Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Inteligência de MercadoRelatório ABDI – A Indústria de Insumos Químicos para Cosméticos

Relatório ABDI – A Indústria de Insumos Químicos para Cosméticos

  • Written by:

Este relatório faz parte da agenda de ações coletivas e públicas para a promoção do crescimento e do desenvolvimento da indústria de higiene pessoal e cosméticos. O seu propósito é contribuir para o entendimento das circunstâncias que impedem que a produção de insumos químicos para cosméticos acompanhe, em crescimento e complexidade da sua produção, o movimento do segmento final, propondo – dentro dos limites do possível e do razoável – medida adequadas para que ambos os segmentos possam crescer e desenvolver-se de modo articulado e sinérgico.

É nosso entendimento, a partir de entrevistas e estudos, que o desenvolvimento do segmento industrial de insumos químicos para cosméticos pode ser um fator impulsionador do desenvolvimento do próprio segmento de cosméticos. E vice-versa: o desenvolvimento do segmento de cosméticos pode puxar e orientar o desenvolvimento da indústria de insumos. Este duplo movimento pode dar-se por diversos meios. Destaquemos aqui dois desses meios. O primeiro consiste nos avanços da ciência e da tecnologia, oferecendo conhecimentos novos sobre efeitos desejáveis, identificando-os em novos produtos e substâncias. O segundo decorre do conhecimento de desejos do consumidor ou de presumíveis desejos que podem orientar o desenvolvimento de produtos e a inovação.

As empresas de ambos os segmentos, apesar de serem conhecedoras e conscientes deste potencial, manifestam preocupações fundadas com vários elementos da economia brasileira e do seu ambiente institucional que dificultam sobremaneira as suas atividades e impedem o pleno aproveitamento do potencial identificado e reconhecido por todos – empresas, governo(s), entidades associativas da indústria, analistas independentes. O trabalho procurou sistematizar e ponderar as dificuldades identificadas, apontando possíveis soluções. A sistematização dos argumentos extraídos de entrevistas, conversas informais, reuniões técnicas e fontes secundárias auxilia a organizar a compreensão dos temas pertinentes e a orientar o seu aprofundamento. As políticas públicas só podem ser bem-sucedidas, modificando o ambiente para melhor e induzindo respostas consistentes das empresas, quando compreende adequadamente os problemas que as empresas enfrentam. Do mesmo modo, o diálogo construtivo com o governo ajuda as empresas e as suas organizações representativas a construírem estratégias e ações mais consistentes, voltadas para soluções mutuamente vantajosas – para as empresas e para a promoção do desenvolvimento.

Por fim, o trabalho não desconhece a existência de um trabalho de grande fôlego sobre as “Oportunidades de Diversificação da Indústria Química”, com escopo amplo e diretrizes mais abrangentes, e que integra igualmente os esforços públicos brasileiros para vislumbrar os caminhos do desenvolvimento brasileiro nos diversos segmentos químicos e de suas cadeias. Também considerou a existência de uma Agenda Tecnológica Setorial que possui importantes interfaces com os esforços de olhar para o futuro e realizar escolhas informadas e conscientes. A integração desses esforços é uma obra necessariamente coletiva, produto de diálogos construtivos e motivados pelo bem comum.

botao_pdf_download_ci_2016

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company