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Phisalia cresce acima do mercado em ano desafiador

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Com posicionamento de “escolha inteligente”, Trá Lá Lá, umas das marcas pertencentes à empresa, oferece o melhor preço por ml nas categorias que atua, reforçando respeito aos consumidores e ao mercado

Não é novidade para ninguém que 2021 foi extremante desafiador a todos, e que ainda esteve em recuperação desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020 e com o mercado de higiene e beleza não foi diferente.

De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou desempenho positivo de 5,8%.

Ainda de acordo com a associação, a categoria de Higiene Pessoal, em que a Phisalia possui a maior parte do seu portfólio, foi o segmento que apresentou crescimento de 4,7% em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior, indicando a relevância da essencialidade deste setor e uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para combater a Covid-19. Exemplo disso, foi o crescimento da categoria de sabonetes, que apresentou alta de 9,7%.

Há 47 anos no mercado, a Phisalia desenvolve produtos que cuidam com carinho das famílias brasileiras, oferecendo produtos de higiene pessoal e cosméticos de qualidade, por meio de suas marcas Physalis, Trá Lá Lá e Lukinha, proporciona soluções que contemplem também as mudanças de hábitos dos consumidores.

A empresa, consciente da situação atual do mercado e da economia brasileira, coloca o consumidor como o grande beneficiário de todas as suas ações. Em 2021, a empresa investiu fortemente na eficiência operacional para reduzir nos custos e evitar que fossem repassados para o consumidor, além de reduzir parte das margens, uma vez que o repasse de preços foi significativamente menor do que aumento das matérias primas.

Focado nas categorias de hair care, oral care e desodorantes, prioritariamente, para o público infantil, foi registrado um crescimento de cerca de 12% em vendas. “Muito desse sucesso está relacionado ao respeito que a empresa tem com o consumidor e o mercado como um todo. Ao ser a “escolha inteligente” – produtos de qualidade com preços acessíveis -, a empresa conseguiu manter seu posicionamento de ser o melhor preço por ml dentre os principais players do mercado, além de oferecer boas promoções”, comenta Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia.

Para ser de fato a “escolha inteligente” para o consumidor, a Phisalia faz questão de manter ao longo dos anos, a mesma volumetria de produto. “Desde que lançamos há mais de 20 anos a linha Trá Lá Lá no mercado, mantemos o conteúdo com 480 ml de produto no frasco. Percebemos que diminuir a quantidade de produto por embalagem é um movimento que muitas marcas têm adotado, mas nós não. O respeito ao consumidor está no topo das nossas ações” afirma Eduardo.

No ano passado, também foi um ano de boas conquistas em distribuição, com destaque para o canal farma, em que cresceu 17,7% em marketshare (IQVIA Analysis MAT NOV/21).

Em relação a linha vegana com ingredientes naturais, a Physalis, manteve o crescimento, com aumento de 100% de vendas no e-commerce, em seu primeiro ano. A marca conquista, a simpatia de um público em franco crescimento no Brasil. Estima-se hoje que 14% dos brasileiros sejam vegetarianos, fatia que equivale a 30 milhões de pessoas e que movimenta, pelo menos R$ 4 bilhões por ano, mas, é voltada a todos os consumidores, principalmente os mais criteriosos, cujas escolhas oferecem os benefícios e uma real experiência no uso, colaboraram para um planeta mais saudável e que tragam propósitos e valores reais.

Para 2022, o CEO revela que seguirão com lançamentos já no primeiro semestre, e darão andamento a uma enorme transformação que deve ser concluída em até dois anos: relançar todos os produtos, mesmo aqueles que são sucesso há décadas, sem ingredientes de origem animal, tendo em seus portfólios somente produtos veganos. 

“Os desafios se seguem, mas, dado nossos resultados recentes e a equipe cada vez mais afinada, entramos em 2022 seguros de estarmos aptos a superar obstáculos, gerar oportunidades, crescer e cuidar com carinho de todos que fazem parte de nossa história”, afirma o executivo.

Desenvolvimento digital

A empresa continuou investindo na utilização de ferramentas online. Foram realizados treinamento com as equipes de campo de vendedores e promotores, com objetivo de unir de maneira eficiente o presencial com o virtual.

“Manteremos essa estratégia de agora em diante, pois se provou muito eficiente. Outra frente de ações que nos ajudou a alcançar os resultados anuais foi a maior integração entre as equipes de marketing, vendas e trade, atuando como deve ser, alinhadas e fortalecidas”, reconhece o CEO.

Uma empresa com propósito

Dentro das metas globais anuais da empresa, mantiveram a de sustentabilidade. Foram realizadas ações que aliaram educação e prática nesse quesito. A pauta ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) levou a Phisalia a mostrar mais o que tem feito, e instituir norteadores do que ainda podem melhorar. Essas iniciativas auxiliam no ponto focal da empresa, que é o consumidor, que está muito mais atento e exigente.

“Em 2021 tivemos o importante momento de revelação do nosso propósito, utilizando técnicas que geraram debate, espaço de escuta e senso de pertencimento. Esse trabalho tem apoiado na materialização do que deve ser a Phisalia daqui para frente, unindo cada vez mais responsabilidade social e ambiental, nosso lema “cuida com carinho” e gestão financeira”, afirma, Adriana Amiralian, Diretora de Marketing, Trade e Comunicação da Phisalia.

Temas relacionados ao senso de pertencimento, diretamente ligado à inclusão e diversidade, foi um dos mapeamentos internos realizados com os colaboradores, entre eles, se gostariam de ter banheiros unissex. A atitude foi vista como positiva e bastante democrática por parte das equipes, que definiram a mudança por meio de votação. A partir do resultado, as adaptações foram aplicadas tanto em Osasco (fábrica) quanto em Itapevi (centro logístico e escritório), com diferenças entre si, de acordo com o que foi apontado pelos colaboradores de cada local.

“A Phisalia, como um todo, tem em sua essência estar sempre alinhada a todas as tendências, preferências e necessidades do consumidor. Durante a pandemia da Covid-19, notavelmente, o cuidado com a higiene foi atrelado à preocupação com a manutenção da saúde. O momento também foi propício para a proximidade das famílias e suas relações. Possuímos marcas que se adequam a essas necessidades, permeando por todas as fases da vida das pessoas, nos tornando referência brasileira em produtos de higiene pessoal e cosméticos”, reconhece a executiva.

Lançamentos alinhados às mudanças de hábitos do consumidor

A Trá Lá Lá Kids finalizou 2021 com um portfólio de lançamentos que contemplaram os consumidores, tanto em relação à proteção da saúde, quanto a mudanças de hábitos. A marca trouxe em sua linha a máscara descartável e o álcool em gel, idealizados especialmente para o público infantil. Depois de mais de um ano em casa com aulas remotas, por conta da pandemia da Covid-19, o retorno às aulas presencial, com hábitos diferentes, se tornou um momento muito importante e marcante na vida de cada estudante. Agora, a proteção e o cuidado com a higiene se tornaram prioridades e outros protocolos de segurança entraram em vigor. Pensando nisso, a marca selecionou produtos do seu portfólio que possam colaborar com este momento.

A marca também investiu no lançamento divertido e inclusivo, incentivando os hábitos de higiene no cotidiano dos pequenos, com os sabonetes líquidos para mãos e corpo, com a tecnologia da “espuma mágica”, que muda de cor quando a mão fica limpa. A iniciativa partiu de uma demanda crescente do mercado por produtos que alinham a importância da proteção no contexto da pandemia e, ao mesmo tempo, tragam um lado lúdico e de diversão para as crianças, revelando o propósito da marca ‘Com Trá Lá Lá a gente cuida brincando’. Foi nesse sentido que lançamos a campanha Tralalândia que, visa educar com diversão, e que teve forte impacto nos pontos de venda.

“Com um vasto portfólio, nas categorias infantis de banho, pós-banho, oral care, desodorante, troca de fraldas e repelentes, a Trá Lá Lá já é reconhecida como sinônimo de produto seguro, com tecnologia de ponta e de qualidade para crianças, desde o nascimento”, afirma Vanessa Rodrigues, Head de Marketing da empresa.

Já a Physalis, que tem como mote “a essência do bem”, inaugurou sua participação na São Paulo Fashion Week, oportunidade especial para aproximação com o público, e que refletiu em ótimos resultados. A marca possui uma causa focada em melhorar a qualidade das relações, com diálogo, escuta e empatia. Feita com fragrâncias únicas que agradam o gosto brasileiro, por meio de um portfólio vasto, oferecendo Shampoos, Condicionadores, Sabonetes Líquido e em Barra, Desodorantes Veganos e Géis Dentais, além de uma linha baby, a Physalis Baby. As embalagens também foram desenvolvidas pensando 100% em sustentabilidade. Os frascos são de plástico reciclado e reciclável, promovendo a Economia Circular dos materiais.

Presença em eventos e premiações 2021

A Physalis foi a grande vencedora dos prêmios Grandes Cases de Embalagem 2021 e da 29ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética, na categoria Banho e Higiene. Conhecido como o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil, o Prêmio Atualidade Cosmética reconheceu o trabalho desenvolvido pela Physalis junto aos consumidores neste curto período de existência, já que a marca foi lançada no mercado em 2020.

A marca também venceu o prêmio Grandes Cases de Embalagem 2021, por conta de suas embalagens recicladas e recicláveis. Todos os frascos de shampoos, condicionadores, desodorantes e sabonetes líquidos são produzidos com 100% de resina reciclada, as embalagens dos sabonetes em barra são produzidas em papel cartão totalmente reciclado, já as bisnagas de géis dentais são feitas com polietileno derivado da cana de açúcar.
A Physalis tem como objetivo atender os consumidores que buscam cada vez menos gerar impacto ambiental no planeta e ter um consumo consciente, com produtos livres de crueldade animal e embalagem sustentável.

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