P&G lança embalagens com códigos táteis para consumidores portadores de deficiência visual
A Domino Printing Sciences (Domino) aliou-se à Procter & Gamble (P&G) no desenvolvimento de uma solução tátil inclusiva para a etiquetagem de produtos, com o objetivo auxiliar os consumidores com deficiência visual na distinção dos produtos de cuidados pessoais, durante a sua utilização
Para quem vive com deficiência visual, tarefas aparentemente simples podem ser um problema, como distinguir a embalagem de champô da embalagem de amaciador. Até para os consumidores com visão fraca ou reduzida pode ser complicado identificar os produtos durante o banho, onde geralmente não são utilizados auxiliares de visão como óculos, lentes de contacto ou lupas.
A P&G reconheceu este problema e procurou solucioná-lo. “Na maior parte dos casos, as embalagens de champô e de amaciador são concebidas para terem um aspeto idêntico“, afirma Sumaira Latif, consultora especializada em design inclusivo da P&G, também registada como invisual. “Percebemos que temos uma enorme oportunidade para melhorar os nossos produtos e as nossas embalagens, encorajando outras empresas a fazerem o mesmo“.
Solução
Tornou-se claro que o Braille não seria a solução ideal, uma vez que existem muito poucos utilizadores. Nos Estados Unidos, por exemplo, menos de 10% das pessoas com o mais elevado nível de deficiência visual, ou seja, as pessoas legalmente registadas como invisuais, sabe ler este sistema de escrita tátil.
Por conseguinte, a P&G e a Domino procuraram desenvolver uma alternativa mais universal que pudesse tornar as embalagens mais acessíveis a todos os que têm perdas parciais ou totais de visão. “Fomos convidados a visitar os laboratórios de testes de laser especializados da Domino, em Hamburgo, inicialmente para falar sobre os requisitos do projeto e, posteriormente, para uma sessão de trabalho de dois dias no sentido de se identificar a melhor solução possível. Juntos escolhemos a linha de champôs e amaciadores bio:renew da Herbal Essences como os produtos experimentais, uma vez que podiam ser facilmente marcados pelos codificadores a laser CO2 D-Series da Domino para criar um marcador táctil diferenciador“, explica Kevin Higgins, engenheiro na P&G.
Stefan Stadler, líder de equipa da Laser Academy, liderou o trabalho colaborativo com Sumaira Latif e a sua equipa na busca da melhor abordagem. Identificaram o fundo da embalagem como a melhor localização para a codificação, pois o plástico é mais grosso e é mais fácil identificar o código sem comprometer a integridade da embalagem. “O design escolhido é composto por uma fila de linhas em relevo na parte inferior traseira das embalagens de champô – “S” de “shampoo” (champô) e “stripes” (linhas) –, e duas filas de pontos em relevo no mesmo local nas embalagens de amaciador – “C” de “conditioner” (amaciador) e “circles” (círculos)”, indica Stefan Stadler.
A integridade das embalagens foi um fator importante para a P&G, uma vez que esta materialização exterior da marca é a primeira coisa que o consumidor vê e a última em que toca. A embalagem tem de ter uma boa apresentação, mas também tem de ter um desempenho positivo durante toda a sua vida útil, pelo que não seria aceitável comprometer a sua integridade.
Para garantir que a nova abordagem de linhas e círculos funcionaria para os consumidores, a P&G apresentou as embalagens codificadas bio:renew da Herbal Essences ao Royal National Institute of Blind People (RNIB), no Reino Unido, para serem testadas por consumidores. Um grupo de acompanhamento composto por consumidores com deficiência visual aprovou o novo design inclusivo das embalagens, recebendo diversas avaliações positivas por parte de quem vive com perda de visão parcial ou total. Com base no sucesso desta experiência inicial, a P&G passou a utilizar o seu design inclusivo em todas as linhas americanas de champôs e amaciadores bio:renew da Herbal Essences.
Objetivo
O objetivo, a longo prazo, do projeto da P&G é encorajar mais fabricantes a criarem designs inclusivos para as embalagens de produtos de beleza e cuidados pessoais, muitas vezes, utilizados por consumidores com deficiência visual em momentos que os impedem de usar óculos ou lentes de contacto. A abordagem de um simples ícone aplicado na linha bio:renew da Herbal Essences pode constituir uma forma global de permitir essa diferenciação. “Estamos profundamente empenhados em ajudar os nossos clientes a desenvolverem produtos que enriqueçam a vida dos consumidores e que possam ser utilizados e apreciados por todos, independentemente das circunstâncias de cada um“, afirma Nitin Mistry, Gestor Global de Contas da Domino. “Nesse sentido, foi uma enorme satisfação ter trabalhado com a P&G neste projeto, estando recetivos a discussões com qualquer outra organização que pretenda incluir a inclusão nas embalagens dos seus produtos“.
Fonte: Grande Consumo 14.09.2021