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Perfumaria Paralela abre turma no 2º semestre para o curso anual Formação em Perfumaria

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Em sua 6ª edição, o curso tem a chancela da escola francesa de perfumaria Cinquème Sens. O objetivo é capacitar profissionais, agregando competências olfativas e visão de negócios

Alessandra Tucci – Idealizadora e Fundadora

O Brasil é o mercado que tem o maior volume de consumo de perfumaria fina do mundo e o brasileiro tem uma relação cultural única com o gesto de se perfumar. Essa realidade torna a perfumaria uma oportunidade atraente de desenvolvimento e crescimento profissional em diversas frentes de atuação.  Em 2017, o mercado brasileiro de perfumes movimentou US$ 5,7 bilhões, mais da metade das vendas totais da América Latina, segundo pesquisas da Euromonitor. Esse cenário explica o aumento pela busca de capacitação para atuar nesse mercado e para estabelecer relações mais consistentes e que possam de fato fazer a diferença nos diversos pontos de contato e no ecossistema desta indústria. “O segmento cresce, mas o Brasil é bastante desafiador e investir em capacitação tem se mostrado um diferencial competitivo, pondera a fundadora da Perfumaria Paralela, Alessandra Tucci.

Com o objetivo de capacitar profissionais para atender as demandas do mercado nacional e latino-americano, a Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil que, instalada em São Paulo, representa com exclusividade a renomada escola francesa de perfumaria Cinquième Sens, está com inscrições abertas para a 6ª edição do curso anual de Formação em Perfumaria. “É a primeira vez que lançamos uma turma no meio do ano. As vagas para a turma que iniciou em janeiro de 2018 se esgotaram rapidamente, e alguns interessados acabaram ficando na lista de espera para 2019, por isso resolvemos antecipar e lançar uma turma nova ainda em agosto. Estamos bem estruturados no novo espaço em Pinheiros, e prontos para receber a nova turma”, comemora Alessandra.

As aulas são voltadas a todos os profissionais da área de perfumaria e beleza, independentes ou da indústria, empreendedores do setor e também aos apaixonados e entusiastas que desejam vivenciar a perfumaria na prática. “O curso fortalece e contribui para o conhecimento sobre a perfumaria, desenvolvendo a sensibilidade e agregando competências olfativas e olhar atento aos negócios”, conta Alessandra.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso acontece de 25 de agosto de 2018 a 13 de julho de 2019. São 96 horas de estudo divididas em 16 encontros, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, também às sextas-feiras.  Além disso, a cada edição, a escola promove novas experiências ao realizar duas visitas guiadas. Nos anos anteriores, as visitas aconteceram na Natura, Firmenich, Symrise, Avon e Givaudan.

Nos encontros, os alunos aprendem sobre a perfumaria de forma integral na sua dimensão técnica, sensorial, conceitual e mercadológica. Na prática, eles sentem e manipulam ingredientes. Também estudam as preferências do consumidor, tendências do mercado nacional e internacional, técnicas de extração, inovações na cadeia de abastecimento de matérias-primas, que envolvem programas de sustentabilidade com comunidades ao redor do mundo, entre outros aspectos. Além disso, o curso possibilita aos participantes ampliar o networking ao fazer contatos com profissionais do setor.

Alessandra reforça a amplitude do curso. “Oferecemos conhecimentos que servem de base para diferentes carreiras em empresas do setor, nas áreas de Marketing, Comercial, Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado, Avaliador Olfativo, profissional responsável por identificar se um perfume é ideal para a preferência dos consumidores e se está alinhado com determinada marca.

O perfil dos alunos do curso é amplo. Melina Helen Figueiredo, que é química especialista em aromas e atua no setor de tabacos, afirma que o curso permitiu aprimorar suas habilidades e potencializar a paixão pela profissão. Já a Coordenadora de Avaliação Sensorial da Firmenich, Larissa Della Rosa, conta que a Perfumaria Paralela possibilitou, além de mais conhecimento olfativo, de mercado e estratégico, a descoberta de um “mundo mágico” que mexe com os sentidos e as emoções. Para Ana Maria de Figueiredo, que trabalha com branding de marcas de beleza, a experiência foi muito “rica” e possibilitou conhecer profissionais interessantes e ampliar o repertório técnico. “Vi a minha capacidade de abstração se multiplicar. Descobri que o olfato é primo-irmão da imaginação”, declara Ana.

Para a 6ª edição do curso, a Perfumaria Paralela reuniu um grupo de profissionais talentosos, parceiros reconhecidos pelo mercado nacional e internacional como especialistas e referências em suas áreas de atuação. Confira:

Alessandra Tucci: especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de perfumaria, Alessandra tornou-se especialista em estratégia e inovação, além de ter desenvolvido uma apurada sensibilidade sensorial. Trabalhou com Mestres Perfumistas no Brasil e no exterior e participou de inúmeros projetos na América Latina, Paris e Nova York, além de ter ocupado posições de avaliadora olfativa e de Diretoria na América Latina em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo, como Firmenich e IFF.

Philippe Roques: farmacêutico e pianista, iniciou sua carreira no Grupo L’Oréal em Paris. Apaixonado pelas fragrâncias, decidiu dedicar-se à criação, trabalhando como perfumista em Paris e Nova York. Criou perfumes para o Oriente Médio, colaborou com marcas de prestígio como Burberry, Adidas Originals, Coty, Origins, Ferrari, Byblos, Victoria’s Secrets, Avon e designers como Jeremy Scott e Ocimar Versolato.

André Tabanez: engenheiro agrônomo com mestrado em Silvicultura pela USP e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo.  Há 13 anos atua em  uma das maiores casas de fragrâncias do mundo, a Firmenich, passando por áreas como fornecimento responsável, sustentabilidade, gerente de ingredientes naturais e desenvolvimento de novos ingredientes naturais. Tem experiência de 11 anos em pesquisas acadêmicas, inclusive internacionalmente na Universidade do Estado de Louisiana, Estados Unidos.

Mônica Rossetto: perfumista sênior, farmacêutica e bioquímica pela Universidade de São Paulo. Atuou por 25 anos nas casas de fragrâncias Dragoco (hoje Symrise) e Givaudan, criando perfumes para os mercados das Américas, Europa e Ásia.

Danielle Barbizan: farmacêutica industrial com especialização em cosmetologia. Atuou na área de Pesquisa & Desenvolvimento na Unilever e atua, há mais de 10 anos, na área cosmética da Natura. Ao longo dos últimos cinco anos, desenvolve atividades relacionadas à Inteligência Olfativa, Marketing para perfumaria fina e Treinamentos Olfativos como Avaliadora Olfativa.

Eurico Mazzini: Com 35 anos de carreira, o biólogo e perfumista Eurico é o criador de fragrâncias clássicas como Kaiak, Ekos Açai, ambas da Natura, Pur Blanca Noite,  Avon e Malbec Gold, O Boticário. Foi também três vezes vencedor do Troféu Aparício Basílio da Silva de Criação Perfumística, do Prêmio Atualidade Cosmética.

Serviço

Curso: Formação em Perfumaria Início: 25 de agosto de 2018
Término: 13 de julho de 2018
Carga horária: são 96 horas de estudo divididas em 16 encontros ao longo de 12 meses, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, às sextas-feiras.
Horário: 09h às 16h
Local: Rua Claudio Soares, 72 – cj. 504 – Pinheiros – São Paulo
Investimento: 12 x R$ 990,00
Prazo final para inscrições: 15/08/2018
Vagas: 20
Condições especiais: 15% de desconto no valor da primeira parcela para as inscrições feitas até 15/06/2018.
Mais informações: cadastre-se e baixe o ebook com o programa completo  http://perfumariaparalela.com.br/formacao-em-perfumaria/

Perfumaria Paralela

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