O mercado de proteção solar brilha novamente
As vendas voltaram a disparar em 2021 e, com as preocupações com a Covid diminuindo, os profissionais de marketing esperam outro ano forte em 2022.
As vendas de protetores solares aumentaram acentuadamente no ano passado, quando os consumidores voltaram para a praia. Foi um acréscimo de quase 26% em 2021, após um declínio acentuado em 2020, quando a pandemia de Covid-19 devastou a economia global e perturbou os planos de férias em todo o mundo. Mais boas notícias aparecem no horizonte. No mês passado, o CEO da Moderna, Stephane Bancel, disse que é “razoável” supor que podemos estar nos aproximando dos estágios finais da pandemia.
“Acho que há 80% de chance de que, à medida que o Omicron evolui ou o vírus SarsCov-2 evolui, veremos cepas cada vez menos virulentas”, disse ele ao “Squawk Box Asia” da CNBC. Ele disse que há outro “cenário com 20% de chance de ocorrer em que teremos uma próxima mutação, que é mais virulenta que o Omicron”.
Esperemos que não. Em 2020, as vendas de produtos solares para o mercado de massa caíram 8,7%, de acordo com o IRI. As vendas unitárias caíram ainda mais, um total de 12,3%.
Sempre que há notícias de uma nova cepa, isso sobrecarrega a economia e, por sua vez, os planos de viagem. Em dezembro, milhares de voos ao redor do mundo foram cancelados durante os feriados.
Globalmente, mais de 6.000 voos foram cancelados na véspera de Natal, no dia de Natal e no dia seguinte ao Natal. Nos EUA, mais de 1.200 voos foram cancelados e mais de 5.000 voos foram atrasados apenas em 26 de dezembro. Se uma variante da Covid pode arruinar os planos de viagem de férias, pode fazer o mesmo com as programações de férias.
“A situação continua dinâmica e vários aspectos devem ser levados em consideração”, observou Peter Stopfer, chefe de assuntos externos da Beiersdorf. “O comportamento dos consumidores pode ser influenciado por diferentes fatores-chave, como a localização geográfica. Esse fator continua a afetar significativamente até que ponto os consumidores são capazes de retornar à vida ‘normal’ ou às suas rotinas diárias que estão mais próximas da vida pré-pandemia.”
Ele observou que o toque de recolher e outras restrições na vida cotidiana continuam sendo uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo.
“Portanto, embora alguns consumidores possam se sentir mais confiantes sobre sua segurança pessoal, prontos para deixar a Covid-19 para trás, ainda existem vários fatores que podem impedir que outros avancem tão rapidamente quanto gostariam”, acrescentou Stopfer.
A Beiersdorf é um importante player na área de proteção solar com marcas como Coppertone, Eucerin e Nivea.
Nem todos os comerciantes de protetores solares relataram um declínio durante a Covid. As vendas de protetores solares da Josie Maran têm se mantido estáveis nos últimos dois anos.
“Com a pandemia, os consumidores anseiam mais do que nunca por atividades ao ar livre – prevemos que a demanda só continuará a aumentar nos próximos meses”, disse a fundadora e CEO Josie Maran.
A Fallene Ltd. comercializa os protetores solares Cōtz. De acordo com Kathy Dwyer, vice-presidente de vendas e marketing, as vendas de 2021 cresceram bem acima dos níveis pré-pandemia.
“Não posso falar por todos os cuidados com o sol, a Cōtz é mais para proteção solar diária do que para uma viagem à praia ou férias. As pessoas definitivamente passavam tempo ao ar livre.”
Brian Guadagno, fundador da Raw Elements, concorda.
“Felizmente, os negócios estão mais fortes do que nunca”, disse ele à Happi. “A Covid parecia levar as pessoas a aproveitarem o ar livre, mais e mais pessoas agora são educadas sobre os benefícios do cuidado solar mineral mais do que nunca.”
Guadagno explicou que os consumidores hoje estão escolhendo marcas que se alinham com seus estilos de vida e valores.
“Ingredientes, preocupações com a saúde e questões ambientais realmente importam hoje, especialmente em protetores solares”, afirmou. “Certamente há mais trabalho a ser feito e um longo caminho a percorrer, mas a indústria mineral de proteção solar veio para ficar.”
Alison Haljun e Kristin Powell, as fundadoras do Kinship, concordam. Seu protetor solar ganhou o prêmio de Melhor da Beleza da Allure.
