o tratamento do couro cabeludo e fios de cabelos, que apresenta alta substantividade após o enxague.

CationHA™ aumenta a substantividade nos fios após enxágue

“O hialuronato de sódio de alto peso molecular forma um filme protetor contra os danos causados pela radiação UV e o hialuronato de sódio de baixo peso molecular penetra facilmente no couro cabeludo, promovendo alta hidratação, redução de caspas causadas por desidratação da pele, reduzindo as irritações e coceiras”, explica Rosangela.

Controle da caspa

A caspa é, sem dúvida, um dos distúrbios mais comuns do couro cabeludo. Hoda Nahas, gerente de vendas Latam da Lucas Meyer Cosmetics, esclarece que ela ocorre por conta a uma disbiose da microbiota, cararacterizada pela superproliferação do fungo da espécie Malassezia, além de os lipídios do sebo do couro cabeludo serem o principal nutriente para seu crescimento.

Hoda Nahas, Gerente de Vendas Latam da Lucas Meyer Cosmetics

Projetado para regular de forma natural e suave a hiperproliferação da Malassezia, enquanto preserva o ecossistema da microbiota do couro cabeludo a Lucas Meyer desenvolveu o Defenscalp™ PF, um ingrediente derivado vegetal multifuncional, extraído da planta Epilobium angustifolium e padronizado no polifenol Oenothein B.

“Ingrediente microbiota-friendly ao couro cabeludo, Defenscalp™ PF fornece resultados clínicos excelentes na seborregulação e na ação anticaspa, desde o primeiro uso, sem efeitos colaterais”, afirma Hoda, acrescentando que o ingrediente normaliza o sebo, reforça a coesão dos corneócitos e modula o sistema de defesa imunoinflamatória do couro cabeludo, para manter o couro cabeludo e o cabelo com aparência não oleosa e livre de flocos.

Hoda explica que o sistema de defesa imunoinflamatório, superativado na caspa e responsável pela inflamação do couro cabeludo, também é regulado pela atuação em um novo receptor alvo, o Toll-Like (TLR-2), um marcador específico de superproliferação de microrganismos. “Isso induz a uma normalização da produção de β-defensinas (hBD2 e hBD3), atestando umas das atividades do Defenscalp ™ na hiperproliferação da Malassezia”.

Entre os benefícios oferecidos pelo Defenscalp™, estudos clínicos mostraram resultados rápidos e excelentes na redução da oleosidade do couro cabeludo e caspa aderente e não aderente, já no primeiro uso, além de trazer uma abordagem científica para reequilibrar a microbiota do couro cabeludo, regulando o crescimento excessivo da população de fungos Malassezia (disbiose) sem ação antifúngica.

“Considerando que a maioria dos anticaspas antifúngicos tende a induzir efeitos indesejados, como irritação, inflamação ou alergia, Defenscalp™ PF atua de forma microbiota-friendly, podendo ser usado diariamente, sem efeitos colaterais”, completa Hoda.

Dupla ação contra a queda

Rafael Mancini, gerente de marketing da Volp, pontua que a queda de cabelos, também conhecida por alopecia, está presente na vida de muitas pessoas, podendo ter diversas causas, tais como distúrbios hormonais, fatores genéticos, estresse, uso de medicamentos e outras. “Algumas alopecias podem ser temporárias, porém existe um tipo em que a queda de cabelo é menos agressiva, mas muito angustiante. Podendo ter início em qualquer faixa etária, a alopecia androgenética é progressiva e hereditária e está relacionada ao hormônio masculino testosterona”.

Rafael Mancini, Gerente de Marketing da Volp

O executivo explica que a enzima 5a-redutase converte a testosterona para sua forma ativa dihidrotestosterona (DHT), que leva o folículo piloso a produzir fios cada vez mais finos até o ponto em que o cabelo deixa de crescer, impactando a aparência e também a autoestima da pessoa afetada. Buscando soluções eficazes e amigáveis ao meio ambiente, a Volp, em parceria com a Mibelle Biochemistry, apresenta um ativo com tecnologia inovadora: O RootBioTec HW.

