Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

P&G tem ano recorde no país

Empresa foca para assumir a liderança em produtos para cabelos

O ano fiscal da fabricante de bens de consumo P&G (Procter & Gamble), encerrado no último mês de junho, foi o melhor da história da companhia no Brasil, segundo Alberto Carvalho, presidente da empresa no país. “Crescemos dois dígitos e 90% das nossas áreas de negócio aumentaram suas fatias no mercado”.

Apesar da recessão e da queda nos níveis de consumo, a operação brasileira se sobressaiu ao apostar contra algumas tendências do setor, afirma Carvalho. “Não demos mais atenção aos itens mais baratos. Pelo contrário: voltamos nosso marketing e o desenvolvimento de tecnologia para os produtos premium e médios”.

Os descontos agressivos, comuns durante a crise, foram adotados com parcimônia por não serem sustentáveis a médio e longo prazo, segundo o executivo. “É um erro treinar o consumidor a optar pelo preço e não pela qualidade. Aqueles que só compram com desconto de 30% ou 40% não são interessantes para nós”, diz ele. “Fizemos experimentações, demos amostras de teste, e, quando gostaram, aceitaram pagar o nosso preço”.

A P&G, tanto no Brasil como na operação global, também enxugou seu portfólio e reduziu para dez o número de categorias em que atua. “O foco passou a ser os itens que estão em todos os lugares do mundo, que são usados diariamente e aqueles em que conseguimos incorporar tecnologia”. O processo de reduzir o número de produtos vendidos já foi finalizado, e agora a empresa retomará o lançamento de novas marcas no mercado brasileiro.

Cabelos

“Neste segmento, pretendemos dobrar de tamanho e nos tornarmos líderes de mercado, como já ocorre em outros países. Hoje, é uma área que representa cerca de 15% do nosso negócio”, diz Alberto Carvalho.

A P&G deverá fazer novos aportes na operação brasileira, mas em menor nível que o montante registrado de 2014 a 2016, intervalo em que investiu cerca de R$ 2 bilhões no país, afirma o presidente da companhia. “Houve um investimento grande em aumento de produção, fábricas e prédios. Agora, faremos ajustes, mas levaremos de 3 a 4 anos para pensar em um novo aporte tão grande como o anterior”, diz o executivo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Parceiros 2025

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company