Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Por que apostar em um antimicrobiano natural multifuncional

  • Written by:

PhyteqTM raspberry one da Ashland combina eficácia, tecnologia, naturalidade e multifuncionalidade

Por Estela Mendonça 

A escolha de um antimicrobiano adequado para formulações cosméticas complexas não se restringe apenas à sua eficácia, mas se estende aos benefícios alinhados ao produto final. Em um mundo globalizado, as tendências do mercado de cuidados pessoais se espalham rapidamente, aproximando os hábitos dos consumidores, mesmo considerando diferenças culturais. A tendência de cosméticos mais naturais, mais sustentáveis e sem crueldade animal se tornou incontestável.

Foto: Juliana Garcia, microbiologista da Ashland

Ao mesmo tempo, a rotina pós-pandemia reforçou necessidades como conveniência, multifuncionalidade e minimalismo. Finalmente, a transparência sobre os ingredientes utilizados e o desenvolvimento de fórmulas mais suaves para pele e que respeitem o microbioma individual também se tornaram mandatórios.

Todos esses pontos trazem não apenas complexidade às formulações cosméticas, como também grandes desafios de preservação. “Antimicrobianos modernos, que cumprem todas estas necessidades costumam requerer dosagens mais altas para uma proteção microbiológica eficaz. Assim, outra demanda com papel fundamental na conservação de cosméticos é a criação de combinações que maximizam a preservação com dosagens otimizadas pela ação sinérgica de ativos”, observa Juliana Garcia, microbiologista da Ashland.

Vencendo desafios

Juliana destaca o antimicrobiano lançado recentemente phyteqTM raspberry one multifunctional,  baseado em ingredientes multifuncionais naturais e/ou inspirados em naturais. “Sua excelente eficácia antibacteriana e fungicida o torna a opção ideal para formulações de difícil preservação como emulsões pigmentadas ou protetores solares”, afirma.

A microbiologista da Ashland acrescenta que a sinergia dos ingredientes do phyteqTM raspberry one multifunctional (Phenylpropanol, Raspberry Ketone e 1,3-Propanediol) assegura uma ótima proteção em concentrações de uso entre 0,5% e 2%. Além disso, é fácil de incorporar e ideal para diversos tipos de formulações por conta de sua aplicabilidade em ampla faixa de pH (4 a 8).

Sua eficácia microbiológica foi comprovada em challenge tests (testes de desafio), por meio das metodologias Ashland PET e CosPet. Os resultados demonstraram sua eficácia em diversas formulações, como emulsões, sabonetes líquidos, protetores solares, loções pigmentadas, cosméticos coloridos, cremes e máscaras faciais.

Envelhecer bem

Testes que se seguiram também comprovaram que o  phyteqTM raspberry one multifunctional inibe a hialuronidase e a elastase, ajudando a prevenir o envelhecimento prematuro e a perda de força e flexibilidade da pele, contribuindo para uma pele com aparência saudável, seguindo o conceito de “envelhecer bem”.

Outro destaque da ação de phyteqTM raspberry one multifunctional, segundo Juliana, é que ele demonstrou ser um poderoso quelante de íons metálicos, impedindo geração de espécies reativas de oxigênio (radicais livres).  Além disso, suas propriedades antioxidantes evitam as reações de oxidação, defendendo a pele da peroxidação lipídica, ao evitar que os radicais livres ataquem a membrana celular, processo que pode levar ao dano biológico e associado ao envelhecimento precoce.

“Todos esses atributos fazem do phyteq™ raspberry one multifunctional uma efetiva solução multifuncional para diferentes desafios em um único produto”, completa Juliana.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers