Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Reciclável vs Biodegradável vs Compostável

  • Written by:

“Reciclável”, “Ecológico”, “Biodegradável”, “Compostável”… estes termos são-lhe familiares?

Atualmente ouvimos e lemos estes termos com alguma frequência e associados às mais diversas áreas.

Mas sabe realmente os significados e diferenças destes termos e conceitos?

A Reciclagem é o processo de transformar produtos ou materiais usados em novos produtos ou materiais com o objetivo da sua reutilização. Ou seja, um produto reciclado é algo que outrora já foi outro produto ou material mas que após ter servido o seu propósito, em vez de ter sido considerado lixo e colocado num aterro, foi transformado noutro artigo tendo sido reaproveitado.

Biodegradabilidade é a característica dos materiais e/ou substancias poderem ser degradados por microrganismos, de modo a transformá-las em substancias mais simples. Os materiais podem ser de biodegradabilidade rápida, demorando apenas algumas semanas, ou de lenta degradabilidade podendo demorar décadas. Mas a utilização apenas do termo biodegradável pouco diz da substância em questão. Por exemplo, a decomposição de restos alimentares são matérias de biodegradabilidade rápida. Em relação à biodegradabilidade lenta temos o exemplo clássico dos plásticos, que pode durar várias décadas.

O termo compostável é associado aos materiais e substancias cuja biodegradabilidade é de 1 a 6 meses, ou seja, um produto compostável tem uma biodegradabilidade considerada muito rápida. No final do processo de compostagem, os resíduos produzidos podem ser utilizados como adubo.

Quando nos referimos ao termo ecológico, estamos a falar de produtos ou materiais que não prejudicam o meio ambiente. O termo é muito vago, pois muitas vezes apenas se refere ao produto final, mas o processo pelo qual é fabricado o produto ou material poderá estar bem longe de ser ecológico. Pelo contrário, até pode ser mais prejudicial ao ambiente pois o seu processo de produção poderá ser mais nocivo para o ambiente que o de um produto ou material não considerado ecológico. É necessário espírito crítico ao avaliar estes termos.

Fonte: dnoticias.pt 27.09.20

Comments are closed.

Parceiros 2020

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros