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Scalp care: cuidado com o couro cabeludo é o novo skincare

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Consumidor transfere para os cabelos ingredientes, rituais e expectativas dos tratamentos de pele

Por Estela Mendonça

Não se trata de uma novidade no mercado de hair care, mas é uma tendência que está se consolidando e, como o Brasil é reconhecido como palco de inovações quando o assunto é cuidados com os cabelos, os produtos que prometem cuidar não apenas dos fios, mas também do couro cabeludo estão cada vez mais presentes nos recentes lançamentos.

Bruna Ortega, diretora de contas e especialista de beleza na WGSN, empresa de tendências de comportamento e consumo, lembra que a WGSN tem falado de Scalp Care desde 2018. “Percebemos que a ‘skinificação do cabelo’ (cuidar do cabelo da mesma forma que da pele) está crescendo à medida que os consumidores aumentam seu repertório e conhecimento sobre produtos e ingredientes e buscam os mesmos rituais feitos em outras partes do corpo, agora para os tratamentos capilares”.

Bruna Ortega, diretora de contas e especialista de beleza na WGSN

A especialista destaca que a categoria foi diretamente impactada tanto pelos sentimentos gerados ano passado durante a pandemia, como ansiedade e angústia, quanto pelo próprio vírus em si. “Os consumidores estão procurando curas para os efeitos que estão aparecendo, como, por exemplo, couro cabeludo estressado e queda capilar. Para se ter uma ideia, a Cult Beauty relatou um aumento de 330% nas vendas de esfoliantes e tratamentos para o couro cabeludo no ano passado”.

“Os consumidores buscarão marcas que ofereçam linhas inclusivas e com respaldo científico para atender a seus desafios específicos. Para atraí-los, a rotina deve ser mais simples, com ingredientes amigáveis e linhas de esfoliantes e óleos fáceis de usar”, prevê Bruna, que também aponta como oportunidade estender a mensagem de positividade corporal para o couro cabeludo. “Criar soluções para ajudar com problemas comuns, como caspa, queda de cabelo e erupções e eliminar o tabu e preconceito envolvido nesses temas comuns é um passo essencial”.

Mais densidade

São muitos os exemplos de lançamentos recentes que destacam mecanismos de ação no couro cabeludo que resultam em benefícios para os fios.  A Lola Cosmetics acaba de lançar a Linha Densidade, com Niacinamida na fórmula. Indicada para cabelos finos, com perda de densidade e problemas de queda, a novidade estimula o crescimento de fios saudáveis e mais encorpados, além de fortalecê-los, prevenindo sua quebra. O lançamento conta com shampoo, acidificante, máscara e tônico noturno, que proporcionam um tratamento completo e eficaz, deixando os cabelos mais fortes e resistentes.

Nutrição do couro cabeludo

A linha H-Expert acaba de chegar ao portfólio da Hinode, com produtos que tratam desde o couro cabeludo até as pontas dos cabelos. Direcionada para cuidados diários, a linha foi desenvolvida com ingredientes selecionados aliados à tecnologia HydraScalp, que foi desenvolvida exclusivamente para a Hinode com foco em atender as necessidades específicas dos fios e couro cabeludo. O ativo principal de HydraScalp é proveniente das algas e tem a capacidade de proteger todas as camadas da pele, além de hidratar, nutrir e prevenir a descamação do couro cabeludo. São três duplas de shampoo e condicionador para o tratamento diário: para cabelos oleosos, danificados e para todos os tipos de cabelo, que conta com colágeno vegetal, vitamina E e Niacinamida.

Fortalecimento dos fios

A Inoar Cosméticos, marca brasileira de produtos de beleza veganos, também acaba de lançar a  linha Botanic, formulada com Óleo de Rícino e Macadâmia, que proporciona fortalecimento dos fios e auxilia no crescimento dos cabelos. Extraído das sementes de uma planta chamada Ricinus communis, (conhecida popularmente como mamona), o óleo de rícino ajuda no crescimento forte e saudável dos fios, graças às suas propriedades antioxidantes, ômega 6 e ômega 9 e vitamina E.  Indicada para todos os tipos de cabelos, a linha é composta por shampoo, condicionador, máscara hidratante e óleo de rícino multifuncional.

Fios mais grossos

A Nioxin, marca profissional para cabelos mais espessos e volumosos, desenvolveu o Anti-Hair Loss Sérum com Sandalore, produto que promete resultados imediatos, engrossando os fios desde o primeiro uso. O tratamento intensivo é uma tecnologia melhora a densidade dos fios e os torna mais fortes e reduz sua queda.  A formulação também contém cafeína, ácido láurico e Niacinamida. De acordo com a marca, o Sandalore, que é uma versão sintética do sândalo, pode ser sentido pelos receptores olfativos dos folículos capilares, estimulando-os e prolongando a fase de crescimento dos fios.

Refrescância imediata

Associação exclusiva de ácido salicílico, vitamina B3 e zinco PCA presente no Shampoo Amplexe Caspa e Oleosidade, da Ada Tina Italy, se propõe a tratar tanto os sintomas quanto a causa da dermatite seborreica, aliviando imediatamente descamação, vermelhidão, coceira e oleosidade do couro cabeludo. Outra ação do produto é promover refrescância imediata do couro cabeludo, graças à presença de óleo essencial de menta em sua composição, que também possui ação anti-inflamatória, antifúngica e purificante, aliviando a irritação e a vermelhidão e eliminando os maus odores.

Ativadores de aquaporinas

A Neutrox apresentou recentemente a linha Aqua, com água de coco e ativadores de aquaporinas, que proporcionam uma limpeza suave enquanto hidratam o couro cabeludo e toda a extensão dos fios. Os ativadores de Aquaporinas melhoram a receptividade e a absorção das moléculas de água no couro cabeludo, estimulando sua hidratação de dentro para fora, enquanto a água de coco, rica em aminoácidos, açúcares, vitaminas e altos teores de sais minerais essenciais, repõe os nutrientes, proporcionando a hidratação que os fios mais precisam.

Edição de verão

A edição limitada Yamasterol Sun, da Yamá Cosméticos, é um creme multifuncional com filtro solar e efeito de longa duração para ser utilizado de várias formas, como condicionador, máscara de hidratação ou leave-in. O produto cria uma barreira de proteção contra os efeitos da radiação solar, mantendo a hidratação e o movimento dos fios durante todo o dia. A nova formulação protege os fios contra agentes externos, como poluição e o cloro das piscinas, e conta com ação anti-inflamatória para o couro cabeludo.

Ativador celular

Lançamento recente no mercado, a linha de tratamento capilar Ozone Power, composta por shampoo, condicionador e máscara reconstrutora, que contam em sua fórmula com óleo de girassol ozonizado e que, segundo a empresa, auxiliam no combate à queda de cabelo, caspas e outros problemas capilares. Esses benefícios são atribuídos ao ozônio medicinal, que age como um ativador celular diretamente na microcirculação do couro cabeludo, tornando os fios mais fortes, saudáveis, brilhantes e muito mais bonitos. “Os produtos à base de Ozônio estimulam a oxigenação das células do corpo, promovendo mais saúde e qualidade de vida. No caso dos produtos capilares, além de tratarem caspas e coceiras, ajudam a combater a queda e auxiliam na remoção dos fios brancos”, afirma a marca.

Emplacando lançamentos

Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados do cabelo da Chemyunion, lembra que a “skinificação do cabelo” é uma tendência mencionada pela primeira vez há cerca de três anos. “Ela está crescendo à medida que os consumidores adquirem conhecimento sobre produtos e ingredientes de tratamento para a pele, resultando na busca pelo mesmo rigor e ritual à sua rotina de tratamento capilar”, analisa.

Thiago Duccini, gerente de marketing e produtos de cuidados do cabelo da Chemyunion

Considerando a especificidade do mercado brasileiro e da necessidade por inovação, a Chemyunion, segundo Duccini, tem três previsões para alavancar os próximos lançamentos: 1- Valorize a conveniência: a praticidade pode ganhar espaço principalmente em um ambiente econômico mais desafiador; 2- Desenvolva formulações menos reativas: busque alternativas que ofereçam baixa reatividade e alta segurança quando aplicado aos cabelos; 3-  Aposte em texturas que simulem a rotina de skincare: imagine cenários de cuidados com a pele e crie texturas que simulem esses tratamentos e ofereçam benefícios reais durante o uso.

Considerando as oportunidades que essa tendência representa, a Chemyunion desenvolveu uma fórmula de spray de proteção diária para o couro cabeludo, uma espécie de tônico para ser aplicado antes de sair de casa ou após o banho para dormir com benefícios importantes.

Duccini destaca dois benefícios do produto. O primeiro deles, pelo uso do ativo Hygeaphos®, que promove a homeostase do couro cabeludo,  combate o ciclo avançado da caspa, reduzindo produção de DHT, IL-8 e aumentando a queratina10.  O resultado é a redução da oleosidade, do processo inflamatório e da coceira, além de favorecer a função de barreira. O ingrediente pode ser aplicado em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e produtos sem enxágue.

O spray também oferece proteção contra a poluição e o ambiente, pela formação de um filme protetor com ação antioxidante, impedindo o mau odor e a aparência opaca ao couro, reduzindo a irritação e estendendo benefícios sensoriais aos fios. “Isso é possível graças ao Polluout, um ativo com atuação sinérgica de um complexo de polissacarídeos de origem vegetal associados ao pantenol, xilitol e chá verde, que possui ação protetora contra as partículas de poluição e a fotodegradação, proporcionando fios fortes, brilhantes e maleáveis, além de um couro cabeludo saudável”. Este ativo pode ser incorporado em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores.

Mechas tratadas com 2% de Polluout e placebo, expostas aos poluentes em suspensão

“O cuidado com o couro é o começo da onda de ‘skinificação’. Ainda veremos no mercado muitos produtos e ativos que cruzam a categoria de pele e de cabelos com inovações interessantes. Essa é uma previsão para os próximos lançamentos e já uma realidade na Chemyunion”, aposta Duccini

Ativos biofuncionais

“A falta de cuidados com o equilíbrio do couro cabeludo pode causar muito desconforto, afetar a beleza dos fios e impactar a autoestima”, diz Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland, que oferece diferentes ativos biofuncionais para tratamento da pele, sendo alguns deles indicados também para as necessidades específicas do couro cabeludo,  além da linha BiotHAIRapy, com alvo no mecanismo de envelhecimento dos fios.

Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland

Um exemplo de ativo com uma abordagem de “skinificação” do couro cabeludo é o Infini’tea™ biofunctional, composto pelo soro natural e puro das folhas frescas da Camellia sinensis, minimamente processado pela tecnologia patenteada Zeta Fraction™, exclusiva da Ashland. Inspirado na ciência neurocosmética, seus efeitos calmantes e propriedades suavizantes na pele, ajudam a limitar os danos dos raios UV e a diminuir a expressão da melanina (ex vivo), reduzindo a aparência de vermelhidão e linhas finas e aumentando a luminosidade na pele. Já no couro cabeludo é responsável pela redução significativa da expressão da citoquina pró inflamatória 1L-1 alpha, causada pela Malassezia restricta, comumente encontrada em pessoas com caspa  e dermatite seborreica.

Inspirado no conceito Hair Antioxidand System™, o Procataline™ G2 é um ativo biofuncional de origem nas sementes de chia e da ervilha, biodegradável e COSMOS validado para detox dos cabelos e purificação do couro cabeludo. Rico em peptídeos, aminoácidos, polissacarídeos, polifenóis e minerais, ele quela metais pesados, como ferro e alumínio, e reduz o dano oxidativo na superfície dos fios e no couro cabeludo, melhorando a hidratação e a função de barreira. De acordo com Liliana, estudo clínico com 36 voluntários com problemas de coceira, vermelhidão e couro cabeludo sensível demonstrou que Procataline™ G2 a 1% atua como protetor de agentes poluentes do ar, mantendo o couro cabeludo saudável ou reequilibrando o couro cabeludo seco ou oleoso em 92% dos voluntários. Atua também reduzindo a descamação, vermelhidão e irritação.

Liliana também destaca o Capauxein™ G2, outro ativo biofuncional de origem natural, biodegradável e COSMOS validado, inspirado no conceito “Hair Full System”, focado na densificação e preenchimento dos cabelos com a manutenção visível da fase anágena. Além disso, propicia um ambiente mais saudável para o crescimento dos cabelos, reduzindo a oleosidade, fortalecendo a função de barreira e aumentando a hidratação. “Capauxein™ G2 atua aumentando a expressão de bio marcadores chave localizados no folículo capilar como a Ki67 e β1-integrina responsáveis respectivamente pela regeneração e comunicação celular, enquanto a versican e noggin contribuem para a manutenção da fase anágena”.

Estudo clínico com sérum com 1% de Capauxein demonstrou visível aumento da densidade e preenchimento capilar

Inovadora tecnologia de proteção

“Sabemos que as pessoas estão cada vez mais buscando inspirações em outras categorias para compor sua rotina diária de cuidados. Já estamos acostumados a ver tendências de outros segmentos expandindo para o mercado de beleza e em hair care não é diferente. Por isso destacamos na tendência “Skinification of Hair Care” a crescente conscientização de que o couro cabeludo é afetado pelos mesmos agressores da pele do rosto e requer tratamentos semelhantes”, conta Stelly Costa, gerente de desenvolvimento de negócios da Clariant.

Stelly Costa, gerente de desenvolvimento de negócios da Clariant

Stelly explica que, assim como a pele, o couro cabeludo é exposto diariamente a diversos tipos de agressores, como poluição, mudanças de temperatura, estresse e o uso de agentes químicos, que podem causar diversos incômodos, como sensibilidade, irritação, vermelhidão, oleosidade excessiva, coceira e queda de cabelo. A irritação estimula as glândulas sebáceas, levando a um aumento da oleosidade. Além disso, o couro cabeludo também envelhece, torna-se mais fino e perde a sua capacidade protetora, sendo recomendado o uso de produtos específicos para reduzir o estresse e evitar maiores danos.

Atenta ao surgimento de novas demandas do mercado e sempre buscando oferecer aos clientes soluções inovadoras e competitivas, a Clariant desenvolveu o EquiScalp®, ingrediente ativo derivado de células tronco vegetais, obtido a partir da maçã Fuji Malus dosmestica, que demonstrou eficácia na proteção do couro cabeludo frente aos diversos agressores que promovem sensibilização local, reduzindo eritema, descamação e oleosidade, além de preservar o microbioma do couro cabeludo.

Segundo Stelly, o uso de culturas de células-tronco permite a produção de moléculas ativas de forma sustentável, pois apenas uma pequena quantidade da fruta é necessária para iniciar a cultura de uma grande quantidade de células-tronco. “O extrato obtido é concentrado em florizina, um flavonóide com atividade anti-inflamatória, antilipogênica e que ajuda a fortalecer a barreira cutânea do couro cabeludo. Devido a essa composição única, o EquiScalp® demonstrou alta eficácia em ensaios clínicos realizados com voluntários que sofriam de sensibilidade no couro cabeludo”.

Após 28 dias, as descamações são reduzidas em 20,4% e a melhora das condições do couro cabeludo é visível, reduzindo também a irritação e a oleosidade

Graças à sua ação calmante e preservação da integridade da microbiota do couro cabeludo, o EquiScalp® recebeu o reconhecido Prêmio PCHi Fountain 2021 na categoria  “Cuidados com o cabelo/couro cabeludo”. Confira o vídeo sobre o produto.

Tetrapeptídeo biomimético

Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer, comenta que ocorrências como a degradação da papila dermal, a redução da atividade das células-tronco do folículo capilar e a inflamação estão relacionadas ao envelhecimento capilar e à alopecia androgenética, resultando em queda capilar. Considerando todos esses fatores, a Lucas Meyer desenvolveu o complexo ativo e inovador Capixyl™ para prevenir e interromper o processo de queda de cabelo, estimular seu crescimento e reduzir a inflamação do couro cabeludo.

Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer

“O Capixyl™ é composto por um tetrapeptídeo biomimético patenteado, que estimula a síntese de proteínas da matriz extracelular, favorecendo uma melhor ancoragem do cabelo, associado a um extrato de flor de trevo vermelho, rico em Biochanina A, conhecido por ser um inibidor eficaz da atividade das 5α-redutase I e II”, descreve Hoda.

A executiva explica que o Capixyl™ também atua no estímulo da renovação das proteínas da matriz extracelular ao redor da papila capilar para melhor ancoragem, no aumento do tamanho do folículo capilar e na diminuição da microinflamação, prevenindo o encurtamento do ciclo capilar.  Além disso, sua ação de preservar a atividade das células-tronco do folículo capilar garante a melhor regeneração para iniciar o novo ciclo de crescimento do cabelo.

Estudos clínicos realizados em voluntários que apresentam alopecia androgenética, com uso diário de uma loção com 5% de Capixyl™ por quatro meses, em comparação ao placebo, revelaram um notável aumento na densidade do cabelo anágeno e forte redução na densidade do cabelo telógeno. A análise foi feita por meio de tricograma digital (TrichoScan), que quantifica o número de fios de cabelo por centímetro quadrado.

Hoda ressalta que os resultados demonstraram que Capixyl™ promoveu um aumento na quantidade de fios na fase de crescimento (anágena) em 15% e redução de 52% na fase de queda (telógena). “Capixyl ™ atua simultaneamente nos principais distúrbios do metabolismo do cabelo para resultados notáveis, promovendo diminuição da perda de cabelo e estímulo  de seu crescimento. Com resultados clínicos visíveis, é o aliado perfeito para cabelos mais cheios e com aparência mais saudável”.

Fitoativo da guayuva

“Agora, mais do que nunca, os consumidores entendem que cuidar do couro cabeludo é essencial para saúde e aparência dos cabelos. E já que o couro cabeludo também é pele, nada mais natural do que se inspirar na categoria de skin care para desenvolver produtos inovadores para hair care e coloração, com ingredientes mais sofisticados, que tradicionalmente têm sido usados na rotina de cuidados com a pele”, confirma Fernanda Soro, gerente de marketing da Sensient Cosmetic Technologics.

Fernanda Soro, gerente de marketing da Sensient

Lembrando que tingir os cabelos, principalmente com coloração permanente, pode causar danos aos fios e também desconfortos no couro cabeludo como coceira, descamação da pele, vermelhidão e sensação de queimação, Fernanda destaca que, para resolver esse problema, a Sensient lançou o fitoativo Sensishield® Scalp, composto por extratos botânicos de guayusa, obtidos pelo processo patenteado 100% à base de água  PhytoClean, com eficácia comprovada por estudos in vitro e in vivo.  A pesquisa que resultou no desenvolvimento dessa tecnologia foi premiada com o segundo lugar, na categoria de trabalhos científicos apresentados na forma oral, no 33º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela ABC.

Já para evitar o ressecamento e irritação do couro cabeludo, seja por efeitos químicos ou expossoma, a Sensient oferece o Fucosorb® WP, um ingrediente natural, obtido de algas vermelhas e marrons, integrante da linha de ativos condicionadores. “Multibenefício, ele atua tanto na pele como nos cabelos, protegendo contra agressões externas, prevenindo a desidratação e consequentemente auxiliando na proteção da barreira protetora natural do couro cabeludo”.

Outro ponto levantado por Fernanda é a maior quantidade de glândulas sebáceas e poros no couro cabeludo do que em outras partes do corpo, característica que favorece a maior absorção de resíduos e sujeiras presentes no ar, o excesso de oleosidade e a proliferação de vírus, resultando em coceira, descamação e até queda capilar. Como solução, a Sensient conta com o Vegetable Charcoal®, carvão ativado com vapor, 100% natural, com propriedades de alta absorção, extraído de turfeiras europeias, sendo ideal para formulações de shampoos, condicionadores e máscaras com o claim “detox”. “O resultado é um couro cabeludo efetivamente purificado e mechas mais brilhantes, leves e resistentes”.

Upcycling do maracujá

“O couro cabeludo é a primeira linha de defesa contra o estresse causado pelo meio ambiente, exercendo funções como barreiras física e biológica e possui seu próprio microbioma, assim como sua singular diversidade”, diz Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, destacando que o consumidor está ciente que, para ter um cabelo saudável, o cuidado tem que começar no couro cabeludo, que merece a mesma atenção que a dispensada à pele.

Ana Paula de Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia

Ana Paula também verifica o aumento da procura por ingredientes mais diferenciados e, em alguns casos, que já são utilizados em cuidados com a pele, com as funções de nutrição, limpeza e equilíbrio do couro cabeludo. Para todas essas necessidades, o grupo Solabia destaca alguns ativos para o tratamento do couro cabeludo.

Uma indicação é o Saniscalp®, que tem uma ação calmante para o couro cabeludo enfraquecido, melhorando a coesão da barreira, ao regular a renovação celular e reforçar as defesas naturais, limitando o desequilíbrio do seu microbioma. Além disso, o ativo é um ecodesenvolvimento, obtido da semente prensada do maracujá, que geralmente é descartada. “Esse processo, chamado de Upcycling, consiste em dar uma ‘segunda vida’ aos subprodutos das matérias-primas vegetais”, explica Ana Paula, citando testes clínicos que comprovaram a redução da intensidade da caspa em apenas 14 dias. Esse ativo também tem testes que comprovam a diminuição da irritação causada pelo processo de tintura dos cabelos.

Outro ativo é o Prelliance®, que ganhou o prêmio de melhor ingrediente in Innovation Zone na In Cosmetics de 2019. Ele é um ativo multifuncional 5 em 1 que, além da ação prebiótica anticaspa, também trata a fibra capilar, diferenciando-se de outros ingredientes anticaspas do mercado.  “Prelliance® proporciona brilho imediato em apenas uma lavagem, melhora a penteabilidade do cabelo seco e molhado, tem ação antipoluição e melhora a nutrição e hidratação, com o aumento da substantividade no córtex e na cutícula”, descreve.

Complementando, a Solabia oferece o Kerastim® S, uma cistina sem cheiro, incolor, solúvel em água e de fácil incorporação em formulações cosméticas. Além de devolver substantividade à fibra capilar danificada, prevenir a queda e estimular o crescimento dos cabelos, ele melhora a qualidade do couro cabeludo, aumentando o número de camadas do extrato córneo.  “Camadas mais compactas no couro cabeludo fornecem maior resistência aos diferentes tipos de tratamento que os cabelos são consecutivamente submetidos, evitando o desequilíbrio no processo de diferenciação celular da epiderme, o que levaria ao processo de descamação e ao aparecimento da indesejada caspa seca”, descreve Ana Paula.

Claim anti-aging

“A Skinification, que também propõe uma abordagem holística para a saúde e beleza de todo o cabelo, já está consolidada no mercado global e vem atraindo os consumidores brasileiros”, observa Daniella Francischetti, especialista em inovação de bioativos na BASF, citando dados da Mintel que dão conta que o Brasil foi o país que mais lançou produtos de cabelo com o claim de anti-aging (25% do total) ao redor do mundo no ano de 2020.

Daniella lembra que os peptídeos, ingredientes já muito utilizados na rotina de cuidados com a pele devido à sua alta performance, também têm ação benéfica no couro cabeludo.  A BASF lançou recentemente um ingrediente ativo que reforça a função barreira da pele na região do couro cabeludo, diminuindo sua sensibilidade e os sintomas de um couro cabeludo não saudável: o PeptAIdeTM 4.0, composto por quatro peptídeos multifuncionais, de origem botânica, selecionados através da Inteligência Artificial, com excelente performance nos tratamentos de controle dos danos causados pela inflamação silenciosa.

Daniella Francischetti, especialista em inovação de bioativos na BASF

“O tratamento com nosso ativo inteligente diminuiu visivelmente a vermelhidão do couro cabeludo e o pH da região, que é um dos fatores que desencadeiam a sensibilidade e seus problemas relacionados como oleosidade excessiva e a caspa”, afirma Daniella. Comprovando sua ação holística, o PeptAIdeTM 4.0 também apresentou melhora significativa (36%) na restauração da fibra capilar, podendo ser utilizado em formulações para proteção contra danos químicos e térmicos.

Outro tema relevante dentro da tendência de skinification apontado por Daniella é a revolução biótica. As disbioses provocadas por fatores externos e internos podem causar muitas consequências para pele e couro cabeludo. Em resposta a esses problemas, a BASF desenvolveu o Scalposine™, uma molécula prebiótica biomimética derivada de aminoácido, que atua como um verdadeiro detox capilar, restaurando a beleza e a saúde dos cabelos. Em um estudo metagenômico, a BASF confirmou que a diversidade da microbiota de um couro cabeludo oleoso é significativamente menor que a do couro cabeludo normal e saudável. “Scalposine™ é capaz de aumentar em 36% a diversidade de microrganismos benéficos devolvendo a saúde do couro cabeludo após um mês de aplicação, equilibrando a produção de sebo e permitindo estender o intervalo de tempo entre as lavagens”, ressalta.

Mais uma novidade lançada pela BASF este ano é o SOLUPRAT™ Sulfate Free, uma solução concentrada e vegana, com 70% de matérias-primas de fontes renováveis, para formulações de shampoos, espumas e sabonetes faciais e corporais livres de sulfatos e etoxilados. Além de uma limpeza suave e nutritiva, não possui aditivos, conservantes, óleos minerais e derivados de petróleo na composição, fornecendo uma solução prática para este tipo de aplicação.

Ativo seborregulador

“Por que a pele do couro cabeludo importa tanto? A resposta é simples, porque assim como acontece com a pele de outras partes do corpo, a vida moderna e o processo oxidativo natural também afetam o couro cabeludo, alterando a saúde dos fios. Ter um cabelo bonito e saudável é uma demanda forte do mercado brasileiro”, analisa Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck.

Thalita ressalta que existem diversos aspectos da vida e rotinas que causam estresse, desde o ambiente urbano cheio de poluição até a falta de tempo para uma rotina capilar. Esses fatores também aumentam a preocupação com a formação de radicais livres no couro cabeludo e o envelhecimento dos fios.

Thalita Jesus, gerente comercial de cosméticos da Merck

A executiva afirma que há mais de 5 anos a Merck se preocupa com esse tópico e cria iniciativas, como a Root Miracle, por exemplo, com foco no cuidado do couro cabeludo, oferecendo praticidade e sugestões de fórmulas inovadoras, como a tecnologia exclusiva no mercado de hair care chamada Lipcuat™.

Como exemplo de produto da linha, Thalita cita o Lipcuat™ 14 PLUS, indicado para o couro cabeludo irritado, com caspas e extrema produção de oleosidade, um problema recorrente que causa coceira e muito constrangimento.  “O Lipcuat™ 14 PLUS é um ativo seborregulador que traz alívio e a eficácia que todos que sofrem com esse problema merecem. Estudos revelaram que o ativo é eficaz para diminuir a secreção sebácea no couro cabeludo oleoso e com refrescância imediata, devido à presença de menta piperita na composição”, explica .

Thalita observa que um couro cabeludo revitalizado traz benefícios imediatos aos fios e diminuem o envelhecimento natural dessa região. “Um produto multibenefícios pode ser a solução perfeita para combater o envelhecimento capilar o cabelo sem vida, como o Oxynex® ST LIQUID, um ativo com função antioxidante e estabilizadora para a formulação. Ele mantém o couro cabeludo saudável devido à sua função de combate aos radicais livres e ainda protege as fórmulas de instabilidades de cor e fragrância”.

A Merck tem diversas opções que podem ser adaptadas para resolver diversas necessidades capilares, possibilitando uma rotina de cuidados especiais. “Com a atenção do consumidor voltada cada dia mais a essa região tão importante, nós podemos ajudar os consumidores a conquistar cabelos radiantes e saudáveis todos os dias”, completa.

Da raiz às pontas

Roberto Monteiro, sócio-diretor da Provital no Brasil, reforça que a melhor compreensão do couro cabeludo por parte do consumidor final impulsiona oportunidades de inovação na categoria capilar. “O Brasil figura entre os cinco maiores mercados do mundo, abrindo espaço para marcas e produtos com benefícios inovadores, uma vez que o consumidor finalmente compreendeu que, para o crescimento saudável dos fios, da raiz às pontas, é necessário investir em cuidados do couro cabeludo”.

Roberto Monteiro, sócio-diretor da Provital no Brasil

O executivo observa também que, por conta da Covid-19, fatores como o aumento do estresse, da privação do sono, entre outras preocupações relacionadas às incertezas do cenário, ocasionaram reflexos tanto na saúde da pele quanto dos cabelos, acarretando obstrução de folículos, caspa, dermatites, irritações, coceira e outras condições. “Não à toa que o combate à sensibilidade, o equilíbrio do microbioma e o suporte à imunidade foram claims tão recorrentes nos últimos lançamentos da categoria”.

Considerando esse cenário, entre vários ativos de seu portfólio para peles mais sensíveis, a Provital destaca o Dermasooth™, um blend de algas verdes e das flores de Tulsi e de Cardo Mariano, ricas em ácido ursólico, conhecido como um ótimo cicatrizante e regenerador de tecidos, que alivia as irritações e melhora a barreira protetora da pele, agindo contra lesões e agressões externas, além de bioestimular a produção natural de colágeno III, devido à presença de pentassacarídeos marinhos em sua composição. “O Dermasooth™ se apresenta como uma solução completa voltada à sensibilidade e, sobretudo, um grande aliado pro-aging, favorecendo o crescimento saudável dos fios”, garante Monteiro.

Com as tendências de “skinificação” e personalização em alta, Monteiro acredita que é possível atuar em diversas frentes capilares, com possibilidades de linhas completas de tratamento compostas por pré-shampoo, soros, máscaras, esfoliantes e até mesmo proteção solar. “As fórmulas estão cada vez mais cleans e eficazes. O importante é agregar tecnologia aos ingredientes, trazendo o benefício para o centro do desenvolvimento”.

Com uma inovadora tecnologia prebiótica, Monteiro indica também o Trikemanil Plus™, um ativo obtido através da fração ativa da Melaleuca (4-terpineol), que modula naturalmente a microbiota do couro cabeludo, eliminando 99,99% dos microrganismos maléficos já no primeiro minuto de uso, preservando os microrganismos benéficos para a saúde. “Este sistema oferece uma hidratação perceptível, além de formar um filme com um sensorial distinto desde o primeiro uso, promovendo até 24 horas de proteção ativa, devido à sua liberação sequencial”.

HA biotecnológico

“Durante a pandemia, as pessoas começaram adotar novos hábitos e passaram a incluir uma rotina mais elaborada de cuidados capilares. Além disso, observou-se uma busca maior por bem-estar, consciência ecológica e autocuidado, intenção que deverá continuar no pós-Covid”, aposta Rosângela Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen, que reconhece que “skinification” é um termo que vem ganhando força no segmento.

Rosângela Gonzalez, gerente técnica da Tovani Benzaquen

Rosângela, que reforça que essa abordagem contribui para o crescimento saudável do fio desde a base e auxilia na maior retenção dos fios no couro cabeludo, ressalta que a Tovani Benzaquen oferece linha completa para tratamento do couro cabeludo, como o MICRO HA®, ácido hialurônico de origem biotecnológica da Bloomage Biotech, de baixíssimo peso molecular (< 5 kDa), obtido por processo de degradação enzimática e apresentando alta permeação transdérmica.

Além de alta hidratação, o MICRO HA® promove atividade anti-inflamatória com a inibição da liberação de citocinas inflamatórias, neutraliza os radicais livres, repara os danos às células do couro cabeludo e aumenta a proliferação de queratinócitos, melhorando a função de barreira da pele. “É a solução ideal para a prevenção e tratamento do couro cabeludo sensível e inflamado, principalmente após infecções como a COVID-19”, afirma.

Outro destaque da empresa é o ativo NATURA-TEC MARINE OCEANMISTCLTM, obtido por processo tecnológico patenteado sustentável da microalga Nannochloropsis Oceanica, originária da Noruega. Rico em fitoesteróis e ômegas, o ingrediente favorece a função de barreira cutânea, reduz o processo inflamatório e equilibra a microbiota da pele.

MIMISKINTM, ativo lançado pela BASF, é outra indicação de Rosângela. “Com conceito inovador de formação de segunda pele respirável, que forma um filme protetor biomimético sem bloquear as trocas gasosas da pele”, explica. O ativo é composto por partículas lipídicas de cristal líquido que derretem em contato com a pele, formando uma barreira hidrolipídica natural, capaz de equalizar a barreira cutânea, promovendo intensa hidratação e nutrição, enquanto protege o couro cabeludo contra a deposição de partículas nocivas e poluentes.

Balizador de inovação

Especialmente a diversidade capilar e o tamanho do mercado, quarto maior do mundo, tornam o Brasil um amplo campo de pesquisa e desenvolvimento para marcas do mundo todo. Muito provavelmente lançamentos que agreguem novas funcionalidades serão propulsores do crescimento nas vendas brasileiras de 16,9% nos próximos cinco anos, para atingir R$ 27 bilhões em 2025, segundo a Euromonitor International, que prevê uma evolução mais tímida do mercado global (10,7%). Quando se trata de produtos para cabelos, fabricantes de todas as partes do planeta voltam seus olhos para Brasil. Afinal, claims que emplacam por aqui balizam muitos lançamentos em outras partes do planeta.

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