Marcas unem forças para promover um evento consciente, neutralizando as emissões de carbono e destacando a sustentabilidade no mercado da moda
A Simple Organic Beauty, renomada marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais e cruelty-free, está fazendo história ao se tornar a patrocinadora responsável pela neutralização das emissões de carbono no desfile da prestigiada marca Patbo durante a New York Fashion Week (NYFW). Esta é mais uma iniciativa de impacto positivo da empresa, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Para atingir essa meta, a Simple Organic compensará o carbono por meio do financiamento do plantio de árvores em sistemas agroflorestais. A ação vai considerar a compensação desde o consumo de energia, a logística da equipe, incluindo os deslocamentos aéreos, a montagem e desmontagem da estrutura. “Estamos felizes em viabilizar a neutralização das emissões de carbono do desfile e assumir essa responsabilidade. Acreditamos firmemente na necessidade de alinhar nossos negócios com a preservação do meio ambiente e, por isso, estamos constantemente em busca de formas de compensar nossa pegada de carbono e promover práticas sustentáveis em nossa marca”, explica Patricia Lima, CEO da Simple Organic.
O cálculo para a compensação de carbono segue a metodologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) para reflorestamento na Mata Atlântica. De acordo com essa metodologia, a cada tonelada de CO2 emitida, serão plantadas sete árvores. Como o plantio ocorrerá em sistemas agroflorestais, que têm maior potencial de retenção de CO2 em comparação com áreas de reflorestamento tradicionais, a margem de cálculo é segura. Uma árvore em agrofloresta pode reter até seis vezes mais carbono do que uma árvore plantada em reflorestamentos convencionais.
A operação de neutralização seguirá as normativas do Programa GHG Protocol e da ISO NBR 14064, fornecendo rastreabilidade. Ao se associar à Simple Organic, o desfile da Patbo na NYFW se destaca como um evento comprometido em compensar suas emissões de carbono, ressaltando o papel que as marcas podem desempenhar na promoção da sustentabilidade. A Simple Organic reforça seu compromisso em gerar um impacto socioambiental positivo e liderar a transformação em direção a uma indústria da moda mais consciente.