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Pet care: já considerou apostar em skin e hair care dos pets?

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Mercado de pet care cresceu mais de 75% em cinco anos e atingiu quase R$ 2 bilhões em 2021

Por Estela Mendonça

Os bons resultados alcançados pelo mercado de pet care vêm despertando o interesse de novos players no mercado, inclusive, empresas de higiene e beleza de olho na crescente demanda por produtos sofisticados e eficazes para tratar os principais problemas de pele e pelo dos animais de estimação.

Excluindo alimentação e os medicamentos veterinários, os produtos de pet care movimentaram em todo o mundo US$ 29,333 bilhões em 2021, nada menos do que 43,2% de elevação em relação ao apurado em 2016, segundo dados da Euromonitor International, que também prevê que as vendas desses produtos vão atingir US$ 36,4 bilhões em 2026, o que representa um crescimento de 24,1% nos próximos cinco anos.

No ranking de países consumidores de produtos de pet care, liderado pelos Estados Unidos, seguidos da China e Japão, o Brasil aparece em 11º lugar, uma posição que poderá se alterar nos próximos anos, considerando que a Euromonitor estima que o crescimento do mercado brasileiro deverá ser de 47,8%, entre 2021 e 2026, quase o dobro do aumento previsto para as vendas mundiais.

Com surpreendentes 75,8% de crescimento entre 2016 e 2021, o Brasil fechou o ano passado com R$ 1,986 bilhão em vendas de produtos de pet care. Se confirmada a alta de 47,8% nos próximos cinco anos, em 2026, o faturamento do segmento deverá atingir US$ 2,936 bilhões.  A Total Química, dona das marcas Sanol Dog e Collie, lidera o mercado de pet care no Brasil, seguida da Pet Society. Entretanto, o mercado é bastante pulverizado e as participações de ambas somadas não ultrapassam os 5%.

Efeito pandemia

A Kantar atribui como consequência da busca por alívio à solidão causada pelo isolamento social na pandemia de Covid-19 o aumento de 129% nos gastos dos brasileiros em cuidados com os pets entre 2020 e 2021. As casas com animais despenderam 70% do orçamento reservado com alimentação, 18% com despesas veterinárias e 15% com acessórios e itens de higiene.

As vendas online também aumentaram na categoria pet shop em 2021 em relação ao ano anterior: 33,3% no faturamento e 41,2% no número de pedidos, de acordo com o estudo Webshoppers 45, da Nilsen IQ Ebit.

Um universo de R$ 51 bilhões

Responsável pela maior fatia do mercado, a alimentação de animais de estimação representou 55% dos R$ 51,7 bilhões do que os brasileiros desembolsaram em produtos, serviços e comércio de animais de estimação, uma elevação de 27% em relação ao ano anterior, segundo a apuração do Instituto Pet Brasil. Embora com uma participação de 5,4%, a venda de produtos de pet care, foi a segunda categoria com maior alta (19,5%), totalizando R$ 2,8 bilhões.

Ainda de acordo com dados do Instituto Pet Brasil, o número de animais no país ultrapassa os 144,3 milhões, distribuídos em: 55,9 milhões de cães, 25,6 milhões de gatos, 40 milhões de aves, 19,9 de peixes ornamentais e 2,5 milhões de répteis e pequenos mamíferos.

Dog spa

Com a movimentação grande nesse mercado, a Docg, rede de franquias de pet shops especializada em pet wellness e que conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo país, pretende chegar a 200 unidades até o final deste ano. “O mercado cresceu muito nos dois últimos anos e milhares de novas empresas surgiram, competindo cada vez mais pelo seu espaço. Nós buscamos ser referência de qualidade, crescendo de forma exponencial, porém saudável, para administração do negócio”, explica Juliano Cortes, CEO da Docg, que também prevê aumentar o faturamento em 20%.

Juliano Cortes, CEO da Docg

A empresa também deu inicio a expansão internacional e já exporta para sete países e tem previsão de aumentar para 16 ainda em 2022. A docg conta com mais de 500 produtos disponíveis para venda, como shampoos, perfumes, hidratantes e protetores solares. Além dos cosméticos, a docg possui linhas de suplementos e alimentação. Mais de 150 produtos estão previstos para serem lançados ainda este ano.

Escovas fashion

Criada em 2007 pelo cabeleireiro inglês Shaun Pulfrey, a marca britânica Tangle Teezer, especializada em escovas para cabelos, também tem uma linha exclusiva para pets, a Pet Teezer, que acaba de lançar novos itens para desembaraçar os pelos nas cores pink e yellow. O formato ergonômico ajuda a reduzir a tensão no pulso durante a escovação e o design oco permite escovar o pet  durante o banho.

Banho e tosa por aplicativo

Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil, nasceu em 2021 durante a pandemia.  Para Rodolfo Calvo, fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as necessidades de quem precisa dos serviços para os animais.

“A maioria dos players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço é o que ajuda as empresas a se destacarem”, conta.

Rotina de skincare

A Soft Care, marca focada em cuidados no dia-a-dia dos animais, da Pet Society, lançou  o Skin Balance Mousse. Com formulação exclusiva, o produto tem a função de controlar a oleosidade na pele e pelagem, ao mesmo tempo em que renova a pele e hidrata.

“O Skin Balance Mousse possui ativos exclusivos que auxiliam o veterinário na terapia tópica de seborreias, acne felina, ressecamento ou oleosidade excessiva. No caso dos gatos, ele é altamente indicado, pois não possui enxágue e é de fácil aceitação por parte do pet”, explica SALUA Cataneo, gerente de marketing da Soft Care.

Cuidado humanizado

“O segmento de embelezamento e cuidado animal está em crescimento no Brasil, uma vez que o tratamento com os animais de estimação está mais humanizado e a busca por produtos destinados especificamente para animais está cada vez maior”, avalia Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química.

Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química

Como solução para essa oportunidade de mercado que se abre, Caroline informa que a Focus Química possui um extenso portfólio de matérias-primas destinadas ao segmento, como os silicones WACKER. “São fortes aliados no desenvolvimento de formulações pet, pois, além de oferecer maior conforto e proteção aos animais, também possibilitam a entrega de claims diferenciados e cosméticos inovadores”.

Para atender essa demanda, segundo Caroline, a WACKER Química do Brasil, subsidiária brasileira da representada WACKER, localizada no estado de São Paulo, desenvolveu um projeto focado em pet care, contemplando mais de 17 formulações sugestivas compostas por diferentes categorias de silicones.

As fórmulas foram submetidas a diversos tipos de testes, como avaliações microbiológicas, microscópicas, de colorimetria, de maciez e dano dos fios. Com isso, a WACKER demonstrou que a adição de silicones BELSIL® em cosméticos PET pode oferecer benefícios anti sujeira, antipoluição, ação detox, melhora do brilho, da intensidade da cor, maciez e penteabilidade.

Caroline destaca uma dessas fórmulas, a High Hydration Mask for Long Fur, trazendo uma proposta de inovação na aplicação do produto por se tratar de uma máscara de hidratação para pelos longos. Ela conta com os silicones BELSIL® ADM 6057 E (Amodimethicone, Cetrimonium Chloride, Trideceth-10), macroemulsão de silicone amínico de alta performance e tecnologia; BELSIL® CDM 3526 VP (C26-28 Akyl Dimethicone), cera de silicone para um ótimo sensorial e condicionamento; BELSIL® PDM 20 (Trimethylsiloxyphenyl Dimethicone), silicone doador de brilho e maciez e BELSIL® GB 3020 BR (C13-16 isoparaffin, Dimethiconol), blend de silicone para melhor alinhamento dos fios.

Para esta formulação, foram realizados dois testes no equipamento Dia-Stron, com o objetivo de analisar a maciez e o dano dos fios, comparando a High Hydration Mask for Long Fur com uma máscara de hidratação sem silicones (imagem).

“A versão contendo silicones BELSIL® demonstrou melhores resultados, tanto na melhora da maciez (15%), quanto na redução do dano dos fios (35%), sinalizando um pelo mais hidratado, mais fácil de pentear e, portanto, um produto que promoverá maior conforto e beleza ao animal”.

Microbioma equilibrado

““Entre os produtos mais utilizados no setor pet care, os shampoos, condicionadores e os hidratantes, que atualmente são utilizados como auxiliares no tratamento das doenças alérgicas, muito frequentes nos cães, vêm ganhando cada vez mais espaço”, ressalta Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia. Para esses produtos, o Grupo Solabia destaca seu ativo prebiótico, desenvolvido há mais de 20 anos, o Bioecolia®.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia

Segundo Ana Paula, o Bioecolia® constitui-se de um alfa glucooligossacarídeo feito a partir de processo biotecnológico de transferência enzimática, possuindo ligações específicas entre suas moléculas de glicose e, por isso, é um substrato assimilado apenas por bactérias saprófitas da pele. “Assim, por meio da bioseletividade, o crescimento dos microrganismos patogênicos e/ou indesejáveis é inibido, mantendo o microbioma da pele equilibrado e evitando o surgimento de disbioses”. Por ser um polissacarídeo, atua como sinalizador celular, estimulando a produção de β-defensinas 1 e 2, peptídeos que atuam como antibióticos naturais, reforçando o mecanismo de defesa da pele.

Em 2020, foram feitos novos testes metagenômicos por quantificação transcricional do mRNA 16s, que comprovaram a influência do Bioecolia® na expressão de genes que codificam proteínas responsáveis pela estruturação da barreira microbiológica da pele, justificando sua potente ação prebiótica.

Os resultados dos testes ex vivo em explantes de pele humana (abaixo), que podem servir de base para os resultados na pele animal, comprovaram que o Bioecolia® aumenta significativamente a expressão de β-defensinas 2 (hbD2) e 3 (hBD3). Ao agir sobre esses marcadores de imunidade, o ativo fortalece as defesas naturais da pele.

Ana Paula ressalta que o Bioecolia® é um ativo em pó e sem conservantes, que podem causar alergias. “Além de ser facilmente incorporado, é versátil em todos os tipos de formulações cosméticas, inclusive de pet care, abrangendo sua eficiência para todas as partes do corpo do animal”, diz, informando que no laboratório de aplicação da empresa já foram desenvolvidas formulações pet care de shampoo, condicionador, espuma de limpeza, creme de pentear e solução para lenços umedecidos, entre outras.

Ana Paula também destaca o Nutrimel® Hair, um ativo vegetal obtido por hidrólise controlada dos tubérculos da batata yacon, rico em inulina, que devolve ao pelo o brilho de forma imediata, e o Sublim’Hair®, ativo obtido pela hidrólise enzimática das sementes de quinoa, que proporciona reestruturação e regeneração imediatas pela reposição de aminoácidos, sendo recomendado para tratamentos intensivos na pelagem animal.

Ingredientes naturais

Uma pesquisa independente realizada pelo Grupo Citróleo, em parceria com a Mane, mostrou que 40% dos donos de pets entrevistados já buscam por produtos que tenham ingredientes naturais e que saúde e higiene são os principais benefícios que os veterinários procuram nos produtos que serão indicados aos seus pacientes e tutores.

Rafaella Tomazini Candido, coordenadora de desenvolvimento técnico e marketing do Grupo Citróleo

Rafaella Tomazini Candido, coordenadora de desenvolvimento técnico e marketing do Grupo Citróleo, reforça que o consumo de produtos naturais e sustentáveis já é realidade global no mercado de cosméticos para animais de estimação, resultado de donos de pets cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde e bem-estar dos seus animais.

“O mercado de matérias-primas caminha também rumo à inovação para atender esta demanda, mas ainda há espaço de crescimento e novos produtos, principalmente especializados”, afirma Rafaella, acrescentando que o Grupo Citróleo traz de forma pioneira uma linha completa de ativos, elaborada para a pele dos pets do mundo todo: a CitroPet.

A linha CitroPet oferece ingredientes da biodiversidade brasileira, em forma de ativos eficazes, biodegradáveis, veganos e livres de crueldade animal. “Estes ativos botânicos entregam de maneira suave, não agressiva e sustentável, todos os benefícios dessa rica biodiversidade para os nossos melhores amigos”, destaca.

Quatro ativos compõem a linha CitroPet: o C-CARE, que oferece cuidado intenso, como em casos de irritações e queimaduras na pele delicada dos animais, patas e focinho; o C-BALANCE,  um ingrediente desenvolvido para problemas de pele e sensibilidade, controlando o ataque dos germes e bactérias e regulando o microbioma da pele do animal; o C-PROTECT,  um ativo com ação inteligente para garantir aos animais proteção repelente contra insetos, e o C-SHINE, com poder de embelezamento dos pelos, deixando-os macios, hidratados e radiantes, além de fortalecidos para melhor penteabilidade.

“A tecnologia natural dos quatro ativos da linha CitroPet traz benefícios capazes de potencializar linhas completas de banho, embelezamento, tratamento e inovação em formatos, como banho a seco, balms e sprays. São ativos com excelente custo-benefício, multifuncionais e que não agridem a saúde dos animais”, completa Rafaella.

Linhas verdes

“A grande promessa para os próximos anos são as linhas verdes”, aposta Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, acrescentando que quem ama os animais costuma ser bastante sensível às questões ecológicas. “É possível deixar o pet bem limpinho com produtos à base de matérias-primas de fontes naturais, livres de sulfato, biodegradáveis e, principalmente, com qualidade e segurança para o animal”.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

Fernanda cita como exemplo o STEPAN-MILD® 30 SF, desenvolvido pela Stepan localmente para atender as principais necessidades de formulação de produtos de higiene pessoal, com ótima espumação, transparência, fácil manuseio, além de otimizar o tempo de desenvolvimento e produção. Composto por matérias-primas de fonte natural, o produto é uma formulação concentrada livre de sulfatos (Alquil éter sulfato de sódio e Lauril Sufato de Sódio), mostrando-se uma ótima opção para linhas pet, por proporcionar baixa irritabilidade dérmica e ocular. “Com indicação de uso a partir de 18%, conseguimos ter um produto fácil de formular, com viscosidade e transparência. Ele é ideal para desenvolvimento de shampoos, limpa-lágrimas, água micelar e demais produtos para higiene pet. STEPAN-MILD® 30 SF reúne o que há de melhor para o meio ambiente, consumidor e formulador”, destaca.

Para condicionamento, Fernanda recomenda o STEPANQUAT® Soleil e o STEPAN-MILD® GCC. O primeiro é um tensoativo catiônico derivado diretamente do óleo do girassol. Proporciona alto condicionamento e melhor perfil de ecotoxicidade do que os catiônicos regulares, sem irritação para pele e os olhos (com base em esterquats semelhantes). “Está buscando por suavidade, maciez e facilidade no pentear, sem build up? Este é o produto ideal, pois além desses benefícios, também é livre de conservantes, álcoois, solventes e glicóis”.

“Já o STEPAN-MILD GCC, ester com sensorial suave e hidratante, é um de nossos queridinhos, pois também pode ser utilizado em formulações de produtos de higiene para pele e cabelo, sem prejudicar e até mesmo trazendo melhorias para o volume da espuma”, afirma Fernanda, explicando que ele possui baixo ponto de fusão, próximo à temperatura da pele, o que aumenta o poder de espalhabilidade do produto. É um ingrediente biodegradável, produzido com ingredientes de origem natural e aprovado pelo Ecocert e Cosmos.

Controle do odor

“Mais do que amigo ou companheiro, pets são vistos por seus donos como membros da família. E para um membro da família não há limites quando se fala no seu bem-estar e saúde”, diz Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco, citando pesquisa realizada pela Opinion Box, realizada em outubro do ano passado que mostrou que 81% dos entrevistados gastariam o dinheiro que fosse necessário para manter o seu pet seguro e saudável.

Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco

Tereza lembra que, para garantir saúde e segurança, tutores de pet usam critérios de escolha semelhantes aos dos seus produtos para uso pessoal, como ingredientes com eficácia comprovada, sustentáveis, certificados e suaves.  “Os pets ainda têm a pele mais sensível que a nossa. Justamente por isso, para produtos de higiene e limpeza pet, é fundamental que os tensoativos sejam suaves”.

A Lubrizol, distribuída pela Dinaco no Brasil, possui uma linha que inclui opções derivadas naturais e sulfate free, como o Chemoryl™ SFB-10 BA, com excelente propriedade espumante, e o Chemccinate™ DSLS-BA. “São diversas opções para não irritar a pele sensível do pet”, garante Tereza.

Para lidar com seu odor característico, a gerente da Dinaco aponta o ativo biotecnológico Trehalose 100 como uma solução perfeita. Trata-se de um dissacarídeo natural com grande propriedade hidratante, presente em uma grande variedade de plantas e microrganismos. Conhecido no mercado como o ingrediente da planta da ressurreição, protege as membranas das células contra o ressecamento e desidratação sob condições extremas de temperatura.

Tereza acrescenta que o Trehalose 100 tem outro benefício: em produtos desodorizantes, de oral care e também de pet care, pode auxiliar a mascarar o odor impedindo a oxidação do ácido alfa-linolenico. “É a oxidação dos ácidos graxos que gera aldeídos voláteis, causadores de odores desagradáveis. A Trehalose 100 impede que o oxigênio interaja diretamente com a dupla ligação desses ácidos graxos. Assim, o membro peludo da família fica cheiroso por mais tempo”, explica Tereza.

Condicionamento intenso

Daniel Almeida, especialista técnico para o mercado de cuidados pessoais da Dow, conta que a empresa possui um portfolio completo composto por silicones e polímeros orgânicos, em especial celulósicos e acrílicos, capazes de auxiliar o formulador a atender as demandas do mercado, com total segurança aos Pets. “Essas famílias são formadas por modificadores reológicos, opacificantes, surfactantes e polímeros de condicionamento que abrem novas perspectivas de inovação para o segmento”.

Daniel Almeida, especialista técnico para o mercado de cuidados pessoais da Dow

Do portfólio da Dow, Almeida indica como solução para alto condicionamento o UcareTM Extreme Polymer, um polímero celulósico catiônico bioderivado e biodegradável, livre de GMO e contendo 48% de carbono de origem vegetal. Quando adicionado aos produtos de pet care, em apenas 0,3%, ele entrega maciez, facilidade de penteado e alinhamento dos fios, mostrando uma excelente relação custo/benefício.

Comparado aos Poliquatérnios tradicionais, UcareTM Extreme Polymer  segundo o especialista, proporciona um condicionamento mais intenso e mais perceptível, podendo ser utilizado como único agente condicionante da formulação ou associado a óleos naturais e silicones, aumentando significativamente a performance desses ativos.

Outro destaque é o HydroxySHIELDTM Polymer, um novo silicone com desempenho diferenciado em todos os tipos de formulação. “Sua estrutura única e inovadora potencializa a criação de produtos com múltiplos benefícios para os pets, como maciez, deslizamento, facilidade de penteado, redução da queda por quebra, alinhamento dos fios e secagem mais rápida”, explica Almeida, lembrando que  a hipoalergenicidade dos silicones leva ao formulador uma confiança maior e mais segurança aos Pets.

É possível ir além quando o objetivo é condicionar os fios. Almeida aponta estudos que demonstram que a sinergia entre HydroxySHIELDTM Polymer e UcareTM Extreme Polymer, ambos em baixas concentrações, eleva ainda mais o poder de condicionamento e deixa o pelo do pet ainda mais macio.

Complementando, Almeida também avisa que, para modelagem do pelo dos pets, as marcas podem contar com o MaizeCareTM Style Polymer, que é um amido de milho hidrolizado com 100% de origem natural, atendendo a ISO 16128, que proporciona durabilidade ao penteado, mesmo sob alta umidade.

Dermocosméticos pet

Para Ana Freire, coordenadora técnica na Tovani Benzaquen Ingredientes, o mercado de pet care não apenas está crescendo exponencialmente nos últimos anos, como também vêm absorvendo as mesmas tendências do mercado de personal care como, por exemplo, o desenvolvimento de cosméticos veganos, sustentáveis, de alta performance e com ativos inovadores.

Ana Freire, coordenadora técnica na Tovani Benzaquen Ingredientes

Como a pele de cães, gatos e equinos tem espessura mais fina e pH mais neutro em comparação com a pele dos humanos, Ana pontua que  alguns pets apresentam predisposição a alterações cutâneas, como pele sensível, disbioses e diferentes tipos de dermatites. “Temos uma crescente nos produtos dermocosméticos para pet care, que são fortemente indicados como preventivos dessas alterações cutâneas ou até mesmo auxiliares dos tratamentos dermatológicos”.

Para peles sensíveis e atópicas, Ana indica o Bicosome® Ômega 3, ativo nanotecnológico com sistema duplo de encapsulamento e liberação de ativos. Por ter extrato de microalga rico em EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico) encapsulado e obtido por processo sustentável com mínima pegada de carbono, ele possui alta atividade calmante e antioxidante, além de recuperar a barreira cutânea, devido à composição de fosfolipídios e esfingolipídios da tecnologia Bicosome. “Esse ativo é uma excelente alternativa para interromper o ciclo inflamatório e de danos da barreira cutânea comuns na pele atópica”, afirma.

Para pets que sofrem com dermatite seborreica, a indicação é o Pantrofina® Remedy, da parceira Respharma. O ingrediente controla a descamação, diminui a coceira e inibe a ação da Malassezia Furfur. “Pantrofina® Remedy é um complexo de ingredientes ativos de alta eficácia contra a descamação e a coceira da pele. Seus testes indicam alta performance com apenas 7 dias de tratamento. Esses benefícios evitam infecções secundárias, disbioses cutâneas e a consequente queda de pelo”, explica Ana.

Com benefícios dermatológicos e estéticos, a Tovani Benzaquen também recomenda o Cation™ HA-Clear, ativo composto por hialuronatos de sódio de alto e baixo peso molecular associados a um poliquetérnio-10. De acordo com Ana, ele garante uma alta deposição dos ácidos hialurônicos no pelo e pele dos pets, mesmo em produtos enxaguáveis. Além da alta hidratação, o filme formado pelo ativo protege os pelos e minimiza a deposição das sujidades do ambiente.

Pets coloridos

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient, chama a atenção para o fato de que, globalmente, cresceu o número de pessoas que vivem sozinhas e de famílias menores, o que vem favorecendo a compra ou adoção de pets.  A executiva cita pesquisas que mostram que os donos de pets desejam comprar produtos de suas marcas favoritas para seus companheiros peludos e que já existem algumas empresas de higiene e beleza para humanos criando linhas para pets. “Pensando nisso, a Sensient Beauty utiliza todo o seu portfólio de personal care, composto por de cores de alta pureza e ingredientes cosméticos funcionais para inspirar o desenvolvimento de produtos inovadores para pets”.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

Lembrando que fatores genéticos e ambientais podem causar sensibilidade na pele dos cães, Fernanda destaca que a Sensient conta com o SENSISHIELD SCALP, fitoativo composto por extratos botânicos de guayusa, obtido pelo processo patenteado 100% à base de água PhytoClean, que equilibra a barreira cutânea para trazer integridade e conforto mesmo para peles hipersensíveis.

Fernanda também observa que, embora seja uma tendência recente, a tintura para pets é cada vez mais popular mundo afora. “Porém, é necessário desenvolver produtos que não agridam a pele do animal ou causem qualquer tipo de reação, sendo a coloração semipermanente a opção mais adequada por ser depositada apenas na parte externa dos pelos, sem retirar o pigmento natural da fibra”.

A Sensient conta com linhas completas de corantes catiônicos, com alta pureza e que podem ser utilizados em tinturas semipermanentes, como a marca Arianor®. O destaque de praticidade é a linha Arianor Flash®, complexo sinérgico de corantes catiônicos e agentes biotecnológicos na forma de pó. Basta aplicar água e a tecnologia se converte num produto pronto para aplicação. “Oferecemos uma vasta opção de cores prontas que eliminam a etapa de desenvolvimento e de ajustes de cor, proporcionando economia de tempo no controle de qualidade e menor volume de estoque, sendo ideal para produtos de coloração em tons fantasia ou para tonalizantes para cães com pelagem escura que vai embranquecendo com a idade”, afirma Fernanda.

Para proteção da cor da pelagem tingida ou natural, Fernanda recomenda o SENSISHIELD, fitoativo para proteção UV dos pelos, composto por extratos botânicos de chá verde obtidos pelo processo patenteado PhytoClean™, 100% a base de água, que conta com propriedades antioxidantes de polifenóis e cafeína, que combatem o ataque de radicais livres na pelagem, e com catequinas específicas que fornecem proteção UV superior.

Queratina vegetal

“Não é mais novidade que os pets ganharam um papel de extremo destaque nos últimos anos, especialmente com o evento da pandemia”, reforça Josy Hatada, gerente de vendas de ingredientes cosméticos da Symrise, que observa que pesquisas recentes com consumidores, inclusive, têm apontado uma forte tendência em cuidado com o estado emocional dos animais de estimação.

Josy Hatada, gerente de vendas de ingredientes cosméticos da Symrise

Segundo Josy, a Symrise vem investindo em pesquisas e promovendo ingredientes que impactem positivamente no bem-estar de pets e seus donos, sempre focando em ativos naturais e sustentáveis. Além de um portfolio completo em soluções para preservação das fórmulas e vasta variedade em extratos botânicos, a empresa oferece ativos para tratamento intenso de pelos e de barreira cutânea, com os ingredientes SymHair® Restore e SymReboot™.

O SymHair® Restore, que pode ser chamado queratina vegetal, é um reparador inteligente da fibra capilar, que aumenta força e resistência do pelo, bem como proporciona alinhamento de cutícula, entregando extremo condicionamento.

O SymReboot™, por sua vez, faz parte de uma nova geração de ativos baseados na ciência da microbiota da pele. “Moderno e inovador, restaura peles sensíveis e couro cabeludo, preservando o bioma natural da pele e conferindo hidratação profunda, a partir de um lactobacilo específico inativado. É food grade, Suitable vegan e Cosmos approved”, explica a executiva.

Josy ressalta que o SymHair® Restore e o SymReboot™ possuem testes in vivo para suportar os claims e podem ser aplicados em shampoos,  loções e sprays de tratamento.

Crescimento também em 2022

Na chamada para seu relatório Pet Products in Brazil, lançado em maio, a Euromonitor International aponta como oportunidade o desenvolvimento e diversificação de produtos para gatos, considerando que a população de gatos no Brasil aumentou em um ritmo mais acelerado, em comparação com outros tipos de animais de estimação.

A Euromonitor também aposta que mais empresas deixarão seus negócios principais para tentar se beneficiar da resiliência dos cuidados com animais de estimação. “Ao contrário do que se esperava no final de 2020, o crescimento do setor de pet care não desacelerou em 2021, com sólido crescimento também esperado em 2022. Os consumidores, mesmo diante de forte pressão inflacionária, continuaram investindo em pet food, saúde e bem-estar animal”.

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