Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosPseudoproteína capilar vegetal alternativa às proteínas hidrolisadas

Pseudoproteína capilar vegetal alternativa às proteínas hidrolisadas

  • Written by:

O processo de upcycling vem sendo cada vez mais aplicado na economia circular em diversos setores, considerado como uma das tendências mais fortes em sustentabilidade nos últimos anos.

A técnica consiste, basicamente, em dar um novo propósito a subprodutos que seriam descartados, reduzindo a quantidade de resíduos produzidos e, consequentemente, diminuindo a exploração de matérias-primas para a geração de novos produtos – no setor cosmético observamos este movimento através do aproveitamento de coprodutos e subprodutos provenientes da indústria de alimentos.

Inspirada pelos avanços em pesquisas voltadas aos mercados alimentício e têxtil, a empresa Active Concepts, fabricante de ingredientes tecnológicos para cosméticos, desenvolveu, a partir de resíduos da polpa de laranja e de laranjas íntegras descartadas pela indústria alimentícia, o ativo PHYTOCYCLE™ ORANGE. Com base em celulose modificada, esse ativo mimetiza a ação de proteínas na fibra capilar, possuindo funções ativas semelhantes à de proteínas hidrolisadas tradicionais, tais como hidratação, proteção, recuperação e maior maleabilidade do cabelo.

O uso de determinadas proteínas em formulações cosméticas ganha cada vez mais espaço para questionamentos entre alguns consumidores. Um dos motivos relaciona a sensibilização causada por algumas proteínas quando em contato com a pele. Outro é a origem animal de proteínas como queratina e colágeno, cada vez menos utilizadas frente ao aumento pela busca de cosméticos veganos.

PHYTOCYCLE™ ORANGE proporciona proteção, reparo e estimula a força natural e a flexibilidade dos fios. Para que isso ocorra, o material residual da laranja passa por um processo de extração enzimática e modificação, resultando em um ativo solúvel em água. Estudos de eficácia e avaliação sensorial demonstram que PHYTOCYCLE™ ORANGE é uma alternativa sustentável e eficiente para formulações capilares. Confira abaixo:

Avaliação de imagem dos benefícios de proteção e restauração

Duas análises foram aplicadas para comparar os efeitos de proteção e restauração do ativo PHYTOCYCLE™ ORANGE versus Queratina Hidrolisada em cabelos descoloridos (40v/12%). Mechas de cabelos virgens e descoloridos foram utilizadas como controles positivos e negativos, respectivamente. Mechas de cabelos descoloridos foram tratadas com soluções de 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE ou 2,0% AC Hydrolyzed Keratin 30 PF em água. As imagens exibidas abaixo foram capturadas em um microscópio confocal (Zeiss LSM 700) e em um microscópio eletrônico de varredura (Zeiss Sigma HD), respectivamente.

Microscopia confocal*

Figura 1: Imagem de Microscopia Confocal de (A) cabelo virgem, (B) cabelo descolorido, (C)cabelo descolorido + 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE e (D) cabelo descolorido + 2,0% de AC Hydrolyzed Keratin 30 PF.

Pode-se observar que o cabelo virgem (A) apresenta alto florescimento verde e vermelho devido à alta presença de queratina e lipídios. Cabelos danificados e descoloridos apresentam áreas mais escuras e com rachaduras (B). O cabelo descolorido tratado com PHYTOCYCLE™ ORANGE apresenta imagens mais homogêneas e de alta fluorescência (C), similares às do cabelo virgem, o que mostra maior integridade do córtex e da fibra capilar como um todo.

* A microscopia confocal fornece imagens de alta resolução, permitindo a observação do cabelo em seu ambiente natural, tanto da superfície como das estruturas internas.

Microscopia eletrônica de varredura (MEV)**

Figura 2: Imagem de MEV de (A) cabelo virgem, (B) cabelo descolorido, (C) cabelo descolorido + 2,0% PHYTOCYCLE™ ORANGE e (D) cabelo descolorido + 2,0% de AC Hydrolyzed Keratin 30 PF.

Conforme o resultado dos testes em MEV, o cabelo descolorido (B) apresenta cutícula menos homogênea e mais danificada. O cabelo descolorido tratado com PHYTOCYCLE™ ORANGE (C) apresenta uma cutícula mais íntegra, comparável à do cabelo virgem (A). Quanto ao fio tratado com AC Hydrolyzed Keratin 30 PF (D) observa-se a formação de um filme menos uniforme (quando comparado ao cabelo tratado com PHYTOCYCLE™ ORANGE).

** A microscopia eletrônica de varredura (MEV) fornece imagens da topografia e da composição da superfície do cabelo.

Avaliação sensorial –teste de salão

A realização do teste de salão teve como foco comparar a ação do ativo PHYTOCYCLE™ ORANGE com a da Proteína de Trigo Hidrolisada em produtos enxaguáveis para cuidado com os cabelos: Os cabelos de cada voluntária foram repartidos ao meio, onde em uma metade aplicou-se shampoo e condicionador contendo 2,0% de Proteína de Trigo Hidrolisada e, na outra metade, shampoo e condicionador contendo 2,0% de PHYTOCYCLE™ ORANGE.

Descrito através de um gráfico em teia, a avaliação sensorial foi classificada através dos parâmetros abaixo, numa escala de 1 a 10, sendo 1 a mais baixa e 10 a mais alta.

Figura 3: Gráfico em teia resultado da avaliação de características sensoriais em meia cabeça.

Ao final do estudo, concluiu-se que PHYTOCYCLE™ ORANGE tem desempenho igual, e em alguns casos, melhor que a Proteína do Trigo Hidrolisada.

PHYTOCYCLE™ ORANGE apoia o movimento sustentável e limpo, permitindo que as marcas construam uma maior relação de confiança e transparência com seus clientes.

A COSMOTEC International é distribuidora exclusiva da ACTIVE CONCEPTS no Brasil, que fornece o PHYTOCYCLE™ ORANGE. Para maiores informações e busca de indicações de formulações, acesse a Área do Cliente.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Development Company