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Natura vende Aesop para L’Oréal por mais de US$ 2,5 bilhões

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A Natura fechou, nesta segunda-feira, a venda da marca de produtos de luxo e bem-estar Aesop para a francesa L’Oréal por US$ 2,52 bilhões (R$ 12,8 bilhões). A operação será feita em dinheiro.

A companhia brasileira havia comprado a australiana há uma década por uma pequena fração do valor pago pela L’Oréal: US$ 100 milhões. O valor da transação de hoje também equivale a quase 70% de toda a capitalização de mercado da Natura na Bolsa (R$ 18,5 bilhões).

A venda permitirá que a Natura retire peso do seu balanço, que é justamente uma das missões de Fábio Barbosa desde que assumiu o comando da companhia, em meados do ano passado. A L’Oréal está pagando cifra próxima a toda dívida bruta do grupo, que encerrou 2022 em R$ 13,4 bilhões. O índice de endividamento — que equivale à relação entre dívida líquida e Ebitda, uma métrica de geração de caixa — é de 3,49 vezes, um dos maiores dos últimos anos e considerado elevado por analistas.

A operação também tende a aliviar a pressão sobre a Natura entre investidores. A ação da companhia acumula perdas de quase 80% na Bolsa desde seu pico histórico, em meados de 2021.

O anúncio foi feito após o fechamento do mercado, mas ação da Natura saltou 8% no after-hours da Bolsa de Nova York, a US$ 5,76.

Em nota, Barbosa disse que “a venda da Aesop marca um novo ciclo de desenvolvimento para a Natura &Co.”

“Com uma estrutura financeira fortalecida e um balanço desalavancado, a Natura &Co poderá aprofundar o foco em suas prioridades estratégicas, especialmente em seu plano de investimentos na América Latina. Também poderemos nos concentrar em continuar aprimorando os negócios da The Body Shop e reorientar a presença da Avon International”, acrescentou.

Já Nicolas Hieronimus, CEO da L’Oréal, disse que a Aesop é “uma marca fortemente conectada com todas as tendencias atuais” e que a L’Oréal vai “acelerar a realização de seu enorme potencial de crescimento, principalmente na China e no Travel Retail (o varejo de aeroporto)”

L’Oréal bate concorrentes
A Natura procurava um comprador para a Aesop desde setembro do ano passado. Para ficar com ela, a L’Oréal bateu outros interessados, como a também francesa LVMH (dona da Louis Vuitton) e a firma japonesa de cosméticos Shiseido.

A marca de beleza australiana foi criada em 1987 e é voltada para o segmento de luxo. A empresa opera por meio de 394 lojas, balcões de lojas de departamento e comércio eletrônico. Hoje, um dos focos da Aesop tem sido fortalecer sua presença na Ásia — a marca acaba de abrir suas duas primeiras lojas na China.

No ano passado, o faturamento da Aesop bateu pouco mais de R$ 3 bilhões, um crescimento anual de 4,2% e equivalente a 6% de todos os negócios da Natura. (O número não abrange as operações da marca na América Latina).

No último balanço financeiro, a Natura informou que a Aesop registrou crescimento de dois dígitos em todas as regiões em que opera, embora a variação cambial resulte em um número menor quando consolidado em reais.

 

 

 

 

Fonte: O Globo 03.04.2023

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