Derivado da raiz do manjericão e com certificação Cosmos, o RootBioTec HW atua exatamente na inibição da atividade da enzima 5a-redutase, ao mesmo tempo em que estimula a papila dermal, ou seja, reduz a perda dos fios existentes e, simultaneamente, age no estímulo de nascimento e crescimento de novos fios.

“Pensando na saúde do cabelo como um todo, a Volp juntamente com a Solvay apresentam o Mackaderm LIA, emoliente 100% de origem vegetal, com certificação Cosmos, como uma alternativa sustentável ao silicone”, informa Mancini, que acrescenta que, com performance muito parecida ao silicone, o emoliente proporciona maciez, brilho e suavidade ao cabelo, sem deixá-lo com aspecto pesado.

Mancini também ressalta que sempre foi um desafio poder conservar os produtos utilizando matérias-primas mais amigáveis e que, buscando atender essa demanda, a Volp em parceria com a Sharon Labs oferecem o Sharomix 721, combinação de ácido dehidroacético, álcool benzílico e água. “É um sistema conservante composto de ácidos orgânicos, livre de conservantes polêmicos. De amplo espectro é muito versátil, pode ser utilizado em grande gama de produtos cosméticos. Apesar de ter origem sintética, seus componentes estão listados em conformidade aos padrões Cosmos”.

Emoliente sustentável

“O maior cuidado com a higiene pessoal parece ter aumentado a frequência de banhos e consequentemente, de lavagem dos cabelos dos brasileiros”, analisa Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco, que justifica citando dados da Abihpec, que apontam, na comparação entre 2019 e 2020, crescimento nas vendas de shampoos (7,9%), condicionadores (18,6%) e produtos de tratamento capilar (12,6%).

Tereza Victorio, Gerente Técnica da Dinaco

“A hora do banho ganhou relevância como momento para relaxar, mas o excesso de lavagens pode trazer danos, se não houver cuidado com os ingredientes dos produtos usados”, alerta. Tereza explica que, em shampoos, a limpeza proporcionada pelos tensoativos acaba retirando gordura dos fios e do couro cabeludo junto com as sujidades. Por isso contar com ativos que contribuam para o equilíbrio do couro cabeludo e dos fios é tão importante.

Uma alternativa sustentável a emolientes derivados do petróleo, parafinas e silicones oferecida pela Dinaco é o  NeossanceTM Squalane, desenvolvido pela Aprinnova, que possui múltiplos benefícios comprovados para aplicações em cabelo: melhora da penteabilidade, reduz o frizz e aumenta o brilho e a maciez. Estudos de eficácia revelaram melhora significativa na performance de produtos para hair care sem silicone. Segundo Tereza, no tratamento de mechas com um condicionador contendo 2% de NeossanceTM Squalane, foi possível observar uma redução do frizz de 15% e uma melhora na penteabilidade de 14%. “O NeossanceTM Squalane é um ingrediente multifuncional 100% natural, derivado da fermentação da cana-de-açúcar, uma fonte renovável e sustentável. Possui excelentes propriedades hidratantes e ainda proporciona um sensorial suave e luxuoso à formulação”, destaca. Confira o vídeo para saber como criar um condicionador NeossanceTM Squalane.

“Para o couro cabeludo, há ativos que já pressupõem uma rotina diária de cuidados para obtenção de um couro cabeludo mais saudável com menos descamação, coceira e aparência oleosa”, diz a gerente da Dinaco, que indica o Seascalp™ biomarine ingredient. Desenvolvido pela Lubrizol com tecnologia biomarinha e 99,5% de origem natural, segundo a ISO 16128, é um ingrediente biotecnológico que ajuda na função barreira da pele do couro cabeludo. O produto acalma o couro cabeludo com tendência à caspa e previne seu reaparecimento.

Em um estudo in vivo, homens e mulheres com caspa aplicaram um sérum com Seascalp™ biomarine ingredient a 3% no couro cabeludo, uma vez por dia, durante 28 dias. “Após esse período, os benefícios de ajudar a controlar os sintomas do couro cabeludo com tendência à inflamação foram observados por mais duas semanas, reduzindo a recorrência da caspa e proporcionando proteção e conforto, estendidos ao couro cabeludo”. Em outro estudo in vivo, após 28 dias a presença visível de flocos foi reduzida em 40,5%.

Estudo aponta que Seascalp™ reduz visivelmente a caspa após 28 dias

Nova geração de ingredientes

Luciana Rodrigues, gerente de aplicação e desenvolvimento de produtos para os cuidados do cabelo da Clariant, avalia que o ano passado foi desafiador, ao provocar e acelerar transformações nos hábitos de consumo de produtos de cuidados com os cabelos, como apressar a adesão à tendência DIY (Do It Yourself, faça você mesmo, em português) e aumentar a frequência de lavagens. “O consumidor compreendeu ainda mais que o cuidado com o cabelo começa na higiene, não somente dos fios, mas também do couro cabeludo. Esse é o primeiro passo nessa rotina e, por isso, aumentou a busca por produtos comprovadamente eficientes, suaves, seguros e menos agressivos”.

Luciana Rodrigues, Gerente de Aplicação e Desenvolvimento de Produtos para os cuidados do cabelo da Clariant

Segundo Luciana, os tensoativos suaves da linha GlucoTain® atendem a essa busca, por serem surfactantes de origem natural, suaves, seguros e multifuncionais. Entre seus benefícios, ela destaca a alta performance em espumação e limpeza, permitindo reduzir o teor de outros surfactantes, e o sensorial diferenciado, reduzindo a necessidade de polímeros condicionadores. Os produtos da linha também ajudam a construir a viscosidade do sistema surfactante aniônico, aumentando o grau de vegetalização, e possibilitam a  solubilização de fragrâncias e conservantes, sem a necessidade de adição de agentes etoxilados, gerando economia de tempo e custo. Além disso, são prontamente biodegradáveis e podem ser utilizados em produtos infantis, adultos e para animais.

A gerente também lembra que a pandemia intensificou os sentimentos de estresse, ansiedade e solidão, e que fatores como idade, genética e estilo de vida podem fazer com que os cabelos se tornem mais finos e com menos brilho. Uma pesquisa realizada pela Clariant e a Kantar, em 2016, apontou que 1 em cada 3 consumidores diz ter cabelos sem brilho e sem volume.  “Genadvance® Life faz parte de uma nova geração de agentes para cuidados dos fios, proporcionando condicionamento, brilho e volume adequado aos cabelos. Por ser multifuncional, o produto pode ser usado em shampoos, condicionadores com e sem enxagues, entre outros”. Confira o vídeo sobre os principais benefícios do produto.

“Também não podemos nos esquecer da importância de entregar uma experiência para o consumidor que, nesse período, quer explorar todos os sentidos e ser transportado para outra dimensão, nem que seja por alguns minutos. Então, o cheiro, o toque, o som da espuma e o visual são importantes”, destaca Luciana, indicando o Perlogen® SF 300, perolizante líquido processável a frio para produtos com enxágue. “O primeiro contato com o produto é por meio da visão. Com ele, é possível entregar excelente brilho às formulações, podendo ser usado facilmente em shampoos tradicionais ou livres de sulfato em baixas concentrações, devido a uma tecnologia patenteada Clariant. Além disso, a produção no Brasil facilita o fornecimento aos clientes locais”, complementa.

Localizado no Brasil, o Centro de Competência Global em cuidados com os cabelos da Clariant, desde 2017 vem gerando parcerias com indústrias do mundo todo, como China, Coreia do Sul, Turquia, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile e Brasil. A linha Genadvance® é um exemplo de produto desenvolvido e produzido no Brasil e comercializado globalmente.

