Pampers foi a marca de não medicamentos mais vendida em reais, com R$ 1.201,3 milhões
As farmácias vão muito além de medicamentos. A categoria de não medicamentos, que inclui produtos de Higiene & Beleza, itens de conveniência, entre outros, são importantes para aumentar as vendas no varejo farma. Para se ter noção, em 2022, a categoria de não medicamentos, cresceu 6,5% em unidades e 13,3% em valores, de acordo com o Close-Up International.
Em geral, os itens de baby care são os que mais crescem, dando uma oportunidade para as farmácias trabalharem no cantinho do bebê. Para ser bem-sucedido, é preciso conhecer o seu público-alvo, definir o papel das categorias, organizar por momento de uso, oferecer sinalização e setorização inteligentes; adotar o cross-merchandising; evitar rupturas; e garantir uma precificação estratégica.
Mas, além dos produtos para os pequenos, os dermocosméticos também crescem como uma categoria rentável para a farmácia. Para atender melhor os clientes, é importante conhecer os ingredientes e as necessidades específicas da pele, para que a escolha seja assertiva e para que os usuários levem para casa os produtos adequados às suas preocupações individuais.
Os dados do MAT/09, do Close-Up International, confirmam a tendência. No período, Pampers foi a marca de trade/não medicamentos mais vendida em reais, com R$ 1.201,3 milhões e crescimento de 26,7%. Em seguida, está Huggies, com R$ 762,4 milhões (+12,4%) e Ninho Fases, com R$ 607, milhões (+27,5%).
O maior crescimento esteve com Babysec Ultra, de 91,5%, ainda que ele configure na nona posição do ranking. E os menores crescimentos, depois de Huggies, foram de Dove, com 17,3%; e Anthelios, com 17,5%.
Fonte: Guia da Farmácia 27.11.2023