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Skincare do bumbum: a categoria que é a aposta da vez na indústria de cuidados com a pele

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Novos produtos e hábitos trazem o cuidado com a região em foco. Entenda a evolução desse mercado, que tem como desafio comunicar os produtos sem reforçar estereótipos

A indústria de skincare tem um novo foco: o bumbum. Produtos criados para atender as necessidades específicas dessa área começam a tomar conta das prateleiras de beleza à medida que o hábito de cuidar da pele passa a envolver não apenas o rosto, mas se estende para todo o corpo. Necessidades surgidas após o isolamento social imposto pela Covid-19, que estabeleceu um estilo de vida mais sedentário e que impactou diretamente na saúde do nosso organismo, inclusive na pele do glúteo, também influenciam nesse cenário, fazendo com que os consumidores busquem soluções para enfrentar questões que, até então, não eram tão frequentes, como foliculite e o aumento da acne na região.

“No home office, as pessoas passam muitas horas sentadas. No escritório circulamos mais, saímos para almoçar, levantamos para conversar com alguém. Essa falta de circulação na região impacta diretamente na saúde da pele. Em conjunto com passar muito tempo sentado, tem a questão das roupas apertadas, pois muita gente trabalha de casa usando peças de academia. Tudo isso pode gerar foliculite, além de hiperpigmentação pós-inflamatória”, explica a dermatologista Juliana Piquet.

O crescimento do setor de skincare para os glúteos vem sendo acompanhado pelo bureau de tendências WGSN desde 2017. Segundo Mariana Santiloni, Gerente de Client Services e Especialista da plataforma, a aceleração desse mercado pós-pandemia foi notável. “O movimento de ‘skinificação’ de cuidados da pele para diferentes partes do corpo, como por exemplo a da área do bumbum, é algo que mapeamos há alguns anos e que foi acelerado com a pandemia. Um reflexo disso, foi a procura do termo ‘Brazilian Butt lift’ (em referência à um procedimento de aumento da área) batendo recordes de pesquisa no Google, com mais de 200 mil acessos entre janeiro e maio de 2021.”

Os produtos voltados para a área chegam com ingredientes já conhecidos da rotina de cuidados com a pele, como vitamina C e ácidos glicólico, salicílico e lático, e em formatos variados, de versões em creme até sheet masks para as nádegas com ativos mais concentrados. A brasileira Boticário é uma das marcas a apostar na nova tendência, lançando no início deste ano a linha Cuide-se Bem Pessegura, que traz dois produtos destinados aos cuidados com o bumbum. “Sabemos que o skincare do bumbum é uma tendência mais consolidada lá fora, com as pessoas buscando esse cuidado específico há mais tempo. Aqui no Brasil, ainda é um movimento recente, porém, ele começa a acontecer justamente para atender às dores e demandas dos consumidores que estão pedindo por uma atenção especial com essa área”, fala Marcela De Masi Nogueira, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.

Mas seria necessário produtos de skincare específicos para o bumbum, as versões disponíveis para o cuidado do corpo não são suficientes para manter a saúde da área? “Os cosméticos para o corpo não necessariamente têm os ingredientes, fórmulas e texturas necessárias para atuar de maneira eficiente”, explica Marcela. E Juliana reforça: “A pele do glúteo é diferente do rosto, que é mais sensível, por exemplo. Por mais que usemos os mesmos ativos, é preciso adaptar a concentração, a combinação de componentes e até mesmo o meio utilizado.”

Essa novidade do mercado, contudo, traz um desafio para as marcas que pretendem apostar nela: não vender uma ideia ultrapassada de perfeição para a região. “As empresas precisam garantir que sua proposta seja inclusiva, otimista e representativa para todos os tipos de glúteos. Temos visto marcas, como a internacional Cheeky Skincare, escolhendo a geração Z como público-alvo e focando em mensagens de aceitação para todas as partes do corpo”, explica Mariana.

Para Boticário, não foi diferente e a estratégia de comunicação dos produtos para a região foi voltada ao empoderamento e à diversidade. “Nos desafiamos a pensar em como comunicar a novidade, queríamos traz em destaque os produtos de skincare para o bumbum, mas, mais do que isso, falar desse tema de forma leve e divertida, já que ainda é um assunto pouco abordado no Brasil. A ideia foi trazer um formato que o consumidor se identificasse e entendesse que o produto é para todos os tipos de bumbuns, sem tabus e livre de idealizações irreais. Escolhemos ter a Gretchen abrindo as conversas sobre o tema justamente por isso, para ter descontração e aproximar o nosso consumidor dos cosméticos”, completou Marcela.

 

 

 

 

Fonte: Vogue 27.03.2022

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