Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarOs melhores produtos de beleza para pele madura

Os melhores produtos de beleza para pele madura

  • Written by:

Pode fazer a listinha: de primer à sombra, beauty artists renomados como Brigitte Calegari, Rosman Braz, Edu Hyde e Alex Cardoso elegem os itens de maquiagem que merecem estar no seu nécessaire.

Se tem uma coisa que aprendemos com o tempo é que (muitas vezes) qualidade vale mais que quantidade. Cuidar da pele madura – e exibir uma make linda, com efeito profissional, não exige um arsenal interminável de produtos. Apostar em itens certeiros, que entregam exatamente o que a sua pele precisa, é o caminho com mais chances de um final feliz.

Mas, afinal, o que a pele madura precisa? “A grande sacada da maquiagem para essa faixa etária é a hidratação. Com o tempo, perdemos o equilíbrio de água da pele e essa reposição é essencial para o aspecto saudável e, consequentemente, um bom resultado no make”, garante o maquiador Edu Hyde, de São Paulo. E tem mais: a pele com mais propensão ao ressecamento tem menor poder de absorção dos produtos e, portanto, a maquiagem tende a durar menos na pele.

Portanto, um bom nécessaire para a pele madura tem sim os seus macetes. “O maior segredo é caprichar na preparação. Dar preferência para hidratantes mais potentes, ou até mesmo apostar nos óleos faciais, caso a pele esteja mais seca. Vale, ainda, caprichar na automassagem facial para potencializar a ação dos produtos, estimular a circulação sanguínea e deixar a pele mais viçosa, macia e ruborizada”, entrega Brigitte Calegari, maquiadora, de São Paulo.

Tornar o skincare uma rotina do dia a dia também ajuda no resultado final da maquiagem. “Com a pele bem preparada e cuidada, não é preciso carregar na base e no corretivo, facilitando o cobiçado efeito natural”, explica Edu. Além de durabilidade, existência de ativos nutritivos e antiaging nas fórmulas, vale ficar atenta, também, às texturas: quanto mais leve e cremosa, melhor. Itens em pó, de acabamento mate e sem brilho tendem a trazer um efeito mais carregado.

A seguir, uma lista definitiva com itens selecionados por quem mais entende do assunto para você se esbaldar.

SÉRUM:

Sébium Pore Refiner, Bioderma

De textura bem fininha e rápida absorção, é um ótimo sérum para devolver hidratação à pele antes da maquiagem. “Ele não substitui os tratamentos de skincare específicos para essa faixa etária, mas corrige a aparência de poros abertos e deixa a pele sedosa, com aquele brilho de efeito natural que é superatual”, afirma Edu Hyde. Sua fórmula contém ativos que trabalham no equilíbrio da hidratação da derme.

PRIMER DE OLHOS:

Balm de Olhos, Simple Organic

Um dos maiores receios de mulheres maduras no uso da sombra é a formação de vincos e que a make acabe ressaltando possíveis ruguinhas e flacidez na região dos olhos. Com ácido hialurônico (além de fórmula vegana e cruelty-free), este balm age na preparação da pele das pálpebras para um efeito mais duradouro e homogêneo da sombra. “É uma área do rosto muito delicada que exige um cuidado extra antes da make. Gosto de usar como um primer, mesmo. Ajuda muito a amenizar a aparência de cansaço”, diz Edu.

Fluide Contourdes Yeux à la Rose Noire, Sisley

Específico para a área dos olhos, o item de luxo tem textura gel e uma ponteira de cerâmica fria ideal para uma massagem refrescante e revitalizante na região das pálpebras, bolsas e olheiras. “Com uma fórmula poderosa de rosas negras, esse produto é ótimo para atenuar as linhas de expressão e contorno dos olhos antes da maquiagem”, revela o maquiador Rosman Braz, do salão 1838, em São Paulo. Apesar de ser um bom aliado pré-maquiagem, funciona como um tratamento, podendo ser usado todos os dias de manhã e à noite.

Hidratante Refrescante em Gel Sorbet para Olhos, Dior

Com óleos nutritivos, malva (que melhora a circulação de água na pele) e pós-micronizados que iluminam suavemente, este gel específico para a pele delicada do contorno dos olhos propicia hidratação com sensação refrescante, suaviza rugas e linhas de expressão e disfarça bolsas e olheiras evidentes. Para todos os tipos de pele, já vem com aplicador de cerâmica que permite realizar uma massagem para potencializar a absorção do produto. “Diminuir a aparência das linhas nessa área antes da make é fundamental para manter o corretivo no lugar. Por ser a base de água, esse produto promove a hidratação sem deixar a pele dessa região oleosa e sem interferir na fixação e textura do corretivo aplicado por cima”, defende Alex.