“Há um enorme espaço em branco para uma marca de estilo de vida da GenZ”, explicou Powell. “Os consumidores da GenZ nos disseram que odiavam protetor solar branco e pegajoso com cheiros desagradáveis.”
A Kinship respondeu a essas demandas com a introdução do Self Reflect em 2019.
“Precisávamos reinventar a categoria”, lembrou Haljun. “Começamos pensando nisso como cuidados com a pele, não como cuidados com o sol.”
A fórmula FPS 30 começa com 22% de óxido de zinco, mas inclui ingredientes como açafrão, semente de framboesa vermelha e ômega-3 para reduzir a inflamação. A fórmula também contém um probiótico para reduzir a acne e vermelhidão.
“É tudo que você precisa. É uma maravilha de um hit”, explicou Powell. “Produtos multiuso são o futuro.”
O que há de novo para 2022?
Um hit maravilhoso, talvez. Mas a Kinship não é um coelho saindo da cartola. No mês passado, a empresa lançou o Self Reflect Sport FPS 60. Além de óxido de zinco, a fórmula contém um complexo de tripla ceramida para fortalecer a barreira de umidade da pele. Também inclui um fermento de acerola pós-biótico com alto teor de vitamina C para equilibrar a barreira da pele e neutralizar o impacto ambiental.
“Quando você está se exercitando, você precisa mais do que protetor solar. Nossa fórmula fortalece a barreira de umidade da pele”, explicou Powell.
A empresa também reformulou suas fragrâncias de protetor solar, que agora contêm notas naturais de orquídea, baunilha e rosa búlgara.
“Muitas fórmulas de protetor solar tentam cobrir seu cheiro químico com notas avassaladoras de coco”, disse Powell.
Os varejistas gostam do que veem. A Kinship é vendida na Ulta e na Credo Beauty.
Em janeiro, a Beiersdorf lançou o Eucerin Pigment Control Sun Gel-Creme Tinted com FPS 50+ na Europa. O lançamento global está em andamento. Segundo a Stopfer, é o primeiro produto da Eucerin Sun com cor, adaptado às necessidades dos consumidores com pele hiperpigmentada. Oferece proteção abrangente contra danos à pele induzidos pelo sol. E, graças ao ingrediente ativo patenteado Thiamidol, a fórmula reduz a hiperpigmentação e cobre as manchas escuras existentes para um efeito visível imediato. A fórmula está disponível em tons médios e claros.
A Coppertone, outra marca da Beiersdorf, lançou a loção Coppertone Complete FPS 30 e FPS 50. A marca está relançando sua linha popular Sport and Glow: Loção Coppertone Glow Protect & Tan FPS 30 e SPF 45; Coppertone Sport Desempenho 4 em 1, FPS 15, 30, 50, 70 e 100; e Coppertone Sport 4 em 1 Performance Spray, FPS 15, 30, 50, 70 e 100.
Stopfer observou que a exposição ao sol é um dos principais gatilhos de manchas escuras. Para resolver isso, a Nivea desenvolveu o Nivea Sun UV Face Specialist Spot Control Luminous630 FPS 50.
“O novo fluido de proteção solar facial não oleoso combina alto FPS para uma proteção UVA/UVB imediata e altamente eficaz contra danos à pele a curto e longo prazo com o ingrediente patenteado Luminous630, que previne e reduz visivelmente as manchas induzidas pelo sol ao longo do tempo ,” ele disse.
A fórmula contém Isobutilamido Tiazolil Resorcinol para clarear a pele e desbotar manchas escuras.
Nivea Sun Protect & Bronze e Nivea Sun Intense Bronze estão disponíveis em fórmulas aprimoradas e mais limpas (exceto sistemas etanólicos) e embalagens mais sustentáveis, além de um novo design premium, segundo Stopfer. Protect & Bronze oferece um duplo efeito de proteção imediata e altamente eficaz da pele contra os raios UV, ativando o próprio processo de bronzeamento da pele para um bronzeado bonito e natural. Na Europa Ocidental, a fórmula inclui um extrato de pró-melanina que supostamente aumenta a síntese de melanina. Intense Bronze garante proteção confiável da pele e ajuda a pele a obter rapidamente um brilho bonito – para um bronzeado dourado e duradouro. As fórmulas são enriquecidas com extrato de caroteno e vitamina E. Ambos foram reformulados e possuem um mínimo de 63% de biodegradabilidade.
O frasco com spray tipo pump de Protect & Bronze é feito de 95% de plástico reciclado (sem tampa e pump) e com 47% de tampa de plástico reciclado. A perfuração do sleeve garante uma melhor separação dos resíduos, de acordo com a empresa. Finalmente, uma mudança nos frascos de spray de gatilho reduziu o conteúdo de plástico.
Algo para as Crianças
Para as crianças, a Nivea Sun relançou as suas gamas de cuidados solares altamente protetores e hidratantes: Sensitive Protect for Babies & Kids, Protect & Care e Protect & Play Ultra for Kids. O relançamento inclui fórmulas atualizadas, novo design e novos formatos de produtos práticos, de acordo com Stopfer.
“Os produtos Nivea Sun Babies & Kids Sensitive Protect oferecem uma solução 5 em 1 com proteção UVA e UVB muito alta, resistência extra à água, além de um efeito calmante graças às fórmulas com camomila orgânica”, explicou. “As fórmulas suaves são aprovadas por pediatras em sua compatibilidade com a pele e adequadas para peles sensíveis e até propensas a eczema para bebês com mais de seis meses.”
A linha Nivea Sun Kids Protect & Care foca na proteção da pele de crianças com mais de três anos e ajuda os pais a proteger a pele delicada de seus filhos dos danos causados pelo sol, enquanto ainda permite que eles brinquem e aproveitem o tempo ao ar livre. As fórmulas hidratantes com óleo de amêndoa orgânico e glicerina protegem a pele da desidratação e são extra resistentes à água.
“A nova loção Nivea Sun Kids Ultra Protect & Play é perfeita para pais com crianças que são super ativas e adoram brincar na água”, acrescentou Stopfer. “O protetor solar oferece uma resistência à água 3x mais longa, bem como resistência à areia e ao suor.”
Todas as fórmulas Nivea Sun Kids são pelo menos 62% biodegradáveis. Os frascos de spray pump são feitos de 95% de material reciclado (sem a tampa e a válvula pump).
A Raw Elements também está combatendo o desperdício de embalagens. A empresa adicionou novos frascos flexíveis de bioplástico à base de plantas em todos os protetores solares e demais categorias de produtos. Esses frascos são totalmente de origem vegetal, sem usar petróleo e têm uma pegada de carbono positiva.
“Um dos benefícios mais atraentes do frasco acabado à base de plantas é que suas propriedades e função espelham identicamente os frascos tradicionais de petróleo. Isso também é verdade em sua capacidade de conectar-se diretamente a todas as infraestruturas de reciclagem existentes. Então, nesse sentido, a mudança foi bastante perfeita. Os desafios estão no gerenciamento da cadeia de suprimentos, nos compromissos com materiais avançados e aumentos de custos. Tudo isso dito, para nós os benefícios valem a pena”, disse Guadagno.
Em outros ações, a Raw Elements mudou para embalagem PCR completa para todos os bastões e produtos de lábios com FPS, e latas de alumínio FPS de impressão direta com zero desperdício.
“Esses lançamentos de embalagens são grandes melhorias em nosso programa de sustentabilidade ambiental e removem efetivamente 99% dos plásticos virgens de toda a nossa linha”, explicou Guadagno.
No próximo mês, Raw Elements apresentará sua coleção All Season na REI. Guadagno disse que a coleção atende a todas as necessidades do consumidor de protetor solar antes, durante e após a exposição ao sol.
“A coleção foi projetada para acomodar os entusiastas do ar livre em todas as estações e condições durante todo o ano”, explicou ele.
A Cōtz Silky Foam não é nova, mas a Fallene Ltd. ajustou a fórmula.
“Estamos definitivamente enfatizando os benefícios ambientais junto com o fato de ser um ótimo protetor solar mineral!”, explicou Dwyer. “Silky Foam é uma alternativa maravilhosa para os protetores solares em spray. Os sprays acabam em muitos lugares além da pele que precisa ser protegida, enquanto a espuma é aplicada diretamente na pele, onde é facilmente espalhada.”
Outro atributo da espuma de seda é que não contém glúten. De acordo com Dwyer, para os consumidores sensíveis ao glúten ou celíacos, o uso de produtos sem glúten é importante.
“Para atender a essa necessidade, muitos varejistas também incluem ‘sem glúten’ como uma categoria pesquisável em seus bancos de dados”, explicou ela. “Como os produtos Cōtz são, de fato, sem glúten, queremos que esses consumidores saibam.”
