Tratamento noturno para os cabelos
O período noturno é o de maior renovação celular e isso traz benefícios para todo o organismo, inclusive pele e cabelo. “O nosso organismo tem um ciclo circadiano, então em determinados momentos ele necessita mais de um elemento que outro, por isso a necessidade de um tratamento direcionado a cada período”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.
Segundo a especialista, no caso do cabelo, o cosmético noturno tem algumas diferenças. “Normalmente, são usados tônicos ou séruns reparadores. O tratamento começa no couro cabeludo com uma massagem e puxa para os fios o mesmo creme. E, de maneira geral, esses cremes precisam ser livres de petrolato, alergênicos e possuir uma alta compatibilidade com o couro cabeludo e os fios”, afirma.
Mika explica que para esse tipo de tratamento os ativos devem estimular maior regeneração e reparação do couro cabeludo e combater o estresse oxidativo. “Atualmente, o estresse é o grande vilão que gera mais radicais-livres e isso ocorre mais no couro cabeludo, pois muitas vezes há uma grande exposição a produtos químicos como tintura, alisamento e outros”, diz a farmacêutica.
Café verde – Para combater, segundo Mika, Green Coffee Oil é a recomendação. O ingrediente é um óleo de café verde que contém 25% de fitoesteróis naturais e promete reparar o manto hidrolipídico, ajudando a proteger das agressões externas.
“Para um efeito mais forte, a associação com Alistin – um antioxidante e antiglicante – restabelecerá o metabolismo do tecido conjuntivo”, diz a farmacêutica.
Do mar – Mika acrescenta outro ponto importante: energizar o couro cabeludo para ter uma absorção melhor. “O uso do Arct Alg, uma biomassa marinha rica em peptídeos e minerais, aumentará a produção energética e melhorará a qualidade e produção das proteínas estruturais” diz.
Com isso, a especialista explica, as células estarão mais aptas a reparar os danos. “Para completar, um elemento fundamental para formação do fio de cabelo é o oligoelemento silício: Cappilisil é um ativo que tem alta concentração de silício que nutrirá o folículo piloso e, dessa forma, estimulará o crescimento de fios mais resistentes e fortalecidos.”
Atenção – A profissional ressalta ainda, sobretudo, a importância da análise médica, ressaltando que a avaliação de um dermatologista quanto ao couro cabeludo e fio pode evitar problemas e direcionar o tratamento. “Se a pessoa tiver algum tipo de alergia ou alguma patologia instalada, alguns cosméticos podem causar mais irritação”, finaliza.