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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosIn-cosmetics 2023: ingredientes cosméticos atingem novo patamar

In-cosmetics 2023: ingredientes cosméticos atingem novo patamar

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O número de lançamentos de ingredientes superou as expectativas, mas inovações surpreenderam

Por Estela Mendonça 

O que se viu nesta edição da in-cosmetics Latin America, principal evento de matérias-primas para cosméticos para o mercado latino-americano, realizada nos dias 27 e 28 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi uma boa amostra de como a inovação dos ingredientes cosméticos é fato e está acelerada.

Os quase 6 mil visitantes, 23% mais do que a edição anterior, especialmente fabricantes de produtos de beleza e cuidados pessoais e profissionais do setor, vindos de todas as partes do Brasil e outros países, tiveram a oportunidade de  ver reunidos os mais recentes lançamentos de matérias-primas dos mais importantes fornecedores nacionais e internacionais.

Barbara Robles, gerente de marketing da               in-cosmetics Latam

A partir da temática deste ano ‘Ciência e Sustentabilidade’, conciliamos os pilares que têm pautado as inovações do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, com novas tecnologias e soluções focadas em mais de uma eficácia e nos avanços dos compromissos socioambientais. Estamos orgulhosos em proporcionar a conexão dos profissionais visitantes com o que há de mais atual no mercado e trazer um novo recorde de público em comparação com as oito edições realizadas”, afirma Barbara Robles, gerente de marketing do evento, que tem a organização da RX.

O evento foi aberto com o workshop “Os desafios e soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticas em HPPC”, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que tem como objetivo apresentar iniciativas desenvolvidas por players que aliam tecnologia, performance, valor e sustentabilidade.

“Nosso setor é responsável por cuidar indiretamente da saúde das pessoas. É uma área muito grande. No ano passado, segundo dados da Euromonitor, chegamos a um faturamento em R$ 160 bilhões e temos projeção de aumentar significativamente esse número neste ano”, afirmou João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC. “O Brasil, quarto maior consumidor de HPPC no mundo, é responsável por 50% do mercado na América Latina. Em algumas categorias, o percentual chega a 70%”, completou. 

Recorde de expositores

A in-cosmetics 2023 contou com o maior número de expositores já registrado, com mais de 40 estreantes, totalizando mais de 190 marcas, que ocuparam mais de 14 mil metros quadrados para apresentar seus mais recentes lançamentos.

A Gattefossé esteve presente nesta edição destacando seu novo ingrediente lançado durante a in-cosmetics® global, em Barcelona: Emulium® Dermolea MB, emulsionante O/A funcional, 100% natural, que reduz o estresse cutâneo e traz um efeito calmante no longo prazo, devido à composição rica em esteróis e triterpenos que cria uma barreira respirável na epiderme. O ingrediente conquistou a medalha de prata do prêmio in-cosmetics Innovation Zone Best Ingredient, na categoria ingredientes funcionais.

De acordo com Luciana Ferra, gerente técnica de personal care para a América do Sul e Central da Gattefossé, Emulium® Dermolea MB foi desenvolvido utilizando a tecnologia de manteiga de ceras, patenteada pela Gattefossé, e é composto por ceras de candelila, arroz e jojoba funcionalizadas com poliglicerol por meio de reações de transesterificação.

“Os testes realizados em diferentes países, climas e fototipos comprovaram que Emulium® Dermolea MB proporciona hidratação de longa duração, remanescência da hidratação da pele por até 48h, além de redução da sensibilidade cutânea”, afirmou Luciana, acrescentando que o novo emulsionante também foi submetido ao ensaio de biodegradabilidade, de acordo com a metodologia OECD 301F, e classificado como prontamente biodegradável.

Luciana indica o Emulium® Dermolea MB para ser utilizado em formulações de diferentes viscosidades. “Ele promete revolucionar os cuidados para pele sensível para os mercados de skin care, sun care, make-up e hair care”, disse ao apresentar o kit de protótipos, criado pela Gattefossé, composto por formulações adequadas para todos os tipos de pele e climas. Para saber mais sobre o Emulium® Dermolea MB, acesse o website da empresa.

Sono da beleza

“Os games digitais fornecem à indústria da beleza uma nova plataforma de envolvimento para os consumidores estarem imersos num mundo virtual, assumirem diferentes personas e permitirem a autoexpressão individual, através da conclusão de várias tarefas e desafios”, disse Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer, para apresentar o SCI_Feel, versão do matterverse governado pela textura. Ao completar uma missão, o jogador consumidor torna-se o criador de seu próprio produto de beleza phygital.

Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer

Na proposta da Lucas Meyer, os visitantes puderam evoluir em cada um dos quatro ciberespaços, com o objetivo de encontrar e criar a melhor fórmula para si, utilizando a ciência e a natureza. “A linha de fórmulas visa envolver os consumidores na tendência da metabeleza, criando seu próprio produto “phygital” por meio de jogos, além de educar sobre ciência e natureza”, explicou Hoda.

A coleção de protótipos é composta o Liquid_Charm, emulsão fluída para uma pele ideal e com um toque leve e acabamento  ciborgue brilhante; o Jelly_Juice, um gel-creme natural com toque aquoso e proteção total para um blush fresco e translúcido; Cream_Shock, um gel-creme criomelting com textura transformativa de creme para água, e o Extra_Cake, um iluminador em creme iridescente, bouncy e emoliente, que confere luminosidade à pele e proteção aos cabelos com um toque refrescante.

Outra novidade considera que uma boa noite de sono é um dos segredos mais importantes para manter a beleza da pele. Lançados recentemente, os ativos Immunight™ e Regenight™ são duas soluções inovadoras alinhadas com a tendência do sono de beleza para melhorar a imunidade ou regeneração da pele, os dois processos mais afetados pelos distúrbios do sono.

