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Mercado brasileiro de pet care crescerá mais de 55% nos próximos 5 anos

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Vendas superaram os R$ 4,49 bilhões em 2023, com elevação de 12,25%

Por Estela Mendonça 

As vendas globais de produtos de pet care, excluindo alimentação e os medicamentos veterinários, atingiram US$ 50,6 bilhões em 2023, com variação de 6,07% em relação ao ano anterior, segundo a Euromonitor International, que prevê crescimento de quase 34% para os próximos 5 anos, devendo ultrapassar R$ 67,8 bilhões em 2028.

Já no Brasil, o mercado de pet care cresceu mais do que o dobro da média global no ano passado. O aumento nas vendas foi 12,25% na comparação com 2022, superando R$ 4,49 bilhões. A previsão da Euromonitor é de que as vendas vão disparar em quase 56% até 2028, totalizando R$ 7 bilhões.

Saúde e bem-estar em alta

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet, que ainda não divulgou o balanço fechado de 2023, anunciou em janeiro, com base nos dados compilados até o 3% trimestre, que o segmento pet vet (produtos veterinários) cresceu 16% em faturamento 2023, seguido por pet care (15%), e pet food (10,6%), que representa 78% do faturamento.

“Este dado é positivo, pois mostra que, ao passo que a maior parte do faturamento está no pet food, as pessoas estão procurando maiores cuidados de saúde, higiene e bem-estar para seus animais de estimação, que são cada vez mais membros das famílias”, comentou o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

Cresce preferência por gatos

Os números mais recentes sobre a população de animais divulgados pela Abinpet, com base em dados da Euromonitor, indicam que os pets já somavam quase 168 milhões em 2022, sendo que a população de gatos é a que mais cresceu (6%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares brasileiros possuem atualmente um número maior de animais de estimação do que de crianças.

Crescimento significativo

Em relatório divulgado no ano passado, a Euromonitor destacou que saúde preventiva dos animais de estimação está se tornando cada vez mais importante. “Pet care no Brasil é um dos mercados mais proeminentes e tem experimentado um crescimento significativo”, avaliou o relatório.

Outro ponto importante apontado pela Euromonitor é que apesar de possuir a terceira maior população de animais de estimação do mundo, uma proporção significativa de donos de animais de estimação no Brasil pertence às classes de baixa renda C, D e E. Por outro lado, a pandemia, que intensificou a atenção dada à saúde humana, também refletiu nos cuidados com os animais de estimação.

Oportunidades de negócios

De olho nas oportunidades que o mercado de pet care oferece, o Grupo Boticário, anunciou em outubro do ano passado sua entrada na categoria, com o lançamento da marca Au.Migos Pets, composta por shampoos, condicionadores, limpadores hidratantes para patas e colônias. “A entrada no segmento pet reforça que nossa expertise em acompanhar as tendências de mercado extrapola a atuação em beleza e cosmética, justamente porque busca inovar na conexão com o consumidor”, afirmou na época do lançamento Renata Gomide, vice-presidente de consumer. “Com a chegada de Au.Migos Pets, vamos nos conectar de uma forma totalmente nova com 7 a cada 10 lares brasileiros”, completou. O mais novo lançamento da marca é o Banho a Seco para cães e gatos.

Higiene bucal sem escova

Mundialmente, muitas marcas têm se destacado no mercado de pet care com produtos que trazem novas soluções para as principais demandas dos tutores. A Skout’s Honor inovou em produtos de higiene bucal para pets, com o lançamento nos Estados Unidos de uma nova linha de oral care “sem escova”. A linha inclui dois Water Additives (manteiga de amendoim + bacon e sem sabor), Oral Gel (manteiga de Amendoim + bacon), Dental Wipes e uma solução Advanced Dental Drops. “Os produtos comprovadamente combatem eficazmente a placa bacteriana e o tártaro e refrescam o hálito rapidamente, oferecendo uma excelente oportunidade para redefinir uma categoria que precisa de uma ‘renovação’ há um bom tempo”, disse Jenny Gilcrest, vice-presidente de marketing.

Poder dos probióticos

Outro lançamento inovador da marca é a Probiotic Grooming and Wellness Skout’s Honor, que conta com shampoo, condicionador e outros itens, que oferecem benefícios dos probióticos tópicos, como aumento das defesas naturais dos animais de estimação contra coceira, odor e queda dos pelos.

Shampoos em pó concentrados

Os Concentrated Shampoos Powder da Alzoo para cães com pele sensível eliminam a necessidade de frascos descartáveis. Basta adicionar água para criar um produto de higiene para cães mais sustentável. O frasco de alumínio reciclado da Alzoo pode ser usado continuamente. O shampoo concentrado é livre de sulfato, corante, parabeno, sabão e crueldade.

Shampoo tonalizante

O Warren London Canine Color, fabricado nos Estados Unidos, é um shampoo colorido com enxágue fácil de usar para cães. Basta lavar o animal com shampoo para obter cores criativas e intensas. A coloração temporária, disponível em oito cores, é  segura e suave para a pelagem do animal de estimação e pode ser usada também em cavalos, gatos, coelhos e outros.

Tratamento antiqueda

A marca polonesa Vet Expert lançou a linha de dermocosméticos veterinários Stimuderm Ultra, composta por shampoo e sérum para cães com queda excessiva de pelos de diversas origens. A fórmula  baseia-se na molécula ACTIVE NTM™, uma substância que estimula o crescimento do pelo, cientificamente comprovado, prolongado a fase anágena e inibindo a catágena, além de fortalecer os folículos pilosos, estimular a microcirculação e o processo de criação de novos vasos sanguíneos

Blends exclusivos

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, destaca que a Fortune Business Insights prevê que o mercado de pet care saltará de US$ 235,32 bilhões em 2022 para US$ 368,88 bilhões até 2031. “Os animais de estimação fazem parte da família e os seus tutores priorizam a higiene e os cuidados. Existe uma ótima oportunidade para produtos de cuidados que fornecem higiene e condicionamento suaves, com efetividade”, analisa.

A Stepan Company desenvolveu dois blends, STEPAN-MILD® 30 SF e STEPANQUAT® Care Base, para facilitar o desenvolvimento de produtos para higiene e condicionamento dos pelos.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

O STEPAN-MILD® 30 SF, segundo Fernanda, é uma mistura concentrada de surfactantes livres de sulfatos, que pode ser usado em diferentes tipos de aplicações e proporciona excelente volume de espuma e fácil construção de viscosidade. “Sua baixa irritabilidade o torna útil para produtos de higiene suaves. Esse benefício foi comprovado através de testes de irritabilidade dérmica (HRIPT) e teste ocular realizado em laboratório parceiro. O produto é ideal para formulações transparentes”.

Já o STEPANQUAT® Care Base é a indicação da Stepan para o desenvolvimento de condicionadores, máscaras de tratamento e cremes de pentear.  Fernanda que recomenda concentração de uso a partir de 5% em água e acrescenta que, devido a sua fácil dispersão, é possível trabalhar com esse material em processo a frio, sendo uma ótima alternativa para redução de custo e otimização de processo. “STEPANQUAT® Care Base vai doar viscosidade, maciez e suavidade para o produto final. Facilita a penteabilidade dos pelos a seco e úmido, além de colaborar para a maleabilidade e definição de pelos cacheados”.

Pelos restaurados

Para restauração dos pelos, Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag, indica o BELSIL® ADM 8301, uma microemulsão amínica e não iônica de polidimetilsiloxano aminofuncional, contendo 20% de ativos. “Ele é capaz de formar um filme sobre a fibra dos pelos, restaurando sua superfície, promovendo toque macio e entregando excelentes propriedades condicionantes e térmicas”.

Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag

Segundo Stephanie, o BELSIL® ADM 8301 melhora, ainda, a escovação a seco e a úmido, aumenta a espessura do fio (conhecido como efeito fluffy) e auxilia no tratamento de pelos danificados, além de contribuir na ação antipoluição.

A Brenntag oferece também a linha Citropet, composta por quatro ingredientes exclusivos de cuidados dedicados aos pets, sendo todos 100% vegetais, formados pela sinergia de óleos e manteigas, o que confere à linha características únicas.

A especialista da Brenntag destaca o ativo C-Protect, que conta com uma combinação de óleos vegetais capaz de formar uma camada protetora sobre a pele, que intensifica os mecanismos de defesa dos pets contra microrganismos e insetos em geral, agindo como um repelente natural. “Este ativo possui poderosos aliados na proteção dos pets que, de maneira segura, ajudam a promover o bem-estar e a sensação de relaxamento. O C-Protect é perfeito para aquele momento de zelo e atenção à saúde e conforto dos nossos amigos”, explica.

Engajamento às causas

Uma coligação global de especialistas em bem-estar animal, em parceria com a Mars, divulgou em janeiro os resultados do maior estudo internacional de sempre sobre a falta de lares para animais de estimação. O State of Pet Homelessness Project teve como objetivo compreender a escala da falta de moradia de animais de estimação e os fatores que contribuem para que os animais de estimação estejam nas ruas ou em abrigos, dando luz às necessidades de uma enorme população oculta de animais de estimação hoje.

Loïc Moutault, presidente global da Mars Petcare

Usando dados de mais de 900 fontes globais e locais, juntamente com quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas, o projeto desenhou o cenário da falta de moradia de animais de estimação em 20 países, incluindo o Brasil. As conclusões revelaram que quase 35% dos cães e gatos vivem nas ruas ou estão atualmente em abrigos, sendo 143 milhões de cães nas ruas e 12 milhões e abrigos e 203 milhões de gatos nas ruas e 4 milhões em abrigos.

“Pretendemos apoiar 30 milhões de animais de estimação vulneráveis ​​ao longo dos próximos cinco anos e esperamos que estes dados nos permitam – e a outros – fazer intervenções que façam uma grande diferença”, disse Loïc Moutault, presidente global da Mars Petcare.

Felicidade é prioridade

Um estudo da Kantar nos Estados Unidos, divulgado em outubro, revelou que a maioria dos donos de animais de estimação priorizaria a felicidade de seus animais de estimação em detrimento de sua saúde, se pudesse escolher. Na pesquisa, 63% dos donos de animais de estimação disseram que é mais importante que seus animais de estimação sejam felizes do que manter o peso perfeito, bem acima dos 59% da pesquisa de 10 atrás. A mudança é em grande parte impulsionada pelos consumidores millennials, na faixa dos 30 e 40 anos, com 68% priorizando a felicidade em vez do peso.

Casa multiespécie

Entre as 13 principais tendências devem moldar o desenvolvimento de produtos e serviços em 2024 e nos próximos anos, a WGSN destacou a “casa multiespécie”, que aborda a adaptação dos espaços para as necessidades dos animais de estimação e das plantas.

Segundo a tendência, a casa multiespécie abriga diversas espécies de seres vivos e atende diversas gerações: “De Baby Boomers e pessoas da Geração X, que adotam aves, cães e gatos, já que os filhos se mudaram de casa, aos Millennials e à Geração Z, que tratam seus pets como filhos e suas plantas como companheiras”, afirmou o time de tendências da WGSN, descrevendo o surgimento de famílias não tradicionais, “com plantas ‘morando’ em nossas salas de estar, pets que dormem em nossas camas enquanto a cozinha abriga a produção de kombucha”.

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