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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarO volume de pedidos online na categoria de higiene e beleza atingiu quase 3 milhões

O volume de pedidos online na categoria de higiene e beleza atingiu quase 3 milhões

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Segundo dados da Nuvemshop – plataforma de e-commerce – de janeiro a março deste ano, o volume de pedidos online atingiu quase 3 milhões, o que representa um aumento de 31% em comparação com os primeiros meses de 2022.

Hidratante, sabonete e protetor solar são produtos que certamente você não abre mão para cuidar da pele. A categoria de Beleza e Cosméticos cresceu nos últimos anos, segundo dados divulgados pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em 2022. O Brasil mantém sua posição como o quarto maior mercado mundial de beleza e cuidados pessoais, com destaque nas vendas, ficando logo abaixo dos Estados Unidos, China e Japão.

Dentre os principais segmentos que colaboraram para esse resultado, destaca-se o setor de Saúde, Higiene e Beleza. A categoria de beleza e cuidados pessoais tem uma presença tão marcante no Brasil que os números revelam seu poder econômico. De acordo com a plataforma de dados de mercado e consumidores – Statista – as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos atingiram a impressionante marca de R$ 124,5 bilhões em 2021, com previsão de superar os R$ 130 bilhões até 2026. Esses dados evidenciam o vigoroso crescimento e a projeção promissora desse segmento no país.

Os números mencionados acima são apenas uma amostra do quão essencial e impactante o mercado de beleza se tornou para a economia brasileira. Porém, há um componente chave que impulsionou esse crescimento nos últimos anos: a transformação digital, que contribuiu na solidificação do setor como um dos mais promissores e vibrantes do mercado, criando novas oportunidades e abrindo caminhos para inovação, tanto nos serviços e negócios, como nos produtos.

Um exemplo é o Grupo NAOS, empresa francesa líder no setor de cuidados com a pele. Ao longo dos últimos 40 anos, a empresa tem demonstrado um compromisso em investir não apenas em produtos inovadores, mas também em áreas estratégicas. Essa abordagem abrangente da inovação reflete a visão da empresa de promover o avanço em todos os aspectos, impulsionando o crescimento e a diferenciação no resultado final de seus produtos.

Inovação nos produtos – a pele como um ecossistema
A NAOS adota a ecobiologia como princípio central de sua abordagem, buscando preservar o ecossistema da pele e estimular seus processos naturais. No Brasil há 7 anos, duas marcas pertencentes ao grupo, Bioderma e Esthederm, são especializadas no mercado de dermocosméticos, oferecendo uma ampla variedade de produtos com o propósito de preservar a saúde da pele, proporcionando resultados de longo prazo.

Olhando para o Brasil, o hábito de compra de produtos para cuidados pessoais tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores. Um exemplo disso é a crescente importância dos cuidados com a preparação da pele, que desempenham um papel fundamental na rotina diária. Seja para limpar a pele ou prepará-la para a aplicação de maquiagem, um produto que tem se destacado nessa etapa é a água micelar. Surpreendentemente, a demanda por água micelar da Bioderma é tão alta que a cada segundo uma unidade é vendida no mundo.

novação nos negócios – impulsionar as vendas no ambiente digital
Segundo Vitor Lethier, Head de Transformação Digital e E-commerce da NAOS Brasil, existem estratégias eficazes para impulsionar as vendas no ambiente digital. “Outro ponto de atenção para o setor, é a transição das estações do ano, no qual as pessoas precisam redobrar os cuidados com a pele. Para atrair e incentivar os consumidores a fazerem suas compras, é fundamental oferecer promoções atraentes, como ações de “leve mais e pague menos” e frete gratuito. Além disso, é essencial realizar ações que estimulem as pessoas a estabelecerem uma rotina de cuidados com a pele”, explica Vitor Lethier. Essas estratégias, conforme analisa o executivo, contribuem para o sucesso das vendas e engajamento dos clientes com seus produtos.

E sabendo que preço e condições de entrega também são fatores que influenciam os shoppers na hora de adicionar produtos ao carrinho virtual, André Santa, Head de Marketing para América Latina na Intellibrand, reforça a atenção que é preciso dar a estas etapas. Além disso, o executivo destaca outros pontos de atenção para conquistar o consumidor. ‘’Quando falamos em garantir o crescimento das vendas no comércio online e melhorar a experiência do consumidor é importante incluir informações detalhadas com fotos e descrições que apresentem todos os aspectos relevantes do produto. Isso inclui, destacar os benefícios, a tecnologia criada, o modo de uso, dicas exclusivas e os resultados que o produto pode proporcionar para a pele. E ainda, apresentar a linha completa, garantindo que o produto esteja exposto na gôndola digital com todas as informações’’, explica o especialista.

André indica também que é importante estar presente nos marketplaces das principais empresas do mercado de beleza no Brasil. ‘’É preciso realizar a mensuração da performance online e ter uma visão da presença do mix de produtos no e-commerce. Para isso, é indispensável acompanhar a disponibilidade ou ruptura, auditoria do preço praticado e política de preço, performance em cada loja, avaliação dos consumidores, a posição e a participação nos resultados de busca e também os concorrentes’’, explica Santa.

Incentivar a fidelização dos clientes
Ações de fidelidade, programa de descontos acumulativos, site com dicas, são também algumas táticas para atrair e fidelizar os clientes e aumentar a conversão das vendas online. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com o Locomotiva Instituto de Pesquisa, aproximadamente 65% dos consumidores priorizam realizar suas compras em marcas que possuem programas de fidelidade. Além disso, 61% dos consumidores concentram suas compras em estabelecimentos que oferecem programas de desconto. Os resultados do estudo também revelaram que 51% dos entrevistados optam por programas de fidelidade devido às vantagens que recebem em compras futuras, enquanto 71% expressaram o desejo de economizar dinheiro por meio desses incentivos.

Esses dados comprovam que, cada vez mais, é essencial investir em estratégias de fidelização com planos de vantagens para os clientes. O Clube Naos é um programa de fidelidade do grupo, que possui mais de 100.000 mil pessoas. Uma plataforma que permite o resgate de produtos gratuitos com base na pontuação acumulada. Essa pontuação é convertida em um voucher que pode ser utilizado para resgatar produtos em farmácias.

Iniciativos de hiper personalização
Como vimos, o mercado de produtos para cuidados com a pele está em alta, e os consumidores apresentam novas expectativas, incluindo a busca por informações detalhadas, benefícios e hiper personalização em todas as etapas da compra, desde a escolha do produto até a sua entrega.

André Santa explica que, entre os consumidores, temos um grupo que pertence à geração Z, conhecida por serem nativos digitais. Essa geração está se consolidando como shoppers ou consumidores de marca, buscam por características como entrega rápida, transparência nas relações e ações de personalização. Eles se preocupam com as práticas institucionais da marca e valorizam a capacidade de personalizar suas experiências.

No Brasil, o grupo NAOS disponibiliza um formulário online no qual os consumidores podem preencher suas necessidades de cuidados com a pele, incluindo seus desejos em relação aos benefícios dos produtos, características como idade, entre outros. Por meio do formulário, os consumidores recebem uma rotina personalizada e podem entender o seu tipo de pele. Vitor Lethier, da NAOS Brasil, finaliza enfatizando a importância de consultar um médico dermatologista, pois eles são os profissionais capacitados para confirmar os produtos e tratamentos mais adequados para cada tipo de pele, garantindo maior precisão nas recomendações da linha do grupo.

 

 

Fonte: Varejo S.A. 02.10.2023

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