Close Menu
  • Home
  • Tendências
  • Matérias Especiais
  • Lançamentos
  • Eventos IBM
  • Cadastre-se
  • Quem Somos
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Pauta Editorial 2026
  • Últimas Notícias CI

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

EUA: Kiehl’s e Milk Bar lançam coleção inspirada em sobremesas

16/07/2026 · 15:13

Protegido: Coloring Slime: cor e expressão para nova era da beleza

16/07/2026 · 14:27

NYX Professional Makeup lança nova campanha com Paris Hilton

16/07/2026 · 14:08
LinkedIn Instagram YouTube Facebook Spotify
  • Pauta Editorial 2026
  • Anuncie
  • Contato
LinkedIn Instagram YouTube Facebook Spotify
Cosmetic InnovationCosmetic Innovation
  • Tendências
  • Matérias Especiais
  • Lançamentos
  • Eventos IBM
Newsletter
  • Home
  • Tendências
  • Matérias Especiais
  • Lançamentos
  • Eventos IBM
  • Cadastre-se
  • Quem Somos
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Pauta Editorial 2026
  • Últimas Notícias CI
LinkedIn Instagram YouTube Facebook Spotify
Cosmetic InnovationCosmetic Innovation
Início » 1º dia da Semana ABIHPEC de Mercado traz insights sobre comportamento do consumidor durante Pandemia
Innovation Day Curitiba 2026
Empresas & Negócios Por Editor chefe7 minutos de leitura31/08/2020 · 21:13

1º dia da Semana ABIHPEC de Mercado traz insights sobre comportamento do consumidor durante Pandemia

Compartilhe WhatsApp LinkedIn Email Copy Link
Siga-nos:
Instagram LinkedIn
WhatsApp LinkedIn Email Copy Link

A live contou com a participação de Perception, Mintel e profissionais da Colgate-Palmolive e TBMake empresa do Grupo Farmaervas  

Começou nesta segunda-feira (31.08) a Semana ABIHPEC de Mercado, o tradicional encontro anual organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), reunindo respeitados institutos de pesquisa e diversos profissionais do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

Nesta edição, apresentada em formato de lives online com acesso gratuito, a análise principal é sobre o cenário atual da indústria em tempos de COVID-19 com abordagem focada nos próximos meses.

Após boas-vindas do presidente executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o evento seguiu com a apresentação de Rodrigo Toni, diretor geral da Perception, que apresentou resultado de pesquisas que analisaram o estado de espírito do consumidor na quarentena e seus efeitos sobre o consumo pós-Covid. Rodrigo abordou algumas das principais tendências que acompanharam as pessoas durante este período tão delicado, assim como o reflexo no mercado de HPPC.

O burnout e a hipersensibilidade foram alguns dos efeitos negativos na rotina do brasileiro durante o período constituído por restrições e dificuldades, efeitos que se deram de diferentes formas nas diversas classes sociais.

Entre as tendências de consumo, Rodrigo destacou novos hábitos e comportamentos identificados por meio de pesquisas feitas pela Perception. Entre eles a descoberta de novas formas de lazer dentro de casa e as frequentes ocasiões guiadas pelo Do it Yourself, no qual a pessoa se informa para fazer algo ela mesma, sem ajuda de um profissional. Um hábito destacado foi o Pampering, ato de se auto presentear, com itens como perfumes e maquiagens, por exemplo.

As pesquisas também identificaram questões que permeiam um futuro ainda incerto: o mundo vai se manter realmente mais solidário? Iremos voltar a um cenário onde as pessoas podem interagir socialmente sem receio? As medidas de higiene realmente serão mantidas a longo prazo pela população? E ainda, os receios que mais afligem as classes mais vulneráveis.

Para concluir, as análises apontaram que a retomada das atividades fora de casa traz o desejo de voltar aos hábitos de cuidados pessoais que podem ter sido deixados de lado durante o isolamento social. Além disso, é vista uma grande motivação a práticas que tragam bem-estar e equilíbrio, portanto, produtos e ingredientes que se relacionam a isso e que sejam sensorialmente prazerosos podem ser uma oportunidade neste momento para a categoria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Em seguida, o evento recebeu a Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, que falou sobre o bem-estar no próximo normal, apresentando o resultado de estudos realizados pelo instituto desde o começo da pandemia, detalhando insights sobre o comportamento do consumidor e a redefinição de prioridades na vida das pessoas durante este período, assim como novas oportunidades no segmento de HPPC.

Estudos da Mintel revelaram que 67% dos brasileiros afirmam que o bem-estar mental se tornou maior prioridade. Os resultados também apontam que 93% dos brasileiros afirmaram ser importante cuidar da aparência com o intuito de manter bem-estar físico e mental, 36% estão interessados em produtos de beleza e cuidados pessoais que ajudem a aliviar a ansiedade e o stress, e 29% afirmou ter interesse nos produtos que proporcionam mais energia. Amanda também apresentou alguns produtos disponíveis no mercado que entregam benefícios holísticos marcados por ingredientes diferenciados e analisou oportunidades no universo dos games e da realidade aumentada, que podem ajudar os consumidores a se desestressarem.

No último bloco do encontro aconteceu o bate papo sobre as mudanças nas estratégias de comunicação e interação das empresas e marcas com consumidores e a sociedade com Luciana Abe, Diretora de Comunicação e Mídia Digital da Colgate-Palmolive, e Fernanda Marra, Gerente Comercial da TBMake, mediado por Karla Brandão, Diretora de Gestão, Comunicação & Marketing ABIHPEC. Luciana e Fernanda contaram à audiência algumas das ações desenvolvidas pelas respectivas empresas e suas marcas, como se deu o diálogo com consumidores e como puderam auxiliar e compartilhar informação durante o período, apoiando a sociedade num momento tão desafiador.

O conteúdo desta live está disponível no canal do Youtube da ABIHPEC:

Institutos e entidades apoiadores: ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), Dezon (Peclers Brasil), Euromonitor, Google, IQVIA, Instituto Locomotiva, Mintel, Nielsen, Qualibest, Segmenta e Perception. Parceiro de Mídia: Cosmetic Innovation

O evento segue para seu segundo nesta terça-feira (01.08), conforme programação abaixo.

  • 01/09 – TERÇA-FEIRA 

  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Karla Brandão, diretora de Gestão, Comunicação & Marketing da ABIHPEC 

  • 10h10 – Perspectivas do segmento de HPPC no varejo farmacêutico – Camila Castro do IQVIA 

  • 10h50 – Como fica a relação indústria e varejo? A força dos canais de vendas – Renato Meirelles, Instituto Locomotiva 

  • 11h30 – Mesa-redonda: Atitudes das empresas em meio a pandemia: agilidade e transformação de ameaças em oportunidades

Participantes: Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais da L’Oréal Brasil e Artur Grynbaum, CEO do O Boticário

 

Moderação: Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva

 

 

  • 02/09 – QUARTA-FEIRA 

  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC 

  • 10h10 – Beleza pós-Covid – Margareth Utimura, da Nielsen 

  • 10h50 – Um olhar para o futuro da indulgência e do consumo – Iza Dezon e Vânia Goy, da Dezon (Peclers Brasil) 

  • 11h30 – Mesa-redonda: Inovação no setor de HPPC – Convertendo a ameaça do coronavírus em uma série de oportunidades no mercado de HPPC. 

Participantes: Lena Peron, Sócia Fundadora da Casa Feito Brasil, e Marcela Mariano, CCO da Baruel

Moderação: Elaine Gerchon, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC 

 

  • 03/09 – QUINTA-FEIRA 

  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, e Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC 

  • 10h10 – Beleza e Cuidados pessoais após Covid-19: O que esperar? – Elton Morimitsu – do Instituto Euromonitor 

  • 10h50 – Como a pandemia tem acelerado as tendências para se reconectar com o consumidor – Daniel Morimoto, da Segmenta 

  • 11h30 – Mesa-redonda: O Desafio das embalagens no setor de HPPC em tempos de pandemia. 

Participantes: Renato Massara, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton e Juliana Marra, Head de External Affairs da Unilever 

Moderação: Luciana Pellegrino, diretora-executiva, da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens)

 

  • 04/09 – Sexta-Feira 

  • 10h – Abertura – João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC e Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC 

  • 10h10 – A indústria de Beleza e novos sinais de consumo – Carolina Soares, do Google

  • 10h50 – Brand Experience: entendendo o mindset do consumidor em cada etapa da jornada de compra – Adriana Ribeiro, da Qualibest e Marcos Machado, Top Brands

  • 11h30 – Mesa-redonda: Ações das empresas em apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Palestrantes: Juliana Azevedo, CEO da P&G Brasil e Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon

Moderação: Rodolfo Guttilla, sócio fundador da CAUSE

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. www.abihpec.org.br

Abihpec Colgate­-Palmolive Mintel Perception Semana ABIHPEC TB Make

Posts relacionados

Radar

Setor de beleza ganha reforço no combate à falsificação e à inovação

Artigos

A nova disputa da perfumaria

Matérias Especiais

Brasil se consolida na 3ª posição do mercado global de higiene e beleza

Matérias Especiais

Brasil é top 4 no ranking global de produtos para banho

Mintel

Beleza limpa consolida avanço e eleva padrão de transparência e eficácia

Matérias Especiais

Protetor solar será carro-chefe do futuro da longevidade da pele 

solabia
embacaps
snf
thomriss
Bormioli
bandeirante-brazmo
Linus
vigna
Lubrizol
anastacio
inolex
primera
Evonik
Summit
Mais lidas
🔥 Mais lidas

Ver mais

Regulatório
Regulatórios

Ver mais

Regulatórios
Anvisa lança capacitação para fortalecer a indústria de cosméticos
InternacionalRegulatórios
FDA aprova bemotrizinol em protetores solares nos EUA após 20 anos
Ciência e TecnologiaEmpresas & NegóciosRegulatórios
Cotton Incorporated lança relatório sobre o potencial do algodão no mercado de higiene e beleza
Embalagem & DesignInternacionalRegulatórios
Leis de Responsabilidade Estendida do Produtor transformam design de embalagens de beleza nos EUA
Empresas & NegóciosInternacionalRegulatórios
Sephora cria barreiras na venda de produtos antienvelhecimento para crianças nos EUA
Eventos Cosmetic Innovation
  • Innovation Day Curitiba - PR
    DESTAQUE
    Innovation Day Curitiba - PR📅 06/08/2026
  • 26 ago
    Sun Care Summit
    26/08/2026 a 27/08/2026
  • 21 out
    Clean Beauty Summit
    21/10/2026 a 22/10/2026
  • 25 nov
    Innovation Day Porto Alegre - RS
    25/11/2026
Eventos do Setor
  • 05 set
    Beauty Fair 2026
    05/09/2026 a 08/09/2026
  • 28 set
    IFSCC 2026
    28/09/2026 a 01/10/2026
  • 28 set
    Luxe Pack Monaco 2026
    28/09/2026 a 30/09/2026
  • 08 jun
    FCE Cosmetique 2027
    08/06/2027 a 10/06/2027
Fique por dentro!
Receba as principais notícias e tendências do setor direto no seu e-mail.
Rodapé CI 2026
IBM_logo_Branco

A Innovation Business Media é um ecossistema de mídia, conteúdo e eventos que conecta conhecimento, inovação e negócios por meio de portais especializados, experiências presenciais e digitais, além de iniciativas educacionais.

Siga-nos

Instagram Linkedin-in

Contato

  • [email protected]
  • (11) 5588-4256
  • Av. Eng. Armando de A. Pereira, 2937 Cj 205, 2° andar – Bloco A – Jabaquara São Paulo – SP · CEP 04309-011
Instagram LinkedIn
Editorias
  • Clean Beauty
  • Hair Care
  • Skin Care
  • Sun Care
  • Make-up
  • Fragrâncias
  • Higiene pessoal
  • Embalagem & Design
Institucional
  • O Cosmetic Innovation
  • Quem Somos
  • Cadastre-se
  • Anuncie
  • Contato
Explore Nossas Marcas

Agri
Innovation

Cosmetic
Innovation

Food
Innovation

Household
Innovation

NUTRA
Innovation

Pharma
Innovation

PAINT
Innovation

Innovation
Live Mktg

Revista H&C

© 2026 Cosmetic Innovation · Innovation Business Media Ltda. · Todos os direitos reservados
  • Termos de uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre Cookies
  • Sobre o uso de I.A. generativa

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.