The Body Shop: rede francesa está em busca de comprador
Colocada em administração judicial em 4 de abril, a The Body Shop, que tem 51 lojas e 259 empregados em França, está à procura de um comprador. Os candidatos têm até 3 de junho para apresentar as suas propostas.
Em crise desde a sua aquisição pelo fundo de investimento alemão Aurelius no final de 2023, a cadeia britânica de cosméticos, que se declarou insolvente na França em 19 de março, tem 51 lojas em França, das quais 13 na região parisiense, 38 nas restantes regiões e seis franquias, segundo o anúncio publicado pelos administradores da insolvência. Segundo a LSA, estes franquiados formaram uma associação e poderão processar o seu franqueador por incumprimento do contrato.
A The Body Shop France, que registrou vendas de 27 milhões de euros em 2022 e projetou 24 milhões de euros em 2023, tem 259 funcionários. Como lembrete, foi concedido à empresa um período de observação de seis meses para implementar um plano de recuperação.
No final de janeiro, o fundo Aurelius indicou que, para recuperar a empresa, iria racionalizá-la em certos mercados e encerrá-la noutros, nomeadamente na Europa e na Ásia. Em situação de falência no Reino Unido, o seu mercado de origem, a The Body Shop anunciou o fechamento de 80 das suas 200 lojas. A situação é semelhante no Canadá, onde a marca está fechando pontos de venda e considerando a revenda, enquanto na Bélgica está fechando definitivamente as portas.
Em dezembro de 2023, o grupo brasileiro Natura&Co vendeu a The Body Shop ao fundo Aurelius por 207 milhões de libras esterlinas (237 milhões de euros). Este valor foi consideravelmente inferior à oferta divulgada pela Natura de 500 milhões de libras esterlinas. Vale lembrar que, em 2017, a Natura &Co comprou a marca do grupo L’Oréal por 880 milhões de libras.
Fonte: FashionNetwork 23.04.2024