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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia InternacionalShiseido descobre mudanças na reação emocional oriunda de cosméticos através de pesquisa sobre ciência cerebral

Shiseido descobre mudanças na reação emocional oriunda de cosméticos através de pesquisa sobre ciência cerebral

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A Shiseido Company, Limited (“Shiseido”) usou a pesquisa em neurociência para descobrir que a atividade cerebral evocada ao experimentar nossos cosméticos favoritos é semelhante à atividade cerebral evocada quando se vê uma pessoa importante, como um membro da família ou um parceiro.*1

A equipe de pesquisa usou Ressonância Magnética Funcional por Imagem (fMRI), um método neurocientífico de visualização da atividade cerebral, para descobrir semelhanças entre os padrões de atividade cerebral nos seguintes estados: (1) ao experimentar cosméticos que um consumidor começou a usar e ao ver um parceiro no início fases de um relacionamento romântico, e (2) quando experimentando cosméticos que foram comprados repetidamente e um parceiro em um relacionamento romântico a longo prazo. Assim, pela primeira vez, essas mudanças nas reações emocionais foram descobertas em relação aos objetos.

A Shiseido apresentou estes resultados de pesquisa na 43ª Convenção da Sociedade Japonesa de Ciências Cosméticas.

*1 Pesquisa conjunta com a Universidade Metropolitana de Tóquio

Foco em mudanças de sentimentos ao usar cosméticos

Reações emocionais em relação a cosméticos, como a excitação, que as pessoas sentem quando começam a usar um novo produto, e a segurança que as pessoas sentem em relação a itens familiares, mudarão ao longo de seu uso contínuo. No entanto, as características dos padrões de atividade cerebral evocadas pelos cosméticos favoritos eram desconhecidas. Portanto, a Shiseido conduziu dois experimentos de Ressonância Magnética Funcional por Imagem, a fim de entender profundamente os sentimentos humanos em relação aos cosméticos e identificar a atividade cerebral ao experimentar produtos favoritos.

Descobrindo semelhanças entre cosméticos e relacionamentos pessoais

Dependendo da duração e do estágio de um relacionamento, a atividade cerebral responsável pelos sentimentos evocados por um parceiro é diferente. Para entender as reações emocionais a objetos como cosméticos favoritos, uma equipe de pesquisadores da Shiseido e da Universidade Metropolitana de Tóquio aplicou o método usado anteriormente para pesquisas sobre relacionamentos interpessoais. A equipe realizou dois experimentos por fMRI pesquisando cosméticos, tanto em um estágio inicial de uso e após o uso a longo prazo e identificou padrões de ativação cerebral semelhantes aos observados em diferentes fases das relações interpessoais.

Especificamente, os cosméticos com os quais ficamos satisfeitos após seis semanas de uso ativam o sistema de recompensas, que são as áreas do cérebro associadas às emoções positivas, e as áreas interoceptivas, que são as áreas do cérebro envolvidas em várias funções emocionais. Essa atividade cerebral é semelhante àquela observada nos estágios iniciais de um relacionamento romântico. Em outras palavras, a equipe descobriu que o estágio inicial do uso cosmético evocava atividade cerebral semelhante àquela produzida durante o início de um relacionamento interpessoal próximo.

Em contrapartida, além da atividade no sistema de recompensa, os cosméticos que são repetidamente comprados e usados ​​ativam áreas no tronco cerebral responsáveis ​​pelo sistema endócrino. Essas áreas do sistema endócrino estão envolvidas na liberação de neurotransmissores, como serotonina e ocitocina, que são importantes, por exemplo, na estabilidade psicológica, ligação e afeição materna. A equipe descobriu que essa atividade cerebral é semelhante àquela observada em um relacionamento romântico longo e estável.

Essas semelhanças na atividade cerebral sugerem que os cosméticos também oferecem uma sensação de satisfação, paz de espírito e cura. A Shiseido usará essas descobertas para desenvolver cosméticos e explorar novos campos de pesquisa.

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