Maran observou que, ao criar protetores solares minerais, os principais ativos com FPS podem ser medidos por peso e tamanho de partícula, criando uma fórmula que às vezes pode ser espessa e pesada, deixando um tom branco na pele.
Obter as proporções corretas desses ativos enquanto ainda garante proteção UV ideal e um tom branco mínimo pode ser um desafio.
“Formulamos protetor solar com partículas muito finas desses ativos e, em um lançamento muito empolgante, empregamos algo chamado tecnologia de dispersão microsperse, que permite que esses ativos se espalhem uniformemente pela pele e se misturem lindamente em todos os tons de pele!”, ela disse.
Um recém-chegado à categoria
Um recém-chegado ao segmento de cuidados com o sol está fazendo sucesso na categoria mineral. Undefined é mais conhecido por suas fórmulas de beleza “limpas”. Agora, a fundadora e CEO da empresa, Dorian Morris, está levando a marca aos cuidados com o sol.
“O FPS é um dos melhores investimentos em cuidados com a pele, para a sua saúde e para proteger a barreira da pele. Mas para muitas pessoas, o FPS não faz parte de sua rotina diária – seja porque não encontraram uma fórmula que funcione para o tom de pele ou não percebem sua importância”, disse ela.
A Undefined quer mudar isso normalizando o uso de FPS durante todo o ano – não apenas no verão ou nas férias – resolvendo alguns dos principais pontos de aperto que o impediram de ser um item básico na rotina de cuidados com a pele do consumidor. R&R Sun Serum é um produto mineral colorido de amplo espectro FPS 50 com ativos nutritivos para a pele como niacinamida, cogumelo tremella, jojoba, alecrim e sementes de framboesa.
“É leve, sem perfume, resistente à água e tem um tom universalmente leve, sem o branco pesado, tornando-o perfeito para tons de pele profundos. Dado que a inclusão é um valor fundamental para a Undefined, era importante para mim garantir que este produto tivesse apelo universal e funcionasse em todos os tons de pele”, explicou Morris. “Além de sua proteção solar, este bebê também protege contra outros agressores ambientais como poluição e luz azul. O FPS deve fazer parte da sua rotina diária e o R&R Sun Serum facilita isso.”
Assuntos Regulatórios
O que não é tão fácil é seguir os últimos movimentos (ou a falta de movimentos) dos reguladores federais e estaduais.
“Meses e anos se passam e a sombra da incerteza da regulamentação que determina qual filtro ultravioleta pode ou não ser usado em produtos de proteção solar nos EUA permanece”, observou o colunista da Happi Nadim Shaath, PhD, presidente da Alpha R&D. “A ‘Ordem Final Considerada’ ainda não foi finalizada pela FDA.”
A DSM está aguardando a aprovação do FDA para seu protetor solar ativo, Bemotrizinol (BEMT). De acordo com Carl D’Ruiz, a DSM continua a apoiar uma determinação GRASE para BEMT 6% como ingrediente ativo sob a monografia de protetor solar FDA OTC.
“No momento, estamos nos preparando para iniciar vários estudos clínicos, incluindo MUsT, FPS e estudos de segurança dérmica”, disse D’Ruiz. “Uma vez concluídos, forneceremos os resultados desses estudos juntamente com quaisquer outros parâmetros de dados acordados ao FDA para revisão final. Assim que a FDA fornecer feedback, a DSM preparará um documento de envio do GRASE, esperançosamente antes do segundo trimestre de 2023.”
Uma vez submetido, Ruiz espera que a FDA leve cerca de 7 a 9 meses para fazer uma determinação do GRASE, o que significa que, se tudo correr bem e de acordo com o plano, uma decisão da FDA pode ocorrer por volta do primeiro trimestre de 2024.
D’Ruiz também é presidente do comitê de proteção solar do Personal Care Product Council (PCPC). Ele observou que a PCPC continua a trabalhar com a FDA no plano de trabalho da indústria e na abordagem para apoiar a segurança de oito ativos de proteção solar. Este mês, Alex Kowcz do PCPC fornecerá uma atualização das atividades do consórcio na reunião anual da Photodermatology Society em Orlando e na reunião anual da American Academy of Dermatology em Boston. D’Ruiz também estará lá e fornecerá uma atualização sobre os achados clínicos do BEMT até o momento.
Fonte: happi.com 02.03.22