Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & Negócios ESG Tecnologia Verde & SustentabilidadeNivea estimula reciclagem de embalagens e fortalece compromisso com sustentabilidade

Nivea estimula reciclagem de embalagens e fortalece compromisso com sustentabilidade

  • Written by:

Marca se uniu à Ambipar Triciclo, empresa de soluções sustentáveis, para instalar Retorna Machine nas dependências da companhia, como escritório, fábrica e centros de distribuição.

Com um olhar atento para um modelo de negócios cada vez mais sustentável e o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele, do Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens. A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a Retorna Machine em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG). O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.

O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia. “Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da NIVEA.

Pessoas colaboradoras participaram de um treinamento oferecido pela Ambipar Triciclo para entender as funcionalidades da Retorna Machine e como começar a reciclar as embalagens. Os times ainda receberam uma sacola de PET reciclado para levarem os itens de casa para o trabalho de forma sustentável. “Achei esta ação muito bacana. Está totalmente alinhada aos valores da empresa com sustentabilidade e ter essa comodidade dentro do escritório é fantástico”, comenta Leandro Henrique Rodrigo, gerente de Gente & Gestão.

A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, na conta Pag Bank e Mercado Pago, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras. O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.

Desde 2021, a Triciclo, passou a integrar a Ambipar Group, ampliando a oferta de soluções sustentáveis, com a monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. “Nosso intuito é fomentar a educação ambiental e a economia circular através do desenvolvimento de soluções inovadoras, como a ‘Retorna Machine’, que democratizam o descarte adequado de resíduos recicláveis”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

Compromissos globais

A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos mercados mais importantes para a companhia. Entre as metas ambientais, os desafios a serem conquistados até 2025 são:

• Reduzir em 50% o uso de plástico novo;

• Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;

• Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;

• Reduzir em 25% o consumo de água na produção;

• 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;

• Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.

Além dessas metas, a companhia busca identificar outras oportunidades para reduzir o impacto ambiental do negócio para o planeta. Uma das ações no pilar de Sustentabilidade foi reconhecida no começo deste ano: a Beiersdorf recebeu o certificado Compensaid, da Lufthansa Innovation Hub, pela compra de 5.008 quilos de combustível sustentável para aviação, utilizado pela companhia aérea alemã. A iniciativa mitigou a emissão de 14.970 quilos de equivalência em dióxido de carbono (CO2e) em comparação com combustíveis fósseis convencionais.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Customized Social Media Icons from Acurax Digital Marketing Agency