PRIMER:

Photo Finish Foundation Primer, Smashbox

Um produto queridinho entre os maquiadores, pois funciona bem em todos os tipos de pele. Sua ação principal é uniformizar o rosto e disfarçar imperfeições, mas ele ainda protege a pele contra agressões externas do dia a dia (como poluição e estresse) e prolonga o efeito do make. “Ele cria uma espécie de película sobre a pele, deixando a base, que aplicamos em seguida, com uma cobertura mais uniforme, com melhor acabamento e efeito menos carregado”, conta Edu Hyde. Com uma pitada de tratamento (graças às vitaminas A, E e Peptídeos), o Photo Finish Foundation Primer tem fórmula livre de óleo, vegana e não é testado em animais.

Primer Pure Canvas Primer Perfecting, Laura Mercier

Este primer da Laura Mercier traz uma combinação de ativos cheios de benefícios para a pele madura. Além de uma fórmula leve e à base de água, tem extrato de chá verde, um poderoso antioxidante que bloqueia a ação dos radicais livres sobre a pele, vitamina C, que ilumina e uniformiza o tom, e aloe vera, que acalma e suaviza a textura da face. Aplique com as pontas dos dedos, realizando uma breve massagem para melhor absorção. “Esse primer cumpre muito bem a função de melhorar a textura da pele sem deixar a make carregada, com aquele aspecto visível de exagero de produtos”, diz Alex Cardoso.

Primer L’Or, Guerlain

De efeito hidratante e iluminador, este primer em gel deixa a maquiagem com um acabamento homogêneo, além de prolongar a durabilidade dos produtos aplicados em seguida. “É um dos meus primers favoritos: prepara a pele, deixando-a mais sedosa, a base desliza com mais facilidade (super importante!) e o acabamento como um todo fica mais bonito”, revela Brigitte Callegari.

HIDRATANTE:

Hidratante de Auto-Reabastecimento Moisture Surge 72 horas, Clinique

Com ácido hialurônico e aloe vera, é um gel-creme “universal” com uma tecnologia que propicia que a pele trabalhe a favor da sua própria hidratação, de dentro para fora. “Ele tem a vantagem de manter a hidratação por mais tempo, que é tudo o que a pele madura precisa”, diz o maquiador Alex Cardoso, de São Paulo. A textura é bem levinha e de rápida absorção – mesmo com sua fórmula de longa duração.

PROTETOR SOLAR:

Protetor Solar com Cor Photoderm NudeTouch FPS 50+, Bioderma

Para o dia a dia, outra boa opção é usar um protetor solar com efeito de base, como este, da Bioderma, de FPS 50+. Com fórmula 100% mineral, ele garante 8h de proteção e entrega uma cobertura digna de maquiagem. “É ideal para aquela cobertura homogênea da pele, sem muito esforço e com efeito natural”, sugere Edu. A fórmula, bem levinha não impede, no entanto, um complemento com base ou corretivo para quem busca um acabamento mais completo.

BASE:

Base Nude Me Sérum FPS18, Natura

Com FPS 18 e longa duração, é uma base-sérum que oferece tratamento ao mesmo tempo em que iguala o tom da pele. Vantagem extra: permite sobreposições de camadas sem pesar, ou seja, dá para deixar um acabamento leve ou mais intenso conforme a intenção e necessidade. “A textura dela é bem fluída, o que é superimportante para quem já tem linhas no rosto, evitando o acúmulo de produto nessas áreas. Fácil de aplicar, proporciona acabamento luminoso, fresh e natural”, indica Brigitte.

Base Líquida Dior Skin Nude Air Serum, Dior

“Essa é uma base com ótimo custo-benefício porque bastam algumas gotinhas para uma cobertura suficiente, de efeito natural e duradoura”, argumenta Edu Hyde. De textura bem fluida e enriquecida por óleos, vitaminas e minerais, garante um acabamento uniforme, de frescor saudável e viço instantâneo. Na hora de aplicar, deposite um pouco de produto com os dedos ou pincel de cerdas fofinhas e então espalhe do centro para as extremidades do rosto, até conseguir o acabamento desejado.

Base Phyto-Teint Ultra Eclat, Sisley

Livre de óleo e com textura bem fininha, promove acabamento de médio para alto, mas não deixa a pele com aspecto pesado. “É uma base muito prática que dispensa a necessidade de pó na finalização da maquiagem e é justamente por isso que gosto dessa opção de base para peles maduras”, explica Rosman. O efeito de luminosidade e hidratação entrega as principais necessidades dessa faixa etária.

