Palmolive Gel de Banho será fabricado com 100% de plástico reciclado até 2025
A Palmolive anuncia o início de uma mudança para remover o plástico virgem das suas embalagens de gel de banho.
Esta mudança faz parte de uma visão de sustentabilidade a longo prazo, que inclui a utilização de embalagens 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, em toda a gama Palmolive, até 2025.
Esta alteração cobrirá dois quintos (40%) da gama da Palmolive Gel de Banho e poupará 1.400 toneladas de plástico virgem por ano, alcançando uma importante meta na missão da marca. A produção de embalagens de plástico reciclado Palmolive vai também permitir poupar água suficiente para encher 20 mil piscinas olímpicas.
As novas gamas e embalagens, com a sua fórmula 95% biodegradável, já se encontram disponíveis no mercado.
Rani Al Hajji, diretor geral Europe Personal Care na Colgate-Palmolive, afirma que “a Colgate-Palmolive é uma empresa responsável, inovadora e em crescimento, que está a repensar um futuro mais saudável para todas as pessoas, animais e para o nosso planeta. Palmolive, a nossa maior marca de cuidado pessoal na Europa, está empenhada em melhorar a sua pegada ambiental e está a tomar medidas, ano após ano, para concretizar esse objetivo. Remover o plástico virgem da nossa gama de gel de banho marca apenas um passo nesta jornada para alcançar um futuro sem resíduos de plástico. Compreendemos que há muito mais a fazer e é por isso que estamos constantemente à procura de formas inovadoras de assegurar que os nossos produtos proporcionam aos consumidores uma experiência de banho agradável, sem comprometer o ambiente“.
Diogo Silva, diretor geral da Colgate-Palmolive Portugal, afirma que, “para assinalar este importante passo, a Palmolive associou-se à Quercus para promover a reflorestação de árvores autóctones na Serra do Açor. A campanha decorre entre julho e agosto, em que os consumidores, ao comprarem Gel de Banho Palmolive, estarão a contribuir para a plantação de 3.500 árvores, como o castanheiro e o freixo, o equivalente a quatro hectares de área plantada, igual a quatro campos de futebol. Com esta parceria, reforçamos os valores da marca e a importância de nos conectarmos com a natureza para nos sentirmos bem”.
Futuro aero plástico
O compromisso da Palmolive para com um futuro zero plástico é uma prioridade fundamental na estratégia de sustentabilidade e impacto social da Colgate-Palmolive até 2025. Um dos seus objetivos principais é eliminar um terço dos novos plásticos, como parte da transição para embalagens de plástico 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, até 2025, assim como obter 100% de certificação TRUE Zero Waste para operações globais e construir 100% dos novos locais de fabrico certificados LEED até 2025, fornecer 100% de eletricidade renovável às operações globais, até 2030, e atingir emissões Net Zero Carbon nas operações globais, até 2040.
Por fim, a marca quer promover a sensibilização para a conservação da água a 100% dos consumidores a nível global, até 2025.
Em 2018, a Colgate-Palmolive juntou-se ao Novo Compromisso Global da Fundação Ellen Macarthur para a Nova Economia do Plástico, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade. Desde então, a empresa tem sido nomeada como uma empresa de produtos domésticos de alto desempenho pela Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) por dois anos consecutivos.
Além disso, o seu programa Save Water reduziu a utilização de cerca de 704 mil milhões de litros de água e 8,3 milhões de toneladas métricas de gases com efeito de estufa, desde 2016.
Fonte: Grande Consumo 12.07.2021