Oral-B impulsiona o cuidado bucal com uso de Inteligência Artificial
Veja como a Oral-B aplica muita tecnologia para promover o cuidado e a saúde bucal dos brasileiros; marca lança escova elétrica baseada em Inteligência Artificial
O cuidado e a saúde bucal dos brasileiros ainda é um dos grandes desafios em saúde para o país. Uma pesquisa do IBGE de 2019 já revelava que mais de 55% da população não faz uma consulta anual ao dentista, e cerca de 10% nunca foi ao dentista ao menos uma vez na vida.
Apesar do grande número de cirurgiões-dentistas no Brasil (cerca de 285 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Odontologia – CFO), o brasileiro não tem o hábito de ir ao dentista frequentemente e muito menos de realizar uma escovação ideal.
Procurando reverter esse cenário, a Oral-B tem sido protagonista em campanhas e na criação de produtos inovadores para o cuidado bucal no Brasil.
Prova disso foi o evento exclusivo da Oral-B para jornalistas, realizado nesta terça-feira, 31, na sede da P&G, em São Paulo. Os convidados puderam conferir, por meio de experimentação, toda a tecnologia e inovação que os produtos da Oral-B oferecem ao mercado nacional.
Escova elétrica Oral-B com Inteligência Artificial
Uma das novidades foi o modelo de escova elétrica da série iO9. A escova traz uma tecnologia magnética, mais silenciosa e mais fácil de manipular do que escovas elétricas tradicionais. Sua microvibração das cerdas com cabeça redonda, inspirada pelos dentistas, traz uma sensação de limpeza profissional.
Um aspecto interessante na criação do modelo foi o uso de Inteligência Artificial. As possibilidades de IA no desenvolvimento trouxeram, por exemplo, o rastreio dos dentes em 3D. Com isso há todo um monitoramento do uso durante a escovação que orienta o usuário por meio de um aplicativo para obter a limpeza mais completa possível Há também uma luz no cabo da escova que indica a posição e pressão correta para o melhor efeito.
Segundo Ivonne Rodriguez, cientista de Pesquisa e Desenvolvimento Oral-B da P&G, a aplicação da Inteligência Artificial teve início com os próprios consumidores durante testes. “Houve um processo de ‘escaneamento da escovação’. Durante esses testes, os consumidores usavam um capacete, orientado por IA, por onde nossa equipe capturava os dados e analisava cada gesto durante o hábito da escovação dessas pessoas”, conta.
Vicent Di Cosola, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da P&G, acrescenta que estes testes auxiliaram no entendimento e na construção dos movimentos corretos e precisos da nova escova elétrica e o tempo ideal de escovação. “A tecnologia de machine learning captura os movimentos e junto da orientação de dentistas da nossa equipe criou uma base de dados que dá o feedback correto sobre escovação ao consumidor, que pode visualizá-lo em detalhes no app da escova”, explica Cosola.
Comunicação de marca e o desafio na educação da saúde bucal
Além de um portfólio extenso de produtos para o cuidado bucal, a Oral-B conta com seis modelos de escovas elétricas no mercado brasileiro.
Para 2023, a marca quer atingir um número cada vez maior de consumidores sobre as vantagens da escovação elétrica e seus benefícios a longo prazo, e mais do que isso: promover a importância do cuidado com a saúde bucal. “É sobre informar aos consumidores não só as vantagens de um produto inovador, no caso das nossas escovas elétricas, mas, de como o hábito correto da escovação pode assegurar uma saúde bucal muito mais efetiva e com benefícios a longo prazo”, salienta Bruno Martins, diretor de Marketing da P&G Brasil.
Martins explica que comunicar essa tecnologia por trás destes produtos é também um desafio para a marca.
“Sabemos que o conhecimento sobre Inteligência Artificial, por exemplo, ainda não é da grande massa de consumidores. O que fazemos dentro do nosso plano de comunicação digital, por exemplo, é impactar as diretamente sobre essa inovação. Já na mídia massiva focamos no cuidado da saúde bucal como um todo, informando que toda essa tecnologia superior da Oral-B também está em toda a nossa sua linha de produtos. Além disso, é importante salientar o trabalho que a marca realiza com os dentistas, estes profissionais que nos auxiliam e corroboram o valor de marca da Oral-B junto a seus clientes, levando ainda mais informação sobre metodologia de escovação e a importância desses cuidados”, pontua Martins.
Ação Social
Durante o evento a Oral-B também destacou o trabalho realizado com ONG Por 1 Sorriso, que realiza ações pelo Brasil em comunidades carentes auxiliando pessoas que não podem pagar por um tratamento dentário. Em uma dessas ações os dentistas voluntários do projeto, já realizaram mais de 3 mil procedimentos odontológicos de graça em Marmelópolis (MG), em outubro do ano passado.
“Estamos em uma jornada contínua em Oral-B para oferecer aos brasileiros o que há de melhor em relação a uma boa higiene bucal. Para isso, realizamos um forte trabalho em três pilares que impactam na comunidade: a realização de um intenso trabalho junto aos dentistas, com doação de mais de 400 mil unidades de produtos por ano, para que possam promover, com a ajuda de Oral-B, a saúde bucal junto a seus pacientes; mantemos o foco em inovação, com lançamentos de produtos superiores em amplo portfólio para diferentes necessidades dos Business Use consumidores, desde cremes dentais focados em saúde da gengiva como a tecnologia mais
avançada em escovas elétricas; e com o trabalho social, nossa parceria com a ONG Por 1 Sorriso, que nos permite levar o tratamento profissional àqueles que vivem em situação de precariedade e não têm a oportunidade de receber esses cuidados com a frequência que deveriam”, comentou Luis Siqueira, diretor-sênior de Marketing de Oral-B para P&G Brasil.
“É realmente impactante e muito gratificante presenciar de perto este trabalho. Tive a oportunidade de estar na ação em Marmelópilis e percebi como a educação sobre cuidados bucais e o acesso a tratamentos dentários é fundamental na autoestima e na saúde das pessoas. A Oral-B tem o maior orgulho e respeito por essa parceria com a ONG Por Um Sorriso, que leva esse trabalho muito a sério, assim como nós. E não temos a menor intenção de pararmos de apoiar esse projeto maravilhoso”, acrescentou Bruno Martins, da P&G Brasil.
Fonte: Consumo Moderno 01.02.2023