Mais novidades no mercado

A recém-lançada linha Match Agente Antioleosidade de O Boticário conta com ativos tecnológicos e alta performance e efeito imediato nos fios, garantindo a sensação do cabelo recém-lavado por 48 horas. A fórmula contém zinco PCA e extrato de pepino, que atuam equilibrando a produção de oleosidade do couro cabeludo e na hidratação dos fios. Além dos itens de rotina como shampoo, condicionador e máscara, a linha também apresenta produtos de manutenção, como o shampoo antirresíduos, shampoo a seco e tônico antiefeito rebote.

Valor sustentável

No final ano passado, a Henkel lançou no Brasil a Authentic Beauty Concept, marca premium, vegana e holística voltada para cuidados com os cabelos cocriada com um coletivo de cabeleireiros. Com um conceito atrelado ao valor sustentável em sua cadeia de produção, a nova marca premium autenticidade  e estilos de cabelos mais próximos do real. Os produtos da marca são veganos, livres de sulfatos, parabenos e silicones, com os ingredientes purificados por decomposição por ultrassom e destilação a vapor, método não agressivo de extrair ingredientes naturais, enquanto preserva as características dos componentes.  Além disso, a marca apoia a Iniciativa Guar Sustentável (IGS), um programa lançado pela companhia Solvay para melhorar os meios de subsistência de milhares de pequenos produtores de feijões de Guar, na Índia, e fornecer responsavelmente o ingrediente aliado ao cuidado capilar Guar.

Doses concentradas

A Haskell ampliou duas linhas sucessos de venda, Mandioca e Cavalo Forte, com doses concentradas. Segundo a empresa, a versão mandioca promove tratamento instantâneo no interior da fibra capilar, hidratando, fortalecendo, nutrindo e alinhamento das cutículas promovendo brilho intenso aos cabelos secos e opacos. Já a Cavalo Forte é indicada para cabelos com dificuldade de crescimento. A dose concentrada promove tratamento reconstrutor, que age instantaneamente, proporcionando hidratação prolongada, resistência, maleabilidade, força, brilho e auxiliando no crescimento dos cabelos. A dose ainda ajuda a evitar a ruptura dos fios e impede a formação de pontas duplas.

Técnica Co-wash

Lançado como um produto 3 em 1, Eu Escolho Cachos Origem, da Nazca (co-wash, hidratação, creme para pentear) é um condicionador próprio para o co-wash, que faz sucesso principalmente entre as crespas e cacheadas. A técnica consiste em aplicar o produto no couro cabeludo e massageá-lo para estimular a circulação e promover uma limpeza melhor. Ele também pode ser utilizado como creme de hidratação ou para pentear.

Único com pH 9

A ATP Cosmetic GmbH lançou no início do ano o pH Plex, um tratamento dos cabelos desenvolvido para quem pinta ou descolore os fios em casa ou no salão, e deseja um sistema de proteção capilar rápido, confiável e fácil de usar. Segundo a empresa, é o único com mundo com pH-9, que permite fortalecer a estrutura capilar e reconstruir as ligações 3D. O tratamento pH Plex é composto por três produtos sachê em dose única dividido em etapas. As etapas 1 e 2 combinam com qualquer tintura ou clareador e proporciona uma sem alteração na cor do cabelo, além de reparar o nível molecular. A etapa 3 é para manutenção, usado uma vez por semana, que protege os fios dos danos naturais e do calor e garante um resultado duradouro.

Tratamento de salão

O lançamento da Aneethun Cachos System conta com produtos para uso de profissionais em fios ondulados, crespos e cacheados. Segundo a marca, toda a linha combina inovação e alta performance em uma formulação de ativos naturais, como o óleo de tamanu, altamente nutritivo e hidratante para o crescimento saudável do fio, além de um sistema avançado de tensoativos que higieniza e protege a estrutura capilar. Os itens contam ainda com alta emoliência e repositores lipídicos, que restauram o cabelo de dentro para fora proporcionando força e brilho. “Nosso objetivo é mostrar para a crespa, cacheada e ondulada que esse processo de cuidados, realizado pelo profissional de beleza, pode oferecer uma experiência exclusiva e um resultado perfeito com produtos adequados para uso e aplicação no salão”, destaca Gleyce Correa, gestora de produto e desenvolvimento da Aneethun.

Investimento recorde

Com o objetivo de oferecer soluções para cada necessidade capilar e promovendo o máximo de vitalidade para os fios por meio de produtos com qualidade de salão de beleza, a Mahogany, apresenta ao mercado no início de março sua nova linha Vital Hair. Composta por 15 itens, divididos em seis categorias, a linha Vital Hair oferece soluções para todos os tipos de cabelos: Repair (reparação de danos profundos na cutícula), Keep Liss (efeito liso e sem frizz), Gloss (máximo de brilho e hidratação), Matize (tonalização para fios loiros naturais ou tingidos), Control (equilíbrio da oleosidade) e Curly (tratamento e definição dos cachos). Segundo Brian Drummond, gerente de marketing, o lançamento representou investimento recorde da marca em pesquisa e desenvolvimento. “Com estes lançamentos, visamos elevar a percepção da Mahogany perante o mercado seletivo de cosméticos brasileiros e entregar resultados cada vez mais perceptíveis aos nossos consumidores”.

A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane, ampliou seu portfólio de cuidados para cabelos com o lançamento de Cabeleira Brasileira. São duas linhas exclusivas para atender as necessidades diárias para os fios naturalmente lisos e alisados e cacheados. Para cada linha, um ingrediente natural foi selecionado. O óleo de maracujá da Caatinga inspira a linha Maracujá para cabelos cacheados, e a já conhecida linha Cana-de-Açúcar, para cabelos naturalmente lisos e alisados, passa por mudanças na fórmula com extrato desse ingrediente prometem hidratar e dar mais brilho aos cabelos.

Contra o afinamento

Para auxiliar no combate à alopecia androgenética e eflúvio telógeno, doenças que causam afinamento e queda dos fios de cabelo, a Medical Doctor acaba de lançar o shampoo e a loção Neosil, produtos especialmente formulados para ajudar na recuperação, fortalecimento e crescimento capilar. Os produtos são formulados com a tecnologia Tre-Bio Complex, que possui triplo mecanismo de ação contra a queda capilar, já que combina o silício orgânico (Hydrasil) com os ativos Bio-Ex e Capyxil.

Força e crescimetno

A Kolene também lançou uma linha de tratamento capilar para o crescimento saudável dos fios: Força e Crescimento. Com fórmula 100% vegana e liberada, a linha conta mercado com quatro produtos, três máscaras de tratamento e um creme para pentear finalizador, que oferecem tratamento completo para o cronograma capilar e os fios em transição – Hidratação, Reconstrução, Nutrição e Finalização. A etapa de Nutrição, por exemplo, combina sete óleos. Já o tratamento para Hidratação dos fios une manteiga de manga, proteína do arroz e Vitamina E, enquanto a etapa de Reconstrução auxilia na reconstrução dos cabelos com queratina, tutano vegetal, colágeno vegetal e cisteína. Completando a linha, o creme para pentear mistura sete óleos com a proteína do arroz e atua como um finalizador. Juntos, os produtos combatem o ressecamento, tratam a quebra, repõem a massa e encorpam os fios.

Saúde e diversidade

Andrew McDougall, Analista Global de beleza e cuidados pessoais da Mintel

Andrew McDougall, analista Global de beleza e cuidados pessoais da Mintel, destaca que o interesse cada vez maior pelo bem-estar geral faz com que muitos consumidores prestem mais atenção à saúde do cabelo, já que estão optando por estilos naturais e produtos que os ajudem nessa escolha. Segundo a empresa de pesquisas, 34% das mulheres brasileiras define seu penteado atual como ‘natural’, ou seja, sem coloração ou tratamento. “A diversidade do cabelo precisa ser um foco principal para as marcas de cuidados com os cabelos em 2021. Assim como nos cuidados com a pele e cosméticos coloridos, os consumidores estão exigindo uma variedade maior de produtos capilares para diferentes texturas capilares”.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers