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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Euromonitor Internacional RadarTendências em ingredientes para cuidados com a pele na Europa Ocidental

Tendências em ingredientes para cuidados com a pele na Europa Ocidental

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O foco do consumidor na saúde, segurança e ingredientes expandiu-se naturalmente e tornou-se um tema proeminente nos cuidados com a pele. 

Os consumidores têm se interessado cada vez mais em comprar ingredientes estrela, antes de optarem imediatamente por determinadas marcas. O aumento das plataformas educativas digitais, bem como a procura contínua dos consumidores por eficácia, transparência e segurança, levaram a um aumento da beleza baseada em ingredientes.

Então, o que está impulsionando a beleza baseada em ingredientes e quais são os desenvolvimentos futuros?

Mais empresas de beleza estão adotando os cuidados sazonais com a pele por meio do lançamento de AHAs, BHAs, vitamina C e retinol. A sazonalidade está influenciando o mercado de cuidados com a pele facial, que é afetado pelos hábitos e rotinas de beleza dos consumidores que mudam a cada estação. Isto oferece aos fabricantes a oportunidade de capitalizar produtos para necessidades específicas da pele ao longo do ano.

Durante os meses de outono, o retinol e os ácidos cosméticos reinam supremos. Os meses de inverno são para a regeneração da pele e a construção da barreira hidrolipídica. A primavera é para repetir o ciclo com ácidos, e os primeiros meses para o retinol. Durante os meses de verão, a pele necessita de hidratantes leves para se regenerar após uma maior exposição solar. Ao mesmo tempo, há uma consciência crescente de que a proteção com FPS é obrigatória durante todo o ano.

Novos lançamentos focam no fortalecimento da barreira cutânea por meio de princípios ativos

Um número crescente de profissionais de cuidados com a pele está formulando ingredientes “poderosos” com efeitos comprovados e origem natural, como peptídeos, ceramidas e ácidos de frutas. A marca de luxo japonesa Kao, TWANY, apresentou sua tecnologia de ácido hialurônico pesquisada há 40 anos, NAG2.0, que aumenta os níveis de ácido hialurônico da pele. Também vindo do Japão, o extrato de kefir é um dos ingredientes básicos da essência ativadora Eudermine da Shiseido. Na próxima base Revitalessence Skin Glow da Shiseido, o extrato de kefir também é adicionado como ingrediente hidratante aos benefícios híbridos de cuidados com a pele deste produto de base.

Espera-se mais investimento nos cuidados com a pele do microbioma. Em junho de 2023, para sua linha de produtos Ultimune, a Shiseido também lançou pó probiótico, comercializando-o como “soro comestível” para reparar a barreira cutânea por dentro. Os pós-bióticos tornaram-se popularizados na forma tópica graças aos produtos de cuidado da pele que destacam a sua capacidade de reduzir a inflamação, proteger contra a poluição e fortalecer o microbioma da pele. De acordo com a ferramenta de declarações e posicionamento de produtos da Euromonitor, o número de SKUs com a alegação “probiótico” aumentou 10% em 2022 em comparação com o ano anterior.
Ao mesmo tempo, as pesquisas no TikTok por produtos de beleza contendo pós-bióticos aumentaram 228% em relação ao ano passado. O conteúdo educacional sobre proteção do microbioma da pele destaca óleos vegetais, ácido hialurônico, niacinamida, alantoína e ácidos graxos como ceramidas.

O retinol continua a ser muito procurado, mas existem regulamentações que restringem a sua concentração na UE

O retinol vem ganhando popularidade na indústria cosmética há muito tempo. A sua ação, capacidade revitalizante e propriedades anti-envelhecimento avançadas fazem dele um dos ingredientes de beleza mais procurados. O gráfico abaixo mostra a crescente popularidade da palavra “retinol” usada no mecanismo de busca Google (para a Alemanha – período 2018-2023).

Atualmente, não existem restrições à utilização de retinol nos Regulamentos de Cosméticos da UE, mas os regulamentos estão a chegar para impor uma versão mais diluída do mesmo, o que o tornará menos eficaz por si só como produto de rotina de cuidados da pele. De acordo com o regulamento da UE, que deverá entrar em vigor no início de 2024 e adotar todos os novos requisitos até ao final de 2026, a concentração máxima permitida em loções corporais é de 0,05% e para outros produtos cosméticos de 0,3%. As concentrações serão, portanto, inferiores às atualmente utilizadas pelos fabricantes, o que significa que as marcas terão de decidir se alteram as suas formulações ou eventualmente eliminam gradualmente esses produtos do mercado.

Natural ou orgânico ainda é uma forte tendência no segmento de cuidados com a pele da Europa Ocidental

O futuro do retinol está ocupando as mentes dos fabricantes de produtos de beleza. Que benefícios adicionais provavelmente serão adicionados ao ingrediente principal para mantê-lo eficiente? Pode-se esperar que a indústria procure alternativas eficazes de retinol, como o bakuchiol, com base em substitutos anteriores (por exemplo, tocoferóis em vez de vitamina C, colágeno vegano em vez de colágeno de origem animal, antioxidantes derivados de plantas de alecrim ou ginkgo biloba em vez de BHA e BHT , etc). Se este efeito substituto ocorrer, estará alinhado com as tendências de consumo que popularizam características “naturais ou orgânicas” nos cuidados com a pele. A Pesquisa de Beleza da Euromonitor descobriu que o número de entrevistados alemães que procuram produtos para a pele com características “naturais” aumentou de 11% em 2021 para 13% em 2023 (Pesquisa Voz do Consumidor: Beleza da Euromonitor, realizada de junho a julho de 2023).

Além disso, “natural” alinha-se com a atual indústria da beleza na Europa. A ferramenta de declarações e posicionamento de produtos da Euromonitor International descobriu que as declarações “naturais” em SKUs online de produtos para a pele disponíveis na Alemanha aumentaram 31% em 2022.

Previsões de cuidados com a pele para 2024

Durante o período de previsão, os cuidados com a pele serão moldados pela IA e pela tecnologia, que conduzirão a soluções personalizadas e precisas para rotinas de cuidados com a pele. Estilos de vida estressantes darão lugar a formulações de cuidados da pele mais conscientes e intuitivas. Os participantes da indústria oferecerão fórmulas que funcionem de forma inteligente e forneçam soluções para restaurar o equilíbrio. As marcas continuarão a se afastar de ingredientes mais agressivos que controlam apenas temporariamente as fugas. Portanto, fórmulas anti-inflamatórias, probióticas e pós-bióticas concebidas para equilibrar as bactérias e apoiar a barreira cutânea dominarão o mercado à medida que mais investigação se centrar no microbioma da pele. As marcas posicionarão seus produtos como “equilibrados” e específicos para diferentes níveis de pH da pele, com foco em peles desidratadas e com tendência a acne. Esses ingredientes resolverão os problemas de pele usando ingredientes que equilibram o microbioma para melhorar a saúde geral da pele.

 

 

 

 

Fonte: Euromonitor Internacional 09.01.2024

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