Em meio a uma nebulosa retórica de sustentabilidade nos negócios, um pragmático compromisso vem se tornando cada vez mais concreto e mensurável na Symrise. Em 2018, a empresa tornou-se membro global da UEBT (Union For Ethical Bio Trade), ao ser aprovada em uma rigorosa avaliação de seus compromissos com o uso sustentável da biodiversidade e suas políticas, de acordo com os princípios de biocomércio ético estipulados pela UEBT. Além disso, a Symrise desenvolveu planos para melhorar continuamente seus sistemas de gestão e rastreabilidade para promover um impacto positivo para pessoas e biodiversidade ao longo de suas cadeias produtivas.
Cristiane de Moraes
Cristiane de Moraes, responsável global pela operação da Symrise Amazon e pela unidade de negócios Botanicals&Colors para a América Latina, conta que a Symrise Madagascar e Brasil já eram membros da UEBT há alguns anos, mas que agora a participação foi expandida para toda a corporação. “A Symrise se destaca apoiando cadeias produtivas que favorecem os aspectos socioambientais, gerando uma economia que circula, agrega valor e se diferencia no mercado”.
Em Madagascar, segundo Cristiane, a iniciativa nasceu há 13 anos, com a produção de baunilha e que atualmente abrange vários ingredientes botânicos, o que gera renda para mais de 7 mil produtores de 90 localidades. A comercialização dos produtos possibilita colocar em prática programas de desenvolvimento de habilidades empresariais e de qualidade de vida aos produtores e suas famílias, além de disseminar a educação ambiental. Um exemplo é óleo de tamanu, extraído por meio do processamento dos frutos da árvore africana, valorizada pela comunidade por barrar ciclones, gerando renda para mais de 300 famílias.
No Brasil, a Symrise Amazon, com fábrica instalada em Benevides-PA, que produz óleos e manteigas amazônicos e blends de extratos em geral, proporciona trabalho para os profissionais da região, além de ser abastecida de insumos vegetais comprados diretamente de produtores locais. “Isso faz de nossos produtos algo muito especial. Ao longo dos últimos 5 anos, a operação vem gerando renda para mais de 2 mil famílias, fazendo uma grande diferença na região”, destaca Cristiane.
Os pilares
De acordo com Cristiane, os compromissos de sustentabilidade da Symrise estão baseados em quatro pilares principais: Footprint, minimizando a pegada ambiental em toda a cadeia de valor; Innovation, maximizando os impactos sociais e ambientais positivos através dos produtos; Sourcing, maximizando a sustentabilidade da cadeia de suprimentos e matérias-primas e garantindo sua rastreabilidade; e Care, melhorando o bem-estar das comunidades e outras partes interessadas. “A Symrise tem o tema sustentabilidade transversal na sua operação, ou seja, aspectos como rastreabilidade, pegada ambiental, processos cada vez mais verdes, índice de naturalidade dos produtos, entre outros, fazem parte dos requisitos a serem observados durante o desenvolvimento de cada projeto ou produto”.
Impacto dos produtos
“Nosso sistema de avaliação nos permite identificar o impacto específico de nossos produtos em relação à sustentabilidade, o que orienta novos desenvolvimentos com a maior precisão”, afirma Cristiane. Segundo ela, o compromisso da empresa é ter suas cadeias prioritárias rastreáveis até 2020, atendendo aos critérios da UEBT.
O ingrediente multifuncional Hydrolite® 5 green exemplifica bem a estratégia de sustentabilidade da Symrise. Produzido por um processo patenteado a partir do bagaço, um subproduto proveniente da cana-de-açúcar, de forma ética e responsável, hidrata a pele, aumenta a eficácia dos ingredientes ativos utilizados nas formulações, além de melhorar a aparência e a consistência e promover a proteção microbiológica dos produtos.
Descomplicando a sustentabilidade
É com base na economia circular que a Symrise encontrou a equação para unir os elos da cadeia produtiva, descomplicando a sustentabilidade e buscando melhorias para a sociedade e o ambiente. “Os produtos provenientes dessas cadeias têm sua história, trazem valor e contabilizam aspectos que possibilitam o bem-estar, não só da população local, que pode contar com a agricultura e o extrativismo para melhorar a sua qualidade de vida, mas também do consumidor, que tem em suas mãos um produto que oferece, além de qualidade e tecnologia, histórias reais de cooperativismo”.
Por acreditar que suas relações e os seus negócios estão intrinsecamente conectados, o que agrega valor para a empresa, para as relações, para a sociedade e para o planeta, é que a Symrise apoia a obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), programa da ONU para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos (até 2030). São 17 metas que abordam os desafios globais relacionados à pobreza, à desigualdade, às mudanças climáticas e à degradação ambiental e vislumbram prosperidade, paz e justiça. “Nossa estratégia de abastecimento cumpre um compromisso com o 17º ODS. Reconhecemos a importância de uma cooperação significativa, e é por isso que valorizamos parcerias com organizações como a UEBT, Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e muitas outras instituições em todo o mundo”, ressalta Cristiane, explicando que as metas interconectam-se e a 17ª meta institui que as demais metas serão mais facilmente alcançadas através de relações sólidas e de valor.
“Acreditamos na Symrise que o engajamento de todos na criação de novos modelos de negócios e soluções de produtos baseados na biodiversidade, nos ajudará a gerar impacto ecológico e socioeconômico positivo em nosso ecossistema de negócios e, simultaneamente, promoverá o crescimento sustentável de nossa indústria”, completa.