Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Pele RadarO poder das vitaminas A, B, C, D e E contra rugas, manchas e flacidez

O poder das vitaminas A, B, C, D e E contra rugas, manchas e flacidez

  • Written by:

Pool de vitaminas, encontradas com frequência nos cremes anti-idade, pode realmente reverter os efeitos do tempo e prevenir o aparecimento do envelhecimento precoce? Especialistas investigam a ação de cada uma dessas vitaminas

Reverter os sinais do tempo ou prevenir o envelhecimento da pele requer o uso de algumas substâncias poderosas e, sem dúvida, as vitaminas estão incluídas nesse rol de ativos rejuvenescedores. Essenciais para a pele, elas estão ligadas a uma série de ações: com poder hidratante, renovador, esfoliante, antioxidante e até propriedades de cicatrização. Por esse motivo, uma boa estratégia anti-idade jamais pode deixar de lado o uso dessas substâncias: “A indicação de cada uma das Vitaminas com efeito tópico na pele depende sempre da orientação do médico dermatologista, que vai avaliar o que é melhor para cada paciente e em que tipo de veículo (gel, creme, sérum, emulsões). O uso diário e combinado dessas vitaminas, muitas vezes com poderes antioxidantes, potencializa os resultados, devido ao efeito sinérgico de reparo e estímulo do colágeno”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Abaixo, especialista investigam a ação das principais vitaminas presentes em cosméticos:

VITAMINA A: “A forma pura dessa vitamina é o retinol, que tem poder antioxidante, com ações rejuvenescedoras, agindo no núcleo celular e promovendo renovação. A Vitamina A estimula a produção de colágeno novo. Quando penetra na pele, normaliza o processo de queratinização, conferindo sensorial de uma pele lisa e macia, com redução do espessamento da epiderme e normalização da pele ressecada”, explica a dermatologista. O retinol é encontrado em produtos vendidos sem receita, mas é necessário ter cuidado, pois o seu uso pode sensibilizar e irritar a pele. Existem ativos no mercado que funcionam como alternativas ao retinol, como o extrato de Bidens Pilosa, base vegetal de uma planta presente em território brasileiro. “Ele promove as mesmas ações benéficas da Vitamina A (ácido retinóico) na pele, sendo considerado o verdadeiro retinóide like. Os seus benefícios vão desde ação clareadora de manchas, estímulo à renovação celular e ação pró-colágeno, até a sua ação antiaging oriunda das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e de proteção à integridade do DNA”, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. Outra opção fica por conta dos Peptídeos Retinol Like. Para rejuvenescer sem efeito colateral, a marca italiana de dermocosméticos Ada Tina Italy criou o Retintense 5.0, um sérum ultra rejuvenescedor e clareador da pele livre de Retinol Puro e desenvolvido com peptídeos Retinol Like, podendo inclusive ser utilizado durante o dia e no verão. “Os Peptídeos Retinol Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

VITAMINA B: Várias vitaminas fazem parte do complexo B. “Elas atuam de forma a combater a descamação das camadas mais externas da pele, aumentar a resistência e diminuir os efeitos nocivos dos raios UV. A vitamina B2 auxilia na formação da pele, unhas e cabelos saudáveis. A vitamina B3 é uma coenzima na síntese dos aminoácidos e ácidos nucléicos que age proporcionando luminosidade na pele, com propriedades umectantes e emolientes, além de ser controladora de acne e ter ação clareadora. A Vitamina B5 ou D-Pantenol é hidratante, anti-inflamatório, melhora a proliferação celular e a cicatrização”, conta a médica. O esfoliante Tribeca, da B.URB, é formulado com sementes de Apricot (damasco), ricos em Vitaminas do Complexo B, e capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular. Um dos grandes destaques nos cosméticos nos últimos anos vem sendo a Vitamina B3 (Niacinamida). “Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Ela também combate as manchas da pele e confere ação antioxidante, protegendo a pele das agressões externas para torná-la mais iluminada e jovem”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo. O sérum clareador Clarivis Nia10, da Ada Tina Italy, traz Niacinamida (Vitamina B3) a 10% e Ácido Hialurônico, e é capaz de formar uma barreira de proteção contra os danos que favorecem o aparecimento de manchas, uniformizando e clareando a pele.

VITAMINA C: Também conhecido como Ácido Ascórbico, a Vitamina C é um poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral, explica a dermatologista. “A vitamina C é um antioxidante. Isso significa que ela combate os radicais livres, fazendo uma varredura – agentes que atuam degradando o colágeno e elastina da pele. Ela tem a função de combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele, clarear a pele, atenuar rugas e linhas de expressões por meio do estímulo do colágeno e proteger as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. “Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis. Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, afirma a Dra. Claudia. Existem diversas tecnologias para estabilizar o ativo. Uma delas é usar a Vitamina C encapsulada em permeadores biocompatíveis de Silício Orgânico, estratégia da Be Belle para o sérum clareador Derm Deep C. “Dessa forma, o Derm Deep C é capaz de fazer com que os ativos penetrem profundamente na pele, conferindo assim ação hidratante, antioxidante, clareadora, preenchedora, protetora e rejuvenescedora. Além disso, por ser encapsulada em Sílicio Orgânico, a Vitamina C presente no produto não oxida, o que garante eficácia prolongada e resultados mais rápidos”, explica a cosmetóloga Ludmila Bonelli, CEO da Be Belle. Uma das vantagens dessa tecnologia é que o Sílicio Orgânico estimula a produção das fibras de colágeno e elastina para oferecer ação rejuvenescedora e preenchedora.

VITAMINA D: “A Vitamina D atua estimulando a mesma ação e resposta celular na pele: controlar os fatores de crescimento, agir na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico. Como a pele humana contém cálcio, a vitamina D também pode ser contida na formulação de produtos de cuidado para a pele e os cabelos, como um agente de controle de aspereza e proteção extra. A vitamina D confere parte de seus benefícios mesmo se aplicada sobre a pele ao invés de ingerida”, conta a Dra. Claudia. Existem produtos que contam com a Vitamina D Like, como o Vita D Cream, da Buona Vita, que rejuvenesce peles maduras, secas e desvitalizadas. “Esse ativo inovador Vitamina D Like atua restaurando as funções dos receptores da Vitamina D, lesados pelo processo de envelhecimento. Assim, o ativo estimula os mecanismos moleculares envolvidos na renovação celular, acelerando a recuperação da barreira cutânea e a renovação da epiderme, melhorando a estrutura da pele e dos contornos faciais”, afirma Isabel.

VITAMINA E: Atuando como escudo protetor contra os radicais livres, a Vitamina E hidrata a pele de dentro para fora, aumenta a maciez por meio de efeito cumulativo, suaviza e ajuda no reparo do tecido (cicatrização), tem poder antioxidante poderoso, reduzindo os danos causados pelo fotoexposição excessiva, segundo a Dra. Claudia Marçal. Muito utilizada em produtos pós-sol e de proteção solar, por ter efeito calmante e reparador, ela é usada também para melhorar a textura dos fotoprotetores. Existem produtos que combinam FPS com Vitamina E, como é o caso do Bonelli Solare, da Be Belle.  “O protetor solar Bonelli Solare® possui FPS 30 e PPD 13,4 para oferecer alta proteção contra a radiação UVA e UVB e combater todos os tipos de danos causados pela exposição solar, além de conferir ação hidratante, antioxidante e rejuvenescedora, prevenindo rugas, manchas, flacidez, câncer de pele e queimaduras solares ao mesmo tempo em que promove potente hidratação sem deixar a pele oleosa”, explica a cosmetóloga Ludmila Bonelli, CEO da Be Belle. “A Vitamina E é um ingrediente com propriedade antioxidante, umectante, emoliente e nutritiva que ativa a microcirculação local, contribuindo assim para retardar o processo de envelhecimento”, finaliza a cosmetóloga.

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company