Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos Técnicos DestaqueUm couro cabeludo saudável para um cabelo saudável: novas rotinas e reivindicações

Um couro cabeludo saudável para um cabelo saudável: novas rotinas e reivindicações

  • Written by:

Por Anna Momméja, gerente de marketing de cuidados capilares da Seppic.

O cuidado com couro cabeludo é um mercado dinâmico com uma taxa de crescimento positiva de lançamentos de novos produtos. Partilha características com os cuidados capilares, mas também com o mercado de cuidados com a pele, representando melhor o processo de “skinification” do mundo dos cuidados capilares. O foco no couro cabeludo não é, no entanto, novo. Muitas marcas já abordaram as condições do couro cabeludo no passado com um forte enfoque nas doenças do couro cabeludo como a caspa. No entanto, embora os produtos anticaspa liderem o segmento do couro cabeludo a nível mundial, não são a alavanca da dinâmica3 de lançamento destes produtos. A dinâmica está em outro lugar. Mas onde?

A busca da saúde

A tendência holística a nível mundial tornou os consumidores mais conscientes da saúde e do que ela implica: mente, alimentação, esporte e muitos outros fatores podem influenciar a beleza da pele e do cabelo. Mais importante ainda, a ligação entre um couro cabeludo saudável e um cabelo saudável torna-se clara. Tal como um bom solo pode dar plantas saudáveis, um couro cabeludo cuidado pode propiciar um cabelo saudável. Esta procura de saúde conduz a atenção dos consumidores não só em reivindicações específicas sobre o couro cabeludo, como a caspa, mas também em reivindicações geralmente associadas ao equilíbrio e saúde da pele: hidratação (+2.8%3), suavização (+7.5%3), purificação (+5.9%3), etc. É interessante notar que estas alegações sobre o couro cabeludo dizem respeito a todas as categorias de produtos, incluindo shampoos, condicionadores, produtos de  tratamentos, tinturas e “styling” reforçando  assim a necessidade do consumidor de trazer cuidado e respeito ao couro cabeludo, qualquer que seja o produto aplicado.

Anna Momméja – Gerente de mercado de cuidados capilares e ingredientes ativos.

Desafios

Para conseguir produtos amigos do couro cabeludo, é importante compreender os desafios desta área específica. De fato, a biologia do couro cabeludo apresenta algumas características particulares, embora se mantenha muito próxima da biologia da pele. A densidade do cabelo é obviamente mais elevada do que no resto do corpo e cria um ambiente semi fechado onde o sebo e as impurezas podem acumular-se mais facilmente e criar potencialmente irritação. É também importante notar que o couro cabeludo é principalmente sentido, mas raramente visto por causa da densidade do cabelo. A vermelhidão ou o couro cabeludo machucado não devem servir como sinais de aviso. Apenas as sensações devem alertar para um desequilíbrio no couro cabeludo. O benefício de uma fórmula para esta área estará principalmente relacionado com as sensações durante e após a utilização do produto, e não com os aspectos visuais observados durante a aplicação, como nos cuidados com a pele. Além disso, a estrutura dos folículos capilares também explica as diferenças com a biologia da pele. De fato, para cada folículo, está presente uma glândula sebácea e uma inervação. Esta estrutura que cobre todo o couro cabeludo é, portanto, responsável por uma elevada produção sebácea e uma elevada sensibilidade tátil. Por último, mas não menos importante, o folículo capilar é também amplamente vascularizado (trazendo oxigênio e nutrientes) e o seu microambiente permite a existência de uma microbiota específica, diferente do rosto ou do corpo. Se esta microbiota for perturbada, podem aparecer perturbações do couro cabeludo como a caspa. Graças aos conhecimentos de formulação dos seus especialistas, a Seppic desenvolveu várias fórmulas para ilustrar novos e modernos conceitos de produtos envolvendo o couro cabeludo e inspirar os formuladores.

Scrub & shampoo, os heróis do couro cabeludo!

Os shampoos scrub são os novos heróis do couro cabeludo! São híbridos e combinam os benefícios da limpeza do cabelo e do couro cabeludo. A ideia original por detrás deste conceito é limpar o couro cabeludo de todas as impurezas e acúmulos de produtos e limpar profundamente os folículos capilares. A fórmula  (US20141) desenvolvida pela Seppic contém um agente esfoliante muito suave, MICRO ALGUE 80 derivada do esqueleto de sílica de microalgas unicelulares marinhas, as diatomáceas. A esfoliação mecânica suave e fina permite remover as células mortas e as impurezas. Um tensoativo muito suave, PROTEOL™ APL EF, à base de aminoácidos, é utilizado para completar o procedimento de limpeza com um baixo teor de matéria ativa, permitindo reduzir o risco de irritações do couro cabeludo. Finalmente, a combinação de dois polímeros, SEPIMAX™ ZEN e SOLAGUM™ TARA funciona em sinergia para oferecer um gel espesso e  agradável. Esta fórmula  tem um perfil de naturalidade de 95.5%1 e um perfil de biodegradabilidade de 93.3%2.

Condicionador anticaspa, a crescente aplicação anticaspa

O mercado anticaspa é o mercado histórico do couro cabeludo. Se a taxa de crescimento de novos lançamentos de shampoos anticaspa diminuiu, a taxa de crescimento de novos condicionadores anticaspa tem aumentado desde 20173SEPICIDE™ G é um aminoácido esterificado,  compatível com NaTrue e Cosmos, cuja eficácia anticaspa é semelhante à do piritionato de zinco (ensaio in-vitro) e melhor que a piroctona olamina (ensaio in-vivo).

