A Unilever, líder global nos setores de higiene, cosméticos e alimentação, anunciou um investimento de 100 milhões de euros para desenvolver suas próprias capacidades de design e criação de perfumes.
O movimento faz parte de uma estratégia mais ampla para impulsionar o crescimento e otimizar a produtividade.
Com um faturamento de 59 bilhões de euros em 2023, dos quais 75% são gerados por apenas 30 de suas principais marcas, a empresa busca maior controle sobre a formulação de fragrâncias utilizadas em seus produtos.
“Embora continuemos a valorizar nossas parcerias com casas de fragrâncias globais, estamos nos preparando para um modelo híbrido que incorpora nossas próprias capacidades internas”, destacou a Unilever em comunicado oficial.
A iniciativa contará com avanços em neurociência, inteligência artificial e tecnologia digital para identificar tendências olfativas e acelerar o ciclo de desenvolvimento, desde a formulação até o lançamento no mercado.
Como parte desse esforço, a Unilever está recrutando perfumistas no Reino Unido, Estados Unidos e Índia para reforçar seu portfólio global de marcas. Além disso, em outubro, Mathieu Lenoir, ex-executivo da Givaudan e Firmenich, assumiu a direção do centro global de criação de perfumes da empresa.