BLUSH:

Blush Stick Mari Saad Cor Berry Kiss, Océane

Na onda dos produtos líquidos e pastosos, o blush em creme é outro essencial para a pele madura, uma vez que garante efeito natural. Vantagem extra: o formato facilita a aplicação e é superprático para levar na bolsa ou em viagens. “Este produto é bem pigmentado, então só um pouquinho já é suficiente para dar rubor à face. Escolhi a versão mais avermelhada que funciona bem para todos os tons de pele. Dica: aplique no ponto mais alto da maçã para dar um efeito lifting instantâneo”, sugere Brigitte. A fórmula do Blush Stick traz esqualano e óleo de argan, ingredientes que garantem emoliência e hidratação.

BRONZER:

Pó Bronzeador Terracotta, Guerlain

Na contramão do que muitas pessoas acreditam, o pó bronzeador é um superaliado das peles maduras já que o sol se torna um verdadeiro vilão. “Gosto de usar esse produto para trazer um ar de saúde, para aquecer o tom da pele como um todo, não apenas como blush”, ensina Rosman. Este clássico da Guerlain garante o efeito com textura leve e acabamento natural. Apesar de ser em pó, tem poder de hidratação e longa duração.

BATOM:

Rouge Allure Liquid Powder, Chanel

Este batom líquido de efeito creme-pó é um coringa. Fácil de aplicar, traz uma combinação de óleos suavizantes em uma textura aveludada com pigmentos ultrafinos e altamente concentrados. Resultado: boa durabilidade e conforto, com diversas possibilidades de efeito (mais suave ou intenso). “Também gosto de usar esse produto para colorir suavemente as maçãs do rosto e até para dar uma corzinha nos olhos, de maneira despretensiosa”, ensina Edu.

BALM PARA OS LÁBIOS:

Dior Addict Lip Glow, Dior

Com fórmula hidratante, que suaviza pequenas linhas e devolve o brilho natural à pele dos lábios, esse balm da Dior deixa a boca corada, mas com efeito natural. “Para um efeito ainda mais natural e de volume, aplique dando leves batidinhas no contorno dos lábios com os dedos”, sugere Brigitte.

Sérum Hidralurônico Hidratante Labial, Vult

Outro sintoma comum que acumulamos com o tempo é a perda de volume dos lábios. “Este balm hidratante com ácido hialurônico dá um efeito imediato de hidratação e deixa essa pele mais lisinha, proporcionando um melhor acabamento do batom”, recomenda Alex Cardoso. Como tem fórmula incolor, o expert explica que você pode usá-lo tanto antes do seu batom preferido, retirando o excesso de produto com um lenço de papel, quanto misturado nele, para um efeito de tratamento e brilho no make.

SOBRANCELHAS:

Paleta de Sobrancelha Dior Backstage, Dior

Prática, essa paleta traz dois tons (que podem ser usados juntos ou separadamente) para corrigir falhas nas sobrancelhas e uma cera para pentear os pelinhos e fixar a make da região. “Gosto muito dela porque ela produz um efeito natural, sem linhas marcadas que podem pesar o olhar”, conta Rosman. Use com um pincel chanfrado pequeno para definir e modelar as sobrancelhas a qualquer momento do dia.

LÁPIS DE OLHO:

Lápis Delineador Eye Kohl, MAC

Um truque de expert para a make dos olhos, principalmente do dia a dia, é trocar o lápis preto pelo marrom, que deixa um efeito mais sutil. “Escolhi esse tom por ser mais claro e ter um leve toque de brilho, que fica lindo tanto por dentro quanto por fora da raiz dos cílios”, diz Rosman. Vale usar como delineador, mais demarcado, ou esfumar com um pincel para um efeito mais moderninho.

SOMBRA:

Sombra Caviar Stick Eye Colour, Laura Mercier

Mais um produto em formato stick que é superprático e fácil de aplicar. A textura cremosa também é um ponto importante em se tratando de peles maduras. “É um produto superversátil para levar no nécessaire. Você pode esfumar com um pincel fofinho ou com os dedos, aplicá-lo só no contorno dos olhos ou fazer um esfumado mais trabalhado”, afirma Brigitte.

MÁSCARA DE CÍLIOS:

Máscara para Cílios In Extreme Dimension 3D Black, MAC

“Essa é minha máscara de cílios preferida para efeito de alongamento e de preenchimento de cor. Com o tempo, é normal que os cílios comecem a cair e vão perdendo pigmento, então a máscara de cílios é uma aliada super importante para trazer definição ao olhar”, lembra Alex Cardoso. Aplique de duas a três camadas em toda a extensão dos cílios, em movimentos de vaivém e depois finalize com mais duas camadas somente na raiz dos cílios. “Isso cria um efeito de delineado fino e deixa a raiz bem definida”, ensina o expert. Para quem não gosta do efeito da máscara preta no dia a dia, a marrom é uma ótima opção. “Traz o mesmo efeito, mas sem muito contraste. E para as que gostam de ousar um pouco mais vale a máscara colorida. Por que não?

Fonte: Elle 05.04.2021

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company