Antimicrobial performance of SEPICIDE™ G on Malassezia furfur versus zinc pyrithione and piroctone olamine

Foi realizado um estudo in-vivo em 31 voluntários (homens e mulheres) com caspa (seca ou oleosa). A pontuação da caspa foi medida por um dermatologista após um mês de tratamento com 3 a 4 aplicações com enxágue por semana. Após 28 dias, SEPICIDE™ G mostrou uma redução significativa da caspa de 66,5% contra uma redução significativa de 49,4% para a piroctona olamina, confirmando assim in-vivo o desempenho superior de SEPICIDE™ G. Com a evolução global do mercado para ingredientes ativos anticaspa mais verdes e mais suaves, SEPICIDE™ G representa uma ótima performance para os condicionadores anticaspa, especialmente porque tem uma estrutura catiônica compatível com os agentes catiônicos tradicionais normalmente presentes nos condicionadores. A Seppic desenvolveu uma fórmula natural 97.7%1 (US20085) baseada em SEPICIDE™ G para suportar a atividade anticaspa. A presença de AQUAXYL™, um complexo de açúcar à base de xilitol, e MONTANOV™ 202, um emulsionante que propicia formação de cristais líquidos, permitiu trazer cuidados adicionais e propiciar a hidratação do couro cabeludo. A viscosidade é conseguida por uma goma natural, SOLAGUM™ TARA, dando uma viscosidade fluida, fácil de espalhar.

Sérum para couro cabeludo, uma nova rotina inspirada nos cuidados com a pele

A pele é cuidada diariamente pela utilização de cremes, soros e/ou maquilhagem. E o couro cabeludo? Inspirados pelos gestos de cuidado da pele, surgiu no mercado o sérum para couro cabeludo que apoia a saúde do couro cabeludo e impulsiona o crescimento do cabelo. Precisam ser muito fluidos para espalharem facilmente na superfície do couro cabeludo, com um tempo de secagem leve e rápido para evitar a sensação de couro cabeludo pegajoso. Além disso, para uso diário, deve ser evitado  ingredientes que se acumulam.  A Seppic desenvolveu uma fórmula aquosa e fluida de naturalidade 92.6%1  (US20150) com base num complexo de 4 ingredientes ativos que cuidam do couro cabeludo para um melhor crescimento e densidade do cabelo.

O primeiro ingrediente ativo é AQUAXYL™, um complexo de açúcar à base de xilitol responsável por uma hidratação de curto e longo prazo. Ele reforça a barreira cutânea e é o ingrediente ideal para cuidar da pele seca e do couro cabeludo. SEPITONIC™ M3.0 é um cocktail mineral que energiza as células e estimula a oxigenação da pele (ensaio in-vivo). Por outro lado, FLUIDIPURE™ 8G é um ingrediente purificante à base de capriloil glicina. Concebido com tecnologia Seppic de AMINOVETOR™, um primo da tecnologia de peptídeo, a capriloil glicina é um lipoaminoácido de base biológica com boa afinidade com a pele. Misturada com um açúcar hidratante e com um solvente para facilitar a formulação, esta mistura foi testada a 2,5% em voluntários com couro cabeludo oleoso e irritado. Após 10 aplicações com enxágue, foram observados efeitos purificadores através de imagens e auto-avaliação. 100% dos voluntários sentiram o cabelo e couro cabeludo menos oleoso no final do estudo.

Scalp of volunteers at D0 (left) and D28 (right) treated with FLUIDIPURE™ 8G

Por fim, BIOENERGIZER™ P BG PF, um  tônico 3 em 1 para o couro cabeludo, foi testado in-vivo no couro cabeludo de voluntários com uma queda de cabelo crônica. Enriquecido com pró-vitamina B5, contém também dois extratos de algas marinhas: um extrato do invólucro de uma alga marinha de elevada resistência à dessecação e rica em moléculas antioxidantes, e um extrato de algas, conhecido pelo seu valor nutritivo. A velocidade de crescimento e a densidade do cabelo  em D3 e D63 após remoção foram comparadas.

In-vivo protocol of the BIOENERGIZER™ P BG PF study

Após 8 semanas de tratamento, observamos um aumento de +27 % do comprimento e +10 % da densidade do cabelo (Fig. 3). Mesmo sem qualquer aplicação de D60 a D63, o cabelo é capaz de crescer mais rapidamente e em maior densidade em comparação a antes do tratamento, traduzindo uma melhora do estado do couro cabeludo a longo prazo. Assim, este estudo destaca os benefícios a longo prazo para a saúde do couro cabeludo,

Scalp at D3 on the left, Scalp at D63 on the right

Assim, impulsionado pela consciência holística, o mercado dos cuidados do couro cabeludo evolui oferecendo mais gestos e rotinas inspirados pela indústria dos cuidados da pele. Esfoliantes, condicionadores e séruns diários enriquecidos em ingredientes ativos para melhorar a saúde do couro cabeludo continuam a crescer e a tornar-se cada vez mais populares.

Anna Momméja, gerente de mercado de cuidados capilares e ingredientes ativos. Colaboradora Seppic desde 2014, Anna ocupa o cargo de gerente de mercado desde 2017.   Licenciada em “Ingredientes cosméticos Naturais” na ISIPCA e Universidade de Versalhes-Saint Quentin em Yvelines, trabalhou anteriormente como gestora de laboratório de aplicação em fornecedor de matérias-primas cosméticas antes de se juntar à Seppic como gerente de vendas.

1 De acordo com a norma ISO 16128
2 Quantidade teórica de água ou ingredientes facilmente biodegradáveis presentes na mistura.
3 Fonte: Mintel GNPD, CAGR entre 2017 e 2020

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts