Tendências em fragrâncias na Europa Ocidental: crescimento premium e sustentável
O impacto da pandemia de COVID-19 na indústria global de beleza e cuidados pessoais foi negligenciável (em termos correntes fixados em USD), já que o crescimento nos cuidados com a pele e no banho e chuveiro compensou o impacto negativo de outras categorias.
Mas as vendas se recuperaram fortemente com crescimento de dois dígitos entre 2020 e 2022, impulsionadas pelo desempenho notável em fragrâncias. Globalmente, espera-se que a indústria de fragrâncias registre uma taxa de crescimento anual composta de 4% entre 2023 e 2028 (em termos constantes fixados em USD), seguindo um aumento ano a ano de 14% em 2023 em termos correntes. Isso pode ser atribuído principalmente a uma mudança no padrão de uso de fragrâncias. Anteriormente posicionadas para ocasiões fora de casa, o papel das fragrâncias mudou para o bem-estar e o bem-estar emocional, especialmente após a pandemia. A tendência não mostra sinais de desaceleração, pois a persistência de hábitos em fragrâncias continuou em 2024.
Consumidores do sexo feminino e masculino diferem nas demandas funcionais desejadas em fragrâncias Uma análise detalhada das preferências do consumidor na compra de fragrâncias destacou distinções notáveis na forma como homens e mulheres priorizam detalhes funcionais específicos.
Os consumidores do sexo masculino classificaram a sensação cara, longevidade e, em seguida, melhoria de humor como as principais características funcionais de fragrâncias, enquanto os consumidores do sexo feminino deram maior prioridade a combinações únicas de notas, sensação cara e longevidade. Fonte: Euromonitor Voice of the Consumer: Beauty Survey, realizado de junho a julho de 2023
A demanda por fragrâncias únicas ou personalizadas está aumentando, especialmente entre os jovens consumidores, pois as fragrâncias estão se tornando uma maneira de expressar individualidade ou ser reconhecido na multidão. Os players da indústria estão reconhecendo essa tendência com novos desenvolvimentos de produtos. Por exemplo, a Estée Lauder Cos Inc está trabalhando com tecnologia de inteligência artificial para oferecer recomendações de fragrâncias personalizadas com base nas reações neurológicas de um indivíduo. No futuro próximo, espera-se que os consumidores procurem maneiras de construir um aroma mais forte e único, e a sobreposição é apenas uma maneira de conseguir isso.
O alto uso diário de fragrâncias na Europa é refletido pelos hábitos frequentes de compra Gráfico mostrando uso de fragrâncias por região na Europa Ocidental De acordo com a Euromonitor Voice of the Consumer: Beauty Survey, realizada de junho a julho de 2023, o uso de fragrâncias é um ritual diário para 44% das pessoas em todo o mundo, com os níveis mais altos de uso na América Latina e Oriente Médio e África. No entanto, a Europa reflete um uso diário significativo. Cerca de 24% dos entrevistados na Europa mencionaram usar fragrâncias de 1 a 5 vezes por semana – a maior taxa em comparação com outras regiões.
A Europa Ocidental representa a maior participação no valor do mercado global de fragrâncias – 28% em 2023. Fonte: Euromonitor International *Todos os dados de mercado envolvendo 2023 (excluindo dados de pesquisa) são preliminares. Os dados finais serão publicados em abril de 2024.
Após o período de pandemia, as vendas de fragrâncias na Europa Ocidental cresceram a taxas de dois dígitos em todos os anos. Cerca de 80% da indústria de fragrâncias da Europa Ocidental é dominada por cinco países – Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Itália. O aumento do preço unitário e a forte demanda por fragrâncias premium estão impulsionando o valor de mercado geral na região, mas em termos de volume, o comportamento de compra do consumidor difere entre os mercados e entre os consumidores. Gráfico mostrando frequência de compra de fragrâncias por região
A Euromonitor Voice of the Consumer: Beauty Survey, realizada de junho a julho de 2023, indica que o Reino Unido lidera com mais de 50% dos entrevistados mencionando comprar fragrâncias frequentemente durante um mês, seguido pela Espanha. A demanda por fragrâncias continuou à medida que os consumidores voltaram à vida normal com a reabertura de escritórios e o aumento de eventos sociais, enquanto do lado da oferta, os varejistas adotaram várias estratégias para impulsionar as vendas. Por exemplo, a loja de perfumes com sede no Reino Unido, The Perfume Shop, introduziu uma campanha de congelamento de preços em mais de 100 fragrâncias para apoiar os consumidores em meio à crise do custo de vida em 2023.
Traços premium permanecem como prioridade para os compradores de fragrâncias da Europa Ocidental Como a frequência de compra de um consumidor é frequentemente influenciada pelo valor percebido dos recursos do produto, é crucial analisar as preferências de recursos do produto para entender o comportamento do consumidor, bem como as demandas evolutivas do consumidor. Com base na Euromonitor Voice of the Consumer: Beauty Survey, realizada de junho a julho de 2023, a maioria dos consumidores de fragrâncias nos cinco principais mercados da Europa Ocidental votou em características de qualidade premium como uma das características de produto preferidas.
Valor pelo dinheiro, alta qualidade e qualidade superalta estão entre as principais características de fragrâncias desejadas na Europa Ocidental Fonte: Euromonitor Voice of the Consumer: Beauty Survey, realizada de junho a julho de 2023
Com cerca de 83% da participação no mercado total de fragrâncias da Europa Ocidental, o segmento premium impulsiona o crescimento com crescimento anual de 12% em 2023* (em termos correntes) e uma taxa de crescimento anual composta de 4% em moeda constante nos anos de previsão até 2028. A tendência contínua de premiumização na indústria
Fonte: Euromonitor Internacional 19.03.2024