A evolução da previsão de tendências
Esteja à frente, identificando oportunidades de inovação lucrativas através de uma previsão de tendências profissional on-line, com conceitos e fotografias de propriedade.
Por Michael Nolte, Diretor criativo da BEAUTYSTREAMS
A comunicação moderna requer a necessidade de previsão de tendências
Nesses últimos anos tenho sido capaz de observar uma grande mudança na indústria de previsão de tendências. À medida que as tendências se espalham mais rapidamente graças às mídias sociais e à comunicação moderna, as marcas e os fabricantes procuram cada vez mais a previsão de tendências profissionais para se manter um passo à frente de seus concorrentes e alinhar-se com as demandas dos consumidores.
Previsão de Moda versus Previsão de Cosméticos
Embora o conceito de previsão de tendências ser por muito tempo uma prática de bastidores na indústria da moda por décadas, continua a ser uma abordagem relativamente nova na indústria da beleza. Vindo da indústria da moda, eu entendo a diferença entre os setores de moda e beleza.
Quando eu comecei a trabalhar para Beautystreams cerca de seis anos atrás, empresas de cosméticos usavam as previsões de moda para traduzir para o mundo cosmético. Este processo levava muito tempo, como traduzir cores e texturas para cosméticos, o uso é muito diferente da indústria da moda. No momento em que a tradução era concluída, muitas vezes era tarde demais e as tendências já estavam acontecendo no mercado.
Como agilizar o desenvolvimento de produtos e decisões de marketing operacional
Hoje, é inevitável conectar os movimentos de produtos e consumidores com a previsão de tendências para dar às empresas de cosméticos orientações claras para o desenvolvimento de produtos e decisões de marketing operacional. Outra especificidade da previsão de cosméticos versus previsão de moda é que a cor e texturas estão intimamente ligadas aos tons de pele e preferências culturais. Embora algumas tendências sejam transversais, elas têm de ser adaptadas localmente. Com abordagens inovadoras como o relatório regular da Beautystreams “Previsão de cores por região”, por exemplo, ilustramos como usar as direções de cores internacionais para adaptá-las a regiões específicas.
Respondendo a necessidades específicas
Desmembrar o conteúdo especificamente nas categorias da indústria, tais como cuidados com a pele, maquiagem, unhas, cabelo, fragrância, etc, satisfaz muitos clientes, mas alguns ainda procuram informações ainda mais específicas. Desta forma, observamos que há uma crescente demanda por projetos customizados. Assim, nossos clientes podem se beneficiar de uma rede de centenas de especialistas da indústria para solicitações muito específicas, como estratégias de marketing para regiões específicas, adaptações de produtos por faixas etárias ou por consumidor e previsão de produtos para os próximos 5-10 anos, etc. Sem precisar contratar e coordenar suas equipes internamente.
A Importância do Conteúdo de Propriedade
À medida que a análise automatizada de dados e a inteligência artificial evoluem e começam a ser capazes de desenvolver habilidades criativas baseadas em conteúdo que pode ser encontrado gratuitamente on-line, as previsões profissionais precisam oferecer conceitos de propriedade e fotografia que só podem ser encontradas em plataformas fechadas. Desde o início no Beautystreams, enfatizamos a criação internamente, como maquiagem, unhas e fotografia de cabelo, baseando nossos conceitos, desenvolvidos com nossos especialistas internacionais em maquiagem, cabelo e unhas. O processo é complexo e dispendioso, sentimos que os serviços B2B profissionais devem se diferenciar com o conteúdo originalmente gerado para oferecer um verdadeiro valor aos clientes.
A previsão não é uma tendência efêmera e ainda tem enormes oportunidades para crescer e evoluir. Além da moda e da beleza, ainda existem muitas indústrias inexploradas que poderiam se beneficiar da especialidade em previsão de tendências.