A marca expert em mulheres negras lança 16 produtos pensados para as brasileiras, com fórmulas desenvolvidas para nosso universo de multicurvaturas, nossas particularidades e as diferentes necessidades capilares
Já ouviu falar que um cabelo 3A ou 4B? Acostumadas a identificar seus tipos de cabelo de acordo com a curvatura, muitas mulheres crespas e cacheadas se baseiam por uma tabela criada nos Estados Unidos e adotada internacionalmente com letras e números, divididos em classificações para saber a característica de suas madeixas. Mas quem disse que os crespos e cachos das brasileiras são iguais aos das negras americanas ou europeias, por exemplo? Essa reflexão foi o ponto de partida para Rosangela Silva juntamente com o time da Negra Rosa – com a coparticipação da sua comunidade das redes sociais – desenvolver uma nova linha de cuidados capilares totalmente pensada para as particularidades das mulheres negras do nosso País.
“Celebramos a diversidade em tudo e não poderia ser diferente com o lançamento da linha capilar. Queremos que a consumidora descubra a autenticidade da Negra Rosa em cada curva de seus fios”, resume Rosangela Silva, fundadora e curadora da marca. Com uma visão única e inovadora, a marca partiu do princípio de que o cabelo crespo não é um tipo nem um número. E sim universo cheio de particularidades. “Ainda mais quando se trata de mulheres tão miscigenadas como nós, brasileiras. Temos multicurvaturas e nossos fios são muito mais do que números e letras. Quis trazer nesse lançamento um conceito real para mulheres reais”, revela.
“Quero facilitar a escolha dos melhores cuidados para cada necessidade dos cabelos crespos e cacheados”, completa, explicando que há uma série de fatores que influenciam os tipos capilares em cada região como miscigenação, hábitos, clima etc. “Uma tabela internacional não faz mais tanto sentido para nós. Até porque muitas mulheres negras têm mais de um tipo de curvatura e o cabelo também vai mudando ao longo da vida. De acordo com os processos químicos e os produtos utilizados, essa quantidade de tipos pode aumentar ainda mais, atrapalhando a identificação correta”. Ainda assim, para quem gosta do modelo tradicional e/ou quiser continuar adotando a tabela internacional de tipos, a Negra Rosa publicou instruções na embalagem de cada produto com sua classificação compatível, identificada por letras e números.
Novidades da Negra Rosa para os cabelos
Depois de um longo e inovador processo de formulação baseado em performance e resultado – que começou em 2022 com pesquisa de mercado, ativos e desenvolvimento até realização de testes, ajustes, produção e comercialização em 2024 – a Negra Rosa amplia agora sua linha de cuidados capilares para oferecer um portfólio cada vez mais completo ao seu público. São 16 novos produtos no total, com linhas de shampoo, condicionador e máscara capilar com 4 funcionalidades diferentes. Suas fórmulas foram totalmente pensadas para as necessidades das mulheres negras e incluem ingredientes naturais: Hidratação Colágeno, Nutrição Manteiga, Reconstrução Tutano e Reparação Queratina. Além disso, esse grande lançamento inclui 4 cremes de pentear com uma inovadora classificação baseada nos tipos de curvaturas mais comuns entre as brasileiras: cacheados, crespos, crespíssimos e com química. Sempre com o propósito de dar liberdade para ser quem se é, a Negra Rosa oferece produtos de alta qualidade e preços acessíveis a todas as mulheres negras.