Mercado brasileiro de pet care crescerá mais de 55% nos próximos 5 anos
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Vendas superaram os R$ 4,49 bilhões em 2023, com elevação de 12,25%
Por Estela Mendonça
As vendas globais de produtos de pet care, excluindo alimentação e os medicamentos veterinários, atingiram US$ 50,6 bilhões em 2023, com variação de 6,07% em relação ao ano anterior, segundo a Euromonitor International, que prevê crescimento de quase 34% para os próximos 5 anos, devendo ultrapassar R$ 67,8 bilhões em 2028.
Já no Brasil, o mercado de pet care cresceu mais do que o dobro da média global no ano passado. O aumento nas vendas foi 12,25% na comparação com 2022, superando R$ 4,49 bilhões. A previsão da Euromonitor é de que as vendas vão disparar em quase 56% até 2028, totalizando R$ 7 bilhões.
Saúde e bem-estar em alta
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet, que ainda não divulgou o balanço fechado de 2023, anunciou em janeiro, com base nos dados compilados até o 3% trimestre, que o segmento pet vet (produtos veterinários) cresceu 16% em faturamento 2023, seguido por pet care (15%), e pet food (10,6%), que representa 78% do faturamento.
“Este dado é positivo, pois mostra que, ao passo que a maior parte do faturamento está no pet food, as pessoas estão procurando maiores cuidados de saúde, higiene e bem-estar para seus animais de estimação, que são cada vez mais membros das famílias”, comentou o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.
Cresce preferência por gatos
Os números mais recentes sobre a população de animais divulgados pela Abinpet, com base em dados da Euromonitor, indicam que os pets já somavam quase 168 milhões em 2022, sendo que a população de gatos é a que mais cresceu (6%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares brasileiros possuem atualmente um número maior de animais de estimação do que de crianças.
Crescimento significativo
Em relatório divulgado no ano passado, a Euromonitor destacou que saúde preventiva dos animais de estimação está se tornando cada vez mais importante. “Pet care no Brasil é um dos mercados mais proeminentes e tem experimentado um crescimento significativo”, avaliou o relatório.
Outro ponto importante apontado pela Euromonitor é que apesar de possuir a terceira maior população de animais de estimação do mundo, uma proporção significativa de donos de animais de estimação no Brasil pertence às classes de baixa renda C, D e E. Por outro lado, a pandemia, que intensificou a atenção dada à saúde humana, também refletiu nos cuidados com os animais de estimação.
Oportunidades de negócios
De olho nas oportunidades que o mercado de pet care oferece, o Grupo Boticário, anunciou em outubro do ano passado sua entrada na categoria, com o lançamento da marca Au.Migos Pets, composta por shampoos, condicionadores, limpadores hidratantes para patas e colônias. “A entrada no segmento pet reforça que nossa expertise em acompanhar as tendências de mercado extrapola a atuação em beleza e cosmética, justamente porque busca inovar na conexão com o consumidor”, afirmou na época do lançamento Renata Gomide, vice-presidente de consumer. “Com a chegada de Au.Migos Pets, vamos nos conectar de uma forma totalmente nova com 7 a cada 10 lares brasileiros”, completou. O mais novo lançamento da marca é o Banho a Seco para cães e gatos.
Higiene bucal sem escova
Mundialmente, muitas marcas têm se destacado no mercado de pet care com produtos que trazem novas soluções para as principais demandas dos tutores. A Skout’s Honor inovou em produtos de higiene bucal para pets, com o lançamento nos Estados Unidos de uma nova linha de oral care “sem escova”. A linha inclui dois Water Additives (manteiga de amendoim + bacon e sem sabor), Oral Gel (manteiga de Amendoim + bacon), Dental Wipes e uma solução Advanced Dental Drops. “Os produtos comprovadamente combatem eficazmente a placa bacteriana e o tártaro e refrescam o hálito rapidamente, oferecendo uma excelente oportunidade para redefinir uma categoria que precisa de uma ‘renovação’ há um bom tempo”, disse Jenny Gilcrest, vice-presidente de marketing.
Poder dos probióticos
Outro lançamento inovador da marca é a Probiotic Grooming and Wellness Skout’s Honor, que conta com shampoo, condicionador e outros itens, que oferecem benefícios dos probióticos tópicos, como aumento das defesas naturais dos animais de estimação contra coceira, odor e queda dos pelos.
Shampoos em pó concentrados
Os Concentrated Shampoos Powder da Alzoo para cães com pele sensível eliminam a necessidade de frascos descartáveis. Basta adicionar água para criar um produto de higiene para cães mais sustentável. O frasco de alumínio reciclado da Alzoo pode ser usado continuamente. O shampoo concentrado é livre de sulfato, corante, parabeno, sabão e crueldade.
Shampoo tonalizante
O Warren London Canine Color, fabricado nos Estados Unidos, é um shampoo colorido com enxágue fácil de usar para cães. Basta lavar o animal com shampoo para obter cores criativas e intensas. A coloração temporária, disponível em oito cores, é segura e suave para a pelagem do animal de estimação e pode ser usada também em cavalos, gatos, coelhos e outros.
Tratamento antiqueda
A marca polonesa Vet Expert lançou a linha de dermocosméticos veterinários Stimuderm Ultra, composta por shampoo e sérum para cães com queda excessiva de pelos de diversas origens. A fórmula baseia-se na molécula ACTIVE NTM™, uma substância que estimula o crescimento do pelo, cientificamente comprovado, prolongado a fase anágena e inibindo a catágena, além de fortalecer os folículos pilosos, estimular a microcirculação e o processo de criação de novos vasos sanguíneos
Blends exclusivos
Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, destaca que a Fortune Business Insights prevê que o mercado de pet care saltará de US$ 235,32 bilhões em 2022 para US$ 368,88 bilhões até 2031. “Os animais de estimação fazem parte da família e os seus tutores priorizam a higiene e os cuidados. Existe uma ótima oportunidade para produtos de cuidados que fornecem higiene e condicionamento suaves, com efetividade”, analisa.
A Stepan Company desenvolveu dois blends, STEPAN-MILD® 30 SF e STEPANQUAT® Care Base, para facilitar o desenvolvimento de produtos para higiene e condicionamento dos pelos.
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Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan
O STEPAN-MILD® 30 SF, segundo Fernanda, é uma mistura concentrada de surfactantes livres de sulfatos, que pode ser usado em diferentes tipos de aplicações e proporciona excelente volume de espuma e fácil construção de viscosidade. “Sua baixa irritabilidade o torna útil para produtos de higiene suaves. Esse benefício foi comprovado através de testes de irritabilidade dérmica (HRIPT) e teste ocular realizado em laboratório parceiro. O produto é ideal para formulações transparentes”.
Já o STEPANQUAT® Care Base é a indicação da Stepan para o desenvolvimento de condicionadores, máscaras de tratamento e cremes de pentear. Fernanda que recomenda concentração de uso a partir de 5% em água e acrescenta que, devido a sua fácil dispersão, é possível trabalhar com esse material em processo a frio, sendo uma ótima alternativa para redução de custo e otimização de processo. “STEPANQUAT® Care Base vai doar viscosidade, maciez e suavidade para o produto final. Facilita a penteabilidade dos pelos a seco e úmido, além de colaborar para a maleabilidade e definição de pelos cacheados”.
Pelos restaurados
Para restauração dos pelos, Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag, indica o BELSIL® ADM 8301, uma microemulsão amínica e não iônica de polidimetilsiloxano aminofuncional, contendo 20% de ativos. “Ele é capaz de formar um filme sobre a fibra dos pelos, restaurando sua superfície, promovendo toque macio e entregando excelentes propriedades condicionantes e térmicas”.
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Stephanie Lopes, especialista técnica de HI&I da Brenntag
Segundo Stephanie, o BELSIL® ADM 8301 melhora, ainda, a escovação a seco e a úmido, aumenta a espessura do fio (conhecido como efeito fluffy) e auxilia no tratamento de pelos danificados, além de contribuir na ação antipoluição.
A Brenntag oferece também a linha Citropet, composta por quatro ingredientes exclusivos de cuidados dedicados aos pets, sendo todos 100% vegetais, formados pela sinergia de óleos e manteigas, o que confere à linha características únicas.
A especialista da Brenntag destaca o ativo C-Protect, que conta com uma combinação de óleos vegetais capaz de formar uma camada protetora sobre a pele, que intensifica os mecanismos de defesa dos pets contra microrganismos e insetos em geral, agindo como um repelente natural. “Este ativo possui poderosos aliados na proteção dos pets que, de maneira segura, ajudam a promover o bem-estar e a sensação de relaxamento. O C-Protect é perfeito para aquele momento de zelo e atenção à saúde e conforto dos nossos amigos”, explica.
Engajamento às causas
Uma coligação global de especialistas em bem-estar animal, em parceria com a Mars, divulgou em janeiro os resultados do maior estudo internacional de sempre sobre a falta de lares para animais de estimação. O State of Pet Homelessness Project teve como objetivo compreender a escala da falta de moradia de animais de estimação e os fatores que contribuem para que os animais de estimação estejam nas ruas ou em abrigos, dando luz às necessidades de uma enorme população oculta de animais de estimação hoje.
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Loïc Moutault, presidente global da Mars Petcare