Os resíduos são enviados para uma cooperativa formada por vizinhos preocupados com o meio ambiente e que hoje gera empregos em Cotia
Há 52 anos no mercado da beleza, a Yamá Cosméticos entende o valor da longevidade.
Para preservar os recursos naturais e incentivar a geração de renda no município de Cotia, a empresa iniciou uma parceria com a Coopernova Cotia Recicla – iniciativa de vizinhos preocupados com o meio ambiente, mas que hoje gera empregos na cidade vizinha a São Paulo. A cooperativa ficará responsável por recolher os resíduos recicláveis da fábrica da Yamá, que já realiza a separação dos materiais para a coleta seletiva.
A colaboração começou este mês e já arrecadou, entre papel e plástico, 3,56 toneladas. Assim, a ação contribuirá ambientalmente, a poluição por plástico é um dos maiores problemas ambientais e mesmo quando descartados corretamente no lixo, acabam tendo um destino pouco proveitoso nos aterros sanitários. A reciclagem, além de gerar renda para as cooperativas, diminuem o impacto da produção sobre a Natureza.
“Agradecemos a iniciativa da Yamá Cosméticos em relação a coleta seletiva. Esperamos manter uma boa parceria, buscando recolher todos os resíduos recicláveis, gerando emprego e renda, além de preservarmos o nosso meio ambiente que sofre com o problema gerado pelo grande número de resíduos sólidos descartados em aterros sanitários, sem uma possível reutilização. Precisamos incentivar ações ambientais como esta para garantir uma boa relação entre o homem e o meio ambiente”, comenta a Presidente da Coopernova, Marly Monteiro Andrade dos Santos.
Além da parceria, a Yamá Cosméticos ainda utiliza material reciclado para a elaboração das embalagens da linha Yamasterol Cachos. Cerca de 20% do polietileno de alta densidade (PEAD) utilizado pela empresa para produzir os frascos são provenientes de reciclagem.