Sem contato, mas com impacto: a evolução dos serviços de SPA
Como uma experiência intuitivamente íntima e orientada ao toque, a indústria de spa enfrentou desafios sem precedentes durante a pandemia, com perdas substanciais na receita devido aos bloqueios.
De acordo com o 2021 iSpa US Spa Industry Study, o número de estabelecimentos de spa diminuiu 3,9% no ano passado, e a indústria de spa em geral teve uma perda de US $ 7 bilhões em receita, com visitas a spas diminuindo 35,1% e a taxa de emprego total caindo 20,6 %.
Mesmo após a reabertura, os tempos de tratamento foram encurtados para permitir a higienização e limpeza, além de diminuir os pontos de contato nos vestiários e ambientes de lounge. Ofertas simplificadas em meio à falta de pessoal e menor número de visitantes foram outro resultado. Com a flexibilização das restrições, uma fase de crescimento está no horizonte, com o mercado global de serviços de spa estimado em US $ 180,27 bilhões até 2026.
Embora os efeitos econômicos da pandemia signifiquem que certos clientes não têm tanto rendimento disponível como antes, os participantes da indústria ainda estão apostando em um retorno. A Harrods abriu recentemente uma área de salão de cabeleireiro e beleza no quinto andar com 16.985 pés quadrados., oferecendo de tudo, desde esfoliantes com algas marinhas até extensões de cílios. O aspecto social dos serviços de spa, sem dúvida, representa um grande retorno aos espaços, para clientes que estiveram confinados em suas casas durante a maior parte dos últimos dois anos.
“Há uma demanda reprimida, as pessoas precisam de algum tipo de contato. Haverá certas pessoas que, por causa de sua predileção, medo ou preocupações de saúde subjacentes, podem ser mais resistentes, mas pelo que estou vendo em nossos projetos que estão operacionais, as pessoas querem voltar e ter serviços conduzidos por terapeutas ”, diz Michael Lahm, vice-presidente e COO da empresa de consultoria e design de spa TLee Spas and Wellness.
42% dos consumidores consideram o bem-estar uma prioridade, com a McKinsey prevendo uma mudança maior em direção à compra de serviços de bem-estar em relação à compra de produtos, com maior ênfase naqueles que priorizam a saúde mental e as necessidades físicas. Os exemplos incluem o uso de práticas antigas do Extremo Oriente ou soluções holísticas de reforço imunológico, como aromaterapia e terapia com ozônio. Um quarto dos entrevistados disseram que sua primeira viagem pós-pandemia será focada no bem-estar. Os consumidores não estão simplesmente indo a um spa para uma massagem, mas também antecipando os benefícios para a saúde mental. Jornadas de meditação personalizadas, como as do Naturopathica de Nova York, são um exemplo.
O tratamento dos sintomas de COVID de longa distância também expandirá as ofertas. Com 13,7% dos 20.000 participantes da pesquisa exibindo sintomas de longa distância, isso pode equivaler a uma demanda substancial. O RAKxa, um spa médico na Tailândia, oferece tratamentos de desintoxicação Ya-Pao como parte de seu programa de rejuvenescimento de saúde COVID-19. A SHA Wellness Clinic na Espanha lançou um Programa Pós-COVID de uma semana composto por terapia Watsu, reflexologia e fotobiomodulação cerebral. O tratamento COVID de 14 dias de Lanserhof Tegernsee, que inclui terapia respiratória, treinamento em altitude e planos alimentares para redução de inflamação, custará aos clientes cerca de US $ 10.000. À medida que os sistemas médicos estaduais cedem à pressão imposta pela pandemia, aqueles com recursos financeiros buscarão ambientes mais confortáveis sempre que possível.
A experiência de spa sem toque está emergindo como uma ponte impulsionada pela tecnologia entre os tratamentos tradicionais de spa e os serviços remotos. O Carillon Miami Wellness Resort oferece um pod de meditação e terapia de luz vermelha, bem como crioterapia elétrica de corpo inteiro. “Por meio dessa nova divisão, nossos clientes têm acesso a novas terapias voltadas para resultados que podem resolver seus problemas de saúde física, mental e espiritual com um contato externo limitado. Agora, mais do que nunca, a inovação é crucial para oferecer a melhor experiência de spa ”, comenta Tammy Pahel, vice-presidente de operações de spa e bem-estar. A Elemis oferece o No Touch Facial, onde todos os aspectos, desde o diagnóstico da pele até a aplicação do produto, são feitos por meio de ferramentas digitais ou manuais, mantendo a distância entre o profissional e o cliente. O robô alimentado por IA de Luum, que pode realizar extensões de cílios em menos de 20 minutos, representa um futuro potencial em serviços para aqueles que se sentem corajosos o suficiente para deixar uma máquina operar seus cílios. Para Anna Moine, estrategista de spa e fundadora da ALM Consult, as tecnologias touchless dividiram o mercado. “Penso nisso como um resultado direto do COVID, mas agora existe uma cultura contrária a isso, e alguns dos spas que trouxeram tecnologias sem toque agora estão vendo que não estão obtendo um ROI sobre isso”, explica ela.
Com muitos consumidores ainda preocupados com as medidas de segurança e higiene dos spas locais, também está aumentando o desejo por dispositivos que recriem os mesmos resultados. Prédios residenciais de luxo agora oferecem serviços de spa. Os spas Six Senses criaram conteúdo domiciliar para clientes, atingindo 6.046.706 pessoas. Para serviços presenciais, uma sensação de segurança pessoal para clientes mais vulneráveis permanece primordial. “Existem coisas práticas que a indústria de spa está fazendo para resolver essas preocupações. É voltar àqueles itens de saneamento, não apenas implementá-los, mas comunicá-los, sendo realmente transparente para incutir essa confiança, mais foco em protocolos de segurança e treinamento para realmente garantir a conformidade entre os membros da equipe ”, acrescenta Lahm. Algumas gerações de clientes são menos avessas ao risco do que outras. “Os consumidores mais jovens estão voltando, eles têm uma tolerância muito maior ao risco e isso não está necessariamente na cabeça deles”, afirma.
A oferta de um espaço seguro também se estende aos funcionários, com Lahm enfatizando a necessidade dos spas para cuidar de seus funcionários, para garantir melhores condições de trabalho e salários. Eles não estão apenas lidando com os efeitos financeiros da pandemia, mas como o segmento de spa teve um número cada vez menor de funcionários entrando em campo, a carga de trabalho do indivíduo também aumentou. “Incutir um senso de compaixão e empatia, porque as pessoas estão voltando para os spas e estão feridas e querem ser ouvidas”, diz ele.
A crescente urbanização e a crescente população idosa são outras forças motrizes. “A categoria de crescimento mais rápido no momento são as residências para idosos que oferecem experiências de bem-estar e spa para os baby boomers. Qualquer coisa que incorpore nutrição, bem-estar, bem-estar está realmente sendo procurado por uma geração mais velha que quer viver mais e mais saudável ”, acrescenta Moine. Parece que os serviços de spa em geral estão crescendo em opostos cada vez mais polarizados: a brigada holística e aqueles que desejam serviços cosméticos diretos.
Fora das tendências crescentes e dos fluxos de receita, um dos maiores desafios da indústria de spa continua a ser a democratização dos serviços – algo que infelizmente teve que ficar em segundo plano, já que a maioria dos estabelecimentos de spa luta pela sobrevivência. “É muito isolado para as camadas econômicas superiores, que é o grande problema. Há uma conversa constante sobre como democratizar o bem-estar, torná-lo mais acessível a um segmento maior da população e ser mais acolhedor para as populações não brancas ”, comenta Lahm. Os aplicativos móveis que oferecem meditação, exercícios físicos e terapia têm desempenhado um papel importante nisso, embora, devido ao seu custo mais baixo, os tratamentos hidrotermais como saunas e saunas seca e a vapor também sejam opções populares.
Quer os clientes estejam voltando a práticas antigas consagradas pelo tempo com uma abordagem mente-corpo-espírito, hackeando seus corpos ou estejam acessando serviços de spa no conforto de sua própria casa, a indústria de spa teve que revisar suas ofertas para atrair os clientes de volta . Mas, uma vez que as pessoas se reconectem com esses espaços, elas provavelmente se lembrarão de que, mesmo nos momentos mais movimentados, um oásis de calma é sempre bem-vindo.
Fonte: Beauty Matter 11.10. 2021