Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Factor-Kline RadarSetor de produtos de cuidados pessoais desacelera – E a culpa não é dos estoques

Setor de produtos de cuidados pessoais desacelera – E a culpa não é dos estoques

  • Written by:

A indústria de produtos para casa e de cuidados pessoais culpou a redução de estoque pela desaceleração das vendas do setor. Entretanto, as aquisições de estoque permanecem as mesmas. O que realmente está acontecendo? 

Cuidados pessoais e limpeza doméstica constituem os dois setores principais para a indústria química. O primeiro é um mercado de especialidades impulsionado pela inovação, enquanto o segundo é um consumidor grande e constante de diversos fornecedores de especialidades químicas.

Durante muito tempo, esses mercados eram considerados “portos-seguros” para os fabricantes de especialidades químicas. Ao longo dos anos, ambos os setores provaram ser bastante não-cíclicos, o que provara novamente durante a pandemia do COVID-19.

Após uma forte demanda por ingredientes em 2022, a maioria dos principais players na área esperava que 2023 fosse mais uma demonstração de crescimento e lucro para os fornecedores de ingredientes especiais.

Infelizmente, muitos se surpreenderam ao se deparar com vendas significativamente abaixo das expectativas na primeira metade do ano. Consequentemente, após o segundo trimestre de 2023, muitas das grandes empresas químicas cotadas na bolsa anunciaram previsões revisadas ou emitiram avisos relacionados aos lucros.

Dentre as diversas razões por trás dessa performance abaixo da expectativa da indústria química em geral, estão a situação geopolítica turbulenta, a recuperação mais lenta do que o esperado da economia chinesa, os altos custos energéticos na Europa, e as dificuldades econômicas gerais dos Estados Unidos e da Europa.

Nas áreas doméstica e de cuidados pessoais, um fator diferente foi frequentemente discutido: a redução de estoques. Esse processo que ocorreu tanto ao nível de ingredientes estocados como ao nível de produtos acabados estocados foi, de acordo com muitos participantes da indústria, um dos principais motivos por trás de um 2023 mais devagar que o esperado.

Foi também a principal razão que surgiu na tentativa de explicar resultados financeiros divergentes entre fornecedores de ingredientes e fabricantes de produtos acabados em 2023.

Embora a redução de estoques tenha começado a ser discutida no primeiro trimestre de 2023, as dificuldades contínuas ao longo do segundo e terceiro trimestres do ano tornaram o cenário de redução de estoques cada vez menos provável, uma vez que baseava-se no pressuposto de que os fabricantes ficariam sem estoque e adquiririam novos estoques para a sua produção – mas não foi esse o caso.

Para obter informações sobre a situação, a Kline conduziu uma pesquisa envolvendo 100 executivos seniores em funções de compras em empresas fabricantes de produtos para casa e para cuidados pessoais.

O objetivo da pesquisa era compreender a opinião dos compradores de ingredientes sobre a situação atual e as suas expectativas para os próximos 3 a 6 meses.

Os resultados dessa pesquisa são muito interessantes: não só a maioria dos profissionais entrevistados relatou um aumento no seu volume de negócios em 2023, como também a redução de estoques é vista como tendo nenhum ou apenas um impacto marginal no volume de compras em mais de dois terços dos entrevistados.

Embora pareça ser verdade que a redução de estoque tenha influenciado certos grupos de empresas, foi interessante descobrir que ficou em quarto lugar geral em termos da importância dos fatores que influenciam a decisão de compra.

A Kline também perguntou aos participantes da pesquisa se eles haviam considerado alterar o portifólio de seus fornecedores em 2023, e os resultados foram muito dignos de nota.

Todos os detalhes das respostas – diferenças entre pequenas ou maiores empresas, Estados Unidos versus Europa, e fabricantes de marca versus fabricantes contratados – podem ser encontrados no recém-publicado Home & Personal Care Ingredients: Purchasing Manager Expectations Survey.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Factor Kline 06.02.2024

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers