Reckitt Benckiser, vende unidade de alimentos para a McCormick por US$ 4,2 bi
A RB precisava reduzir a dívida que assumiu após comprar a Mead Johnson
A fabricante norte-americana de condimentos McCormick venceu a disputa para comprar a unidade de alimentos da empresa Reckitt Benckiser na América do Norte, por US$ 4,2 bilhões.
Em abril, a Reckitt disse que estava revisando opções para a unidade, que tem no portfólio a mostarda e o ketchup French’s, para cortar sua dívida após a compra de US$ 16,6 bilhões da Mead Johson, fabricante do Sustagem e outros suplementos.
A Reckitt fabrica essencialmente produtos de limpeza e medicamentos. No Brasil é dona das marcas Veja, Vanish, Dettol e também Naldecon e Luftal.
A venda, anunciada na terça-feira (18), reduzirá a relação dívida líquida/Ebitda da Reckitt de 4,1 para 3,3 vezes. O Ebitda é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e mede a capacidade de geração de caixa da empresa.
Com a dívida menor, a empresa poderá se concentrar mais na saúde do consumidor e em marcas domésticas como os preservativos Durex e os remédios Mucinex.
O preço de US$ 4,2 bilhões representa um múltiplo de 19,6 vezes o Ebitda. Segundo os analistas da Bernstein, o indicador é muito maior do que a média de longo prazo de grandes negócios no setor, de 16,2 vezes o lucro. Também é superior ao recorde de 18 vezes o Ebitda que a Reckitt pagou pela Mead Johnson.
As agências de classificação S&P e Moody’s advertiram que a aquisição poderia levar a baixas na classificação de crédito da McCormick.
A projeção é que as vendas líquidas da empresa que surgirá da combinação dos negócios em sejam de cerca de 5 bilhões de dólares 2017, disse a McCormick.
Fonte: Reuters