Retomada do Recicle com a Natura no Dia do Consumo Consciente tem o objetivo de alcançar a meta de 100% de descarte responsável até 2030. Embalagens poderão ser trocadas por produtos e cupons de desconto nas lojas, no espaço digital ou com a consultora de beleza.
Às vésperas do Dia do Consumo consciente, celebrado em 15 de outubro, a Natura relança seu programa de logística reversa com o objetivo de estimular a sociedade a adotar hábitos mais conscientes em relação à circularidade. A partir de agora, o Recicle com a Natura torna-se multicanal e amplia sua capilaridade de pontos de recebimento de embalagens em todo o território nacional, passando a incluir mais de 650 lojas próprias e franquias Aqui Tem Natura em mais de 280 cidades brasileiras – um aumento de mais de 540 pontos em relação a 2020, quando o programa foi lançado.
De acordo com Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co América Latina, o relançamento integra uma das iniciativas da Natura no pilar de circularidade, que dá vida a uma das três causas da marca, Mais Beleza, Menos Lixo. “Estamos muito felizes com a nova etapa do programa de logística reversa e convidamos cada um de nossos clientes a fazer parte desse movimento de impacto social e ambiental conosco”, afirma.
Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável e compostável. O objetivo agora é chegar a 100% até o final da década e reduzir, de forma geral, a quantidade total de material de embalagem que utiliza, meta que faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), também conhecido como Compromisso com a Vida. Outra ambição da empresa é alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.
“Uma das premissas de nosso posicionamento é integrar toda a sociedade à jornada da Natura em prol de um mundo mais bonito. Nossas metas são ambiciosas, mas não as alcançaremos sozinhos. Para atingir a circularidade total do produto e atender às ambições da meta carbono zero, precisaremos buscar soluções inovadoras e estimular o engajamento e conscientização de todos”, afirma Paula.
Recicle com a Natura: como funciona
Na nova dinâmica do Recicle com a Natura, a cada cinco embalagens vazias de produtos de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co entregues nas lojas participantes (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), os clientes e as Consultoras de Beleza Natura ganharão diferentes benefícios pela atitude consciente, como brinde e 10% de desconto nas compras.
Um dos diferenciais do Recicle com a Natura é ser um programa multicanal, ou seja, o cliente pode escolher a forma que deseja resgatar os descontos de acordo com a sua preferência. Para isso, os interessados podem ir até uma loja Natura ou The Body Shop ou também fazê-lo de forma on-line, caso queiram utilizar o cupom em compras nos canais digitais da marca ou no espaço da sua consultora ou consultor de beleza. Para esta última opção, o consumidor ou a consultora deve primeiro habilitar, na própria loja física, seu cadastro no site Soma Vantagens, onde, posteriormente, poderá acompanhar sua pontuação, visualizar recompensas disponíveis, ver extrato das transações realizadas e convidar outras pessoas para participar.
Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura serão destinados a 14 diferentes cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. As operações são realizadas em parceria com a Trashin, startup parceira da marca na nova fase do programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a estimativa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e neutralizar todo o carbono emitido por meio da operação de destinação dos resíduos, além de gerar impacto social positivo para mais de 360 famílias cooperadas.
Natura Elos completa cinco anos
Como reforço ao seu compromisso com a geração de impactos socioambientais positivos, a empresa investe em ações que movimentam a economia da reciclagem. O Programa Natura Elos, que completa cinco anos em 2022, estabelece a responsabilidade compartilhada entre a empresa e cooperativas, recicladores e fabricantes. A iniciativa colabora para assegurar a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa da cadeia de reciclagem. Nessa meia década, Natura Elos mobilizou mais de 1.400 recicladores associados a 68 cooperativas que atendem 55 municípios de 16 estados brasileiros. Até o momento, mais de 46 mil toneladas de materiais foram comercializadas para incorporação em novas embalagens.
A partir de 2019, o programa passou a contar com a atuação na Amazônia por meio do projeto Rios Vivos, iniciativa do grupo Natura &Co para a mobilização de redes de coleta seletiva em comunidades ribeirinhas no Amazonas e no Pará. Desde junho, a iniciativa conta ainda com um fundo para impulsionar a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo assistidas pelo Rios Vivos, alavancando maiores volumes de materiais reciclados para fabricação de embalagens da Natura. Por meio do fundo, Natura &Co realiza aportes que são destinados à melhoria das cooperativas alocadas nos núcleos já criados e à expansão do projeto para outros locais da Amazônia. A gestão conta com o apoio da Sitawi, organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social.
Outro destaque do programa é a parceria com o Instituto Recicleiros, iniciada em 2021, para a captação de vidro incolor que atingiu, em agosto deste ano, o marco de 50 toneladas de resíduos coletados. Além de assegurar a destinação correta, a iniciativa gera renda para os catadores destas cooperativas e ainda fornece resíduos que podem ser reinvestidos na melhoria do processo produtivo dessas cooperativas.
Já com o GreenMining e Reciclilha, Natura Elos possibilitou a reciclagem de mais de 75 toneladas de plástico do coletado em Ilhabela, litoral de São Paulo, que foram transformados em matéria-prima para a composição das tampas da linha de perfumes Kaiak. A ação reduziu o gasto das prefeituras com aterramento de resíduos e fortalece as instituições locais.