Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosNürnbergMesse comemora 10 anos de Brasil com três novos eventos no portfólio

NürnbergMesse comemora 10 anos de Brasil com três novos eventos no portfólio

  • Written by:
João Paulo Picolo fala dos planos no país e as novidades da FCE Cosmetique

Em 2019, a NürnbergMesse Brasil, além de celebrar seus 10 no país, comemora a inclusão de três importantes eventos ao portfólio. A Expo Revestir, tradicional feira do ramo de arquitetura e construção, que voltou para a empresa alemã após um hiato de quase 10 anos, é um deles.  Além disso, também assumiu a realização do Latam Retail Show, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, além da Abrafi, maior e mais importante evento voltado para a indústria de tintas da América Latina.

A promotora de feiras, que foi fundada em 1974, no distrito de Langwasser, em Nuremberg, na Alemanha, nesses 25 anos seguintes, viu seu o volume de negócios se multiplicar a ponto de se tornar uma das 10 maiores promotoras de feiras da Europa. Em 2007, a NürnbergMesse iniciou seu processo de internacionalização, criando subsidiárias em todo o mundo, com mais de 100 representantes internacionais. A sede brasileira foi inaugurada em 2009. Hoje, há subsidiárias também na China, América do Norte, Itália e Índia.

Há cinco anos, a promotora de feiras também inaugurou seu próprio centro de exposições em Nuremberg, criado pela arquiteta londrina Star Zaha Hadid. Com o empreendimento, também entrou para o ranking das 15 maiores empresas de exposições do mundo. “Atuamos em fortes segmentos, como o de construção civil, veículos elétricos, mercado pet, mercado farmacêutico e cosmético, mercado de bicicletas, química analítica e tintas”, destaca João Paulo Picolo, que assumiu a presidência da empresa no Brasil em 2016.

“Atualmente, a NürnbergMesse Brasil organiza 13 eventos, aquecendo mercados, criando oportunidades para milhares de empresários e inovando com a promoção de tendências e lançamentos de produtos”, informa Picolo.  São elas: Abrafati, Analitica Latin America, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, Expo Revestir, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, Latam Retail Show, Pet Experience, PET South America, PET VET, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano.

Segundo Picolo, a maior em tamanho é a Expo Revestir, uma feira da Anfacer com foco em pisos e revestimentos, que acontece no Transamerica Expo Center. “É a terceira maior feira do mundo desse setor, com mais de 40 mil metros de exposição e 70 mil visitantes”, destaca. A FCE Pharma e a FCE Cosmetique, que acontecem simultaneamente, são outros dois gigantes eventos do portfólio. Juntas, são o carro-chefe da empresa. “Os expositores são dos segmentos de máquinas, equipamentos, matéria-prima, embalagens, entre outros. O evento tem todas as soluções que a indústria procura, tanto para fazer um medicamento quanto cosmético”.

O portal Cosmetic Innovation conversou com João Paulo Picolo, que deu mais detalhes sobre atuação da empresa no país, as comemorações  pelos 10 anos de Brasil e as novidades que estão sendo preparadas para a FCE Cosmetique e FCE Pharma. Confira abaixo a entrevista exclusiva.

 A NürnbergMesse Brasil está completando 10 anos. Estão previstas ações especiais para celebrar a data? Poderia detalhar a programação?

Em comemoração aos 10 anos de operação no país, a NürnbergMesse Brasil fará uma festa de comemoração à data em outubro. O evento vai contar com a presença de importantes clientes, parceiros, representantes dos setores em que atua e colegas da Alemanha. Além disso, haverá também uma coletiva de imprensa, onde serão apresentados números importantes da empresa e projetos para os próximos anos.

Há quanto tempo está à frente da NürnbergMesse? Fale um pouco de sua trajetória profissional.

Com mais de 20 anos na área de feiras e eventos, adquiri uma ampla visão de mercado e experiência em diferentes setores de atuação. Já trabalhei  em cargos de direção de grandes promotoras de evento, como Informa Exhibitions e Reed Exhibitions. Em 2016, João Paulo Picolo aceitei um dos maiores desafios da minha vida, ao assumir a presidência da NürnbergMesse Brasil e renovar a estratégia de atuação da subsidiária brasileira. Mas já em 2017, a empresa teve um grande crescimento, recuperou clientes, criou produtos, aumentou a renda e conseguiu novos eventos. Em 2018, encaramos o  desafio de entregar novas feiras, remodelar produtos e adquirir diferentes eventos, todos executados com excelência e grandes resultados. Ao todo, a subsidiária brasileira registrou um crescimento de 40%, comparado a 2017. 

Quais foram os desafios assumidos e já superados?

O principal desafio foi fazer com que os eventos voltassem a crescer dentro da casa, além de recuperar a confiança e parceria com os principais mercados em que a NürnbergMesse Brasil atua, e continuar a realizar aquisições, sempre integrando tendências, juntamente com o avanço tecnológico para o mercado. Já os desafios superados foram as novas aquisições já comentadas, crescimento das feiras, além da volta de grandes eventos para o portfólio. A intenção é aprimorar ainda mais os eventos com novas atrações e conteúdos para engrandecer a experiência do visitante, transformando os eventos em muito mais do que uma exposição. E, sim, uma grande plataforma de conhecimento, lançamento de tendências, estudo e experiências.

A empresa estuda aumentar o portfólio de feiras no Brasil?

Sim, temos o objetivo de crescer no mercado de feiras, eventos e congressos, e conquistar novas relações através de aquisições e criação de novos produtos. Muito em breve, pretendemos ser uma das maiores promotoras de eventos do Brasil.

Quais são as perspectivas do mercado de feiras no Brasil?

Embora o Brasil tenha passado por mudanças para se ajustar a crise, o segmento ainda é promissor. Aliás, as feiras são uma ferramenta de marketing eficaz e produtiva para as empresas que passam pela crise. Segundo levantamento da UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras), só em 2019, terão, ao menos, 14 feiras de negócios a mais do que o ano anterior. Isso porque o Brasil possui um dos principais e mais diversificados mercados de feiras de negócios mundiais. Só em São Paulo, ela movimenta mais de R$15 bilhões por ano.

Quais são os principais planos e metas para os próximos 10 anos de Brasil?

Hoje, somos a terceira empresa nesse ramo de atividade no Brasil e temos determinação muito grande de continuar avançando. A evolução do mercado mundial de feiras de negócios em um cenário repleto de novas possibilidades, combinada com o ambiente desafiador atual do Brasil, exige uma forma flexível e multifacetada de realizar negócios. Estamos cada vez mais conscientes dos desafios e do trabalho pela frente, e após muitos resultados positivos nos anos anteriores, sabíamos da necessidade de ir além e entregar eventos ainda mais completos aos nossos parceiros e clientes.

Nos preparamos bastante, investimos muito esforço físico e financeiro para apresentar um crescimento ainda maior. Entramos com mais conteúdos dentro das feiras e já temos uma metodologia própria de palestras, tanto que, hoje, conseguimos construir congressos muito bem vistos e qualificados. Estamos muito felizes pelo sucesso dos eventos entregues e também pelos novos produtos que estamos agregando ao portfólio. Já estamos no caminho para nos tornarmos uma das maiores promotoras de eventos do Brasil.

O que o mercado pode esperar de novidade para a FCE Cosmetique?

Nessa edição, a FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética. Além da exposição de matérias-primas, os visitantes contam com programação repleta de experiências sensoriais e demonstrações de tecnologias de ponta desenvolvidas para o setor. Serão seis atrações de conteúdo: Congresso COLAMIQC, Talk SCIENCE, Insight Experience, R&D Academy, Innovation Center e Congresso Logitech Science (Saiba mais sobre cada um).

Além disso, trazemos para a FCE Cosmetique a Rodada de Negócios, que acontecerá durante a manhã no segundo dia de evento. Ela irá reunir fabricantes de cosméticos com empresas de matéria-prima, afim de proporcionar um ambiente propício para efetivação de negócios. As empresas que participarem da rodada de negócios terão a comodidade de encontrar os principais fornecedores de matéria-prima, aumentar sua rede de contatos e conseguir melhores negociações, e também a vantagem de conhecer novos ingredientes e soluções em primeira mão. A empresa organizadora da Rodada de Negócios é especialista em incentivar novos projetos como este e já movimentou em seus eventos mais de 5 milhões de reais.

Quais são as expectativas de público e expositores para esta edição, comparando-se com a edição anterior?

Em 2018, o evento atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, neste ano, a expectativa é de levar um público ainda mais qualificado e ávido por novidades e lançamentos. Reflexo da ascensão da indústria cosmética e farmacêutica no país.

Quais as principais mudanças que o mercado de ingredientes cosméticos vem passando nos últimos anos?            

Cada vez mais, as pessoas querem saber o que estão consumindo. Hoje, o consumidor é mais consciente e exige uma postura mais responsável das empresas, assim o mercado tem se movimentado para atuar de forma mais sustentável e com clareza nas soluções de seus produtos. Os consumidores procuram ingredientes mais simples e multifuncionais, com cargas naturais. Dessa forma, as indústrias cosméticas estão repensando em quais ingredientes investir, para se adequar a um desejo mais personalizado do seu cliente, sempre pensando no custo e benefício.

Que novidades o mercado pode esperar de novidades para esta edição da FCE Pharma?

A próxima edição da FCE Pharma se aproxima com muitas novidades. Acompanhando as mudanças tecnológicas na indústria, o mais aguardado ponto de encontro do setor farmacêutico apresenta conteúdos com foco em inovação.

Esse ano, a feira agora terá rotas setorizadas, os visitantes receberão o mapa da feira com a sinalização das empresas de logística e máquinas, fazendo assim que a visita seja mais otimizada e assertiva. Como mencionado, temos um novo evento paralelo voltado totalmente à cadeia logística, a Logitech Science. É uma chance de ver em primeira mão as inovações e pensar como aplica-las em suas empresas.

Também teremos o Simpósio de inovação ANF. O tradicional encontro é uma oportunidade para profissionais e pesquisadores que atuam em diferentes ramos onde se aplicam Ciências Farmacêuticas, como pesquisas farmacológicas, ensaios clínicos, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade. O evento acontece no primeiro dia da FCE Pharma e promove a interação entre grandes nomes da academia e da indústria.

 Como avalia o espaço onde são realizadas as feiras atualmente?

Realizada no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, o evento ocupará um espaço sofisticado. O local é considerado o melhor e maior espaço de exposições da América Latina e tem a infraestrutura de grandes centros internacionais. O São Paulo Expo é extremamente moderno e tecnológico, suas salas de palestras são modelares. Há um sistema de ar condicionado central, deixando a temperatura agradável em todo o pavilhão, um edifício garagem com mais de cinco mil vagas e o acesso é fácil tanto para motoristas quanto para pedestres que utilizam transporte público.

É importante lembrar que, em 2019, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma começam mais cedo. Devido ao trânsito na região causado pela entrada dos visitantes dos eventos vizinhos, adiantamos o início das FCES para às 11 horas. Assim, é possível chegar com calma, sem o pico do trânsito.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company