Com uma composição única de moléculas olfativas específicas, Immunight™ e Regenight™ atuam  por inalação para melhorar o descanso noturno quanto e por ação tópica para proporcionar recuperação da pele. “A dupla ação fornecida individualmente por cada ativo propõe uma abordagem inovadora para reduzir o impacto do sono de má qualidade na pele”, completou Hoda.

Cosméticos moleculares

Nesta edição da in-cosmetics, a Focus Química apresentou o conceito “Skinification e a Revolução dos Cosméticos Moleculares”.  “Movimento já bem consolidado, o skinification se baseia na ideia de que todos os produtos de beleza e cuidados pessoais devem cuidar da pele primeiramente, antes de fornecer seus benefícios específicos, não havendo limitação na origem dos ingredientes”, explicou Amanda Omodei, diretora de marketing da empresa.

Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química

Segundo Amanda, é nesse cenário que os cosméticos moleculares desempenham um papel fundamental, já que essa nova fronteira da ciência dos cosméticos se baseia em tecnologias avançadas para criar formulações altamente personalizadas, direcionadas às necessidades específicas da pele e do cabelo de cada indivíduo.

Foram apresentadas 13 formulações, com aplicações extremamente focadas às necessidades específicas da pele, couro cabeludo e cabelos. Amanda destacou o Shampoo Seco SunScalp SPF 30, uma fórmula multifuncional FPS 30 para proteção do couro, com filtros UV da dsm-firmenich PARSOL® ZX, PARSOL® TX e PARSOL® SLX, além de potente absorção de oleosidade graças à combinação de óxido de magnésio da representada B&LMag (OxiMag) com SUNRISE® 1-15, da Geotech, uma mica natural super fina que é uma excelente alternativa ao talco.

Outro protótipo destacado pela executiva da Focus Química é o  HyaluKiss 72h Sérum Labial. “Este inovador sérum labial, que promove uma ação hidratante intensa de até 72 horas, contém uma combinação de Ácido Hialurônico de médio peso molecular, HYA-ACT™ M, e BELSIL® REG 1103 B, um silicone dispersível em água que dá sensorial aveludado aos lábios e promove a resistência à água, formando filme protetor de alta durabilidade”.

Esterificação enzimática

A Oleon Health and Beauty, empresa global de produção de oleoquímicos a partir de matérias-primas renováveis, participou pela primeira vez da in-cosmetics. “O Brasil é um dos países mais estratégicos para a Oleon Global. Nossa participação no evento significou uma etapa importante na consolidação da empresa no mercado da região”, revelou o gerente geral da Oleon no Brasil, Alexandre Assunção.

Alexandre Assunção, gerente geral da Oleon no Brasil

Durante o evento, a Oleon apresentou seu portfólio de emolientes e emulsionantes e suas novidades para o mercado, como o projeto Projeto INCITE, nova unidade de produção via esterificação enzimática, localizada na Bélgica, que permite economia de energia e redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Em produtos, dois lançamentos foram destacados  por Ine Matthé, gerente de produto da Oleon: o Radia® 7199Act, um realçador de texturas e emoliente, e o Jolee® 7749Act, um éster graxo ideal para formulações de produtos para a pele e o cabelo, além da nova linha de óleos especiais, orgânicos e naturais.

A equipe da Oleon também apresentou alguns produtos que são destaque em por seus atributos sensoriais e texturas impressionantes. Entre eles, o Oleon Jelly Radia® 7799, um modificador reológico para formulações transparentes e naturais é indicado para formulações à base de óleo ou sem água, e o  Jolee® 7202, um emoliente leve, fácil de espalhar, com excelente absorção e que proporciona uma sensação de brilho pós-uso.

“A Oleon do Brasil possui um time dedicado ao mercado de cosméticos e uma estrutura de cadeia de suprimentos no Estado de São Paulo, que garante a excelência no nível de serviço a nível regional”, ressaltou Alexandre Assunção.

Aparência de lifting

Para sinalizar que muitas tendências podem ser traduzidas comercialmente em produtos que vão para as prateleiras das lojas, o estande da Dinaco ficou repleto delas e de vitrines para mostrar os protótipos desenvolvidos por seu Laboratório de Inovação, com ingredientes que atribuem aos produtos texturas diferenciadas.

Juliana Cinti, diretora comercial de Personal Care da Dinaco

A Dinaco também apresentou lançamentos de suas representadas, alinhados às mais recentes tendências.

Juliana Cinti, diretora comercial de Personal Care, destacou o Uplevity™ e-Lift peptide, lançado recentemente pela Lubrizol. “Trata-se de um tetrapeptídeo não apenas inspirado, mas com resultados similares a aparelhos de micro correntes que imitam o benefício da estimulação elétrica na pele para uma aparência de lifting e menor visibilidade de rugas na parte superior da face”.

Seguindo nas novidades de origem natural para ampliar a vegetalização das fórmulas, Juliana apresentou o Geogard(R) Boost PGC, lançado este ano pela Arxada. O produto é 100% natural, com um amplo espectro potencializador para melhorar o desempenho de conservantes leves contra bactérias, fungos e leveduras. Além disso, é biodegradável e vegano.

Já para ajudar na formulação de make-ups, a Dinaco trouxe para o mercado brasileiro uma nova linha de agentes filmógenos da Toyo. “Com propriedades únicas, eles proporcionam efeito longlasting aos dlineadores e máscaras de cílios”, afirmou Juliana.

Biodiversidade brasileira

Para a Heide Extratos Vegetais, a in-cosmetic foi uma oportunidade para destacar a trajetória da empresa que, desde 2000, vem se consolidando como um hub de inovação de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira. “Com mais de 200 ingredientes naturais em linha, a Heide Extratos Vegetais é criadora da marca Fitoglicerinado®, que hoje é um sinônimo de extrato glicerinado no Brasil. Além das exportações realizadas para países como Alemanha, China e USA”, contou Ana Carolina Winkler Heemann, farmacêutica e cofundadora.

Entre as conquistas, em 2020, em parceria com a Actera (USA), a Heide recebeu com o ILOX®+, o primeiro lugar na premiação Sustainable Beauty Awards da Ecovia Intelligence como o ingrediente mais sustentável do ano. Em 2021, desenvolveu o Fitoblend® Antiviral com ação de 99,9% sobre o coronavírus na concentração de 0,1%. No mesmo ano iniciou o projeto Guapin® para o encadeamento produtivo e aproveitamento do fruto da guabiroba (Campomanesia xanthocarpa). Já foram coletadas 4 toneladas de fruto com renda para mais de 20 famílias.

Todos os extratos desenvolvidos com espécies nativas, segundo Ana Carolina, possuem cadastro no SisGen, o resultou em inúmeras parcerias para lançamento de cosméticos contendo ativos da biodiversidade brasileira, contribuindo para manter a floresta em pé. “Em uma safra, o agricultor consegue receber pela coleta dos frutos o mesmo valor que receberia pela madeira, se a árvore fosse cortada. Isso é sustentabilidade, produzir no Brasil e com os recursos da biodiversidade”, ressaltou. Para mais informações, siga a Heide Extratos Vegetais no Instagram: @heide.extratos.vegetais e @guapin.br.

Sensoriais disruptivos

Compreendendo que o mercado atual demanda por soluções funcionais e sustentáveis, a AQiA reuniu seus destaques em ingredientes com foco em seus drivers de sustentabilidade, em que busca o equilíbrio com a natureza e usufrui da ciência e a química para promover a saúde, a beleza e o bem-estar.

Eduardo Borba, diretor de marketing da AQiA

Na categoria Hair Care, Eduardo Borba, diretor de marketing da AQiA destacou a plataforma AQ.PRO de cuidados específicos com foco em atributos para saúde e tratamento global do sistema capilar, que ocupou no estande um espaço exclusivo de apresentação, o Experience Bar, painel de texturas e sensoriais. “Proporcionamos uma experiência única, destacando sugestões de formulações com sensoriais disruptivos, com ênfase para nossos emulsionantes funcionais e emolientes especiais, como Agreen LSO e Agreen W”.

A empresa também reforçou a divulgação dos ingredientes ativos Phyto.CARE AOX, Fiber.CARE X e Deep Color. “Eles foram desenvolvidos com um revolucionário e exclusivo sistema carreador, conhecido como BECA, que permite a otimização e maior permeação de nutrientes funcionais na fibra capilar, com alta capacidade de atuar em necessidades e tratamentos específicos”, afirmou Borba citando alguns deles: potente ação antioxidante, hidratação interna e intensidade da cor, conferindo resultados imediatos.

Visando a ascensão da categoria de Skin Care e apostando na busca por texturas diferenciadas e sensação de bem-estar em cosméticos, que está relacionada ao desejo por uma experiência cada vez mais agradável em cuidados pessoais, a empresa também destacou a Polybase Crystal, um sistema emulsionante formador de cristal líquido tipo lamelar. “Este sistema traz uma assinatura sensorial única Confort.skin, com hidratação, conforto e suavidade à pele na medida certa”, explicou o diretor da AQiA.

Detox capilar

O lançamento de dois ativos marcou a participação da Chemyunion: o Polluout® Detox, tratamento avançado contra danos invisíveis aos cabelos e couro cabeludo, e Peptid4 S-Control, inovação para controlar o brilho da pele.

Henrique Marconi, coordenador de marketing de cuidados capilares da Chemyunion

“Considerando que o cabelo e o couro cabeludo podem sofrer interferências invisíveis que desencadeiam mudanças visíveis, a Chemyunion desenvolveu o Polluout® Detox, um ingrediente ativo cosmético capilar com ação ‘detox’ para restaurar a saúde e o bem-estar dos cabelos da raiz às pontas”, explicou Henrique Marconi, coordenador de marketing de cuidados capilares.

Com uma associação sinérgica de agente quelante polimérico polidentado, poliitaconato de sódio, agente quelante derivado de alfa-hidroxiácido, citrato de sódio e biossurfactante do extrato do fruto Sapindus mukorossi, o Polluout® Detox, segundo Marconi, foi desenvolvido para remover partículas nocivas e interferências do cabelo e do couro cabeludo melhorando o brilho, a penteabilidade e a eficácia dos tratamentos, além de proteger o DNA capilar e revitalizá-lo desde a origem.

O outro lançamento, o Peptid4 S-Control, visa o tratamento para controle de oleosidade da pele de todas as idades. “A Chemyunion desenvolveu um novo tripeptídeo que atua por meio do bloqueio do receptor de melanocortina 5 (MC5R), regulador da sebogênese. Peptid4 S-Control é fruto da triagem in silico realizada a partir de mais de 300 mil moléculas candidatas para chegar na estrutura mais potente e segura comprovada em testes in vitro e in vivo com resultado imediato e de longa duração”, detalhou Mariana Yamamoto, gerente de produto e marketing de cuidados da pele.

Entre seus benefícios, Mariana destacou que o PEPTID4 S-CONTROL. balanceia e matifica a pele oleosa para revelar uma pele natural, reduz a oleosidade da pele em 15% em apenas 4 horas e a produção de sebo em 30% após 14 dias e minimiza visivelmente os tamanhos dos poros.

Fórmulas minimalistas

A Barentz Brasil apresentou três conceitos que agregam valor, inovação e seguem as mais atuais tendências do mercado cosmético: Be you, Be minimal e Be kind.

Ana Freire, coordenadora de Novos negócios & Inovação da Barentz Brasil

Inspirado no empoderamento e diversidade, o conceito Be you teve como foco produtos capilares concentrados para manutenção da cor, tratamento, nutrição, restauração e hidratação de todos os tipos de cabelo. Para o desenvolvimento dos protótipos, Ana Freire, coordenadora de Novos negócios & Inovação da Barentz Brasil, destacou os ingredientes Polycare Split Therapy, ativo reparador de 90% das pontas duplas já na primeira aplicação; o Stepan Mild 30 SF, surfactante sulfate-free com testes de manutenção da cor; o Isopentyldiol, umectante multifuncional com vários benefícios para diversos produtos, e sua linha de corantes capilares oxidativos e temporários.

“Para o conceito Be minimal, a Barentz Brasil trouxe fórmulas minimalistas para cuidados com a pele com ativos de alta tecnologia, como o CALMandrin™, ganhador de prêmio Ouro na In Cosmetics Global 2023, com ação calmante e redensificadora”,  ressaltou Ana, que também citou o Capsol™, emulsionante natural a frio para formulações de proteção solar com redução de filtros UV, e o Flocare SK 425, polímero modificador de reologia de fácil manipulação e excelente after-feel.

Complementando, a empresa divulgou o conceito Be Kind, com foco no autocuidado e no cuidado com o meio ambiente. “A Kind Neuro Mask, por exemplo, conta com o TiMood™, neuroativo relaxante, e o Ice Awake™, ativo que combate os danos causados pela privação do sono, ambos com certificação COSMOS”, disse a executiva da Barentz. Outro produto em destaque foi o Kind Body Cream, com Hyafactor™ PGA-SHM, para alta hidratação, e Juneo, resveratrol de origem natural com ação antienvelhecimento para corpo e rosto.

Texturas claras

Com 12 anos de atuação, a Smart Química, que se destaca por promover inovações em matérias-primas para a indústria química, para esta edição, apresentou os mais recentes lançamentos de ingredientes da companhia para o setor cosmético.

Michel Bonadio, diretor comercial da Smart Química

Entre as novidades, o diretor comercial Michel Bonadio destacou o Smart Fix Plus, um aliado robusto na estabilização e potencialização de formulações, possibilitando produtos cosméticos duradouros e de alto desempenho, e o Smart Quat Clear. “Este inovador agente condicionante oferece texturas claras e luxuosas, garantindo eficácia sem paralelo”, garantiu o executivo.

A empresa também apresentou o Smart BTMS 80, um emulsionante de excelência, desenvolvido para a criação de produtos cosméticos com texturas envolventes e resultados excepcionais.

“Nosso compromisso com a excelência é demonstrado não só pela qualidade superior de nossos produtos, mas também pelas nossas certificações”, afirmou Bonadio, citando o EcoVadis e a ISO 9001:2015.

Bonadio também informou que a planta produtiva da Smart Química ocupa uma área de 7,5 mil metros quadrados no distrito industrial de Franca. “Cultivamos soluções inteligentes e revolucionárias, especialmente concebidas para a indústria cosmética”.

Na avaliação do diretor comercial, a feira foi uma oportunidade de fornecedores e fabricantes vivenciarem a vanguarda da química inteligente, que está construindo o futuro da indústria cosmética. “Por meio de sua excelência certificada e inovação contínua, a Smart Química pode ser a parceira estratégica na elaboração de cosméticos inovadores”.

Cleasing hidratante em folha

A IMCD apostou em experiências sensoriais por meio de vídeo ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) para apresentar quatro protótipos da Coleção Sensational Beauty ASMR durante a Incos Latin America.

Alessandro Moraes, diretor geral da IMCD Brasil.

“Nosso propósito é cocriarmos com nossos parceiros soluções que possam trazer novas oportunidades de mercado. Investimos para melhorar nossos serviços e acrescentar valor sustentável à cadeia de abastecimento”, afirmou Alessandro Moraes, diretor geral da IMCD Brasil.

“Os protótipos que compõem a Coleção Sensational Beauty ASMR contam com uma experiência sensorial nas texturas, na forma de aplicação e das embalagens em si”, ressaltou Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC.

O Cleasing Hidratante em Folha, por exemplo, proporciona um alto nível de hidratação da pele, promovida pelo ativo natural derivado de plantas, além de estimular os receptores de Vitamina D.

Já o Hidragel Caviar Reequilíbrio para Peles Sensíveis, conta orbes em suspensão que, ao serem estouradas em contato com a pele, liberam ativos que aliviam a vermelhidão associada à exposição ao sol ou para rosáceas, por conta das propriedades antioxidantes do chá verde em sua composição.

Complementando a linha, o Esfoliante Emoções Areia e Mar reúne dois itens para serem combinados e proporcionarem esfoliação suave e sensação calmante, e a Esfera de Limpeza Calmante & Equilíbrio da Pele, que possui múltiplas funções. “Usado como um sabonete sólido, a principal proposta é restaurar a homeostasia da pele e ainda permitir relaxamento com o seu toque e aroma”, explicou Vanessa.

Pensamento interespécies

Entre as maiores estruturas do evento, o estande da Vollmens Fragrances foi concebido para ficar na memória e inspirar os visitantes, provocados a refletirem sobre a conexão entre os seres humanos e a natureza e a potência do uso da tecnologia para preservar e criar caminhos para um futuro de união e respeito.

Natália Mendes, gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens Fragances

A gestora de comunicação e relações internacionais da Vollmens, Natália Mendes, explicou que a inteligência ancestral das florestas e as conexões que suas raízes fazem para compartilhar nutrientes e sobreviver inspirou a criação de uma coleção de fragrâncias que usam tesouros olfativos adormecidos e ameaçados, através do uso de matérias-primas alternativas.

Nathalia ressaltou que as perspectivas centradas no ser humano estão com os dias contados. “O conceito de pensamento interespécies, no qual a inteligência humana e a ecológica colaboram, moldará uma nova visão em que empresas e consumidores participarão da natureza em vez de extrair dela. Essa abordagem irá além do humanismo para abraçar a interconexão”, descreveu a executiva.

Ao visitarem o estande, os visitantes puderam conferir as criações assinadas pelos perfumistas da casa Juliana Tolotti, Alfredo Monteiro, Paulo Fonseca, Edison Fujita e Luciana Bergamasco, para aplicadores cosméticos e perfumaria fina, em diferentes corners conectados na exposição conceitual e olfativa oferecida no espaço.

“Mais uma vez a Vollmens olha para o futuro, pensando no presente, e, em como a perfumaria pode fazer parte do movimento que busca criar e inovar respeitando o planeta”, completou a executiva da Vollmens.

Beleza plural

“Foram dois dias intensos de beleza, conversas e trocas”, avaliou Elaine Sant’ Anna, diretora de marketing da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise, que explorou no evento o universo de ingredientes por meio de um movimento poderoso: “A celebração intransigente da beleza plural”.

Elaine Sant’ Anna, diretora de marketing da Divisão de Ingredientes Cosméticos Latam da Symrise

Os visitantes puderam conferir as três plataformas no estande da companhia  MY HAIR, MY SKIN e MY PARFUM  e muito sobre diversidade de peles, cabelos, histórias e fragrâncias.

“Mergulhamos na nossa cultura corporativa para trazer à luz a autenticidade de nossas colaboradoras”, ressaltou Elaine, explicando que cada foto capturada revelou a narrativa de uma beleza real. “Cada rosto é uma testemunha viva da magnificência que emana quando se é verdadeiramente você mesma”.

A participação da Symrise também colocou em evidência as soluções de alta performance para suportar a jornada de entrega de produtos para todos os consumidores. “Algumas dessas soluções estão nos protótipos que desenvolvemos, mas existem muitas outras que suportam essa narrativa de ‘plural beauty’”, garantiu Elaine.

Entre as inovações, a executiva da Symrise destacou o SymProt’in®Oat, peptídeo biomimético de origem natural e com comprovação científica de penetração no córtex da fibra capilar, e o SymEffect™ UV,  booster de FPS de origem natural que atua no UVA e UVB.

Também ganhou destaque o Supervisome™ EHP, ingrediente de origem natural para equilíbrio do proteoma da pele e aumento visível da luminosidade e radiância. Para saber mais, acesse o site.

Lip Drinks personalizados

Celebrando seu primeiro ano de vida e sua segunda participação na in-cosmetics, a Fison Ingredientes, que atua na distribuição e apoio ao desenvolvimento e aplicação de ingredientes cosméticos para a beleza limpa, inspirou-se nos mais famosos coquetéis e bebidas para apresentar a coleção Lip Drinks de protótipos para os lábios.

De acordo com a diretora da Fison, Eliane Dornellas, os Lip Drinks foram criados em diversas versões, como Moscow Mule, Cosmopolitan, Morango com Champagne e Whisky, e fizeram sucesso entre  os clientes e parceiros.

“Surgidos há milhares de anos na Grécia antiga, os drinks são populares e até hoje fazem parte dos momentos de celebração”, justificou Eliane, que explicou que o Lip Drink Whisky, por exemplo, é sem álcool, mas traz o aroma natural da bebida. Ele também contém o Oleato Orgânico de Cúrcuma que, além de hidratação e poder de coloração natural para o produto, é rico em antioxidantes, que combatem e previnem o envelhecimento precoce da região.

“Novas inspirações de Lip Drinks para compor o portfólio de marcas badaladas já foram solicitadas, mas isso com certeza é segredo de estado”, afirmou a diretora na Fison. Para saber mais, acesse www.fison.net.br.

Emulsificante à base de algas

A Innovasel apresentou de sua representada Carbonare o SeaBalance 2000, o primeiro emulsificante cosmético do mundo à base de algas marinhas. SeaBalance 2000.

Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico da Innovasell

Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico da Innovasell, ressaltou que ele é feito com Sargassum reciclado, um tipo de alga flutuante que atinge em toneladas a costa do Caribe todos os anos. “A reciclagem dessa alga evita que sua decomposição libere gás metano, gás 84 vezes mais prejudicial que o CO2 no aquecimento planeta”, disse.

O SeaBalance 2000 possui certificação COSMOS, 99,5% de naturalidade (ISO 16128) e é indicado para processos quentes e frios, auxilia também na hidratação e recuperação da barreira da pele.

A inovação foi reconhecida vencedora do Green Ingredient Awards, além de conquistar o ouro no Prêmio Innovation Zone Best Ingredient, na categoria ingredientes funcionais, e também o ouro no Prêmio de Inovação Abihpec.

Alternativa à queratina animal

Maior fornecedora de matérias-primas aprovadas para os produtos cosméticos naturais, veganos e orgânicos, entre as muitas novidades, a BASF destacou o bioativo KerasyliumTM, obtido por um processo de upcycling e  rico em peptídeos e nutrientes, além de alternativo à queratina de origem animal.

Fabio Cahen, diretor do negócio de Cuidados Pessoais da BASF para a América do Sul.

O Retinol 50, que atende a demanda por soluções de beleza mais limpas e conscientes, por não incluir os ingredientes BHA e BHT; o Euperlan® NL Pearl, perolizante composto por ingredientes de origem natural prontamente biodegradável; e o biopolímero Cosmedia® HP Starch, agente espessante eficaz com propriedades texturizantes, derivado de matérias-primas naturais rapidamente biodegradável.

A participação da BASF focou a importância do autocuidado e a diferença do que significa bem-estar para cada pessoa e a fase em que vive.

“Entendemos que a busca incessante pelo bem-estar pode transformar-se em seu exato oposto. A partir dessa reflexão, trazemos a proposta de promover um bem-estar mais inclusivo e respeitoso, que compreenda e valorize nossas individualidades”, explicou Fabio Cahen, diretor do negócio de Cuidados Pessoais da BASF para a América do Sul.

Retinol 100% de origem natural

A Givaudan conquistou duas medalhas no Prêmio in-cosmetics Innovation Zone Best Ingredient, na categoria ingredientes ativos: ouro com o RetiLife™, o primeiro retinol 100% de origem natural, e bronze com Gravityl™, ativo que promove comprovado efeito lifting no contorno facial. “O retinol do RetiLife™ é estritamente idêntico à molécula de retinol de origem petroquímica”, afirmou Karine Lages, gerente de marketing da Givaudan, que ressaltou ainda que o Gravityl™ tem um modo de ação específico que melhora a elasticidade e firmeza da pele e promove efeito lifting significativo no queixo em apenas um mês.

Dermohacker

O estande da Provital contou realidade virtual, game e arte interativa para o lançamento de três ativos.  Densinária™, o mais novo ativo capilar da empresa obtido por extração enzimática de algas vermelhas e enriquecido com arginina;  o Circanblue™ com inovador mecanismo de ação para equilibrar o relógio biológico da pele,  e  o  Altheostem™, que elimina seletivamente as células envelhecidas, abrindo caminho para novas células funcionais e que ganhou a medalha de bronze do Prêmio Inovação Abihpec 2023  Provital. “Altheostem™ é um poderoso ‘dermohacker’, que aumenta naturalmente a expressão de elastina, diminuindo a flacidez”, destacou o CEO da Provital no Brasil, Roberto Monteiro.

Fotoprotetor da microbiota

A Vytrus apresentou o Photobiome™, uma nova estratégia vegetal para fortalecer a microbiota da pele, ajudando na fotoproteção e a combater o fotoenvelhecimento. O lançamento, que conquistou o Prêmio in-cosmetics Innovation Zone Best Ingredient, na categoria ingredientes ativos, abre caminho para uma nova categoria de antioxidantes microbianos, nutrindo e ajudando a pele a se fotoproteger ao aumentar a liberação de suas moléculas naturais de fotodefesa, melhorando assim os sinais de fotoenvelhecimento da face. O ativo prebiótico 100% natural, otimiza a modulação na relação entre a microbiota da pele e a radiação solar.

Filme resistente à água

Durante o evento, a Evonik apresentou inovações enfatizando a utilização de recursos renováveis e processos sustentáveis, duas delas expostas na Innovation Zone, o SPHINOX® Immulance, que protege a pele equilibrando sua barreira imunitária, e o TEGO® FILMSTAR One MB, formador de filme sustentável e biodegradável, de origem natural e que contribui para a formulação de cosméticos que requerem resistência à água e proteção UV, vencedor da  medalha de prata no Prêmio Abihpec de Inovação.

Estética phygital

Além Uplevity™ e-Lift peptide, tetrapeptídeo sustentável de alto desempenho que ajuda a obter a estética “phygital”, destacado estande da Dinaco, a Lubrizol apresentou o SilSense™ Bio 5, um emoliente volátil, altamente puro, biodegradável e de origem natural, que é uma alternativa sustentável de silicone Ciclopentasiloxano D5 em aplicações sem enxágue, e o Argireline® YOUth, uma solução preventiva para retardar os sinais de envelhecimento, voltado aos consumidores que buscam tratamentos de “pré-juvenescimento”.

Quebra de barreiras

A Univar Solutions destacou duas campanhas globais: No Boundaries, que promove a inclusão e quebra de barreiras com a beleza sem gênero no universo da beleza, e BeautyLAB, com foco em formulações para proteção solar que atendam a todos os tipos de pele, em parceria com a Croda.

A empresa também apresentou os lançamentos AKYPO SUGAR LM-42 da KAO, um surfactante inovador e suave, com índice de naturalidade de 96% de acordo com a ISO 16128; o Solaveil™ CT-60W, nova dispersão aquosa para formulações mais sustentáveis da Croda, sem EO, PEG/PPG, fenoxietanol e silicone; e o DOWSIL™ 979 Emulsion, emulsão amino-silicone não iônico da Dow, com desempenho de condicionamento e deposição extremamente eficiente, mesmo em baixas concentrações, além de menor ecotoxicidade. “Estamos empenhados em criar valor autêntico para os nossos clientes e parceiros, oferecendo soluções técnicas, ingredientes inovadores e sustentáveis”, afirmou Juliana Seabra, gerente de desenvolvimento de negócios.

Carolina Montefrío, líder de Home & Personal Care para a América Latina

Biotecnologia proprietária

A IFF anunciou o lançamento de sua tecnologia proprietária Designed Enzymatic Biomaterials (DEB), que utiliza biotecnologia avançada para criar uma classe inédita de polissacarídeos estruturalmente diversos, como os encontrados na natureza, mas em escala, com precisão e consistência normalmente encontradas apenas em polímeros industriais tradicionais.

AURIST™ AGC, um novo biopolímero catiônico biodegradável projetado para melhorar a penteabilidade de cabelos molhados e secos, é o primeiro ingrediente de cuidado pessoal desenvolvido com a tecnologia, formulada com açúcares vegetais, água e enzimas. “AURIST™ AGC quebra um paradigma no mercado de condicionadores capilares, pois possibilita a formulação de produtos capilares transparentes”, observou Carolina Montefrío, líder de Home & Personal Care para a América Latina.

Foco no holobionte

A Greentech apresentou o HOLOBIOSYS®, um extrato de raiz de genciana amarela silvestre, rico em moléculas antioxidantes, lipídios e aminoácidos, obtido por um processo de fermentação upcycled, com uma bactéria rara e tolerante ao frio, presente na aerobiota francesa. “Potente hidratante natural de última geração para pele seca e desidratada, HOLOBIOSYS® reestrutura a pele desde sua superfície até as camadas mais profundas, aumentando a síntese de ácido hialurônico e lipídios, restaurando a hidratação da pele, promovendo simultaneamente uma sensação de suavidade ao toque, enquanto revigora o holobionte da pele”, explicou Elizabeth Auricchio, responsável pela área de marketing na Greentech Brasil.

Antioxidante de microalga

Da Solabia, Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing, destacou o  HelioPure® Skin,  um ingrediente ativo marinho, proveniente da microalga Phaeodactylum tricornutum, que contém a poderosa molécula antioxidante fucoxantina que lhe confere potencial fotoprotetor da pele. “Por biomimética, HelioPure® Skin protege a pele dos danos nocivos do sol, atuando sobre os principais fatores na raiz do fotoenvelhecimento”. A executiva que também anunciou a quarta geração de pérolas de beleza, com o lançamento de SolaSMART® Fuse, enriquecidas com Fucogel® Powder.

Polímero à base de milho

Lançamento da Dow no evento, o  MaizeCare™ Clarity Polymer é um polímero de base natural e biodegradável com propriedades de formação de filme que proporcionam uma sensação não pegajosa ao toque ao pentear. O ingrediente à base de milho pode ser usado como um polímero fixador de alto desempenho para modelar cachos, e oferecer rigidez capilar, É compatível com carbômeros para formulações transparentes.

Viagem pelos bioativos brasileiros

O Grupo Citróleo propôs aos visitantes uma viagem conceitual por cinco pontos turísticos do Brasil, para apresentar formulações inovadoras em texturas e ativos. Como destaque em ativos, Rafaela Tomazini Cândido, coordenadora de marketing técnico, enfatizou a naturalidade e inovação de dois ingredientes recém-lançados, o HYALURONIC TUCUMA PRO e o HYALURONIC TUCUMA EXTRA, bioativos extraídos das sementes do fruto de tucumã que, de forma complementar, revitalizam a pele de dentro para fora, protegendo dos efeitos negativos da exposição solar e de agressões do dia a dia. As novidades incluíram também bioativos específicos para cabelos crespos e cacheados e para prevenção da queda capilar.

Alternativa aos plásticos líquidos

Entre as várias especialidades apresentadas pela Embacaps, o VIVAPUR® TEX SUN, modificador de reologia e estabilizante natural para formulações em spray ganhou espaço na Innovation Zone. Segundo Fabiana Smaniotto, gerente de marketing técnico, trata-se de um espessante e estabilizante natural e biodegradável, desenvolvido especialmente para formulações de proteção solar. Altamente tixotrópico, possibilita uma névoa de spray o homogênea, sem escorrer na pele e pode substituir plásticos líquidos, como carbômero e polímero cruzado de alquil acrilato. “Ele melhora a distribuição do produto sobre a pele, revelando uma sensação única”, garantiu.

Concentrados de cores

A novidade da Kobo é a KOBOTINT, uma nova série de concentrados de cores com 98% de ingredientes de origem natural focados na diversidade latino-americana. “KOBOTINT possui cinco tonalidades que podem ser facilmente adicionadas à fase oleosa das fórmulas, proporcionando um processo de fabricação mais rápido e sem a necessidade de equipamentos específicos, permitindo uma operação mais eficiente, menos desperdícios e evitando ajustes de cores”, explicou Gabriel Cervoni, gerente de planejamento, acrescentando que esses concentrados de cores com Dióxido de Titânio e Óxidos de Ferro oferecem alta carga de pigmentos (57% a 66%) e podem ser usados em estruturas O/A, A/O e anidras para fornecer cobertura de baixa à alta, dependendo da concentração de uso.

Névoa fácial

Entre os ativos lançados pela Galena e apresentados em formas cosméticas inovadoras, a Névoa Facial Pré-Make, um spray leve e de fácil aplicação que contém Dunalina®, um ativo obtido de uma microalga do Mediterrâneo, rica em compostos hidratantes. Esse ativo é capaz de reduzir a inflamação e o processo de glicação da pele, além de aumentar a elasticidade e a radiância em 69,59%, de acordo com estudos. Outra sugestão é o Stick Facial Retinol-Like & Pró-Ceramidas com Cobiuty®, um ativo obtido da polpa do Buriti, que promove firmeza e longevidade da pele e também com AvenaPLex®, extraído do óleo de aveia bruto, que enriquece o stick, sendo rico em ceramidas, que ajudam na hidratação e na manutenção da função barreira da pele.

Agente condicionador biodegradável

O Softhance™, um agente condicionador biodegradável, que se deposita na pele a partir de sistemas de limpeza com enxágue, permitindo a retenção da umidade da pele e deixando a pele macia de forma perceptível pelo consumidor, foi um dos destaques no estande da Ashland. “Ele permite a criação de produtos transparentes e condicionadores com surfactantes aniônicos, não iônicos ou livres de sulfato. Estudos com consumidores demonstraram que Softhance™ melhora a espuma e deixa a pele mais macia e hidratada mesmo após o enxágue”, explicou Andrea Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da empresa.

Pigmentos com tratamento natural

O Grupo MCassab lançou durante a In Cosmetics Latam o MiyoNAT ISA em parceria com a Miyoshi. São pigmentos com tratamento natural que possui ótima dispersibilidade, alta hidrofobicidade, longa duração e sensorial macio. “Tudo isso com ótimo custo-benefício, trazendo mais economia para suas formulações de maquiagem”, afirmou Mariana Freitas, gerente de serviços de marketing.

Beauty Heroes

A Biesterfeld, distribuidora de especialidades químicas consolidada na Alemanha e que atua no Brasil desde 2015, levou o conceito Beauty Heroes para esta edição, com protótipos focados em sustentabilidade, economia de água e uso de biosurfactantes para de sabonete íntimo, shampoo sólido 2 em 1, água micelar e deo stick.  Entre os lançamentos, Carla Mendes, vendedora técnica para o segmento de personal care, ressaltou o HoliSurf® HF, biosurfactatne produzido por processo de fermentação natural, e o DeoPlex® Organic, solução natural transparente feita de enzimas da cana-de-açúcar que eliminam os maus odores.

Efeito teia e desmaio

No estande da Brenntag foi possível conferir 11 protótipos baseados em texturas e sensoriais variadas, como óleo, espuma, mousse, pó, líquido entre outras. Bruna Momose, especialista de inteligência de mercado, ressaltou que nos produtos foram aplicados ingredientes de suas representadas, como os silicones da Waker, e o BR-W 50 C, um polímero para ser utilizado em cremes capilares que, dependendo da dosagem, proporciona o efeito “desmaio” do cabelo e penteabilidade a úmido ou efeito “teia” sem a formação de build-up. “Ele melhora a performance de condicionamento e penteabilidade com um excelente custo”.

Criando conexões

A Cosmotec, que agora é Summit Cosmetics, reuniu em seu estande as principais novidades de seus seus parceiros AAK,  Cargill Beauty, Elementis, Givaudan, Momentive, Nikkol Group, RAHNe SunChemical, buscando criar conexões que por meio de protótipos que contemplam diversos universos de beleza. Segundo Mayara Bueno, do time de marketing, o objetivo foi dar um significado real ao uso dos produtos para proporcionar sensações, como acolhimento e bem-estar.

Poder dos mirtilos

A Circe Scientific, empresa espanhola de ingredientes ativos desenvolvidos por meio da tecnologia Crystal Engineering, apresentou o PTEROYOUTH, um cocristal que combina o pterostilbeno, molécula produzida pelas plantas de mirtilo para sobreviver à exposição à radiação UV, à seca e a microrganismos, com o ácido picolínico, molécula natural do corpo humano derivada do triptofano, que estimula a absorção de minerais e a resposta imunológica do organismo. Patenteado e multifuncional, o produto facilita e maximiza o poder antienvelhecimento dos produtos de cuidado da pele. “Temos um produto revolucionário que melhora a eficácia dos tratamentos cosméticos”, disse Fernando Barrera, cofundador e CEO da empresa.

Benefícios do sol

Apresentado pela Clariant, o ativo natural Rotness mood+ tem como foco reproduzir os benefícios da luz do sol para a pele, sem a necessidade de exposição. A novidade impacta na produção de serotonina e melatonina, relacionados à vitamina D, e, dessa forma, proporciona melhora no humor e na sensação de bem-estar. O ativo foi desenvolvido a partir da extração das raízes de uma flor silvestre, a Sanguisorba Offcinallis, pela tecnologia chamada plantmilking, que faz um cultivo aeropônico, considerado sustentável.

Modificador sensorial biodegradável

A principal novidade apresentada pela Ajinomoto foi o AMIHOPE™ SB-102, modificador de sensorial em pó feito em partículas redondas baseadas em ingredientes derivados da natureza. Marina Monteiro, especialista em marketing, explicou que ele é uma alternativa aos micropláticos totalmente biodegradável, além de possuir melhor sensorial do que os pós naturais disponíveis. Ele pode ser aplicado em produtos de proteção solar e maquiagem, entre outros para a pele e cabelo.

Fitoceramidas

O destaque da Colormix foi o Oryzine, um ativo que combina fitoceramidas com a tecnologia Niosome®, sistema de drug-delivery capaz de atingir as camadas mais profundas do estrato córneo, para reforçar a barreira cutânea, melhorar a hidratação, melhorar a aparência da pele e suavizar as rugas.

Ingredientes premiados 

Confira a série de novos ingredientes que foi premiada na edição 2023 da In-cosmetics Latin America, com base em critérios de sustentabilidade e inovação. Esta edição também contou pela primeira vez com o Green Ingredient Awards, em parceria com a Ecovia Intelligence, para reconhecer ativos naturais importantes para o mercado.

O evento também foi palco do tradicional Prêmio de Inovação Abihpec para reconhecer as empresas com projetos inovadores e que agregam valor para o setor.

Green Ingredient Awards

Vencedor: Sea Balance 2000  – Carbonwave / Innovasell

Innovation Zone Best Ingredient

Categoria Ingredientes Ativos

Ouro – RetiLife™ – Givaudan

Prata – Photobiome™ – Vytrus Biotech

Bronze – Gravityl – Givaudan

Categoria Ingredientes Funcionais

Ouro – Sea Balance 2000  – Carbonwave / Innovasell

Prata – Emulium® Dermilea MB –  Gattefossé

Bronze –  TEGO® Filmstar One MB –  Evonik

Prêmio de Inovação ABIHPEC

Ouro – Sea Balance 2000 –  Innovasell

Parceria estratégica

Murilo Marques, Diretor da Innovation Business Media

Esta edição também marcou o início da parceria do Portal Cosmetic Innovation com a in-cosmetics Latin America para contribuir com a divulgação das inovações apresentadas no evento.

“Mais do informar nossos leitores, a cobertura que realizamos será mais um consistente conteúdo que produzimos para servir de referência para o mercado e fomentar a inovação e o crescimento da indústria de HPC no Brasil”, afirmou Murilo Marques, Diretor da Innovation Business Media.

A in-cosmetics Latin America encerrou a edição deste ano consolidando-se como a principal vitrine tecnológica da região para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais. Durante dois dias repletos de inovação e networking, os participantes puderam explorar as últimas tendências e descobrir avanços revolucionários em ingredientes, formulações e tecnologias. Com olhares já voltados para o futuro, a organização anunciou que a próxima edição está marcada para os dias 25 e 26 de setembro de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.

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