Shirley Costa fundadora da Nina Makeup fatura R$ 3 milhões com marca
A empreendedora Shirley Costa é fundadora da Nina Makeup, sediada no município de Balsas, no Maranhão
Filha de um comerciante, a maranhense Shirley Costa, 40 anos, iniciou sua trajetória profissional em um ramo diferente daquele que sustentava a família. No início dos anos 2000, ela passou uma temporada no Rio Grande do Norte para concluir os estudos e só voltou para o Maranhão já formada, como enfermeira. A rotina na área hospitalar, no município de Balsas, dava a ela o retorno financeiro que necessitava, mas, ao mesmo tempo, não preenchia o desejo de se conectar com as pessoas de um modo que, mais do que intervir na saúde, pudesse também impactar na autoestima.
Ela, então, optou por uma mudança que redefiniu os rumos de sua carreira.
A primeira tentativa de Costa para empreender formalmente no mercado da beleza foi com uma loja de roupas. Depois, ela investiu em uma distribuidora de cosméticos, com foco em produtos de perfumaria e cuidados pessoais. Com o tempo, a empreendedora passou a inserir itens de maquiagem no espaço e trabalhar para ter maior adesão de clientes aos produtos, que ainda tinham baixa procura. “Eu contratei uma maquiadora e a gente começou a construir um mercado consumidor, com cursos de automaquiagem na loja”, conta.
Diante do crescimento do negócio, ela procurou aulas de aperfeiçoamento em empreendedorismo e traçou um plano para o desenvolvimento de sua marca própria de cosméticos. Ela foi até São Paulo, visitou indústrias do setor e encontrou um fabricante parceiro que produziu as primeiras 300 unidades dos produtos da nova empresa, que foi denominada por Costa de Nina Makeup. Com fundação oficial em 2014, no Maranhão, a marca começou a ofertar batons por meio de loja própria e de revendedoras locais.
A maranhense, que investiu cerca de R$ 100 para começar a empreitada, faturou aproximadamente R$ 3 milhões com a empresa em 2022. Além do Maranhão, tem outra loja física em Goiás, um escritório em Guarulhos (SP) e fornece produtos para lojistas parceiros pelo Brasil, que compram os produtos por atacado. Os clientes também podem adquirir os cosméticos pela loja virtual. “Uma das nossas metas é daqui a 5 anos ser uma das marcas número 1 em maquiagem na cabeça das brasileiras”, projeta.
Variedade de produtos
O mix começou com batons, mas hoje já tem 97 itens, entre corretivos, pós e bases, entre outros. Costa explica que participa ativamente de todas as etapas da produção, desde a formulação dos produtos até a escolha das embalagens.
Segundo a empreendedora, uma das preocupações é atender a diversidade de tons de pele, além de oferecer benefícios a um público mais amplo e não apenas aos clientes jovens. “Não entregamos só para o público teen. O brasileiro vive cada vez mais. Essa mulher madura não tem direito de ter uma diversidade de produtos também para usar?”, comenta.
Fonte: revistapegn 24.10.2023