Firmenich destaca tendências em fragrâncias para homens
Seja no mercado brasileiro ou internacional, os códigos olfativos da perfumaria masculina sempre mantiveram em sua essência as fragrâncias Grooming, que nada mais são do que o frescor semelhante à estrutura aromática dos produtos pós-barba. Porém, é importante destacar que este ramo da perfumaria pode ser mais extenso do que se imagina, e vem crescendo cada vez mais, dando destaque às mesclas de notas frutais e orientais de maneira inusitada.
A diretora associada de desenvolvimento de fragrâncias da Firmenich, Mathilde Champetier, diz que é possível explorar este mundo olfativo de forma mais ampla. Ressalta também que “nessa onda de modernidade, encontramos variações ao redor do frescor masculino incluindo: especiarias geladas, facetas transparentes, aquáticas e amadeiradas que não deixam de transmitir força e virilidade”, traduzindo sofisticação e fluidez.
O frescor que é sempre mantido nas fragrâncias masculinas nacionais também sofre muitas influências de outros países, dentre a dimensão que existe no desenvolvimento de cada perfume. Com isso, perfumistas brasileiros adotam e arriscam notas diferenciadas. De acordo com Mathilde, “o frescor nunca deixará de ser um dos elementos mais familiares e indispensáveis, garantindo maior aceitação e preferência das fragrâncias”.
Mesmo com todas estas informações, ainda assim, nunca se deve deixar de lado o perfil do consumidor de determinada marca ao desenvolver o perfume, traçando os seus gostos para que a fragrância se adapte à sua rotina e interesses. Mathilde conta que sempre leva isto em consideração, “o perfumista traduz em suas criações os principais atributos como por exemplo: sofisticação, esportivo, casual, fresca, sensual, etc.”, sem deixar de ousar e criar fragrâncias que tenham personalidades excepcionais.
E para uma boa escolha de perfume, o ideal é que exista antes da compra, a aprovação da fragrância pelo consumidor após experimentar o produto em contato direto com a pele.
A Firmenich é a maior empresa privada do mundo na fabricação de Fragrâncias e Aromas. A cada ano, a Firmenich investe 10% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.