Os “Bond Multipliers” turbinam o crescimento do mercado profissional de cabelos nos EUA
Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline
Impulsionada pela entrada revolucionária dos “bond multipliers” conhecidos como “aditivos para coloração e descoloração”, bem como o fácil acesso ao produtos profissionais para o salão de beleza, os Estados Unidos é o maior mercado profissional de cuidados com o cabelo, e mostrou um crescimento de 6% em 2015, o maior dos últimos 5 anos.
O mercado americano está aquecido, principalmente em duas categorias: condicionadores e coloração, que em 2015 crescem acima dos 3.3% de crescimento do mercado global. O mercado vem sendo impulsionado por marcas de nicho, tais como: Kevin Murphy, Oribe, Unite e AGHair, que estão proporcionando uma maior concorrência para as marcas líderes.
A categoria condicionador teve destaque no setor, especialmente em produtos para tratamento, impulsionado pelos “aditivos para coloração e descoloração” e os óleos de cabelo. Os “aditivos para coloração e descoloração”, é uma subcategoria relativamente nova que entrou no mercado em 2014 com o lançamento do revolucionário Olaplex, e em 2015 ganhou o mercado.
Os “aditivos para coloração e descoloração” são considerados por muitos como um tratamento de reparação de danos extremos, onde o grau de elasticidade do cabelo está comprometido (cabelos quebradiços) e melhorar a integridade do fio, que é importante no processo de colorir e descolorir o cabelo, especialmente quando se tem um cabelo frágil. Após o sucesso da Olaplex, várias empresas entraram no mercado americano em 2015 com produtos similares, incluindo: ColorpHlex, B3 bond Builder, ColorPlex, Bondex, e Neo Bond.
Os óleos de cabelo continuam a se destacar no mercado americano, reflexo dos novos lançamentos, como: Marula Oil de John Paul Mitchell Sistemas e Chi Tea Tree Oil da Farouk.
Outra entrada importante no mercado americano foi o lançamento do Redken Frizz Dismiss, a primeira linha de tratamento capilar desenvolvida para combater o frizz, especialmente durante os períodos de alta umidade.
Na categoria coloração, os lançamentos em destaque são os produtos para o retoque da raiz, que chegaram com um enorme portfólio de cores, permitindo aos consumidores diminuir o número de visitas no salão de beleza.
Além disso, novas técnicas de coloração e cores são os destaques nas revistas de moda e usados por celebridades, como o cabelo unicórnio e babylights (uma forma suave de clarear os cabelos). Também novas coleções com cores mais vivas, metálicas e Opal (a nova tendência na cor do cabelo em tons de madrepérola). Isto tudo aumenta o interesse do consumidor nas novidades da categoria. Por último, o conhecido “no-drip”, o uso de descolorantes para obter diferentes efeitos no cabelo, junto com várias novas colorações para o efeito do loiro desejado, entram no mercado.
As vendas de xampus nos Estados Unidos estão avançando, impulsionada pela crescente aceitação do consumidor pelos “condicionador de limpeza”, que incluímos na categoria xampu, já que estes produtos têm a função de limpar o cabelo. Os lançamentos em 2015 dos “condicionadores de limpeza” em destaque foram das marcas: Matrix, DevaCurl e R + Co., entre outros. O xampu seco também tem o vem ganhando espaço nos últimos anos e em especial em 2015 com o lançamento da AGHair e Moroccanoil que lançaram o xampu seco que ajuda a manter a cor do cabelo.
Do lado da distribuição, a entrada do varejo no setor profissional de cabelos nos Estados Unidos ao longo dos últimos anos tem ajudado ao crescimento do setor. Um número crescente de marcas profissionais estão sendo comercializadas fora do canal salão de beleza e em lojas especializadas de cosméticos, como, Sephora e Blue Mercury, e também em lojas de departamentos, como, Nordstrom e Neiman Marcus. Além disso, lojas especializadas em cosméticos como a Ulta Beauty abriram mais 100 novas lojas em 2015, tornando-se um dos maiores canais de produtos profissionais para o cabelo no país.
O aumento do acesso aos produtos profissionais para o cabelo é impulsionado pelos sites de vendas on-line, tais como Loxa Beauty e StyleSeat. Algumas marcas profissionais, como a Oribe está sendo comercializada em lojas de luxo na Amazon.
Vamos discutir mais sobre este mercado em evolução na próxima edição do nosso anual Salon Hair Care Global Series, que agora apresenta uma análise da categoria de “aditivos para coloração e descoloração”, bem como a cobertura de mais de 20 países em todo o mundo. Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.