Setor de beleza de prestígio dos EUA cresceu 15% em 2022
Apesar das incertezas econômicas, as vendas no setor de beleza de prestígio dos EUA testemunharam um crescimento de receita de vendas de 15% ano a ano, atingindo US$ 27,1 bilhões em 2022.
A beleza de prestígio foi o segmento da indústria de crescimento mais rápido, com mais de US$ 4 trilhões em gastos de consumo de produtos em geral nos EUA, rastreados pelo NPD e IRI. A beleza também foi a única indústria nas categorias de varejo discricionário e bens de consumo embalados (CPG) a experimentar crescimento de vendas unitárias em 2022.
“De várias maneiras, a indústria de beleza de prestígio teve um ano épico”, disse Larissa Jensen, consultora da indústria de beleza da NPD. “Independentemente de a confiança do consumidor estar alta ou baixa, o crescimento no mercado de beleza de prestígio permaneceu forte. Os fatores que sustentam esse fenômeno – incluindo o aumento dos gastos de consumidores de renda mais alta, a redefinição do bem-estar enfatizando a saúde mental e um aumento na socialização – continuarão para alimentar o desempenho positivo este ano.”
Todas as categorias de beleza de prestígio cresceram dois dígitos ano a ano:
Maquiagem:
• A categoria cresceu 18%.
• A maquiagem contribuiu com os maiores ganhos de receita de vendas de todas as categorias de beleza de prestígio.
• Os produtos para os lábios foram o segmento de maquiagem que mais cresceu, com vendas superando os níveis pré-pandemia de 2019 em dois dígitos.
• O brilho labial superou o batom em comparação com 2021 e 2019.
Cuidados com a pele:
• A categoria aumentou 12%.
• Em cuidados com a pele, os produtos para o corpo cresceram mais de três vezes em relação aos produtos para o rosto.
Fragrâncias:
• A categoria cresceu 11%.
• Com base no desempenho como a categoria de crescimento mais rápido do setor em 2021, o mercado de fragrâncias não apenas manteve esse nível elevado de receita, mas também continuou a crescer.
• O crescimento foi liderado por concentrações mais altas de fragrâncias, como eau de parfums e parfums, e fragrâncias artesanais de alta qualidade.
Cuidado capilar:
• A categoria cresceu 22%.
• Haircare foi a categoria de beleza menor, mas de crescimento mais rápido, liderada por máscaras e tratamentos direcionados.
• Os cuidados com os cabelos foram classificados entre os segmentos de crescimento mais rápido no mercado de beleza de prestígio, mas caíram entre os que mais caíram no canal de massa.
Os produtos de beleza experimentaram um crescimento de receita consistente nos mercados de massa e prestígio, até 11% quando combinados; no entanto, apenas a demanda por unidades de prestígio permaneceu forte. O mercado de beleza de prestígio também experimentou uma mudança maior de volta às lojas em 2022, com o crescimento da participação do varejo físico ano a ano, enquanto a participação das vendas online aumentou no mercado de massa.
“Olhando para a indústria de forma holística, incluindo os mercados de prestígio e de massa, as perspectivas futuras para a beleza geral são positivas”, disse Jensen. “Em uma indústria repleta de emoções, os consumidores demonstraram que estão dispostos a continuar gastando em produtos de beleza. A beleza traz alegria, que é uma aspiração universal e impulsionará a resiliência de nossa indústria em 2023.”
Embora esses números sejam fantásticos, é importante considerar o impacto da inflação – a receita subiu dois dígitos, mas muitas marcas aumentaram os preços. O próximo ano contará a história real.
Fonte: Beauty Matter 02.02.2023