Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosVersatilidade, elegância e sustentabilidade: SURLYN™

Versatilidade, elegância e sustentabilidade: SURLYN™

  • Written by:

Características únicas e circularidade dos ionômeros da Dow estão alinhadas com os objetivos de sustentabilidade de toda a cadeia

Por Estela Mendonça 

Beatriz Goldaracena, diretora comercial ICT para América Latina da Dow

Sabe o que têm em comum os perfumes Lily, do Grupo Boticário; Fleur de L’bel, da Belcorp, e o La Petite Robe Noire, da Guerlain? As tampas de todos eles foram produzidas com SURLYNTM, uma família de ionômeros preferida por muitas marcas na criação e design de tampas para cosméticos, perfumes e até de bebidas de luxo.

“Nossa resina é ideal para produtos de alto padrão, que buscam se distinguir no mercado, além de ser tecnicamente reciclável, reforçando nosso compromisso com a circularidade do plástico”, destaca Beatriz Goldaracena, diretora comercial ICT para América Latina da Dow.

A tampa produzida com SURLYNTM do perfume Lily, do Grupo Boticário, diferencia-se pela transparência exclusiva e efeitos decorativos. Já a tampa exclusiva de Fleur de L’bel destaca-se como um case de sucesso, fruto de uma colaboração exclusiva com Belcorp e Pieriplast, da Amfora Packaging.

“Com o uso de nossa resina SURLYN™ PC 2000, conseguimos criar uma tampa que capta a elegância e beleza da cultura francesa, com as vantagens da reciclabilidade”, conta Beatriz.

Novo patamar de circularidade

A circularidade do plástico atingiu um novo patamar na colaboração com o Grupo LVMH, líder mundial em produtos de luxo, ao incorporar as resinas circulares e de base biológica SURLYN™ REN nas tampas do perfume La Petite Robe Noire, da Guerlain. “Assim como todo o portfólio SURLYNTM que já oferece atributos de sustentabilidade como reciclabilidade na cadeia do polietileno, menor densidade (menor peso) e maior desempenho em relação a outros materiais alternativos, também avançamos na inovação e desenvolvemos o SURLYN™ REN, um ionômero de base biológica inovativa”.

Empresas do mercado da beleza – assim como de diversos outros segmentos – estão trabalhando para reduzir seu impacto ambiental e cumprir suas metas de sustentabilidade, e esse movimento está impulsionando uma demanda crescente por maneiras de tornar as embalagens de cosméticos mais sustentáveis, sem comprometer o design ou o desempenho.

Os ionômeros SURLYN™ REN, produzidos com resíduos de base biológica renováveis de outras indústrias, como óleo de cozinha usado, em vez de materiais derivados de combustíveis fósseis, são exemplos emblemáticos dessa evolução.

“Eles permitem uma pegada de carbono mais baixa durante todo o ciclo de vida, oferecendo os mesmos benefícios reconhecidos de toda a nossa gama de ionômeros SURLYN™, incluindo transparência cristalina exclusiva e resistência superior a arranhões ou choques, bem como a conteúdos químicos, como perfumes ou bebidas alcoólicas”, destaca a executiva. O processo produtivo do material é certificado por meio de balanço de massa, para a Certificação Internacional de Sustentabilidade em Carbono (ISCC Plus).

Transparência do cristal

Os ionômeros da Dow são especialmente apreciados na indústria de cosméticos e perfumaria, porque podem ser moldados em formas que seriam impossíveis usando outros materiais, permitindo que os designers produzam embalagens esteticamente mais atraentes, com maior apelo no ponto de venda.  Além disso, são reconhecidos por seu alto brilho e transparência semelhante à de cristal ou mesmo a de pedras preciosas.

 “Com SURLYN™, temos colaborado com diferentes proprietários de marcas e moldadores, demonstrando que eles realmente não vão enfrentar desafios nas mudanças de moldes usando um material tão nobre, que permite acabamentos sofisticados e com uma liberdade de design, que abre grandes oportunidades. Ao mesmo tempo, podem estar perfeitamente alinhados aos objetivos de sustentabilidade”, ressalta Beatriz.

Padrões internacionais

A executiva da Dow destaca que, entre os benefícios de sustentabilidade dos ionômeros SURLYN™, eles utilizam menos material para atingir o objetivo estético e de experiência do cliente. Com densidade até 30% menor em comparação com outros materiais, como plásticos alternativos, por exemplo, permitem reduzir o peso do produto, tornando o transporte mais eficiente. Além disso, são compatíveis com a cadeia de reciclagem de PE certificada pelo Centro de Recursos e Especialização em Reciclagem de Embalagens Plásticas Domésticas (COTREP), na França.

“Os atributos de sustentabilidade de nosso portfólio ajudam nossos clientes e parceiros da cadeia de valor a entregarem soluções mais sustentáveis”, afirma Beatriz, ressaltando que esses atributos são baseados em evidências e conhecimento técnico, a partir de uma perspectiva de ciclo de vida, usando padrões internacionais reconhecidos e sistemas de certificação, quando aplicável. “Assim, nossos clientes podem confiar que os produtos que compram da Dow lhes proporcionarão os benefícios de sustentabilidade que prometem”.

A Dow é uma das empresas líderes mundiais em ciência de materiais, atendendo clientes em mercados de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo. Opera unidades de produção em 31 países, emprega cerca 35,9 mil pessoas e registrou ou vendas de aproximadamente US$ 45 bilhões em 2023.

“Estamos trabalhando para oferecer um futuro sustentável por meio de nossa experiência em ciência dos materiais e colaboração com nossos clientes. Ao inovar constantemente na forma como obtemos, fabricamos e fornecemos soluções de materiais, ajudamos nossos clientes a atingir seus objetivos. Inovação, colaboração e sustentabilidade fazem parte do DNA da nossa empresa”, finaliza Beatriz.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts